Torcida do Botafogo na Arena da Ilha, uma parceria que deu certo e alavancou o time (Internet) |
Para ter a casa cheia no jogo de despedida da temporada no Rio, a Diretoria resolveu fazer promoção nos valores dos ingressos tornando-os acessíveis em todos os setores da Arena, com entradas a partir de R$ 10 (meia). Acesse o link e saiba de mais detalhes sobre as vendas: https://t.co/VeHufd9Qyt
De minha parte, já estou com viagem marcada para Rio e estarei na Arena ao lado dos amigos de camisa empurrando o time para a conquista dessa vitória que pode garantir a vaga na Libertadores.
Depois da folga de um dia, na segunda, os jogadores fizeram um trabalho coletivo nesta terça, em campo reduzido. Sem a presença de Camilo, Emerson (poupados) e Alemão (com torção no tornozelo), a novidade ficou por conta da presença de Bruno Silva que desfalcou o time nos últimos dois jogos e, recuperado de uma virose, voltou a trabalhar com o grupo.
Após o treino a delegação seguiu para o Cefat, em Várzea das Moças, Niterói (RJ), onde permanece em regime de concentração até a sexta-feira, véspera do jogo decisivo contra a Macaca - a vitória em casa é fundamental para as nossas pretensões na próxima temporada. Se ela vier contra a Ponte e o Corinthians não vencer o Atlético-PR a rodada, a classificação estará garantida e o segundo grande objetivo, alcançado.
O lateral Alemão, que sofreu uma entorse no tornozelo após uma entrada criminosa do lateral palmeirense Zé Roberto estranhamente ignorada pelo árbitro, fará exames à noite e em seguida se juntará aos companheiros na concentração.
Pra variar, Jair terá dificuldades para armar a equipe com desfalques importantes no setor de defesa. Além de Alemão (contundido), Carli, Emerson Silva, Leandrinho e Fernandes foram advertidos com cartões no jogo de sábado e cumprem suspensão. No meio, a situação se ameniza com a volta de Airton enquanto Victor Luís deve ocupar à sua posição na lateral. Com isso, o time provável para sábado teria Sidão, Alemão (Diego ou Marcinho), Renan Fonseca, Emerson, Victor Luís; Airton, Lindoso, Bruno Silva (Diogo Barbosa), Camilo; Neilton e Pimpão (Sassá).
Apesar de derrotado, o Botafogo vem de um jogo emblemático contra o Palmeiras na casa deles que aumenta a esperança de um bom desenpenho também contra a Ponte na próxima rodada. Mesmo desfalcado, fez um jogo consistente contra o líder do campeonato e por pouco não voltou ao Rio com um bom resultado. Veja quais eram as nossas expectativas na resenha de pré-jogo: Blog do FelipaoBfr: Botafogo enfrenta o Palmeiras em Sampa pensando em...
A diferença de capacidade dos elencos é imensa e ficou bem evidenciada nesse jogo, e mesmo assim, em muitos momentos da partida, igualamos o desempenho na base da vontade. Apesar do domínio territorial do Porco, estivemos mais perto de abrir o placar e sucumbimos com o gol bobo do baixinho Dudu, com a nossa zaga falhando individual e coletivamente, principalmente Emerson que, deslocado para a lateral, deu espaço em demasia para Gabriel Jesus que trabalhou a jogada sem ser importunado e Carli que, muito mal posicionado, permitiu a cabeçada do nanico para o gol.
Alguns dos números da partida bem demonstram o que foi o jogo. Posse de bola: Palmeiras 64,5% e Botafogo 35,5%; Finalizações certas: Palmeiras 5 e Botafogo 6; Finalizações erradas: Palmeiras 12 e Botafogo 11 e por aí vai...
O Botafogo caiu de produção nas últimas rodadas e um das causas pode estar relacionada à queda de concentração de alguns jogadores que vivem a incerteza da permanência ou não no clube em 2017. É o caso de Sidão, Alemão, Vitor Luis, Diogo Barbosa, Neilton e talvez Sassá, que ainda não tem suas situações definidas para a próxima temporada. Para se ter uma ideia, conseguimos apenas uma vitória nos últimos cinco jogos. Empatamos duas vezes e fomos derrotados mais duas nesse período.
Com mais essa derrota, o time não conseguiu reverter o viés de baixa após permanecer invicto por sete rodadas. O ataque completou a quarta partida sem marcar e a zaga, que vinha sendo o sustentáculo do time no returno, voltou a apresentar falhas levando três gols nos últimos dois jogos.
Tabela atualizada no fechamento da 35a. rodada. Botafogo permanecena 5a. posição (SporTV) |
Após o encerramento da 36a. rodada, o prejuízo do Botafogo com a derrota para o Líder foi grande já que os concorrentes diretos ao G6 venceram.
Patinando nos 55 pontos, o Glorioso perdeu a 5a. colocação para o CAP que tem a mesma pontuação mas está à frente pelos critérios de desempate. Agora em sexto, o Alvinegro viu o Corinthians encostar na sétima colocação com 54 pontos. O Grêmio está em oitavo com 53 e a Chape em nono com 52. Faltando dois jogos para o final, todos ameaçam a nossa vaga que há duas rodadas parecia certa.
Patinando nos 55 pontos, o Glorioso perdeu a 5a. colocação para o CAP que tem a mesma pontuação mas está à frente pelos critérios de desempate. Agora em sexto, o Alvinegro viu o Corinthians encostar na sétima colocação com 54 pontos. O Grêmio está em oitavo com 53 e a Chape em nono com 52. Faltando dois jogos para o final, todos ameaçam a nossa vaga que há duas rodadas parecia certa.
Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html
Tabela demonstrativa das chances de título e G6 após a 36a. rodada (SporTV) |
Ainda temos pela frente a Ponte Preta em casa e encerramos a participação contra o Grêmio, que está envolvido na disputa do título da Copa do Brasil com o Atlético-MG, jogando fora.
Com relação as vagas no torneio continental, Palmeiras, Santos, Flamengo e Atlético-MG já garantiram vaga. Dsa que restam no G6, o Atlético-PR subiu para 74% de possibilidades e trocou de posição com o Botafogo que viu suas chances passarem de 86% para 72%. Mesmo com a queda, continuamos bem à frente do Corinthians com 27%, Grêmio com 23% e Chapecoense com 4%, nossos concorrentes diretos pela vaga.
Por enquanto é isso...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem-vindo... Participe!