Foste herói em cada jogo: alusão à classificação heroica para a fase de Grupos, no Paraguai (Internet) |
Jogando no lendário Defensores Del Chaco repleto de torcedores - mais de 30 mil compareceram para empurrar o time paraguaio para a vitória - o Bota foi derrotado por 1 a 0 no tempo normal, mesmo placar imposto ao adversário no jogo do Rio, mas achou forças para vencer os paraguaios nos pênaltis com destaque absoluto para Gatito Fernandez - que havia entrado no lugar de Helton Leite que deixou a partida por contusão. Como um gato, Gatito pegou três das quatro cobranças dos paraguaios enquanto Camilo, Pimpão e Victor Luis, na sequência, converteram as três cobranças para o Glorioso.
Essa foi a senha para que a festa explodisse entre os mais de 300 torcedores que se deslocaram do Rio e acompanharam a façanha do time no Defensores e outros milhões espalhados pelos quatro cantos do Brasil que acompanharam o feito pela TV. Me incluo nesse último pelotão e comemorei literalmente como havia anunciado no post de pré-jogo (Clica e veja: Blog do FelipaoBfr: É hoje o dia... Botafogo está pronto para a batalha de Assunção...). Cantando, a plenos pulmões, o samba-enredo da Ilha do Governador/Carnaval de 1982, escolhido para embalar o nosso "desembarque fascinante" na próxima fase da competição e no próprio carnaval que, na oportunidade, se aproximava.
Faça já o seu check-in ou garanta seu acesso para a primeira partida da Conmebol Libertadores Bridgestone, no próximo dia 14, terça-feira, às 21h no Estádio Nilton Santos. (https://soubotafogo.bfr.com.br/#/publico/noticia/143) |
Nesse período sem compromissos, o meia Montillo, que não viajou para Assunção por ter sentido a panturrilha no começo da primeira partida contra o Olímpia, se recuperou e vem participando normalmente das atividades com o grupo. Com quase todo o elenco à disposição - somente Jefferson e Luis Ricardo estão sob cuidados do DM e equipe de transição -, o treinador deu sinais de que o lateral Jonas, que cumpriu suspensão contra o Olímpia no último jogo, voltará a sua posição e que o zagueiro Marcelo, que o substitui nessa partida e deu conta do recado, vai esperar uma nova oportunidade para integrar o time já que Carli e Emerson Silva saíram na frente para formar a dupla de zaga titular, pelo menos, nos dois próximos compromissos.
Essa posição do treinador gerou espanto entre os torcedores nas redes sociais. Fiz uma enquete entre os seguidores do twitter sobre a formação ideal pra zaga e a dupla Carli e Marcelo ganhou disparado com 82% dos votos enquanto a dupla utilizada por Jair no treino - Carli e Emerson Silva - ficou com apenas 11% da preferência entre as quatro opções disponíveis. Marcelo foi, seguramente, o jogador mais regular desses quatro jogos decisivos pela Libertadores e não poderia ficar de fora do time na visão do torcedor. Na esquerda Victor Luis está confirmado. Na sexta-feira o lateral sofreu uma luxação no dedo indicador da mão direta mas, como o local imobilizado, treinou normalmente no sábado com o grupo.
Ainda sem poder contar com Helton Leite que sofreu uma lesão séria no jogo em Assunção e ficará um bom tempo afastado, Jair começa a dar forma ao time com Montillo que volta após contusão. Parece certo que essa formação contará, do meio para a frente, com com dois volantes (Airton e Bruno Silva), dois meias (Camilo e Montillo) e dois atacantes (Rodrigo Pimpão e Roger).
Grupo 1 para o Botafogo se classificou ao passar por Colo-Colo e Olímpia (Arte do FoxSports) |
Mesmo que não vença o 2o. turno do Carioca, o Botafogo precisa acumular pontos para aumentar as chances de participar do quadrangular final do campeonato como um dos times com maior soma de pontos ao lado dos campeões das taças GB e Rio. O Bota utilizou o 1o. turno para dar rodagem aos jogadores suplentes enquanto polpava os titulares para a competição continental, tanto que o time principal foi utilizado apenas uma vez na Taça Guanabara - na estreia, contra o Madureira. Nesse aspecto o Estadual é importante. Foi num desses jogos que o zagueiro Marcelo ganhou a posição de titular no time principal e jogou as quatro partidas decisivas pela Libertadores.
Na busca pela vaga no Grupo 1 onde já estavam pré qualificados o Estudiantes-ARG, Atlético Nacional-COL e Barcelona-EQU, o Botafogo ultrapassou adversários tradicionais do continente e isso deu confiança ao grupo para a sequência da competição. Venceu o Colo-Colo por 2 a 1 no Rio e empatou em 1 a 1 em Santiago e venceu o Olímpia por 1 a 0 no Niltão e, mesmo perdendo pelo mesmo placar em Assunção, se credenciou à vaga na disputa de pênaltis.
Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem-vindo... Participe!