sábado, 24 de fevereiro de 2018

Ousadia e disciplina tática: a receita para voltar a vencer na Taça Rio




Vamos, FOGO! Amanhã o Glorioso vai em busca da segunda
vitória consecutiva! (Botafogo de Futebol e Regatas)
A ousadia de Alberto Valentim deu certo e o Botafogo venceu o Nova Iguaçu na partida de estreia do time na Taça Rio - 2o. Turno do Campeonato Carioca. A vitória marcou também a primeira vez de Valentim como o técnico do Glorioso.

Foram apenas oito sessões de treinos antes do triunfo e já deu para sentir a mão do técnico na forma de atuar da equipe.

Digo ousadia em função das inúmeras mudanças introduzidas na equipe em tão pouco tempo de observação - pouco mais de dez dias.

Gatitto voltou ao gol na vaga ocupada anteriormente por Jefferson que segue com dores no tornozelo. Marcelo assumiu a titularidade na vaga de Joel Carli. Valentim barrou os laterais Arnado e Gilson como clamava a torcida e lançando Marcinho na direita que não jogava há oito meses e o novato Moisés com dois dias de treinamento e não parou por aí. Sem poder contar com Matheus Fernandes vetado pelo DM, promoveu a volta de Lindoso (antes Dudu era a opção) ao lado de João Paulo.

Lá na frente, as mudanças foram igualmente significativas. Tentando dar mais velocidade às jogadas de ataque, Kieza tomou a vaga de Brenner depois de marcar o gol alvinegro na derrota para o Flamengo e Ezequiel foi efetivado no lugar de Luiz Fernando que era titular absoluto no time de Tigrão mesmo apresentando baixo rendimento.


Veja o que escrevemos no post de pré-jogo: Na estreia de Alberto Valentim, Botafogo encara o Nova Iguaçu com nova formação...


Técnico Alberto Valentim na semana de treinos no Estádio
 Nilton Santos. (Vitor Silva/SS Press/BFR) 

(Botafogo de Futebol e Regatas)
Nosso desejo era que jovens como Marcinho (o lateral estava parado desde abril do ano passado quando passou por cirurgia no joelho) e Ezequiel, além de Marcelo que tomou a vaga de Carli, tivessem apoio para que se firmarem na equipe e abrissem caminho para outros que aguardam por uma oportunidade no time principal. Os três tiveram atuações destacadas na partida.

E com essa nova formação, o time deslanchou fazendo dois gols no primeiro tempo com certa facilidade. O Nova Iguaçu até que tentou fazer uma marcação alta no começo do jogo para dificultar a nossa saída de bola mas o ímpeto durou pouco e já aos 17 minutos Kieza abria o placar. O atacante completou de primeira um cruzamento de Ezequiel dentro da área após receber assistência precisa de Marcinho - o lateral foi muito bem no apoio ao ataque - e se livrar, aos trancos e barrancos, de um implacável marcador.

Tocando a bola com facilidade o Botafogo chegou ao segundo. Leo Valencia cobrou com extrema precisão uma falta da entrada da área e jogou a bola no ângulo superior direito sem chances para o goleirão. Um golaço do chileno que espanta a zica para bem longe já que não havia marcado com a camisa alvinegra desde que chegou ao clube, em julho do ano passado. Foram 21 partidas tentando marcar o primeiro impacientando a torcida.

Na estreia de Alberto Valentim, o Botafogo bateu o Nova
 Iguaçu com gols de Kieza e Leo Valencia! 

(FOX Sports Brasil @FoxSportsBrasil
No segundo tempo as coisas seguiam em banho-maria com o Botafogo controlando o ritmo da partida. Kieza perdeu uma chance ouro ao chutar rente à trave após nova assistência de Marcinho.

Ia tudo muito bem até que Arnaldo entrou no jogo substituindo Marcinho que saiu exausto. O lateral errou feio na saída de bola ao tocar forte em direção à entrada da área (erro primário) onde estava Igor Rabello. O zagueiro não chegou a tempo de alcançar a bola do que se valeu o atacante Dieguinho para diminuir para o Laranjão (24').

Por um momento, o torcedor alvinegro (quase sempre pessimista) achou que as coisas poderiam dar errado mas o time se recuperou do susto e levou a partida com tranquilidade garantindo o resultado. Luiz Fernando, que havia entrado no lugar de Pimpão aos 25, deu fôlego extra ao time pela esquerda e teve uma boa chance de ampliar.

Foi uma vitória importantíssima que dá confiança ao time para a sequência do trabalho e para o técnico Alberto Valentim que vê sua ousadia premiada.


Veja a sequência de jogos que o Botafogo tem pela frente pelo Campeonato Carioca e Copa Sul-Americana:

22/02 - CAMPEONATO CARIOCA - 19:30
NIG 1×2 BOT
25/02 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
BOT × CAB

03/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
FLA × BOT

06/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 21:30
BOT × BAN

10/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
VRE × BOT

18/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 16:00
BOT × VAS

12/04 - COPA SUL-AMERICANA - 19:15
AUD × BOT


Ontem à tarde o grupo se apresentou no Estádio Nilton Santos para atividades regenerativas e hoje, pela manhã, para um treino-apronto sem a presença da imprensa. A tendência é que Valentim repita, contra a Cabofriense, a formação que iniciou o jogo contra o Nova Iguaçu para dar consistência à equipe. A partida está marcada às 19h30 de domingo, no Niltão, diante da torcida.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X CABOFRIENSE


Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro-RJ
Data-hora: 25/2/2018 - 19h30

Árbitro: Diego da Silva Lourenço
Assistentes: Diogo Carvalho Silva e André Roberto Smith

BOTAFOGO: Gatito Fernadez; Marcinho, Marcelo, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, João Paulo e Valencia; Ezequiel, Pimpão e Kieza.
Técnico: Alberto Valentim

Desfalques do Botafogo: Jefferson, Renatinho, Leandrinho, Matheus Fernandes e Marcos Vinícius (todos lesionados)

CABOFRIENSE: George; Wellington Júnior, Victor Silva, Leandro Euzébio, Airton; Levi, Kaká Mendes, Davi Ceará, Bruno Tubarão; Lauro César e João Carlos.
Técnico: Antônio Carlos Roy.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo... Participe!