sábado, 27 de junho de 2020

Sob protesto, BOTAFOGO volta a campo neste domingo pelo Campeonato Carioca (ATUALIZADO)




Botafogo de Futebol e Regatas O Botafogo é contra o retorno 
dos jogos nesse momento da pandemia, foi até ao limite,

 mas respeita a justiça desportiva. Hoje tem jogo, vamos em
 respeito ao Botafogo, à camisa e à torcida. #VamosFogo
Depois de 105 dias parado, sem disputar uma partida por conta da pandemia do Corona vírus, o Botafogo volta a campo nesse domingo (28/06), sob protesto, para enfrentar a Cabofriense em jogo válido pela 4a. rodada da Taça Rio - 2o. turno do Campeonato Carioca. O jogo está programado para às 11h no Nilton Santos sem a presença da torcida e marca a reabertura do estádio que esteve, pelo mesmo período, fechado para competições.

A última vez que o clube entrou em campo foi em 15 de março, no empate em 1 a 1 com o Bangu pela mesma competição.

Nas idas e vindas da polêmica volta do campeonato patrocinado pela FERJ, contra todos os outros integrantes, Botafogo e Fluminense se mantiveram unidos na tese de que a volta às atividades era precipitada em razão do número crescente de casos e mortes pela COVID-19 na cidade e entram em campo sob protesto, cada um a seu modo, após decisão do STJD a quem recorreram para a remarcação de datas dos jogos determinadas por intransigência da Federação. Com todo o imbróglio, os dois clubes só tiveram uma semana de preparo desde a decisão judicial. Diga-se por oportuno, que o Fluminense fará o seu jogo contra o Volta Redonda (19h) também no Nilton Santos, fugindo do Maracanã que abriga ao lado um hospital de campanha montado pela Prefeitura para o acolhimento de pacientes da COVID.

O último ato dessa balbúrdia autoritária foi a suspensão do técnico Paulo Autuori que havia sido punida preventivamente pelo TJD-RIO por declarações contra a mesma Federação, ato desfeito no sábado pelo órgão superior do desporto que concedeu liminar ao Glorioso anulando a suspensão. Com isso, Autuori poderá comandar a equipe na beira do campo como reza a profissão. Em manifestações nas redes sociais, as declarações do técnico tiveram ampla aprovação da torcida que se mostrou indignada com a tentativa do Tribunal de intimidar e calar o treinador.



MANIFESTO DO BOTAFOGO NA SUA PÁGINA: Ser Botafogo é orgulho. Orgulho de defender vidas, orgulho de lutar contra o preconceito, orgulho de estar do lado certo da história.

O Botafogo entra em campo neste domingo de luto. O clube jogará com um uniforme preto especial, em solidariedade a vítimas da Covid-19 e em apoio ao combate contra o racismo. Na camisa, estarão as mensagens "Vidas Negras Importam" e "Obrigado profissionais na linha de frente contra a Covid-19".

A camisa do uniforme número 2 de jogo do Botafogo está em pré-venda no site www.serbotafogoeorgulho.com, atendendo a pedidos de torcedores, com parte da receita revertida para a Educafro. Sócios receberão cupom de desconto por e-mail. Os envios das camisas serão realizados a partir de 13/07.


Dito isso, passemos para o provável time que entra em campo daqui a pouco. Sem poder contar com alguns atletas que se juntaram ao grupo posteriormente, como foram os casos do goleiro Gatito (retido no Paraguai e que só hoje treinou com o grupo), do zagueiro Kanu e do volante Caio Alexandre (não cumpriram a carga plena de treinamentos), todos com condições técnicas de figurarem no time titular, Autuori deve mandar a campo a seguinte formação: Diego Cavalieri; Marcelo Benevenuto, Ruan Renato, Cícero e Danilo Barcelos; Alex Santana, Honda e Bruno Nazário; Luis Henrique, Pedro Raul e Luiz Fernando.


Essa estrutura de time dá pistas de que o técnico não anda muito satisfeito com o rendimento de seus laterais pela direita, Fernando e Barrandeguy, improvisando Benevenuto na posição se o esquema for o 4-3-3. Cabe lembrar que Marcinho, outro especialista da posição, se encontra em fase de transição após longo período ausente por ter passado por cirurgia no joelho e ainda não está à disposição. Com o deslocamento do nosso melhor zagueiro para a lateral, o escolhido para a vaga aberta foi o veterano Cícero (jogador muito contestado pela torcida) que forma a dupla de zaga com Ruan Renato que, por sua vez, atuou muito pouco desde que chegou ao clube no começo da temporada. Teremos, portanto, uma dupla de zaga, no mínimo, temerosa. Na esquerda, Danilo Barcelos ganha a preferência do treinador, possivelmente pela sua condição física, dita superior.

Sem Caio Alexandre em plenas condições, o atacante Luiz Fernando, que fazia uma boa jornada de recuperação no começo da temporada, volta ao time jogando como extremo pela direita enquanto o meio será preenchido pelo volante Alex Santana e os dois meias Honda e Bruno Nazário. Lá na frente, sem surpresas, Luiz Henrique e Pedro Raul fecham o onze alvinegro pra amanhã.

Com dois jogos pela frente, o Botafogo ainda busca a segunda colocação do Grupo A (o time da Gávea lidera o grupo) que lhe garantiria uma vaga nas semifinais da Taça Rio. O Alvinegro soma 4 pontos assim como a Portuguesa, três a menos que o Boavista que ocupa a segunda posição.

Tabela do Grupo A - Campeonato Carioca (https://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/)

Sobre o equipe adversária, pouco sabemos. A Cabofriense sofreu três derrotas consecutivas nesse turno, ainda não venceu é ocupa a lanterna do grupo.



FICHA TÉCNICA


BOTAFOGO X CABOFRIENSE


Local: estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28 de junho de 2020, domingo
Hora: 11h (de Brasília)

Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Michael Correia

BOTAFOGO: Diego Cavalieri; Marcelo Benevenuto, Ruan Renato, Cícero e Danilo Barcelos; Alex Santana, Honda e Bruno Nazário; Luis Henrique, Pedro Raul e Luiz Fernando
Técnico: Paulo Autuori

CABOFRIENSE: George, Watson, Victor Silva, Lucas Cunha, Igor e Nick; Victor Feitosa, Kaká Mendes e Gama; Max e Rincón
Técnico: Luciano Quadros




Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar!



 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com