Agora é Brasileirão! Todo o foco voltado para o jogo contra o
Palmeiras! Hora da torcida alvinegra de Brasília jogar junto!
25 mil ingressos vendidos: pra cima, FOGO!
|
Depois de vencer Bahia, Fortaleza e Fluminense na Cidade Maravilhosa, o time iniciou uma sequência de jogos fora encarando o Goiás na capital goiana, o Sol de América-PAR em Assunção pela Sul-americana e enfrenta o Palmeiras, em Brasília, pelo Brasileirão.
E logo após o duelo contra o líder do campeonato, o Glorioso volta ao Rio para o Clássico contra o Vasco no Nilton Santos. Veja a sequência de jogos abaixo.
No jogo do Serra Dourada o time não se encontrou em campo. Iniciou a partida com um quarteto de pouquíssima mobilidade pelo meio, foi engolido pelo entusiasmo dos donos da casa e quase não levou perigo ao gol adversário. Viveu de uma boa jogada de Bochecha no primeiro tempo quando quase abriu o placar mas foi murchando com o tempo como o volante botafoguense que sumiu no jogo e foi substituído no segundo tempo. Destaque apenas para Gatito que foi muito exigido durante a partida mas não conseguiu evitar a derrota no final.
Com gol de Kayke no fim, Goiás vence Botafogo, no Serra Dourada! (FOX Sports Brasil@FoxSportsBrasil) |
Apesar de menor posse de bola (33%) do que o Alvinegro (66%), o time da casa deu trabalho para Gatito e ultrapassou o Botafogo na tabela. O Esmeraldino subiu para a sexta colocação, com nove pontos e jogou o time carioca para sétimo com a mesma pontuação.
Sem tempo para lamentações, o Botafogo seguiu em voo fretado para Assunção onde encarou o modesto Sol de América pela 2a. fase da Copa Sul-Americana.
Com gol de Erik, o Botafogo derrota o Sol de América no
Paraguai e obtém vantagem para a partida de volta no Nilton Santos! (FOX Sports Brasil@FoxSportsBrasil) |
Escaldado pela derrota contra o Goiás, a segunda fora de casa no Brasileiro, Barroca investiu num time teoricamente mais ágil para a sua primeira partida internacional com técnico do profissional. Promoveu a entrada de Valencia com a incumbência de armar as jogadas pelo meio e fazer a proteção ao lateral-esquerdo mas manteve o trio lento de volantes com Cícero, João Paulo e Alex Santana. Nessa formação, Jonathan cedeu lugar a Gilson e Bochecha foi sacado do time.
De novo a equipe não deslanchou. Passivo em campo, entregue à marcação adversária e muito pouco incisivo, a equipe alvinegra viu os donos da casa desperdiçarem um pênalti no primeiro tempo e sofreu muito para vencer o jogo por 1 a 0 com um jogador a mais em boa parte da partida.
As coisas só melhoraram um pouco depois que Clar cobrou penalidade máxima no travessão de Gatito e da expulsão do lateral Pardo que levou o segundo amarelo aos 32 minutos. A bola passou a ser melhor trabalhada e o Alvinegro finalmente levou perigo ao gol paraguaio. Mas o time só deslanchou mesmo após as modificações. Luiz Fernando e Bochecha deram outra dinâmica à equipe e o gol não demorou a sair. Gilson passou a ser mais acionado e numa dessas, o lateral trocou passes com L. Fernando e cruzou com perigo na zona do agrião. O goleiro adversário bateu roupa e Erik aproveitou o rebote para mandar para a rede com estilo. Foi o quarto gol do atacante na Sul-Americana, o que faz dele o artilheiro da competição.
Mas o lance bizarro da partida ficou por conta de Jean. Barroca resolveu dar uma chance ao volante, a primeira desde que o treinador chegou ao clube, para conter o ímpeto paraguaio depois do gol. Mas o tiro acabou saindo pela culatra. Na primeira intervenção no jogo, Jean foi expulso de campo após uma disputa usando o braço de maneira acintosa no rosto do adversário. O jogo foi penoso para quem estava assistindo mas a vitória deve ser comemorada. Ela dá uma boa vantagem ao time alvinegro no segundo jogo marcado para às 19h15 da próxima quarta-feira (29), no Nilton Santos.
No post de pré-jogo contra os goianos, já falávamos da maratona que o Botafogo teria pela frente depois dos três jogos com três vitórias no Rio pelo Brasileirão: "Botafogo deixa o conforto do Rio com três vitórias e inicia maratona de jogos encarando o Goiás no Serra Dourada". Clica no link e veja: http://bit.ly/30rbIYO
E após mais uma rodada, eis a tabela do Brasileirão! Feliz
com a posição do seu time, torcedor? (@FoxSportsBrasil) |
A cobiçada vaga na Libertadores que mirávamos na semana passada se reduziu, por enquanto, a uma vaga na Sul-Americana.
O atual líder é o Palmeiras, nosso adversário de sábado em Brasília, com 13 pontos seguido pelo Atlético-MG com 12, São Paulo com 11, Santos com 10, Internacional com 9 e o Goiás também com 9, na 6a. posição.
O Botafogo continua sendo o Carioca mais bem colocado, o que não quer dizer muita coisa nesse começo de competição.
Já o temível Z-4 está formado pelo Avaí e CSA com 3 pontos e Grêmio e Vasco da Gama com 2. O Cruz-maltino continua segurando a lanterna mesmo após a estreia de Vanderlei Luxemburgo no comando técnico da equipe.
O técnico Barroca finalizou a preparação da equipe na manhã de sexta-feira e a delegação embarcou para Brasília onde chegou no começo da tarde com recepção calorosa da torcida.
Barroca não confirmou a equipe que começa o jogo mas sinalizou algumas mudanças em relação ao time que venceu o Sol de América na quarta-feira. A base do time é a mesma com as seguintes modificações. Marcelo Benevenuto entra na vaga de Joel Carli que cumpre suspensão e Luiz Fernando assume o lugar de Erik no ataque que não joga por impedimento contratual.
Calendário de jogos do Botafogo no Brasileirão. Dia 29 o time ainda enfrenta o Sol de América pela Copa Sul-Americana. (App do Botafogo) |
Por outro lado, Diego Souza está mantido como homem mais avançado do esquema, apesar do baixo rendimento nas últimas partidas e da ausência de gols. O atacante perdeu duas oportunidades claras contra o Sol de América. Diego Souza marcou apenas uma vez desde que chegou ao clube. Foi dele o gol de abertura da goleada de 4 a 1 sobre a Portuguesa no Campeonato Carioca.
Rodrigo Pimpão, que seria mais uma opção no banco de reservas, não se recuperou de uma entorse no tornozelo esquerdo e fica fora do jogo.
Já o adversário, deverá ter força máxima nesse sábado após poupar os titulares na vitória sobre o Sampaio Corrêa, quarta-feira, pela Copa do Brasil. Se o volante Felipe Melo está suspenso, Gustavo Scarpa deve ser a novidade depois de se recuperar de uma torção de tendão que o tirou dos últimos jogos.
O time comandado por Felipão busca a quarta vitória consecutiva para seguir na liderança do campeonato e manter uma invencibilidade histórica de 28 jogos no Brasileirão. Por sua vez, o Botafogo, modesto e desfalcado, estará lá para impedir tal façanha lembrando que o mando de campo é do Alvinegro uma vez que a partida estava marcada para o Nilton Santos e foi transferida para às 16h no Mané Garrincha por opção do clube. Por acordo, cada time terá uma cota fixa de 650 mil mais despesas com viagens e hospedagem pagas pelo promotor do jogo.
Depois de enfrentar quatro tricolores nas quatro primeiras rodadas do Brasileiro, o Palmeiras é o segundo Alviverde no caminho do Botafogo. Perdemos para o Goiás no domingo passado mas queremos vencer o Palmeiras amanhã. Você acredita torcedor?
Em caso de vitória, o Alvinegro volta a brigar pelo G-6 de onde foi desalojado na última rodada e poderá confirmar o segundo melhor começo de campeonato na era dos pontos corridos.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-RJ X PALMEIRAS-SP
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 25 de maio de 2019 (Sábado)
Horário: 16h(de Brasília)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Clovis Amaral da Silva (PE)
Árbitro de Vídeo: Adriano Milczvski (PR)
BOTAFOGO: Gatito Fernández, Fernando, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Gilson; Cícero, João Paulo, Alex Santana e Leo Valencia; Luiz Fernando e Diego Souza
Técnico: Eduardo Barroca
PALMEIRAS: Weverton, Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Bruno Henrique e Gustavo Scarpa; Zé Rafael, Dudu e Deyverson
Técnico: Luiz Felipe Scolari