quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Retrospectiva 2017: o ano em que o Botafogo começou empolgando a torcida e terminou numa completa decepção






Caros amigos alvinegros, estamos na contagem regressiva para o encerramento de mais um ano. É comum nessa época as pessoas e instituições fazerem um balanço de suas atividades avaliando o que foi feito com o intuito de corrigir rumos e planejar ações mais eficazes para o ano que se avizinha. Com a gente aqui do blog não poderia ser diferente.

O Blog do FelipaoBfr (http://felipaodf.blogspot.com.br/) não é uma uma empresa e nem tanto uma instituição que deva prestar contas aos seus associados ou investidores. Somos apenas um veículo de comunicação sem fins lucrativos, dirigido por um torcedor alvinegro que resolveu manifestar o seu botafoguismo escrevendo. E foi com esse propósito que criamos esse espaço onde acompanhamos, descrevemos e opinamos sobre os assuntos que envolvem o Glorioso, mantendo sempre o respeito à instituição e interagindo de forma responsável com os leitores.


Veja a nossa retrospectiva de 2017 e relembre o que foi destaque aqui no ano que se finda. Um ano em que, após a queda na fase de quartas de final da Libertadores para o Grêmio que acabou vencendo a competição e na semifinal da Copa do Brasil para o Flamengo, vice-campeão do Cruzeiro, o grande objetivo do Botafogo passou a ser a conquista de uma vaga para o torneio continental como havia ocorrido em 2016, o que acabou não acontecendo depois do time ter passado a maior parte do campeonato entre os seis primeiros colocados. Um descompasso na condução do grupo na reta final por parte da direção do clube e do comando técnico colocou tudo a perder.

O técnico Jair Ventura, aclamado pelo imprensa mas muito questionado pela torcida pela condução equivocada do grupo na reta final do Brasileirão, assim resumiu o nosso ano: "Resumo o ano em duas partes. Dez meses maravilhosos e um mês muito ruim. Nos primeiros dez meses passamos pela Pré-Libertadores, primeiro lugar na fase de grupos, oitavas de final e paramos nas quartas para o atual campeão da América. Não lembro de uma equipe que tenha feito jogo tão duro contra o Grêmio. Fomos até a semifinal da Copa do Brasil. Saímos por causa do drible do Berrío. Estudo muito os adversários, mas foi um drible que ninguém nunca tinha visto. Nos custou a vaga."

Pois bem, no ar desde 19.03.13, colecionamos mais de 753 posts publicados ao longo desse tempo. Só esse ano já foram 92 abordando o dia-a-dia do clube e propondo temas para discussão entre os torcedores. Já são mais de 395 mil visitas desde a primeira publicação o que dá bem a dimensão que o espaço tomou nesse espaço de pouco mais de quatro anos. São leitores de várias partes do mundo. Do Brasil com 214.260 acessos, Estados Unidos com 127.503, Eslováquia com 15.477, Rússia com 4.297, Alemanha com 4.215, Holanda com 3.549, França com 2.846, República Tcheca com 1.362, com Malásia 1.284, China com 845 entre os dez mais cotados. Agradeço a todos por isso.


Em homenagem aos leitores que acessaram o blog ao longo desse ano, resolvemos publicar o TOP 5 com as matérias mais acessados no ano, como fizemos no ano passado com sucesso:

1- A campeã delas, com 5.660 acessos, foi publicado em 12.05 e tratava da preparação do time para o a estreia no Campeonato Brasileiro contra o Grêmio depois de ter enfrentado em 02.05 o Barcelona de Guayaquil pela fase de grupos da Libertadores e ser derrotado pelos equatorianos em pleno Nilton Santos. Na ocasião, os times disputavam a liderança do Grupo (1) e a consequente classificação antecipada para a próxima fase da competição. Clique no link e veja:

Botafogo ajusta time para a estreia no Brasileirão, domingo, contra o Grêmio


O Botafogo voltou a treinar ontem no campo anexo do Estádio Nilton Santos se preparando para a estreia no Campeonato Brasileiro em Porto Alegre, contra o Grêmio.

Com o fim da participação no Campeonato Carioca e sem compromissos pela Libertadores e Copa do Brasil, o Glorioso ganhou onze dias de "descanso" até a estreia na maior competição nacional. Esse longo tempo sem jogos foi utilizado para a recuperação dos lesionados (mesmo assim, ainda temos algumas baixas para domingo), aprimoramento técnico e recondicionamento físico do elenco visando o restante da temporada que se apresenta duríssima nas três disputas em que o clube está envolvido... mais »


2- O vice-campeão dos posts mais lidos foi publicado recentemente, em 08.12 e teve 5.115 acessos rapidamente. Tratava da dispensa inesperada de um jogador da base, mais especificamente do time Sub-17, que havia participado da campanha vitoriosa de 2017 como titular da lateral-esquerda. Clique no link e saiba os motivos.

Com surpresa, jogador da base é dispensado pelo clube


Pelo jeito, a restruturação do elenco principal do Botafogo para a próxima temporada, iniciada antes mesmo do último jogo pelo Campeonato Brasileiro, contagiou as categorias de base. O jogador Pedro Basseto do sub-17, que participou da campanha vitoriosa desse ano - Campeão da Taça Rio e Vice do Campeonato Carioca - foi dispensado pelo clube no começo da semana. Segundo informações, com a alegação de que haviam muitos jogadores no Sub-20 e que o clube não iria utiliza-lo.

Isso pode ser o prenuncio de uma reformulação mais profunda também nas categorias de base, refletindo o momento de mudanças estruturais pelo qual passa o clube nesses tempos de contingenciamento de recursos, lembrando que.... mais »


3- O 3o. colocado, com 3.200 acessos, foi publicado no primeiro semestre do ano, mais precisamente no dia 15.04. O tema era a disputa da partida final da Taça Rio contra o Vasco no Nilton Santos com uma equipe formada entre jogadores não relacionados para a viagem à Medelin/ Guayaquil e alguns que retornaram ao Rio após a vitória contra o Nacional, em Medelin, e retornariam para a partida contra o Barcelona em Guayaquil. Clique no link e veja os detalhes:

Botafogo traz jogadores de Medellín e arma time forte para a decisão da Taça Rio contra o Vasco


Mesmo com o foco voltado para a Copa Libertadores onde faz campanha exemplar (*) e lidera o Grupo1 com 6 pontos, o Botafogo abre espaço em seu planejamento para a disputa do título da Taça Rio contra o Vasco no domingo depois de bater o Fluminense por 3 a 1 na semifinal disputado no fim de semana passado. Por acordo, o jogo decisivo será disputado às 16h no Estádio Nilton Santos com o mando compartilhado entre as equipes.

Sendo assim, o Glorioso teve que elaborar um plano mirabolante para trazer de volta ao Rio o seu técnico e mais nove jogadores que estavam em Medellín onde enfrentaram e venceram o Atlético Nacional, por 2 a 0, na noite da última quinta-feira pela segunda rodada do Grupo 1 do torneio continental. Esses atletas se juntaram aos que aqui permaneceram e formam a base da equipe que enfrentará os cruzmaltinos no clássico decisivo de domingo... mais »


4- O 4o. post mais acessado foi publicado em 22.04 e foi consultado 2.895 vezes. Nele fazíamos um relato das condições do time às vésperas da partida contra o Atlético Nacional, atual campeão da Libertadores, em Medelin, na Colômbia. Esse jogo antecedeu a partida decisiva contra o Vasco quando estaria em disputa a Taça Rio. Acesse o link e veja a manobra que a comissão técnica elaborou para atender os compromissos nas duas competições.

Com desfalques importantes, Botafogo se prepara para a batalha de Medellín


O Botafogo já está em Medellín onde enfrenta o Atlético Nacional na noite (21h45) desta quinta-feira (13) pela 2a. rodada da fase de grupos da Libertadores. Pelo mesmo grupo (1), o Barcelona de Guayaquil surpreendeu o Estudiantes na terça-feira vencendo os argentinos no Estádio Jorge Luis Hirschi por 2 a 0.

Na primeira rodada dessa fase, o Glorioso já havia vencido os argentinos por 2 a 1 no Estádio Nilton Santos enquanto o Atlético Nacional foi derrotado pelo Barcelona pelo mesmo placar no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, casa dos equatorianos. Com duas vitórias em dois jogos, o Barcelona lidera o Grupo 1 com seis pontos. O Botafogo permanece em segundo com três enquanto colombianos e argentinos continuam sem pontuar.... mais »


5- Fechando o Top 5 dos posts mais acessados (2.794 acessos) temos a matéria publicada em 06.05 que tratava dos preparativos do Botafogo para a estreia no Brasileirão. Após a derrota inesperada para o Barcelona de Guayaquil no Nilton Santos, a frustração da torcida era grande assim como a sua presença no estádio. Cerca de 34 mil torcedores atenderam ao chamado do clube. No final, resignados com o mal dia da equipe, aplaudiram o time na saída de campo em reconhecimento a bela campanha que vem fazendo no torneio. Clica e veja os desdobramentos:



Fora da disputa das finais do Cariocão, fato comemorado por grande parte dos torcedores nas redes sociais em razão do acúmulo de compromissos do clube nas últimas semanas, e sem mais compromissos pelas outras duas competições desse início de temporada - Libertadores e Copa do Brasil - o Botafogo ganhou onze dias de "descanso" até a sua estreia no Campeonato Brasileiro contra o Grêmio de Renato Gaúcho, dia 14, lá no sul.

Esse longo período sem jogos está sendo utilizado pelo clube para a recuperação dos lesionados (que não são poucos), aprimoramento técnico e recondicionamento físico dos jogadores visando o restante da temporada que se mostra duríssima com jogos em sequência nas três disputas em que o clube está envolvido... mais »


Pois bem, de lambuja, resolvemos acrescentar mais duas publicações que tiveram uma quantidade de visitas significativas como as anteriores, acima dos 2.200 acessos, e que valem a pena a leitura. Cliquem nos links e vejam:

6- (Publicado em 01 de julho, com 2.623 acessos)

Desgastado, Botafogo vai a SP com a missão de bater o Líder do Brasileirão


Depois de uma batalha duríssima na quinta-feira contra o Galo em que foi derrotado por 1 a 0 no Independência pela Copa do Brasil, o Botafogo tenta, mesmo desgastado fisicamente, retomar o caminho das vitórias enfrentando o Corinthians em Itaquera, no domingo, pela 11a. rodada do Brasileirão.

Apesar de, historicamente (*), fazer bons jogos contra o adversário, a tarefa não será nada fácil dessa vez já que o time paulista está invicto, lidera o campeonato com folga (tem 26 pontos contra 22 do Grêmio, segundo colocado) e vem de duas vitórias seguidas. Para se ter uma dimensão da campanha do Corinthians, são oito vitórias e dois empates em dez jogos pelo Brasileirão. Já o Botafogo, patina na tabela e foi derrotado em casa pelo Avaí que, até estão, segurava a lanterna da competição. Mais de 22 mil torcedores assistiram o vexame do time alvinegro no Nilton Santos... mais »


7- (Publicado em 14 de abril, com 2.272 acessos)

Deu onda! Botafogo bate o Campeão da Liberta e a euforia toma conta do torcedor


O Botafogo cumpriu ontem, em Medellín, uma jornada épica de sua história recente. Bateu o Atlético Nacional, atual campeão da Libertadores, por 2 a 0, no Estádio Atanasio Girardot, casa do adversário, em partida válida pela pela 2a. rodada da fase de grupos do torneio. O resultado - inesperado para a mídia especializada, contras e muitos alvinegros - quebrou tabus e é mais um ato de superação do time alvinegro na sequência de vitórias sobre adversários tradicionais.

Essa jornada pelo título inédito na competição começou no início de fevereiro com a disputa de vaga na segunda fase contra o Colo-Colo (campeão de 1991)... mais »



Pelo balanço das matérias ora apresentado, acreditamos ter feito um trabalho digno ao longo deste ano. Agradecemos o apoio de cada um dos mais de 105 mil visitantes do blog em 2017 e dos amigos que comentaram e compartilharam nossas matérias nas redes sociais. Isso nos incentiva a prosseguir no projeto que tem como principal objetivo exercer o nosso amor pelo Glorioso por meio das publicações a cada semana. De antemão, abro esse espaço para que outros torcedores possam expressar o mesmo amor pelo clube com textos próprios, publicando-os aqui.

Um grande Ano de 2018 a todos com votos de muita saúde e realizações. Que Deus ilumine nossos novos dirigentes, a nova comissão técnica e o grupo de jogadores para que conduzam nosso clube a um lugar de destaque no cenário nacional e internacional - quem sabe com a conquista de um título de expressão depois desses 22 anos de seca. E que, mesmo sem grandes perspectivas de investimentos, possam continuar recuperando a credibilidade da instituição tão aviltada nos últimos tempos.

Pessoalmente, depois de acompanhar a estreia do time na Libertadores desse ano contra o Colo-Colo- CHI, no Nilton Santos, espero poder retornar ao Rio com brevidade para acompanhar a estreia do time também na Sul-Americana, em alguns jogos do Campeonato Carioca, Copa do Brasil e Brasileirão. Te amo Fogo!


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Com surpresa, jogador da base é dispensado pelo clube




Pedro Basseto, lateral-esquerdo do Sub-17 com a camisa 
alvinegra (Imagem da internet)
Pelo jeito a restruturação do elenco principal do Botafogo para a próxima temporada, iniciada antes mesmo do último jogo pelo Campeonato Brasileiro, contagiou as categorias de base. O jogador Pedro Basseto do sub-17 que participou da campanha vitoriosa desse ano - Campeão da Taça Rio e Vice do Campeonato Carioca - foi dispensado pelo clube no começo da semana. Segundo informações, com a alegação de que haviam muitos jogadores no Sub-20 e que o clube não iria utiliza-lo.

Isso pode ser o prenuncio de uma reformulação mais profunda também nas categorias de base refletindo o momento de mudanças estruturais pelo qual passa o clube nesses tempos de contingenciamento de recursos. Cabe lembrar que, conforme noticiado pela imprensa, alguns atletas que atingiram o limite de idade da categoria Sub-20 subirão para o profissional no próximo ano. É o caso dos zagueiros Kanu e Helerson e do atacante Lucas Campos que serão integrados ao time de Jair Ventura na pré-temporada em Domingos Martins-ES. Yuri deverá ser aproveitado após voltar de empréstimo enquanto Gorne e Lindemberg podem ser emprestados a outros clubes. Isso sem falar em Ezequiel, o mais novo deles (19 anos), que encabeça a lista dos recém-promovidos. O atacante já fez sua estreia no time principal ao marcar um golaço no último jogo da temporada, no empate em 2 a 2 com o Cruzeiro.


Pedro Basseto se despediu do Botafogo pelas redes sociais 
(Imagem da internet)
O lateral esquerdo Pedro Basseto de 17 anos, é canhoto, tem 1,88 m e é natural do município de Colorado-PR. Segundo o site People Futebol, Pedro começou a carreira em 2015 atuando pela categoria sub-15 do PSTC de Londrina, clube formador da região norte do Paraná. Em seu primeiro ano no clube paranaense, o atleta já demonstrava alto rendimento jogando na lateral esquerda, sua posição de origem.

Basseto é um jogador versátil e forte que tem como principal característica um forte arremate nas faltas de média e longa distância. Apesar da pouca idade, passou pelas categorias de base do Avaí e do Cruzeiro antes de chegar ao Glorioso.


O atleta se despediu do clube ontem pelas redes sociais com uma postagem no twitter: Tanks @BotafogoOficial. Até logo, dando a entender que um dia pensa voltar ao clube.

Segundo fontes próximas do jogador, Basseto está abatido mas disposto a continuar batalhando na carreira. Está aberto à propostas e confiante que voltará a atuar por outro clube em breve.

Desejamos a melhor sorte do mundo ao ex-atleta alvinegro para que ele consiga levar adiante o sonho de se tornar um jogador de destaque no futebol brasileiro.

Se quiserem dar uma força para o atleta nesse momento, a conta dele no twitter é : @PedrooBasseto




Leia também: Bom dia Alvinegros

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Bom dia Alvinegros 🔥




Bom dia Alvinegros
O nosso Botafogo se despede da temporada no próximo domingo enfrentando o Cruzeiro no Nilton Santos e a torcida precisa estar presente, apoiando. Não por àqueles poucos sem compromisso que agem como já estivessem de férias e com o dever com o clube que lhes paga já cumprido, mas pelo Glorioso da estrela solitária.

Nosso Ano Novo depende disso. Dependemos da vaga (na fase preliminar que seja) na Libertadores para renovar as esperanças alvinegras sob pena de passarmos um ano mais rigoroso ainda do que foi 2017 em matéria de recursos. Essa é a nossa proposta à torcida. Uma vez conseguida a vaga, passemos a discutir todo o resto!

Não que a pretendida vaga signifique obrigatoriamente passar pelas fases preliminares, chegar à fase de grupos e passar dela, bombar nas arrecadações e receber premiações polpudas a cada feito. É preciso trabalhar forte, ter comprometimento com a causa e persistência como teve esse mesmo grupo (com algumas modificações) no início da jornada quando derrubou, com méritos, campeões históricos da competição. Precisamos de nova chance em 2018.

Nessa fase, a torcida entrou no clima e apoiou o time sem restrições. Protagonizamos festas memoráveis no Niltão e fora dele, acompanhando o time por onde foi preciso. Adoramos a experiência e precisamos repeti-la mais vezes até que se torne habitual e finalmente possamos pensar numa conquista.

Foi com muita competência e uma certa dose de sorte que chegamos onde chegamos na campanha desse ano. Nas quartas de final tivemos uma disputa pau a pau com o Grêmio com possibilidade reais de avançar até às finais como fez o nosso algoz - duas vezes campeão da competição até então. O adversário, muito mais estruturado no quesito elenco e com estratégia de competição mais bem elaborada do que a nossa, cresceu no momento certo e conquistou o título de forma incontestável. Ficamos frustrados no meio do caminho e meio perdidos na tentativa de nos manter vivos na "escalada do Everest" que é o Brasileirão.

Com tudo (mesmo com os tropeços inadmissíveis em nossa casa), todos ao Niltão!
Pela vaga, por um final de ano honroso, pelo Botafogo!


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

sábado, 18 de novembro de 2017

Pra acalmar os ânimos, só a vitória interessa




Pra cima, FOGO! Amanhã é dia de buscar os três pontos

durante todo o tempo! (Botafogo de Futebol e Regatas)

Faltando quatro rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, o Botafogo vem se mantendo na zona de classificação para a Libertadores mas passa por momento de instabilidade na competição.

Nos últimos cinco jogos venceu o Corinthians no Nilton Santos (2 a 1), empatou com o Atlético-MG no Independência (0 a 0), foi derrotado pelo Fluminense (2 a 1) no Niltão, venceu o Sport na Ilha do Retiro (2 a 1) e voltou a ser derrotado em casa, dessa vez pelo Atlético-PR (2 a 1).

Essas duas derrotas em casa no espaço tão curto de uma semana deixaram a torcida profundamente revoltada pela forma como ocorreram.

Na primeira, o último clássico do ano no Niltão, o Alvinegro levou uma virada nos instantes finais da partida depois de abrir o placar no primeiro minuto de jogo. Renato Chaves errou a saída de bola e foi desarmado por Pimpão. O atacante alvinegro avançou pela direita e cruzou para Marcos Vinícius, livre, marcar. O time simplesmente sumiu no segundo tempo. Nem as substituições manjadas de Jair Ventura (Gilson, Guilherme e Vinícius Tanque) deram jeito. Disso se aproveitou o Fluminense para virar o jogo depois das mexidas ousadas de Abel Braga. Marcos Junior empatou aos 16 minutos e no final (42') Matheus Alessandro marcou o gol da vitória em finalização cruzada que surpreendeu Gatito Fernandez. A impressão é de que o goleiro falhou no lance. Graças à apatia do Botafogo, o rival se afastou da zona da degola.

Na segunda, o gol da vitória dos paranaenses saiu de uma falha clamorosa de Gatito que soltou a bola em chute defensável de Guilherme de fora da área. A revolta da torcida foi mais acentuada com a falta de iniciativa ofensiva do time que se deixou dominar pela marcação forte do adversário na zona central do campo. Sobrou ao time as tentativas inglórias de ligação direta da zaga para o ataque, muitos passes errados e cruzamentos infrutíferos para o meio da área defendida pelo goleiro Weverton. Com a vitória, o Furacão encerrou uma sequência de três derrotas sem marcar um gol sequer nesse período e o Botafogo recuperou mais um cambaleante na tabela.
Pois bem, é nesse clima que o time volta a campo nesta quinta-feira (20h), no Nilton Santos, para enfrentar o Atlético Goianiense, lanterna do campeonato. Apesar dos preços convidativos e da gratuidade para as torcedoras que comparecerem ao estádio com a a camisa do clube, a presença de torcedores deve ser pequena (em torno de 7 mil) como tem sido nos jogos do Brasileiro após as eliminações das Copas.

Iniciamos a sequência de jogos neste mês de novembro com a derrota bisonha para o Fluminense em casa. Nos recuperamos diante do Sport fora e voltamos a decepcionar a torcida contra o Furacão. Quem deve pagar o pato, espero, é o Atlético Goianiense que, virtualmente rebaixado, deve vir "descontraído" para o jogo no Niltão. Das quatro partidas que ainda restam até o final da competição, duas serão no Rio (o de hoje e a última, contra o Cruzeiro) e duas nas casas dos adversários (São Paulo e Palmeiras). Veja:

04/11 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)
BOT 1×2 FLU

08/11 - CAMPEONATO BRASILEIRO (21:00)
SPO 1×2 BOT

11/11 - CAMPEONATO BRASILEIRO (17:00)
BOT 0×1 CAP

16/11 - CAMPEONATO BRASILEIRO (20:00)
BOT × ACG

19/11 - CAMPEONATO BRASILEIRO (17:00)
SAO × BOT

27/11 - CAMPEONATO BRASILEIRO (20:00)
PAL × BOT

DEZEMBRO

03/12 - CAMPEONATO BRASILEIRO (17:00)
BOT × CRU


Clique e veja a tabela completa com todas as rodadas até o fim do Brasileirão: TABELA DO BRASILEIRÃO 2017 (JOGOS DO BOTAFOGO


O Corinthians é o Campeão Brasileiro de 2017, mas a briga

pelo G7 continua, bem como a agonia da do Z4! Se liga
aí na classificação! (FOX Sports Brasil‏
O Corinthians é o Campeão Brasileiro de 2017, mas a briga pelo G7 continua e nela está o nosso Botafogo. A 35a. rodada foi aberta na quarta-feira, já definiu o campeão da temporada mas a vida continua para os outros postulantes às vagas para a Libertadores e Sul-americana e para aqueles que lutam para se livrarem do Z-4.
Com o empate do Vasco contra o Galo, o Botafogo permaneceu na 6a. posição com seus 51 pontos, porém ainda pressionado pelo próprio Vasco e pelo Flamengo que joga hoje e vem logo atrás.
O aproveitamento do Alvinegro é de 50% até o momento. São quatorze vitórias (nove em casa e cinco fora), nove empates (dois em casa e sete fora) e onze derrotas (seis em casa e cinco fora). Nos 34 jogos o Botafogo marcou 42 gols e sofreu 36 - saldo de 6.
De qualquer forma, o time vai completo para o embate contra o Dragão exceto pela possível ausência de Victor Luis que sofreu entorse no último jogo e não treinou com o grupo desde então. Gilson está de sobreaviso e deve substituir o titular, nos poupando, de certa forma, de uma substituição costumeira de Jair ao longo dos últimos jogos.
Mesmo com a falha gritante no último jogo, Gatito Fernandez deve ser mantido no gol alvinegro com Jefferson figurando novamente no banco para desespero de muitos alvinegros que gostariam de ver o Melhor do Brasil de titular. Arnaldo segue na direita enquanto Carli volta a ter Igor Rabello como companheiro na zaga titular. Na formação de meio campo que não funcionou no confronto contra o CAP, Lindoso pode ceder vaga a Matheus Fernandez que jogaria ao lado de João Paulo e Bruno Silva dando mais dinâmica ao setor. Marcos Vinícius, mesmo com atuação muito apagada no último jogo, deve ser confirmado na armação com Leo Valencia, que voltou a ser utilizado por Jair no decorrer do jogo, ficando como opção no banco.


Torcedor, se liga nos números que envolvem os confrontos
 entre as equipes! (Canal Premiere)
Se Jair quiser um time mais ativo no ataque, Valencia pode ser lançado ao lado de MV, montando o time com dois meias especialistas. Nesse caso, um dos volantes ou até mesmo um atacante deixaria o time.
Porém, se Jair mantiver a postura conservadora de sempre, no ataque teremos Pimpão pela esquerda, mesmo criticado pela últimas atuações, ao lado de Brenner centralizado no ataque.
Continuam pendurados: Gatito e Jefferson, Emerson Santos, Gilson e Victor Luis, Matheus Fernandes e Pimpão.
Na história do confronto entre os adversários de hoje, o Botafogo venceu quatro vezes, empatou duas e perdeu outra num total de sete partidas pelo Brasileirão. O ataque carioca marcou 13 gols e levou sete dos goianos.
Do jeito que for, precisamos dessa vitória a qualquer custo diante das circunstâncias do confronto. Ainda mais agora que estamos pressionados pelos rivais que estão chegando.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

A estrela de Tanque brilha, Bota despacha a Chape e está pronto para encarar o Vasco, no Maraca, neste sábado




#PraCimaFOGO Amanhã é dia de Fogão! Todos juntos 
no Maracanã! (Botafogo de Futebol e Regatas)
Abrindo, na quarta-feira, a 27a. rodada do Brasileirão, o Botafogo se redimiu do vexame da rodada passada, quando perdeu de virada para o Vitória, e bateu, também de virada, a briosa equipe da Chapecoense por 2 a 1 com gol salvador de Vinícius Tanque no último minuto da partida (50') pra delírio da torcida alvinegra que apoiou o time de maneira impactante a partir do exato momento em que o adversário abriu o placar aos 30' da etapa complementar.

Por um instante, veio à mente dos desconfiados torcedores o revés sofrido contra os baianos. Um princípio de vaia se ouviu mas foi logo abafado por um canto forte vindo da bancada. O apoio mudou o rumo das coisas dentro de campo e decisivo para que a equipe chegasse à vitória. Os três pontos nos colocaram, definitivamente, na área de classificação para a Libertadores.


Veja o que escrevemos no post de pré-jogo: Tudo pronto por mais três pontos: que venha a Chape!



VIRADA GLORIOSA! No último minuto, Vinicius Tanque
faz o segundo do Botafogo que vence a Chapecoense no Niltão
(
@FoxSportsBrasil)
Como previsto, o jogo foi truncado mas Vinícius Tanque, o cara que estava no lugar certo e na hora certa, recebeu um cruzamento iluminado de Pimpão pela direita e, com estilo, subiu para marcar de cabeça o gol da virada alvinegra aos 50' do 2o.tempo. Antes, Brenner havia empatado o jogo (21'/2o.T), também de cabeça, após receber a bola tocada por Carli em cobrança de falta precisa de João Paulo. Isso porquê novamente saímos atrás do placar. O rápido Apodi marcou para os catarinenses (14'/2o.T) na única chance real que tiveram no jogo. O lateral escorou de cabeça um bom cruzamento de Túlio de Melo pela direita que atravessou a área e Victor Luis não interceptou.

O jogo começou morno, com o Botafogo encontrando muitas dificuldades para furar as linhas de bloqueio do adversário. Com uma marcação cerrada a partir da intermediária, a Chape dificultava a armação de jogadas de J. Paulo, obrigando o Bota a sair na base da ligação direta, geralmente com Carli. Essa tática não surtia efeito e irritava a torcida. O jogo ficou feio com as duas equipes se utilizando das mesmas armas: bolas alçadas na área para que, num rebote fortuito, alguém chegasse para o arremate. Foram muitos passes errados ao longo do primeiro tempo e um frustrante 0 a 0.

Sem muitas opções no banco - Roger e Valencia estavam sem condição de jogo - Jair veio para o segundo tempo sem modificações. O jogo continuou amarrado até que, numa boa trama, a Chape abriu o placar. Nesse momento, M. Vinicius já havia entrado no lugar de Matheus Fernandez e João Paulo aparecia bem na articulação das jogadas de ataque. O Botafogo insistia nas bolas alçadas sobre a área, só que agora elas começaram a dar resultado. Brenner marcou de cabeça após disputa de Carli com a zaga e Tanque, que havia entrado no lugar do camisa 9 aos 33'/2o.T, escorou um cruzamento pelo alto de Pimpão que havia entrado na vaga de Guilherme. Vinícius Tanque não atuava desde o 0 a 0 contra o Cruzeiro, dia 6 de agosto.

Quebrando a sequência de vitórias no returno, iniciamos a jornada de outubro com uma derrota para o Vitória. Retomamos o caminho das vitórias contra a Chape e, confiantes, vamos enfrentar o Vasco neste sábado. Dos quatro jogos que ainda restam, dois serão no Nilton Santos e dois na casa dos adversários. Jogaremos o Clássico no Maracanã hoje e a revanche contra o Corinthians no Niltão.

01/10 - CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)
BOT 2×3 VIT

11/10 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:30)
BOT 2×1 CHA

14/10 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)
VAS × BOT

18/10 - CAMPEONATO BRASILEIRO (21:45)
AVA × BOT

21/10 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)
BOT × COR

29/10 - CAMPEONATO BRASILEIRO ()
CAM × BOT


Clique e veja a tabela completa com todas as rodadas até o fim do Brasileirão: TABELA DO BRASILEIRÃO 2017 (JOGOS DO BOTAFOGO


EIS A CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO! Você está ou
com a colocação do seu time, torcedor? (@FoxSportsBrasil)
Com a vitória de virada sobre a Chape, o Glorioso chegou aos 43 pontos e permaneceu na 6a. colocação e é o clube de melhor campanha entre os cariocas. Contou com tropeços de Grêmio (4o.), Palmeiras (5o.) e Flamengo (7o.) e se consolidou no G-6 que dá vaga na Libertadores do próximo ano.

Essa foi a quarta vitória nos últimos cinco jogos o que deixa o Bota como a segunda melhor campanha do 2o. turno, só ultrapassado pelo Cruzeiro, que tem um jogo a mais, soma 47 pontos e aparece em terceiro na tabela.

O aproveitamento alvinegro agora é de 53,1%. São doze vitórias (oito em casa e quatro fora), sete empates (dois em casa e cinco fora) e oito derrotas (quatro em casa e quatro fora). Nos 27 jogos, o Botafogo marcou 36 gols e sofreu 29 - saldo de 7.

O próximo compromisso do Glorioso é o clássico contra o Vasco, marcado para às 19h deste sábado, no Maracanã, com mando do adversário. Comandados por Zé Ricardo, os cruzmaltinos vem de uma boa vitória sobre o Avaí na Ressacada, soma 36 pontos e ocupa a nona posição na tabela.

Jair Ventura comandou o último treino, no campo anexo do NS, na tarde de sexta-feira, sem a presença da imprensa. Como de costume, não confirmou a escalação mas é provável que o treinador aproveite Leo Valença já que o meia ganhou condições de jogo após o efeito suspensivo conseguido pelo clube (Valencia pegou quatro jogos de suspensão). Recuperado, o goleiro Jefferson treinou com o grupo e também deve ser relacionado para o jogo.

Sendo assim, a única baixa confirmada é o meia Matheus Fernandes que levou o terceiro cartão amarelo contra a Chape e cumpre suspensão. Dessa forma, o time que entra em campo contra o Vasco deve ser: Gatito, Arnaldo, Carli, Rabello e Victor Luis; Lindoso, Bruno Silva, João Paulo e M. Vinicius (Valencia); Brenner e Pimpão (Guilherme).

Uma preocupação para a sequência do campeonato: o número alto de jogadores pendurados. Estão na lista os zagueiros Carli e Emerson Santos, os goleiros Gatito e Jefferson e os meias João Paulo e Rodrigo Lindoso.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar



Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Tudo pronto por mais três pontos: que venha a Chape!





É o Fogão no Brasileirão com o G4 na mira! #VamosFOGO
 (Botafogo de Futebol e Regatas)
Após dez dias de descanso na tabela, o Botafogo volta a campo nesta quarta-feira para encarar a Chapecoense no Nilton Santos abrindo a 27a. rodada do Brasileirão. Sábado passado, em jogo antecipado da 28a. rodada, o Cruzeiro venceu a Ponte Preta por 2 a 1 e assumiu a quarta posição.

Em razão dos jogos da Seleção pelas eliminatórias para a Copa do Mundo na Rússia que se encerraram ontem com a vitória sobre o Chile por 3 a 0, o Campeonato Brasileiro foi interrompido do que se aproveitou Jair Ventura para aprimorar os fundamentos da equipe. Chega de tomar gols nos minutos finais dos jogos e entregar vitórias que pareciam consolidadas, principalmente dentro de casa. Podíamos estar estabilizados no G-4 com folga sobre os concorrentes se não fossem os vacilos como o do jogo contra o Vitória.

Sem poder contar com Roger que passou por cirurgia para a remoção de um tumor no rim esquerdo no domingo e está fora do restante da temporada e sem Valencia (suspenso) e Gatito que estiveram à serviço das seleções de seus países nesses 10 dias e só devem retornar ao clube na tarde de hoje, o treinador se viu com mais um problema para montar a equipe que enfrenta a Chape. Com a incerteza da volta de Gatito a tempo e com a amigdalite contraída por Jeffersosn que passou os últimos dois dias afastado dos treinamento, Helton Leite pode ter a chance de começar o jogo depois de ficar quatro meses sem atuar. Mesmo com as baixas de última hora, o grupo está confiante numa vitória - único resultado "possível" depois do revés sofrido para os baianos, diante da torcida.

Contrariando as expectativas, o Botafogo foi derrotado pelo Vitória por 3 a 2 em pleno Nilton Santos e perdeu a chance de encostar no G-4 que dá vaga direta na Libertadores. Levou um gol no começo do jogo, conseguiu virar o placar com dois gols de Brenner e, quando tudo indicava que somaria mais três pontos, entregou a vitória no finalzinho com gols de André Lima e Danilinho.


Veja o que escrevemos sobre o tema no post de pós-jogo: Botafogo se prepara para receber a Chape no Niltão, pensando na vitória...


Esse foi a quinto triunfo consecutivo dos comandados de Mancini na casa dos adversários. Antes haviam vencido o Flamengo, o Corinthians, o Coritiba e o Atlético-MG mas nada nos serve de consolo nessa hora. Já o Botafogo viu uma sequência de quatro vitórias ser interrompida de maneira vergonhosa, de novo por time que brigava na parte baixa da tabela. A torcida alvinegra deixou o Niltão profundamente frustrada como já havia acontecido nas derrotas traumáticas para o São Paulo (3 a 4) e Avaí (0 a 2) no primeiro turno. Apesar dos pesares, o Bota segue na liderança do returno com 15 pontos.


Contrariando as previsões e a performance apresentada no returno, iniciamos a sequência de outubro com uma derrota de virada. Ainda restam cinco jogos até o final do mês, quatro deles no Nilton Santos e dois na casa dos adversários. Jogaremos o clássico contra o Vasco no Maracanã e a revanche contra o Corinthians no Niltão.

01/10 - CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)
BOT 2×3 VIT

11/10 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:30)
BOT × CHA

14/10 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)
VAS × BOT

18/10 - CAMPEONATO BRASILEIRO (21:45)
AVA × BOT

21/10 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)
BOT × COR

29/10 - CAMPEONATO BRASILEIRO ()
CAM × BOT


Clique e veja a tabela completa com todas as rodadas até o fim do Brasileirão: TABELA DO BRASILEIRÃO 2017 (JOGOS DO BOTAFOGO


Classificação! Mudança na parte de cima da tabela: com a
 vitória, o Cruzeiro ultrapassa o Palmeiras 
(@FoxSportsBrasil)
Com não venceu, o Glorioso permaneceu com 40 pontos, contou com resultados ruins de seus concorrentes diretos e se consolidou no G-6. Uma vaga na Libertadores do próximo ano, mesmo que seja nas fases classificatórias, é o objetivo que resta aos alvinegros na temporada.

O aproveitamento que era 53,3% caiu para 51,3%. Agora são onze vitórias (sete em casa e quatro fora), sete empates (dois em casa e cinco fora) e oito derrotas (quatro em casa e quatro fora). Nos 26 jogos, o Botafogo marcou 34 gols e sofreu 28 - saldo de 6.


Poucos confrontos, mas a Chape leva vantagem. Quem será
que sai com os três pontos no próximo encontro? (Canal Premiere
O confronto entre as duas equipes no Brasileiro é recente e só ocorreu em cinco edições. A Chapecoense venceu três vezes e o Botafogo duas. Não houve empates. O time catarinense marcou seis gols enquanto os cariocas marcaram quatro vezes.

O adversário de quarta-feira ocupa a 12a. posição com 32 pontos. Jogando no Rio, empatou com o Vasco na última rodada e vem de vitórias sobre o Grêmio em Porto Alegre e Ponte Preta em Chapecó.

No primeiro turno o ataque alvinegro funcionou a contento e o Botafogo venceu o adversário com sobras na Arena Condá. O Alvinegro marcou duas vezes, com Roger e Rodrigo Pimpão, garantindo a vitória para o Fogão.

Sem confirmar a escalação, é possível que Jair Ventura entre com Helton Leite no gol. O zagueiro Joel Carli, que deixou o jogo contra o Vitória com um corte na perna direita, volta à equipe normalmente assim como o lateral-direito Arnaldo que cumpriu suspensão - o substituto Luis Ricardo foi muito mal contra os baianos e já havia perdido a posição de titular. No ataque, Brenner, que fez os dois gols diante do Vitória, deverá ser mantido no posto de Roger que não joga mais este ano. O restante da equipe deve ser o mesmo com a possibilidade de Matheus Fernandez voltar à equipe no lugar de Marcos Vinícius que iniciou o último jogo como titular e não foi tão bem.

Uma preocupação: o número alto de jogadores pendurados às vésperas do clássico contra o Vasco. Estão na lista os zagueiros Carli e Emerson Santos, os goleiros Gatito e Jefferson e os meias João Paulo, Matheus Fernandes e Rodrigo Lindoso.


FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-RJ X CHAPECOENSE-SC


Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 11 de outubro de 2017 (Quarta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: José Eduardo Calza (RS) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS)

BOTAFOGO:
Jéfferson (Helton Leite), Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Víctor Luís; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, Bruno Silva e João Paulo; Rodrigo Pimpão e Brenner
Técnico: Jair Ventura

CHAPECOENSE:
Jandrei, Apodi, Douglas Grolli, Fabrício Bruno e Reinaldo; Moises Ribeiro, Lucas Mineiro e Héctor Canteros; Alan Ruschel, Túlio de Melo e Wellington Paulista
Técnico: Emerson Cris


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar



Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com