sábado, 24 de agosto de 2013

Siga Seedorf, o Exterminador, ventando pra cima do Furacão


A saga continua e nesse domingo tem mais. Chegou a vez de enfrentar o rubro-negro paranaense na casa deles. Vamos juntos com Seedorf, o Exterminador





Foto do site Herói Alvinegro (Facebook)

Clarence Seedorf continua sua saga em busca do título de Campeão Brasileiro e para chegar a esse objetivo precisa vencer os rubro-negros que cruzam seu caminho.

Essa é uma longa história que teve o seu começo em agosto do ano passado quando o craque holandês chegou ao Brasil para brilhar com a camisa 10 do Fogão. Foi nessa época que criamos esse evento fictício em sua homenagem. Leia o post de origem e entenda a proposta: 
Seedorf, O Exterminador de rubros-negros

Seedorf encarou de frente o primeiro adversário dessa nova jornada e por pouco, pouco mesmo não saiu vencedor. O Glorioso botou frente contra o rubro-negro carioca e cedeu o empate no minuto final de uma prorrogação exagerada. Perdeu sim, a chance de liderar o campeonato permanecendo "apenas" no G-4 enquanto eles acabavam de deixar a zona do rebaixamento. 

O fato extraordinário foi efusivamente comemorado por jogadores e torcida que por pouco não invadiu o gramado. Festa geral na favela: o presidente da "nassão" bailava entre as cadeiras como se tivesse conquistado o título brasileiro. O comportamento que parecia estranho a muitos era perfeitamente explicável já que eles acabavam de igualar o placar contra o time a ser batido que nas rodadas seguintes assumiria a liderança do campeonato. 

Pra variar, Seedorf esbanjou categoria e comandou o time pra vitória. Se deslocou por todas os setores do gramado do renovado Maracanã, onde jogava pela primeira vez na sua carreira repleta de conquistas. Deixou sua marca na trave num balaço desferido em cobrança de falta que fez tremer tanto a baliza, como toda a tropa adversária que a tudo assistia, apavorada, na arquibancada. O meia mostrou força e entusiasmo e brilho nos olhos como se fosse um garoto começando a carreira no templo maior do futebol mundial. Vida que segue...

Mais dois adversários dessa espécie se postariam diante do craque na sequência do campeonato: o Vitória-BA e o Atlético-PR, conforme programado na tabela.
Chegou o dia do Vitória. Seria a primeira vez que Seedorf enfrentaria esse adversário e já havia manifestado sua vontade de marcar o primeiro gol no Maraca, onde estreou no domingo passado e quase deixou o seu. Mais categorizado do que o rubro-negro carioca, o time baiano dava pinta de que exigiria um esforço maior pra ser batido. Mas Seedorf, o exterminador, não costuma perdoar. A ordem era esquecer o resultado do clássico e focar na retomada da ponta da tabela. 

A torcida atendeu ao chamado do mestre e quase 20 mil torcedores compareceram ao embate, numa boa demonstração de apoio ao grupo que vinha mantendo a pegada desde o início da temporada com profissionalismo e dedicação. A tão esperada vitória veio celebrando essa gloriosa união. Incentivados pela torcida, ficou clara a disposição do time em conseguir o resultado. Ao final, um agradeceu ao outro pelos momentos mágicos vividos na busca incessante da liderança do campeonato. 

Seedorf voltou a ser o nome do jogo. Comandou o time, deu dois belos passes para os gols e quase deixou o seu em outras oportunidades. Um verdadeiro comandante de uma tropa preparadíssima para qualquer embate. 
O Vitória não ofereceu a resistência esperada que os resultados anteriores indicavam e pereceu diante do mestre. Além do comandante, Dória, Gabriel e Vitinho tiveram atuações destacadas.

Pois bem, as rodadas se sucederam, Seedorf ficou de fora em algumas delas e está sendo preparado pra voltar com força total. Nesse domingo tem encontro marcado com o rubro-negro paranaense, às 18:30, no campo deles, com o mesmo compromisso de vencer.

Se não puder estar em campo, o Alvinegro já deu mostras de que pode ser forte também sem ele. Os escudeiros Lodeiro e Rafael Marques vem dando conta do recado e Vitinho, em grande fase, tem feito a diferença nas ausências do craque. 

Sendo assim, vamos com Seedorf e sua tropa ventar pra cima do Furacão porque a saga continua!

Acessem e participem do 
evento: SEEDORF, O EXTERMINADOR DE RUBRO-NEGROS


Por @Felipaodf/BotafogoDePrimeira.com

Sai pra lá, Furacão


GUIA DA RODADA #16: G-4 sai de casa na busca por bons resultados


Botafogo tenta manter a ponta, enquanto Cruzeiro quer roubá-la. Já Grêmio e Corinthians esperam continuar na tropa de elite ante a ameaça paranaense


Botafogo, Cruzeiro, Grêmio e Corinthians - exatamente nessa ordem - terão uma tarefa especial neste fim de semana, pela 16ª rodada do Brasileirão: os quatro primeiros colocados vão dar uma saidinha em busca de pontos. Fora de casa, tentarão bons resultados. Seja para brigarem pela liderança, seja para se manterem no topo da tabela. Botafogo e Cruzeiro, especialmente, estarão na briga pela liderança, já que apenas um ponto separa o Alvinegro da Raposa.

A vantagem - ou não - do atual líder, o Botafogo, é que, quando entrar em campo, no domingo, para enfrentar o perigoso Atlético-PR no Durival de Brito, já terá conhecimento do resultado do mais próximo concorrente. O Cruzeiro, com apenas um ponto atrás e único capaz de lhe tomar a liderança na rodada, vai encarar no sábado a Ponte Preta no Moisés Lucarelli. Contagiado pela vitória sobre o Flamengo por 2 a 1 na primeira partida entre os clubes pelas oitavas de final da Copa do Brasil, no meio da semana, conta com a inspiração de Everton Ribeiro, autor do golaço da vitória, com chapéu e tudo.

Os outros dois times que fecham o G-4 - Grêmio e Corinthians - irão à capital da República, segunda casa dos cariocas Flamengo e Vasco, em busca de bons ares. E esperam ver o lindo céu de Brasília sorrir. O Tricolor Gaúcho, terceiro colocado, com 25 pontos, após a grande vitória por 3 a 2 sobre o Vasco, em São Januário, vai pegar o Flamengo no Mané Garrincha, sábado. Depois de, no Pacaembu, ter batido e tirado o Coritiba da zona nobre, o Timão terá pela frente, no mesmo estádio, domingo, a equipe cruz-maltina.

Grêmio e Corinthians só poderão ser alcançados na tabela pelos rivais paranaenses. O Timão, por exemplo, vive um dilema: ao mesmo tempo que não quer ver o Botafogo disparar na tabela, não quer também que o Furacão, com 24 pontos (um a menos), vença e se aproxime ou até o ultrapasse. O Coritiba é outro que está por ali, no retrovisor. Também com 24 pontos, o Coxa pega o Criciúma fora, no sábado.

Comentários do blogueiro: Essa é a proposta do site da globo para todos os jogos da rodada e a cada semana destacamos aqui apenas a análise relativa aos jogos do Botafogo que é o que nos interessa. Caso você tenha interesses por outras partidas, dicas do Cartola e outras coisas mais é só ir na página original.

ATLÉTICO-PR X BOTAFOGO
DOMINGO - 18H30M - DURIVAL DE BRITO


Este jogo tem tudo para ser um dos melhores da rodada. Isso porque o Furacão, que não perde há oito rodadas, está em ascensão no Brasileiro e terá o apoio da sua torcida para tentar bater o líder, time da moda e motivado também pela bela vitória de 4 a 2, sobre o Atlético-MG, pela Copa do Brasil. O garoto Vitinho está impossível, Lodeiro continua decisivo, e Seedorf deve voltar após a polêmica com Gabriel (*corrijo, Gilberto). Mas, mesmo sem o holandês, o Alvinegro mostrou ser poderoso. Do lado paranaense, o veterano Paulo Baier está liberado para a partida. Vai ser um duelo e tanto...

Na TV: SporTV (menos PR) e PremiereFC: Jáder Rocha e Roger Flores

Arbitragem: Wagner Reway (MT) apita a partida, auxiliado por Altemir Hausmann (RS) e Emerson Augusto de Carvalho (SP).

Você sabia que... Os dois clubes se enfrentaram apenas uma vez no estádio Durival de Britto na história do Campeonato Brasileiro. Na oportunidade, dia 30/09/1998, o Furacão venceu o Glorioso por 3 a 1, gols marcados por Warley, Edinho Baiano e Júlio César (contra), com Bebeto descontando para os cariocas.


Comentários do blogueiro: Diante do equilíbrio entre as equipes que disputam a liderança do campeonato não há como abandonar a estratégia utilizada pela torcida alvinegra para sair com vantagens desse impasse. Assim como nas rodadas anteriores, a ordem é torcer pelo Fogão até às últimas forças e secar, com determinação, os adversários.

Vamos torcer, e muito, para que o Bota não sinta tanto os efeitos desgastantes da partida contra o Galo, na quinta, e consiga mais uma vitória como aquela contra a Portuguesa, em São Paulo, na base da superação. A missão "secar" começa antes, no sábado e com força total, quando a Raposa (2o.) e Grêmio (4o.) entram em campo almejando galgar posições. A Ponte recebe os nossos concorrentes diretos, em Campinas, e é nosso favorito para que cumpra sua missão. Já o Grêmio vem a Brasília enfrentar o Flamengo em sua suposta 2a. casa e não deve conseguir mais do que um empate, no melhor estilo não cheira e nem fede pra ninguém.

Já no domingo, a missão é secar o ex-poderoso Timão, um time em crise depois de levar um sacode do desconhecido Luverdense, pela Copa do Brasil. Os "Mano" vem à Brasília enfrentar o instável time cruzmaltino num jogo com todos os ingredientes de um empate, o que seria bom para os dois e nem tanto para nossas pretensões. Quando entrarmos em campo, lá em Curitiba, pra enfrentar o Furacão (18:30), já saberemos como encarar nosso próprio resultado.

Pelo Brasileirão, o Bota vem de uma importante vitória sobre a valente Portuguesa, no Canindé, numa partida em que jogou apenas o segundo tempo. Veja nosso post do pos-jogo e o sufoco que foi sair com a vitória: Do inferno ao céu em meio tempo de jogo

Ao contrário das últimas partidas, quando começou pressionando o adversário em seu próprio campo, nessa o Botafogo deu todos os espaços à Lusa pra trabalhar e parecia sem gaz pra barrar o ímpeto do adversário. Não saiu derrotado no primeiro tempo por obra do acaso e por algumas boas intervenções do goleirão Jefferson. No segundo, porém, mostrou porque lidera o campeonato. Colocou pressão no jogo e foi em busca do resultado. Abriu o placar aos 20 minutos e levou o gol de empate cinco minutos depois. Mesmo com o empate repentino, não se abateu. Marcou de novo após um minuto e manteve o ritmo até marcar o terceiro, aos 31' e dar números finais ao jogo (3 a 1). 

Os adversários desse domingo vem de compromissos importantíssimos pela Copa do Brasil. O Bota fez excelente partida contra o Galo no Maraca e venceu por 4 a 2. Uma das melhores do Glorioso na temporada. Já o Atlético-PR perdeu para o Palmeiras, em São Paulo, poupando alguns jogadores. Nesse aspecto o Bota leva desvantagem no desgaste mas ganha, e muito, no entusiasmo pelo expressivo resultado. 
Seedorf, que ficou de fora desse e do outro jogo contra o próprio Atlético-MG, ainda é dúvidas para domingo. Seria muito bom que voltasse mas o Alvinegro, aos poucos vai aprendendo a se virar sem ele. Lodeiro e Rafael Marques vem dando conta do recado e Vitinho, em grande fase, vem fazendo a diferença no ataque. O lateral Lima entra no lugar de Julio Cesar, suspenso pelo 3o. cartão amarelo. 

Pelo lado do CAP, Paulo Baier, o mestre da bola parada, tem volta garantida e deve dar uma melhor consistência ao time que, perdeu para o Palmeiras, mas vem fazendo uma excelente campanha no Brasileiro - não perde a oito jogos - e visa o G-4. Veremos, com certeza, mais um jogaço de bola com prenuncio de muitos gols já que as equipes têm o segundo e o terceiro ataques mais positivos da competição.

Escalações

Botafogo: O técnico Oswaldo ainda tem dúvidas pra escalar o Alvinegro que deve ir a campo com: Jefferson; Gilberto, Bolivar, Dória e Lima; Seedorf (Elias), Lodeiro e Vitinho; Rafael Marques.

Atlético-PR: Mancini ainda não definiu o time para enfrentar o Bota mas de ve mandar a campo: Weverton; Jonas, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Bruno Silva, João Paulo (Zezinho), Paulo Baier e Everton; Marcelo e Dellatorre (Éderson) 


Boa sorte Fogão!Matéria base: GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Jogamos como campeões


Enfrentamos o Galo, Campeão da Libertadores, e vencemos com sobras o grande adversário




No post do pré-jogo, indagamos a torcida botafoguense sobre qual o Galo que iríamos enfrentar: o campeão da Liberta ou o time que ocupava a parte baixa da tabela, no Brasileirão? Depois do jogão de ontem no Maraca, acho que não resta duvidas que enfrentamos o Campeão da América. 

Veja o post "Qual o Galo que vamos enfrentar?" http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/08/qual-o-galo-que-vamos-enfrentar.html


Na última vez que os dois times se toparam havia sido pelo Brasileirão, na casa do Galo. Assistimos a um jogo (2 a 2) de alto nível com o time mineiro conseguindo a igualdade no minuto final dos acréscimos. E no jogo de ontem, não foi diferente. 

A expectativa para os dois jogos - o primeiro pelo Brasileirão e o de ontem, pela Copa do Brasil - era ver o duelo entre os craques Ronaldinho Gaúcho e Seedorf o que acabou não acontecendo em razão do holandês ter ficado de fora de ambas as partidas, por contusão. Quem conduziu a equipe em campo nas duas oportunidades foi Lodeiro, que marcou nas duas partidas e teve grande atuação. 

O fato de ser um jogo pela Copa do Brasil, cujo regulamento distinto induz as equipes visitantes a procurar o gol como principal objetivo, o Galo partiu com tudo pra cima do Bota até conseguir seu intento. Luan marcou depois de receber de Ronaldinho num contra-ataque mortal. Impetuoso, o time mineiro ainda teve boas chances de ampliar o placar. 

Mas o Botafogo não é um time qualquer que se sujeita às ações ousadas de seus adversários. Alem do mais, a história desse confronto registra que o Bota sempre leva vantagem, tanto que é o Galo é tratado pela torcida alvinegra como freguês de caderno. Pela Copa do Brasil já se cruzaram em duas oportunidades (2007 e 2008) e o Glorioso venceu os jogos no Rio e segurou empates sem gols em BH o que valeu a classificação. Ontem não foi diferente e a escrita prevaleceu. Aplicamos uma sonora goleada no poderoso campeão da Liberta, numa noite memorável para a torcida que compareceu ao Maraca (+/- 20 mil) e jogou junto com o time até o apito final.

O resultado que era amplamente favorável ao Bota até os minutos finais (4 a 1), com o último gol do Galo (41') diminuiu um pouco. O Bota se classifica para as quartas-de-final mesmo com uma derrota de 1 a 0, em BH.  

Dizíamos antes da partida que o Botafogo era um time pronto e equilibrado que jogava sempre da mesma forma quaisquer que fossem os adversários, o lugar e, agora, a competição e que não mudaria diante do Galo. 

Mesmo sem seu principal astro, o craque Seedorf, o time conseguia manter o padrão e se impor diante de um adversário categorizado, deixando pra trás todas as adversidades. E foi o que se viu ontem. Um time forte e consciente do seu poder que não se abalou com o domínio inicial do adversário e nem com o gol que levou (19'). Manteve o equilíbrio para buscar o empate e, embalado pelo canto forte de sua torcida, conseguiu o feito dez minutos depois. Salve o grande Lodeiro e seu golaço.

O time voltou do vestiário sem modificações, mas renovado, e virou o jogo aos 3 minutos, com um gol contra do zagueiro Leonardo Silva em jogada de Lodeiro pela esquerda. Botou frente com o terceiro nos pés do incansável Rafael Marques que acertou, aos 10 minutos, um tirambaço da entrada da área sem chances para o goleiro. 

Sem sair de cima, Vitinho - que foi o grande destaque da partida - deixou o seu (39') para delírio da torcida no Maraca. Só não foi melhor porque levamos um gol aos 43 minutos, o que renovou as esperanças de sobrevivência do Galo na competição depois de estar na UTI, respirando por aparelhos.

Vamos com tudo para BH em busca da classificação até porque não disputamos a Libertadores mas também não somos nenhum NewOldBoys's da vida pra tremer diante deles. #EuAcredito!

Boa sorte Fogão!

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

JOGOS AO VIVO: COPA DO BRASIL (19:30) INTERNACIONAL X SALGUEIRO (21:50) BOTAFOGO X ATLÉTICO-MG

















Programação de hoje: 

Os canais mostram a programação normal e os jogos anunciados só entram próximo do início.


1. Clique no link dos canais.
2. Feche as janelas de propaganda clicando no [X] e assista.
3. Se estiver no horário do jogo e na programação constar AGUARDE, clique em Atualizar Programação.
4. Se o canal pausar, reinicie a página...

Baixe agora o App BotafogoDePrimeira para seu celular em: http://app.vc/botafogodeprimeira?




18:30h
Serie A
FlamengoxGremio
18:30h
Serie A
SantosxVitoria
18:30h
Serie A
Ponte PretaxCruzeiro
21:00h
Serie A
CriciumaxCoritiba
21:00h
Serie B
FigueirensexOeste
21:00h
Serie B
PaysanduxIcasa

Qual o Galo que vamos enfrentar?


Qual o Galo que vamos enfrentar: O campeão da Liberta ou o time que ocupa  parte baixa da tabela, no Brasileirão? 




A última vez que os dois times se encontraram foi pelo Brasileirão, no Independência, e deu empate (2 a 2). Era o líder do campeonato contra o campeão da América. Foi um jogão em que o Botafogo dominou as ações e o placar até o minuto final quando levou o gol de empate (49').  O Galo tinha a volta de Ronaldinho e Jô e o o esperado duelo entre o Gaúcho e Seedorf foi adiado na última hora, já que o holandês sentiu um desconforto muscular. Sobrou pra Lodeiro e ele deu conta do recado. Conduziu a equipe em campo com disposição e categoria e foi premiado com um golaço. 

A realidade das equipes para o confronto de hoje pela Copa do Brasil é a mesma da partida do Brasileirão, com a diferença de ser uma disputa em dois jogos - o 1o. no Rio - no sistema mata-mata, que geralmente influencia na maneira de jogar dos visitantes. 

Na história do confronto, o Bota leva vantagem pelo Brasileirão mas nas últimas quatro vezes em que as equipes se encontraram pela competição o Galo saiu vencedor em três. Em jogos eliminatórios, o Galo não costuma resistir ao Glorioso e é tratado pela torcida alvinegra como freguês. Nessa modalidade os times já se enfrentaram pela Conmebol (semifinal de 1993) e Sul-Americana (2008 e 2011) e o Botafogo se classificou em todas as oportunidades. Pela Copa do Brasil, já se cruzaram em duas oportunidades (2007 e 2008). O Glorioso venceu os jogos no Rio e segurou empates sem gols em BH o que valeu a classificação. 

O Botafogo é um time pronto e equilibrado que joga sempre da mesma forma quaisquer que sejam os adversários ou o lugar e contra o Galo, não creio que vá mudar. Vem repetindo a escalação com uma ou outra modificação pontual (por desgastes ou suspensão) e mesmo assim tem surpreendendo os adversários com variações nas bolas paradas e virtuosidade individual de seus jogadores. Já o Galo, se curou da ressaca natural da maior conquista de sua história, conseguiu sair do Z-4 do Brasileirão e entra com ânimo renovado na disputa. O time mineiro, como outras equipes que disputaram a Liberta e mais o Vasco, entrou direto nas Oitavas da competição. Por tudo isso, sou mais o Bota.

Seedorf ainda é dúvida para a partida e o resultado do embate é imprevisível. Esperamos que seja favorável ao Fogão pelo bom momento que atravessa e por jogar no Maraca com apoio incondicional de sua torcida. 

Escalações


BOTAFOGO: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos e Gabriel; Lodeiro, Seedorf (Alex) e Vitinho; Rafael Marques - Técnico: Oswaldo de Oliveira.

ATLÉTICO-MG: Victor, Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Junior Cesar; Pierre e Josué; Luan, Ronaldinho Gaúcho e Fernandinho; Jô – Técnico: Cuca.

Boa sorte Fogão!

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Quem está com saudades do Elkeson?



Futebol pra chinês ver 


Até um tempo atrás o futebol da China era assunto totalmente desconhecido do torcedor brasileiro por questões óbvias e nada que viesse de lá, nesse aspecto, chamaria a atenção. Nada de seleção, nada de clubes famosos, nada de jogadores de projeção. 


Para se ter uma ideia, apesar da seleção chinesa de futebol ter sido oficialmente fundada em 1924 e ter se filiado a FIFA em 1931, somente em 2002 teve sua 1a. participação numa Copa do Mundo. Nessa experiência, foi eliminada na 1ª fase, perdendo todos os seus jogos, no grupo em que estava o Brasil. Perdeu de 4 x 0 pra nós, 2 x 0 da Costa Rica e 3 x 0 da Turquia. Terminou no 31º lugar, mas apenas o fato de disputar a Copa já foi considerado um feito no país. Nessa Copa, o Brasil conquistou pela quinta vez o título mundial depois de derrotar a Alemanha na final. 


Nesse ano, a seleção chinesa convocou pela primeira vez um jogador que atua no futebol brasileiro, Chen Zhizhao , conhecido no Brasil como Zizao, atacante do Corinthians que chegou ao clube no ano passado numa jogada de marketing do clube paulista tentando lançar sua marca no país mais populoso do mundo (+ de 1,226 milhões de consumidores).

Como se vê, as coisas vem mudando rapidamente e só nessa semana duas notícias vindas de lá nos chamaram a atenção. Uma delas, referente a atuação de Elkeson 
no campeonato chinês - ex-jogador do Botafogo que se transferiu para o Guangzhou Evergrande no meio do ano passado - e a outra de Conca, companheiro do atacante naquele clube.

Segundo os jornais daqui, o Flu está tratando do retorno do jogador para a próxima temporada num projeto da patrocinadora que bancaria a negociação. O maior feito do jogador por aqui foi em 2010, quando terminou o Campeonato Brasileiro como campeão, craque da competição e ainda tendo disputado todos os 38 jogos da campanha do tri. Mas isso é problema (ou solução) deles e pouco nos interessa.

Falemos de Elkeson a quem tanto xingamos e tanto louvamos em sua breve passagem pelo Bota. Pois bem, num futebol jogado por chinês, Elkeson é artilheiro. No final de semana, ele e Conca marcaram os gols de mais uma vitória do Guangzhou na competição (2 a 1). O ex-Botafoguense lidera a artilharia com folga após iniciar a virada sobre o Changchun Yatai. Muriqui, ex-Vasco de vez enquanto também aparece nesse cenário.

O time deles está disparado na tabela com 14 pontos de diferença para o segundo colocado Shandong Luneng, time de Vagner Love.


Elkeson, Muriqui e Conca comemoram gol do Guangzhou Evergrande (Foto: Sina.com)

Nos últimos anos o Guangzhou voltou à primeira divisão e conquistou dois títulos nacionais se tornando o time a ser batido. O grande objetivo nessa temporada é a Liga dos Campeões da Ásia. O time está disputando a competição continental e joga nessa quarta-feira contra o Lekhwiya, no jogo de ida das quartas de final. Quem conquistar o título garantirá vaga no Mundial de Clubes em dezembro, no Marrocos, e quem sabe, poderemos acompanhar mais de perto o desempenho dos nossos ex-quase ídolos brasileiros em ação.

Veja o visual de Elkeson, estilo craque "Coalhada", na comemoração de mais um gol.



Só pra fechar: O Elkeson teria vaga no time atual do Botafogo? Se afirmativo, no lugar de quem? Comente...


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Do inferno ao céu em meio tempo de jogo





Passadas quinze rodadas, a tônica do Campeonato Brasileiro tem sido o equilíbrio entre as equipes, principalmente na parte alta da tabela. Nenhum dos concorrentes à ponta conseguiu se desgarrar até agora e a alternância na liderança é constante, agora consolidada pelo Botafogo por duas rodadas. 

Nessa regularidade, o Bota que vinha de um viés de baixa com três jogos seguidos sem uma única vitória, inclusive sofrendo empates em dois deles no minuto final, se redimiu ao vencer a Portuguesa depois de passar sufoco na etapa inicial. 

Para reassumir a liderança do campeonato, conquistada pelo Cruzeiro no dia anterior, só a vitória interessava e a julgar pelo primeiro tempo da equipe no Canindé, parecia improvável.

Veja quais eram nossas expectativas para esse jogo, revendo o post: "Força máxima pela liderança. Só a vitória interessa" 
http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/08/forca-maxima-pela-lideranca-so-vitoria.html.

Ao contrário do jogo contra o Inter, quando o time iniciou o jogo pressionando o adversário em seu próprio campo e mesmo tomando dois gols de forma inusitada voltou a campo com força pra mudar o resultado, o Botafogo entrou sem vontade e retraído entregando ao adversário o direito de comandar as ações na partida. 

Não deu pra saber se o goleiro Lauro estava num bom dia, já que não foi sequer, incomodado pelo ataque alvinegro. E a Portuguesa exerceu esse direito com muita dignidade e disposição na marcação. Apesar de estar desfalcada de seus principais jogadores, ganhou todas as divididas e merecia sair pro intervalo com um resultado mais favorável. Não o fez graças a atuação de Jefferson e isso parece ter sido fatal para as suas pretensões, pois do outro lado estava o Botafogo, líder do campeonato, e seria improvável que o time retornasse à campo com a mesma sonolência.

Com o retorno para a etapa final, o Bota passaria do inferno ao céu, com uma brevíssima parada no purgatório. O time começou o segundo tempo pressionando o adversário como havia feito na maioria das partidas que disputou, independente de estar jogando em casa ou nos domínios do adversário. Passou a trocar passes em velocidade e a criar boas jogadas que logo se transformaram em gol. 

A entrada de Elias no lugar de Lodeiro que voltava ao time, deu força nova ao ataque. Rafael Marques passou a  atuar pelas laterais onde gosta de jogar e subiu muito de produção. Bolívar, Rafael Marques e Elias marcaram para o Alvinegro e Luis Ricardo descontou para os adversários.

O primeiro, aos 20 minutos, depois de cobrança de escanteio de Seedorf na cabeça de Bolívar que aproveitou a saída em falso de Lauro e mandou para as redes: 1 a 0. Era a abertura dos caminhos para o céu. 

Mas, cinco minutos depois a Lusa empatou. Também em cobrança de escanteio, após uma desatenção da defesa, Luis Ricardo desviou pro gol. Começava assim, o início do purgatório.

Mas levou apenas um minuto para que o Bota marcasse de novo. Um gol importantíssimo para a consolidação do resultado. Gilberto cruzou para a área e encontrou Rafael Marques livre pra marcar num chute fortíssimo que estufou as redes. O céu era logo ali e os pecados não eram tão graves assim.

Ao contrário das últimas partidas, o Bota não recusou e continuou pressionando até que aos 31 minutos Elias deixou o seu. Aproveitou boa jogada de Seedorf, deu uma meia lua no marcador sem tocar na bola e arrematou rasteira, em diagonal, dando números finais ao placar. Seedorf ainda teve uma boa chance para ampliar mas chutou nas mãos do goleiro.

Jefferson voltou ao time em alto nível e foi o responsável direto pela Portuguesa não ter marcado no primeiro tempo quando dominou amplamente a partida. Já Lodeiro teve atuação discreta. Errou muitos passes e pouco criou. Foi substituído por Elias que deu outra dinâmica ao time na parte ofensiva. Rafael Marques foi muito mal no primeiro tempo se limitando a ajudar o time nas bolas paradas sobre a nossa área. Subiu muito de produção no segundo tempo e foi premiado com um golaço. 

Seedorf não consegui organizar o time na etapa inicial, mesmo aos gritos, e no segundo, ditou o ritmo do time em busca da vitória. Foi dele as assistências para os gols de Bolivar e Elias. Por falar em Bolivar, o zagueiro voltou ao time  e reorganizou a defesa sendo premiado com o gol, o seu o primeiro na competição. Outro que voltava o time foi o lateral Gilberto. Muito nervoso no começo do jogo chegou a ser advertido com veemência por Seedorf ao reclamar do juiz. Também melhorou após o intervalo e cruzou a bola para R. Marques deixar seu gol. Gabriel também retornava ao time e ajudou M. Mattos a recompor a marcação, com atuação aprovada depois do bombardeio sofrido na primeira etapa.

Valeu pela vitória e pela mudança de postura do time depois de fazer um primeiro tempo deplorável. Seguimos líderes do Brasileirão e vamos encarar o Galo, no Rio, agora pela Copa do Brasil.

Boa sorte Fogão!


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com