Chamada para o jogo do Botafogo Oficial |
A previsão é de que teremos lotação máxima a se julgar pela movimentação das duas torcidas nesse dias que antecedem ao clássico. A carga total para esse jogo é de 51 mil ingressos. Na primeira, tivemos 43.822 presentes no estádio.
Conforme afirmou após o jogo de domingo, Ricardo Gomes está convencido que é perfeitamente possível reverter a vantagem cruzmaltina conseguida com a vitória por 1 a 0 na primeira partida - qualquer empate favorece ao time da Colina. Essa convicção vem do fato do Botafogo ter sido superior ao adversário na maior parte do jogo pecando apenas nos arremates a gol. Essa tem sido a maior deficiência do time alvinegro em toda a temporada. A tese do treinador é reforçada ao lembra a vitória conseguida na semifinal contra o Fluminense quando os tricolores também tinham a vantagem do empate.
Entenda melhor essa situação revendo o que escrevemos essa semana sobre o tema: Blog do Felipaodf: Vamos lutar até o último momento pelo título
No primeiro jogo, o Vasco se valeu da experiência de seus jogadores para segurar a pressão Alvinegra e não deve mudar a forma de jogar no confronto decisivo de domingo. Apesar de ter mostrado ousadia na partida, de ter exercido uma marcação forte no campo adversário e se valer de contra-ataques bem encaixados pelo meio, o Botafogo não conseguiu furar o bloqueio cruzmaltino por falta de experiência e/ou deficiência técnica de seus homens de frente, que perderam chances claras de gol nos dois tempos de jogo.
Nenê, até então apagado na partida, resolveu aparecer no segundo tempo e num momento de lucidez, se livrou de dois jogadores alvinegros pela esquerda e cruzou na cabeça de baixinho Jorge Henrique que, sem marcação, assinalou o gol único da partida (15'). Jefferson falhou no lance ao errar o bote, atrapalhado por Riascos. Mesmo após o gol vascaíno, a reação do time alvinegro esteve perto de acontecer com as entradas de Fernandes e Sassá, que fazia a sua estreia na competição depois de passar seis meses se recuperando de uma cirurgia no joelho. Mas a ansiedade do atacante não deixou. Entrou com excesso de vontade numa disputa com Jorge Henrique e atingiu feio o cruzmaltino sendo expulso de primeira. Ainda assim, com um a menos, o Botafogo continuou pressionando o Vasco e só não conseguiu o empate por milagres de seu goleiro.
Time do Botafogo que enfrentou o Vasco no 1o. jogo. Carli entra na vaga de Renan (Ricardo Oliveira @ricardomanchete) |
Dessa forma, o time deve ir a campo com Jefferson, Luis Ricardo, Carli, Emerson Silva, Diogo Barbosa; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Gegê (Fernandes), Leandrinho; Salgueiro e Ribamar. Airton treinou com o grupo mas deve ficar como opção no banco.
Buscando alternativas pra tornar o time mais ofensivo para o caso de necessidade, Gomes testou Airton e Lizio nas vagas de Bruno Silva e Fernandes e ainda, Diego e Neilton nas vagas de Luis Ricardo e Salgueiro.
A questão agora é controlar a ansiedade do grupo, principalmente dos mais novos e daqueles que nunca haviam jogado uma partida no Maraca, ainda mais valendo título - vide o caso de Sassá que foi inscrito às pressas no Carioca na vaga do zagueiro Emerson e só ficou em campo por 5 minutos. Entrou aos 19 minutos do segundo tempo no lugar de Leandrinho e foi expulso aos 24 minutos. Disse o técnico ao final do treino de hoje: "A ansiedade não pode atrapalhar e todos estão querendo muito o momento do jogo, pois não chegamos a essa decisão por acaso e sim às custas de muito trabalho e de muito esforço. Portanto, vamos precisar ter tranquilidade contra o Vasco, pois todo grande clube vive de títulos e queremos esse”.
Amanhá é dia de treino recreativo e ajustes finais da equipe com a presença da torcida que promete comparecer em peso em General Severiano para incentivar e levar carinho ao grupo. Para o jogo decisivo no Maraca, precisamos vencer o Vasco por dois gols de diferença para levantar a Taça no domingo. Em caso de vitória simples, o título será decidido na cobrança de pênaltis.
A presença e apoio da torcida alvinegra será fundamental (Imagem da internet) |
Precisando fazer uma diferença de dois gols pra levar o título direto e com a baixa produção de seu ataque na competição, não custa lembrar que conseguimos o feito justamento contra dois dos nossos rivais. Vencemos o Fluminense por 2 a 0 na primeira fase e empatamos em 2 a 2 contra o Flamengo em jogo válido pela Taça Guanabara. Por que duvidar que podemos fazer a diferença amanhã outra vez?
Só nos resta torcer para que tudo dê certo no domingo e desejar boa sorte aos Alvinegros que estarão no Maracanã pra empurrar o time pra vitória e o título. Vamos virar esse jogo no campo e na arquibancada, Fogão!
Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.
Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem-vindo... Participe!