sábado, 7 de abril de 2018

Domingo é dia de final! Pra cima deles, Fogão!





Domingo é dia de final! Hora de luta máxima pelo campeonato! 
Com portões abertos e festa da torcida, o Botafogo fez na tarde deste sábado, no Nilton Santos, o último treino antes do duelo decisivo contra o Vasco pelo Cariocão 2018. O clima no estádio ficou mágico, com direito a bandeiras, sinalizadores e canto forte na "bancada", como a muito não se via.

A decisão está marcada para às 16h de domingo, no Maracanã, com mando do adversário mas ingressos divididos entre as duas torcidas. Por terem vencido a primeira partida por 3 a 2 no Nilton Santos, os Cruzmaltinos jogam com a vantagem do empate. Os Alvinegros vão precisar vencer esse segundo jogo para se sagrarem campeões: na disputa de pênaltis, caso a diferença seja de um gol no tempo normal e de forma direta caso a diferença seja de dois ou mais (o que esperamos). A sorte está lançada com o prenúncio de um grande jogo no Maraca que deve estar lotado. Todos os ingressos colocados à venda, cerca de 54 mil, estão nas mãos dos torcedores (ou cambistas - só amanhã saberemos).


Veja a sequencia de jogos do Botafogo, começando pelo clássico decisivo contra o Vasco neste domingo:

08/04 - CAMPEONATO CARIOCA - 16:00
VAS × BOT

12/04 - COPA SUL-AMERICANA - 19:15
AUD × BOT

16/04 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 20:00
BOT × PAL

23/04 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 20:00
SPO × BOT

28/04 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 16:00
BOT × GRE

06/05 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 16:00
CRU × BOT

09/05 - COPA SUL-AMERICANA - 21:45
BOT × AUD


Time e torcida em uma mesma sintonia. A final já começou!
 #JuntosPeloTítulo: Vitor Silva/SS Press/BFR 

(Botafogo de Futebol e Regatas)
Botafogo e Vasco já se enfrentaram três vezes nessa edição do Carioca com três placares de 3 a 2. A primeira, na partida de encerramento do 2o. Turno (Taça Rio) com vitória vascaína. Esse foi o jogo em que João Paulo deixou o campo com uma fratura na perna provocada por entrada maldosa do atacante Rildo. Mesmo atordoado com o ocorrido, o Glorioso conseguiu reverter a desvantagem de dois gols. Rodrigo Lindoso e Brenner empataram para o Bota, mas Paulinho fez o gol da vitória vascaína no final do 2o. tempo. Mesmo assim o Botafogo se classificou para as semifinais da Taça Rio e enfrentaria o Vasco novamente. Nessa segunda partida o Botafogo deu o troco. O Vasco marcou dois gols pelo alto com Erazo e Riascos enquanto Luiz Fernando e Brenner marcaram para o Fogão. No final, Rabello fez de cabeça o gol que garantiu o Bota na final da Taça Rio contra o Fluminense. Três dias depois, o Bota bateu o Flamengo e se classificou para a final, dessa vez do campeonato, jogando novamente contra o Vasco que havia superado o Fluminense na outra semi. Na terceira partida entre os dois adversários, domingo passado, pelas finais do Carioca, o Vasco levou a melhor com outro 3 a 2. O Alvinegro saiu na frente, levou a virada e igualou o placar em 2 a 2 ainda no primeiro tempo. Quando tudo indicava um empate no final, Andrés Ríos marcou para o Vasco aproveitando um deslise da defesa alvinegra  no último ato da partida.

Esse pequeno histórico já diz o que teremos no duelo decisivo de domingo. E o criticado Campeonato Carioca, que se arrasta desde a metade de janeiro, teve nos clássicos decisivos a sua redenção. Veja o que escrevemos sobre o tema no post de pré-jogo da semana passada: Botafogo e Vasco iniciam, no Nilton Santos, o duelo pelo título Carioca...   



Quem leva vantagem em decisões (Arte: SporTV)
Sem poder contar com Rodrigo Lindoso que levou o terceiro amarelo (o mesmo acorreu com Wellington, volante vascaíno), Valentim quebrou a cabeça nos treinamentos da semana para achar o substituto do volante que vinha jogando mais adiantado desde que passou a cumprir a função tática de João Paulo. Não sabemos quem será o escolhido para a missão já que as alternativas são pouco consistentes. Matheus Fernandes está voltando de fissura no dedão do pé que o deixou afastado dos treinamentos desde o 1o. turno; Bochecha veio de cirurgia que o afastou ainda no primeiro semestre do ano passado e não fez nenhum jogo no campeonato; Leandrinho que, a exemplo de Bochecha, passou por cirurgia no joelho e só agora voltou aos treinamentos com o grupo e; Dudu Cearense que só voltou essa semana após passar por cirurgia de apêndice. Se a solução não vier daí, as alternativas ficam por conta da improvisação de Marcelo Benevenuto como volante (ou 3o. zagueiro) ou ainda o recuo de Renatinho para a entrada de outro meia que pode ser Marcos Vinícius. Essas são alternativas de Valentim. Existem outras? Já recuperado de um desconforto na coxa, Kieza briga com Brenner para voltar ao time titular.

Da forma que for, o time precisa fazer uma partida (quase) perfeita para bater o adversário que nos parece um pouco mais consistente por ter mais tempo jogando junto sob o comando de Zé Ricardo. Porém, um detalhe pode influenciar no resultado final de domingo. O Vasco vem de um jogo duríssimo no meio de semana contra o Cruzeiro, pela Libertadores, em Belo Horizonte, e pode sentir o ritmo da partida. Além disso, o clube da colina tem desfalques importantes. Além do volante Wellington, o atacante Paulinho se lesionou na partida de quarta-feira e vai passar por procedimento cirúrgico enquanto Giovanni Augusto, que se lesionou na última partida contra o próprio Botafogo, deve ficar mais duas semanas afastado dos gramados. Em compensação, o goleiro Martin Silva e o meia Pikachu estão confirmados e atravessam boa fase nesses jogos decisivos. Olho neles!


FICHA TÉCNICA
VASCO X BOTAFOGO


Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 8 de abril de 2018 (Domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Rodrigo Henrique Corrêa (RJ) e Thiago Corrêa Farinha (RJ)

VASCO: Martín Silva, Rafael Galhardo, Paulão, Erazo e Fabrício; Leandro Desábato, Evander, Yago Pikachu e Wágner; Thiago Gualhardo (Andrés Ríos) e Riascos
Técnico: Zé Ricardo

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Moisés; Marcelo, Matheus Fernandes e Renatinho; Luiz Fernando, Leo Valencia e Brenner
Técnico: Alberto Valentim

Se chegamos até aqui, é pra sermos campeões!

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com