sábado, 8 de outubro de 2016

Domingo é contra o Figueira: Pra cima deles Fogão!




O Fogão segue rumo a Libertadores ou o Figueira
 cresce na briga pela permanência? 

#BrasileiraoPremiere
O Botafogo já está em Florianópolis onde enfrenta hoje à tarde o Figueirense no Estádio Orlando Scarpelli. O jogo tem início programado para as 17h e complementa a 29a. rodada do campeonato brasileiro iniciada na última quarta-feira com quatro jogos.

Na manhã de sábado os jogadores participaram de um treinamento técnico seguido de um rachão no CT João Saldanha, em General Severiano encerrando mais mais uma semana completa de treinamentos. Essas semanas sem jogos no meio tem servido para a recuperação física de jogadores com mais rodagem, como Camilo, e aprimoramento dos fundamentos que acabam por repercutirem favoravelmente no desempenho do time em campo.

O confronto de sábado contra o Corinthias foi um exemplo disso. O time paulista vinha de uma partida duríssima no meio de semana contra o Cruzeiro pela CdoB e não aguentou o ritmo imposto pelo Botafogo desde o primeiro minuto de jogo quando o alvinegro carioca construiu a vitória com tranquilidade com gols de Neilton e Diogo Barbosa. Para saber detalhes sobre esse jogo e as chances do Botafogo chegar na Liberta, leia a nossa resenha: Blog do FelipaoBfr: Alô Botafogo! Estão precisando de você ali... Pode... 


A vitória sobre um concorrente direto manteve acesa a briga por uma vaga na Libertadores ainda mais agora que o antigo G-4 virou G-6 por decisão da Conmebol.


Tabela atualizada após o início da 29a. rodada. 
O Botafogo em 9o., perdeu uma posição (SporTV)
Com mais essa vitória na 28a. rodada, o Bota subiu duas posições se igualando ao próprio adversário com 41 pontos. Porém, com os jogos da 29a. rodada iniciada na quarta-feira, o Alvinegro foi ultrapassado pelo Grêmio que venceu o Vitória, chegou aos 43 pontos e ocupa agora a sétima posição. Já o Corinthians empatou com o Atlético-MG, somou mais um ponto (42) e ocupa agora a oitava posição. Esses resultados nos obriga a vencer o jogo de domingo pra nos mantermos vivos e à frente dos concorrentes diretos pelo G-6. O primeiro objetivo é desbancar o Atlético-PR que também venceu e consolidou a posição de sexto colocado do seleto grupo.

Sob o comando de Jair Ventura (segundo turno), o Botafogo cresceu na competição e passou a vencer indistintamente jogos dentro e fora de casa.  Já derrotou o São Paulo no Morumbi, o Cruzeiro no Mineirão e o Vitória no Barradão e neste domingo, precisa vencer o Figueira no Orlando Scarpelli se quiser ficar à frente dos concorrentes, missão nada fácil aos olhos do treinador botafoguense. Jair explicou que o adversário é muito forte quando joga em casa (só prederam uma partida lá) mas que o Glorioso vai jogar com a coragem mostrada nas últimas partidas e buscar mais uma vitória fora e casa.

Nos últimos cinco partidas o Bota ganhou três, a última delas sobre o Corinthians, e perdeu duas enquanto o Figueira venceu uma, empatou outra e foi derrotado três vezes, a última delas na rodada passada, pelo Internacional no Beira-rio.

Infográfico do rendimento do Botafogo após a
28a. rodada do Brasileirão (Gazeta Esportiva)
Apesar de manter o aproveitamento de 66,6% no segundo turno - temos a terceira melhor campanha com 18 pontos em nove jogos -, esse índice cai para 48% considerando-se os 28 jogos disputados até aqui. Veja no gráfico: 12v, 5e, 11d.

Com 41 pontos conquistados, ficam faltando cinco (1 vitória e 2 empates) para chegarmos ao número mágico de 46 que, para os matemáticos, garante a primeira divisão no próximo ano - o primeiro objetivo do clube na competição que agora a torcida faz questão de esquecer diante das reais possibilidades de alcançarmos uma vaga na Libertadores. 

Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


A última vez que enfrentamos o Figueirense foi no dia 22 de junho, em Juiz de Fora-MG, pela 10a. rodada do Brasileirão. Eu estava de férias e não fiz resenha desse jogo mas pelos registros, as duas equipes pecaram na pontaria e permaneceram abraçados no Z-4. Vida dura para o time do técnico Ricardo Gomes que passou o primeiro turno inteiro lutando para se afastar da zona da degola.


Sidão está confirmado no jogo de domingo 
enquanto Jefferson segue treinando com o grupo  
#BotafogoDigital #AquiÉFogo #FogoEuTeAmo
Para o difícil compromisso deste domingo - Figueirense luta desesperadamente pra sair da zona de rebaixamento, não perde em casa e costuma fazer jogos duros contra a gente - Jair não contará com Diogo Barbosa que foi vetado para o jogo. O lateral passou a semana em tratamento de uma entorse no tornozelo direito, fez trabalhos leves à parte do grupo mas não se recuperou a tempo.

Com isso, a tendência é que o treinador reedite a formação com três volantes - Airton, Lindoso e Bruno Silva - utilizada em outras oportunidades na competição com bons resultados. Na zaga, Alemão deve ser mantido na lateral-direita ao lado de Carli, Emerson e Vitor Luis que permanece na lateral-esquerda. Camilo flutua sozinho no meio.

O ataque, que funcionou com Neilton e Vinícius Tanque contra o Corinthians, deve ganhar o reforço do artilheiro Sassá que volta ao time depois de ficar de fora por um mês inteiro (4 rodadas/5 jogos) com uma lesão que o tirou no intervalo da partida contra o Cruzeiro, no Mineirão.
Com Sassá em campo, o time deve crescer na parte ofensiva em razão da boa presença de área do artilheiro do time no campeonato e do ótimo entrosamento que tem com Neilton.

Com isso, Vinícius Tanque, que desbancou Canales e Luis Henrique e tem sido a primeira opção de Jair como homem mais avançado do ataque nas ausências de Sassá, volta para o banco. O atacante Canales, que ficaria como opção, sofreu uma entorse no tornozelo e também não viajou para Floripa. Esse é o panorama de antes da partida com perspectivas reais de vitória mesmo que adversário seja o valente Figueira jogando em seus domínios.


FIGUEIRENSE X BOTAFOGO

Local: Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)
Data e horário: domingo, 17h

Escalação provável: Sidão, Alemão, Carli, Emerson e Victor; Airton, Bruno Silva, Lindoso e Camilo; Neilton e Sassá

Desfalques: Jefferson e Luis Ricardo (DM)
Pendurados: Bruno Silva, Carli, Sassá, Sidão, Dudu Cearense, Anderson Aquino, Fernandes, Renan Fonseca e Rodrigo Pimpão

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO) apita a partida e será auxiliado por Bruno Raphael Pires (GO) e Fabiano da Silva Ramires (ES)


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Bota quase pronto para encarar o Figueira depois de uma semana inteira de treinamentos




Jefferson e Sidão, os dois melhores goleiros do Brasil 
#BotafogoDigital #AquiÉFogo #FogoEuTeAmo
O Botafogo comemora mais uma semana completa de treinamento - a terceira seguida nas últimas três rodadas. O time se apresentou na tarde de terça-feira em General Severiano para um trabalho específico, passou três dias consecutivos em atividades coletivas no Niltão e volta na manhã deste sábado à General Severiano onde finaliza os trabalhos e define os jogadores que viajam para Florianópolis para o jogo de domingo, às 17h, contra o Figueirense pela 29a. rodada do campeonato brasileiro.

Essas semanas cheias - só de treinamento - tem surtido efeito no desempenho do time em campo. Os intervalos maiores entre as partidas tem servido para a recuperação física de jogadores com mais rodagem, como Camilo, e aprimoramento dos fundamentos de jogo.

O confronto de sábado contra o Corinthias, que vinha de uma partida duríssima no meio de semana contra o Cruzeiro pela CdoB, é exemplo disso. O Botafogo se impôs em campo e construiu a vitória com certa tranquilidade ainda no primeiro tempo com gols de Neilton e Digo Barbosa. Para saber detalhes sobre esse jogo e as chances do Botafogo chegar na Liberta, leia a nossa resenha: Blog do FelipaoBfr: Alô Botafogo! Estão precisando de você ali... Pode... 


A vitória sobre um concorrente direto manteve acesa a briga por uma vaga na Libertadores depois que o G-4, que classifica os brasileiros para a competição, virou G-6 por decisão da Conmebol.


Tabela atualizada após o início da 29a. rodada. 
O Botafogo em 9o., perdeu uma posição (SporTV)

Com a vitória sobre o Corinthians na rodada passada (28a.), o Botafogo subiu duas posições e se igualou ao adversário com 41 pontos. Mas com a abertura da 29a. já na quarta-feira, foi ultrapassado pelo Grêmio, que venceu o Vitória em Salvador por 1 a 0, chegou aos 43 pontos e assiste tudo de camarote, na sétima posição. Já o Corinthians, que empatou com o Atlético-MG em 0 a 0 e somou mais um ponto (42), ocupa agora a oitava posição. Esses resultados nos obriga a vencer o jogo de domingo pra nos mantermos vivos e à frente dos concorrentes na briga por uma vaga no G-6. O Atlético-PR também venceu e consolidou a sua posição como último do grupo de elite.

Sob o comando de Jair Ventura, o Botafogo cresceu de produção e passou a vencer jogos dentro de casa, na Arena da Ilha, como na casa dos adversários usando a melhor estratégia a cada jogo - indo pro confronto ou esperando o oponente no seu próprio campo. Só no segundo turno já derrotou o São Paulo no Morumbi, o Cruzeiro no Mineirão e o Vitória no Barradão e domingo, precisa manter o rendimento contra o Figueirense em sua casa, no Orlando Scarpelli.

Nos últimos cinco jogos pelo Brasileiro, O Bota ganhou do Cruzeiro, Vitória e Corinthians e perdeu para o Santos em casa e América-MG, fora. Já o Figueira venceu uma, empatou outra e foi derrotado três vezes nas últimas cinco rodadas, a última delas pelo Internacional, por 1 a 0 , no Beira-rio.


Infográfico do rendimento do Botafogo após a
28a. rodada do Brasileirão (Gazeta Esportiva)
Apesar de manter o aproveitamento de 66,6% com Jair Ventura no comando - temos a terceira melhor campanha do returno com 18 pontos em nove jogos -, esse índice cai para 48% considerando-se todos os 29 jogos disputados até aqui. Veja no gráfico: 12v, 5e, 11d.

Com os 41 pontos conquistados, ainda ficam faltando 6 pontos (2 vitórias) para chegarmos ao número mágico de 46 que nos garante na primeira divisão no próximo ano - o primeiro objetivo na competição que a torcida faz questão de esquecer diante das reais possibilidades de alcançarmos uma vaga na Libertadores. 

Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


A última vez que enfrentamos o Figueirense foi no dia 22 de junho, em Juiz de Fora-MG, pela 10a. rodada do Brasileirão. Eu estava de férias e não fiz a resenha desse jogo. Pelos registros, os dois times pecaram na pontaria e permaneceram abraçados no Z-4. Vida dura para o time do técnico Ricardo Gomes que lutava contra a degola no primeiro turno.

Para o difícil compromisso de domingo - Figueirense luta desesperadamente pra sair da zona de rebaixamento e costuma fazer jogos duros contra a gente - Jair Ventura ainda permanece como uma dúvida: Diogo Barbosa joga ou não? O lateral passou a semana em tratamento de uma entorse no tornozelo direito, fez trabalhos leves à parte do restante do grupo e dificilmente terá condições de jogo até domingo. A definição deverá ser anunciada neste sábado (ou não), no último treino antes da viagem para Florianópolis, em General Severiano, sem registros da imprensa como já havia acontecido nos treinamentos no Niltão.



Mais um dia de treinos no Niltão (Botafogo Oficial)
Se o ala esquerdo não puder jogar, a tendência é que o treinador reedite a formação com três volantes - Airton, Lindoso e Bruno Silva - utilizada em outras oportunidades na competição. Na zaga, Alemão, que foi bem na estreia contra o Corinthians, deve ser mantido na lateral-direita ao lado de Carli, Emerson e Vitor Luis que permanece na lateral-esquerda.

O ataque que funcionou com Neilton e Vinícius Tanque deve ganhar o reforço importantíssimo do artilheiro Sassá que volta ao time depois de ficar de fora por um mês inteiro (4 rodadas) com uma lesão importante no posterior da coxa direita que sentiu na vitória contra o Cruzeiro em pleno Mineirão. Com isso, Vinícius Tanque, que desbancou Canales e Luis Henrique e tem sido a primeira opção de Jair como homem mais avançado do esquema, volta para o banco.


FIGUEIRENSE X BOTAFOGO

Local: Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)
Data e horário: domingo, 17h

Escalação provável: Sidão, Alemão, Carli, Emerson e Victor; Airton, Bruno Silva, Lindoso e Camilo; Neilton e Sassá

Desfalques: Jefferson e Luis Ricardo (DM)
Pendurados: Bruno Silva, Carli, Sassá, Sidão, Dudu Cearense, Anderson Aquino, Fernandes, Renan Fonseca e Rodrigo Pimpão

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO) apita a partida e será auxiliado por Bruno Raphael Pires (GO) e Fabiano da Silva Ramires (ES)


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Alô Botafogo! Estão precisando de você ali... Pode ajudar?




Estão precisando de você ali Botafogo, para abrilhantar a Libertadores em 2017. Tá a fim?


Imagem sinalizando o Grupo de 6 equipes que se
 classificaram para a Libertadores em 2017
 (Imagem da internet)
O Glorioso se reapresentou na tarde desta terça-feira em General Severiano depois da vitória incontestável sobre o Corinthians no último sábado (2 a 0), na Arena Botafogo.

Assim como na rodada passada, Jair Ventura terá a semana inteira para preparar a equipe que, mais do que nunca, passa a defender a sua condição de candidato a uma vaga na Libertadores de 2017. Dessa vez, no próximo domingo, contra o Figueirense, às 17h30, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O jogo é válido pela 29a. rodada do Brasileirão.

Esse intervalo entre um jogo e outro utilizado para recuperação e treinamento, fez a diferença no confronto de sábado quando o time se impôs diante do adversário e construiu a vitória com tranquilidade ainda no primeiro tempo. Cansado, o time paulista foi acuado em seu próprio campo e se mostrou sem força de reação depois de jogar e vencer o Cruzeiro no meio de semana pela Copa do Brasil.

Sob o comando de Camilo, Neilton e Diogo Barbosa foram bem na partida e marcaram os dois gols da vitória alvinegra ainda no primeiro tempo, período em que o Botafogo dominou o adversário e administrou o resultado no segundo.

Nós já prevíamos essa condição no post de pré-jogo, veja:  Blog do FelipaoBfr: Hoje tem briga de cachorro grande na Arena Botafog...


Tabela atualizada após o término da 28a. rodada onde
 o Botafogo aparece na oitava posição (SporTV)
O Botafogo foi muito consistente no jogo. Perdeu algumas chances de gol com o atacante Vinícius Tanque mas contou com a fase exuberante de Sidão que novamente se destacou no jogo. O goleiro defendeu um pênalti (o segundo na competição) num momento crítico da partida e saiu ovacionado pela torcida que compareceu em bom número à Arena. A partida marcou ainda a estreia do lateral Alemão que teve um bom desempenho. Mostrou um vigor físico invejável que pode ser útil à equipe daqui pra frente.

Com a vitória em casa contra o freguês de Itaquera, o Botafogo subiu duas posições e igualou a pontuação do adversário (41). Passou da décima para a oitava colocação se aproximando do agora cobiçado G-6, ficando a um ponto do CAP - sexto colocado com 42 pontos.


Infográfico do rendimento do Botafogo após a
28a. rodada do Brasileirão (Gazeta Esportiva)

Nos últimos cinco jogos pelo Brasileiro, o Glorioso ganhou três (Cruzeiro, Vitória e Corinthians) e perdeu dois (Santos e América-MG) mostrando regularidade na competição.

Apesar de manter o aproveitamento de 66,6% no segundo turno quando Jair Ventura assumiu o time - temos a terceira melhor campanha do returno com 15 pontos em oito jogos -, esse índice cai para 48% considerando-se todos os 28 jogos disputados na competição. Veja no gráfico: 12v, 5e, 11d.

Com isso, ficam faltando 6 pontos (2 vitórias) em 27 possíveis para chegarmos aos 46 que nos garante na primeira divisão - o primeiro objetivo na competição que vai caindo em desuso diante das reais possibilidades de alcançarmos uma vaga na Libertadores com o G-4 virando G-6 numa canetada. 

Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


No treinamento de hoje, Jair fez um trabalho coletivo com o grupo utilizando apenas a metade do gramado e esboçou o time que deve encarar o Figueira no domingo. Airton, que cumpriu suspensão, e Fernandes e Sassá, recuperados de contusão, participaram normalmente das atividades. Com exceção de Fernandes, que deve ficar como opção no banco, o volante e o artilheiro devem voltar ao time titular para o jogo em Floripa.

Sem poder contar com o lateral Diogo Barbosa que sofreu uma entorse no tornozelo, faz tratamento e ainda é dúvida para domingo, o time titular treinou com Sidão, Alemão, Carli, Emerson, Victor Luís; Airton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, Camilo; Neilton e Sassá.

Nesta quarta-feira o grupo volta a se apresentar no Nilton Santos para mais um dia de treinos. Já nos bastidores, o clube teve um dia agitado com a divulgação de um estudo que conclui que interdição do Estádio Nilton Santos em 2013 foi desnecessária afirmando que as falhas encontradas na ocasião eram normais e os sinais de desgaste apenas falta de pintura - o que merce uma reação do clube no sentido de buscar ressarcimento pelos prejuízos técnicos e financeiros causados por tal decisão; pela emissão das certidões de regularidade trabalhista que permitem ao clube receber os valores do contrato de parceria firmado com a Caixa no começo deste mês; e, finalmente, a reviravolta no caso da marcação do FlaFlu para a Arena Botafogo decidido ontem à noite e hoje desfeito no final da tarde por ação do Botafogo junto à CBF, alegando falta de condições técnicas do equipamento e desacordo financeiro com o interessado - o Fluminense, mandante do jogo. Agora é aguardar os desdobramentos dos três assuntos que, com certeza, vão agitar o dia do clube nesta quarta.

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com