Chamada para o jogo contra a Ponte, na Arena (Botafogo Oficial) |
A vitória em casa será fundamental para as pretensões do clube na próxima temporada. Se passar pela Ponte hoje, na Ilha, e o Corinthians não vencer o Atlético-PR em Itaquera, a vaga na Libertadores estará garantida e as perspectivas mudam pra 2017.
Os ingressos pra festa da classificação estão garantidos. Quem vai? |
Para ter a casa cheia no jogo de despedidada da Ilha, a Diretoria fez promoção no preço dos ingressos com entradas a partir de R$ 10 (meia). Cerca de 8 mil ingressos foram adquiridos antecipadamente e às vendas continuam neste sábado nos postos e no local do jogo. Acesse o link e saiba de mais detalhes: https://t.co/VeHufd9Qyt
Como nos jogos anteriores, Jair terá dificuldades para armar a equipe em razão de desfalques importantes na defesa. Além de Alemão (contundido), Carli e Emerson Silva cumprem suspensão por terem levado o terceiro cartão amarelo no jogo contra o Palmeiras. Mesmo sem dar pistas sobre a escalação, a tendência é que Renan Fonseca forme dupla com Emerson Santos e Marcinho da base ou Vitor Luis improvisado, apareçam na vaga de Alemão. Com isso, Diogo Barbosa assumiria a sua posição original pela esquerda.
No meio, a situação se ameniza com a volta de Airton e Bruno Silva que devem compor o tripe de volantes com Lindoso. No ataque, Sassá pode pintar ao lado de Neilton, ocupando a vaga de Pimpão.
Apesar de derrotado, o Botafogo fez um bom jogo contra o Palmeiras em São Paulo o que aumenta a esperança de um bom desenpenho hoje contra a Ponte. Do jeito que for, mais do que nunca temos que pressionar a Macaca em seu próprio campo até abrirmos o placar, e depois... Bem, depois é "jogar o jogo" até ele acabar.
O Botafogo caiu de produção nas últimas rodadas e um das causas pode estar relacionada a incerteza de alguns jogadores sobre a permanência no clube em 2017. É o caso de Sidão, Alemão, Vitor Luis, Diogo Barbosa e Neilton que ainda não tem suas situações definidas para a próxima temporada. Para se ter uma ideia, conseguimos apenas uma vitória nos últimos cinco jogos. Empatamos duas e fomos derrotados outras duas nesse período. O ataque completou a quarta partida sem marcar um gol e a zaga, que vinha sendo o sustentáculo do time no returno, voltou a apresentar falhas levando três gols nos últimos dois jogos.
Após o encerramento da 36a. rodada, o prejuízo do Botafogo foi grande já que os concorrentes diretos pelo G6 venceram seus jogos.
Com 55 pontos, o Glorioso perdeu a 5a. colocação para o CAP que tem a mesma pontuação mas está à frente pelos critérios de desempate. Agora em sexto, o Alvinegro viu o Corinthians encostar na sétima colocação com 54 pontos. Em seguida vem o Grêmio em oitavo com 53 e a Chape em nono com 52. Faltando dois jogos para o final, todos ameaçam a nossa vaga no G6 que há duas rodadas parecia certa.
Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html
Infográfico com o aproveitamento do Botafogo com 36 jogos disputados (Gazeta Esportiva) |
Enfrentamos a Ponte Preta em casa e encerramos a participação no campeonato contra o Grêmio lá no sul.
Com relação as vagas no torneio continental, Palmeiras, Santos, Flamengo e Atlético-MG já garantiram vaga. Das que restam no G6, o Atlético-PR subiu para 74% de possibilidades e trocou de posição com o Botafogo que viu suas chances passarem de 86% para 72%. Mesmo com a queda, continuamos bem à frente do Corinthians com 27%, Grêmio com 23% e Chapecoense com 4%, nossos concorrentes diretos pela vaga.
Hoje é vencer ou vencer!
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-RJ X PONTE PRETA-SP
Local: Arena Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 26 de novembro de 2016, Domingo
Horário: 20h(de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Adailton Fernando Menezes (GO)
BOTAFOGO: Sidão, Marcinho, Emerson Santos, Renan Fonseca e Víctor Luís; Aírton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso (Diogo Barbosa) e Camilo; Neilton e Sassá (Rodrigo Pimpão)
Técnico: Jair Ventura
PONTE PRETA: Aranha, Nino Paraíba, Douglas Grolli, Antônio Carlos e Breno Lopes; João Vitor, Matheus Jesus e Ravanelli; Rhayner, Clayson e Pottker
Técnico: Eduardo Baptista