Jogo a jogo! Mais uma final! #VamosFOGO (@BotafogoOficial) |
A partida de hoje contra o campeão gaúcho e atual campeão da Libertadores no Nilton Santos, tem início marcado para às 16h e marca a abertura da terceira rodada do Campeonato Brasileiro.
Eis a tabela do Brasileirão após a 2ª rodada! Com quatro pontos
o Botafogo ocupa apenas a 14a. posição (@FoxSportsBrasil) |
Fizemos um bom jogo contra o forte Palmeiras mesmo sem contar com quatro titulares - João Paulo, Moisés, Luiz Fernando e Renatinho -, além de Leandro Carvalho que era a primeira opção para o ataque e vinha jogando pela direita.
Foi um primeiro tempo organizado e propositivo. Merecíamos ter saído na frente mas a falta de pontaria dos nossos atacantes não permitiu*. No segundo, fomos surpreendidos com o gol de Guerra em falha de Rabello. O zagueirão se deixou driblar facilmente por Dudu no meio da área mas teve forças o bastante para buscar o empate marcando de cabeça no finalzinho.
*A falta de pontaria de nossos atacantes nessa temporada chama a atenção. Para se ter uma ideia, nos últimos sete jogos marcamos oito vezes e dessas, apenas três foram por meio dos atacantes. Já marcamos duas vezes no Brasileiro, mas os goleadores foram Rabello e Lindoso.
Em noite de milagres de Gatito, Everton Felipe abriu o placar
para o @sportrecife, mas aos 48 do 2º tempo Lindoso empatou para o @botafogooficial! |
Mesmo com o adversário em crise e com um goleiro de 21 anos que estreava na Serie A e havia feito apenas uma partida como profissional, o Alvinegro quase não finalizou em gol e quando o fez, Lindoso empatou o jogo já nos acréscimos da partida.
Valentim escolheu uma estratégia equivocada que priorizava o jogo pelos flancos e isso tirou a única arma que tínhamos - o congestionamento pelo meio com nossos três volantes. Com isso, o Sport deitou e rolou pelo setor e Gatito, o destaque da partida, teve que se virar pra sair ileso do bombardeio. O paraguaio só foi vencido aos 39' do segundo tempo quando, num contra-ataque, Everton cortou Ezequiel pela direita e deu um tiro certeiro que ainda desviou em Bochecha antes de morrer no canto esquerdo. O Sport finalizou 20 vezes e criou quatro chances claras de gol.
Além de um ponto improvável na tabela dado às circunstâncias que se apresentaram no jogo, o empate no finalzinho serviu como prêmio à atuação majestosa de Gatito.
Como se vê, o time ainda oscila muito entre uma partida e outra e consegue ir do céu ao inferno numa mesma semana ou mesmo dentro do próprio jogo. Ainda falta uma regularidade que dê confiança ao torcedor alvinegro. O jogo contra o Sport Recife foi bem diferente do que prevíamos. Veja no nosso post de pré-jogo: Depois do empate animador contra o Palmeiras, Botafogo busca a primeira vitória contra o Sport no Recife...
O certo é que, para o compromisso de hoje, Valentim não contará com Gatito que teve agravada uma contusão nos ligamentos do pulso direito e fica de fora por um mês. Como o treinador já não podia contar com João Paulo que passou por cirurgia, Leandro Carvalho recém operado dos meniscos, Marcelo com problemas no joelho, Moisés que continua em tratamento de uma torção no tornozelo e Luiz Fernando ainda na transição, a esperança é pela volta de Renatinho que treinou durante toda a semana e foi relacionado. Outra opção ansiosamente aguardada pela torcida seria a presença de Aguirre, que passou a treinar com o grupo no início da semana mas, ainda fora de ritmo, teve a estreia adiada para a próxima semana quando enfrentamos o Cruzeiro em Belo Horizonte.
Veja a nossa sequência de jogos no Campeonato Brasileiro, terminando com o 2o. jogo contra o Audax Italiano pela Sul-Americana:
16/04 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 20:00
BOT 1×1 PAL
23/04 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 20:00
SPO 1×1 BOT
28/04 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 16:00
BOT × GRE
06/05 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 16:00
CRU × BOT
09/05 - COPA SUL-AMERICANA - 21:45
BOT × AUD
Dessa forma, Jefferson volta ao gol alvinegro com a zaga sendo montada com Marcinho, Carli, Rabello e Gilson. Do meio pra frente paira uma dúvida sobre quem deixaria o time para dar vaga a Renatinho. O mais provável é que a escolha recaia sobre Bochecha que fez uma grande partida contra o Palmeiras depois de longo tempo se recuperando mas não reeditou a atuação contra o Sport na segunda-feira. Dessa forma teríamos Lindoso, Matheus Fernandes e Renatinho, com Pimpão, Brenner e Valencia mais à frente já que nem Luiz Fernando e nem Aguirre foram liberados para o jogo.
O Botafogo fez um último treinamento na sexta-feira mas, como de praxe, Valentim não revelou a escalação. Em entrevista que antecedeu à prática, o treinador manteve o mistério sobre as presenças de L. Fernando e Aguirre posteriormente descartadas.
Vamos aguardar e torcer juntos pela primeira vitória contra um adversário assim avaliado por ele: " O Grêmio é um time de muita qualidade, muito bem treinado, que vem fazendo bem as competições que joga. Na minha opinião é um dos times fortes para esse título, grande candidato, colocaria entre os três" mesmo com a tendência de que Renato Portaluppi mande a campo um time misto já que tem compromisso importante pela Libertadores na próxima terça-feira.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-RJ X GRÊMIO-RS
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28 de abril de 2018 (Sábado)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)
BOTAFOGO: Jéfferson, Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Gilson; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, Renatinho (Bochecha) e Leonardo Valencia; Rodrigo Pimpão e Brenner
Técnico: Alberto Valentim
GRÊMIO: Paulo Victor, Leonardo Moura, Paulo Miranda, Bressan e Marcelo Oliveira; Michel, Jailson, Cícero, Alisson e Maicosuel; André
Técnico: Renato Gaúcho
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)
BOTAFOGO: Jéfferson, Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Gilson; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, Renatinho (Bochecha) e Leonardo Valencia; Rodrigo Pimpão e Brenner
Técnico: Alberto Valentim
GRÊMIO: Paulo Victor, Leonardo Moura, Paulo Miranda, Bressan e Marcelo Oliveira; Michel, Jailson, Cícero, Alisson e Maicosuel; André
Técnico: Renato Gaúcho