quinta-feira, 8 de março de 2018

Era pra vencer? Vencemos mas a equipe precisa e ajustes





O Botafogo teve um gol mal anulado de Kieza mas foi pra 
cima e, num chutaço de Pimpão, conseguiu a vitória sobre o 
Bangu (FOX Sports Brasil)
Jogando na noite de terça-feira, no Nilton Santos, o Botafogo abriu a 4a. rodada da Taça Rio com uma vitória magra sobre o Bangu. A terceira de Valentim em quatro jogos.

Conforme escrevemos no nosso post de pré-jogo (Botafogo encara o Bangu hoje no Nilton Santos e precisa reagir...), o Botafogo precisava reagir depois do fatídico jogo contra o Flamengo e reagiu.

O gol único da partida foi marcado por Rodrigo Pimpão num tirambaço de dentro da área após um corte seco sobre o marcador (*). A bola entrou no ângulo superior direito do goleiro banguense que nada pode fazer.

(*) O lance lembrou aqueles gols mágicos da Libertadores do ano passado quando o atacante atravessava uma fase exuberante e foi um dos destaques alvinegros na competição.


Apesar da evidente evolução do time em comparação àquele que disputou a Taça Guanabara sob o comando de Tigrão, o numero de chances de gol perdidas a cada partida chama a atenção e pode comprometer a busca dos objetivos com resultadas inesperados. O gol contra o Bangu só saiu aos 10 minutos do 2o. tempo depois do time dominar toda a primeira etapa e perder seguidas oportunidades.

Esse é um dos problemas do time de Alberto Valentim nesses quatro jogos do técnico à frente da equipe. Com apoio efetivo dos laterais, o time até articula boas jogadas no ataque mas não consegue converte-las em gols. Estreou contra o Nova Iguaçu, em 22 de fevereiro, com uma vitória de 2 a 1 na única vez que o time fez mais de um gol numa partida. As outras vitórias foram pelo placar mínimo. Venceu a Cabofriense por 1 a 0; passou em branco no clássico contra o Flamengo quando foi derrotado por 1 a 0 com a atuação desastrosa da arbitragem e; contra o Bangu, voltou a vencer por 1 a 0 fechando o ciclo até aqui.


Pimpão comera a abertura do placar com um golaço de direita. 
Estadio Nilton Santos (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
O Bota começou o jogo com alto nível de intensidade e pressionando o adversário em seu próprio campo. 

Logo aos três minutos, Kieza escorou de cabeça um cruzamento preciso de Valencia pela direita, mas o lance foi invalidado pela bandeirinha que assinalou impedimento de Rabello por ter participado da jogada. A decisão gerou revolta dos alvinegros no estádio que lembraram do gol anulado contra o Flamengo, também em cabeçada de Kieza.  

Recuperado do lance, o time seguiu na mesma toada durante todo o primeiro tempo sem ser importunado pelo adversário. Criou várias chances pra sair na frente mas foi para o intervalo com o 0 no placar. 

Valentim trocou Valencia por Marcus Vinícius no início do segundo e a precisão dos passes no último terço do campo aumentou assim como a dinâmica do jogo alvinegro. As jogadas ficaram mais agudas até que Pimpão abriu o placar aos 10 minutos em assistência precisa de M. Vinícius. Depois do gol o time passou a segurar o jogo e deu brechas para que o Bangu levasse perigo ao gol de Gatito.

Tentando cobrir os espaços que se evidenciavam pelo meio devido ao desgaste generalizado da equipe, Valentim trocou Pimpão por Luiz Fernando (16') e depois, Ezequiel por Marcelo que fez a sua estreia no time (36'). O panorama não se alterou e, no finalzinho (46'), o Bangu quase chega ao empate com Oliveira chutando forte rente a trave. Com o apito final, exaustos, os botafoguenses comemoraram a vitória que dá ânimo novo ao time na busca pela classificação às semifinais, nos dois últimos jogos desse turno.

Gatito quase não teve trabalho e quando exigido, correspondeu. Os laterais continuam com exibições convincentes desde que Valentim assumiu o time. Nesse jogo, destaque maior para Moisés pela dinâmica que imprimiu pelo lado esquerdo. A dupla de zaga não comprometeu assim como Lindoso que vem crescendo com o time desde que recuperou a titularidade. João Paulo é o mais regular do time. Faz  com esmero o trabalho de ligação entre a defesa e o ataque, marcando presença, inclusive, na área adversária onde quase deixou o dele - é o motor do time. O mesmo não se pode dizer de Leo Valencia. O jogador vem se esforçando, deu boa dinâmica ao setor enquanto pode mas peca na hora do último passe. Segura a bola em demasia quando deveria dar seguimento às jogadas. Levou perigo ao gol adversário num bom chute de fora da área mas não é efetivo no conjunto da obra, tanto que parece ameaçado por M. Vinicius que entrou bem no jogo e só precisa melhorar a forma física (não aguenta jogar 90 minutos) para tentar barrar o companheiro.

Pimpão e Ezequiel vem cumprindo os seus papéis táticos na equipe porém sem o brilho técnico que deles se esperava. Ezequiel parece um tanto quanto inibido e precisa se soltar para tentar seus dribles característicos. Já Pimpão, vai tentando recuperar o desempenho que apresentou nos jogos da Libertadores e foi se perdendo aos poucos. O gol marcado contra o Bangu lembrou bem esse tempo e pode ser o ponto de partida para a recuperação do jogador em definitivo. Kieza vem fazendo bem o papel do 9 que se movimenta lá na frente. Tem presença na área, incomoda os zagueiros nas saídas de bola, marcou um gol que acabou anulado e precisa de tempo para atingir o nível físico e técnico dos demais companheiros, já que não fez a pré-temporada no clube. Luiz Fernando voltou a ter chance com Valentim. Entrou, correu, perdeu gol feito (seria o primeiro dele com a camisa alvinegra) mas o desempenho continua aquém do que se esperava dele.


Tabela do Grupo C após o término da 4a. rodada. Nela está
 computado um ponto a mais para o Boavista que no momento,
 do registro, empatava o seu jogo contra o Flamengo
(Arte do SporTV)
O time volta a campo às 17h de domingo, fechando a quinta rodada contra o Volta Redonda no Raulino de Oliveira.

Com nove pontos em quatro jogos e ocupando o terceiro lugar na tabela, o Glorioso precisa superar os concorrentes diretos (Fluminense e Portuguesa lideram o grupo com 10 pontos), para chegar às semifinais da Taça Rio. Além disso, na contagem geral, precisa manter-se entre os quatro primeiros para se credenciar à disputa das semifinais do Campeonato. No momento o Botafogo soma 18 pontos e está dentro.

O grupo voltou a campo na quinta-feira, iniciando a preparação para o jogo de domingo. Os titulares fizeram um trabalho leve enquanto os reservas participaram de um coletivo. Matheus Fernandes e Renatinho voltaram às atividades no gramado porém ainda sem chuteiras. Fizeram trabalhos específicos cumprindo rotina de transição.

Mas as expectativas ontem ficaram por conta do atacante Rodrigo Aguirre que chegou ao Rio na noite anterior, deu entrevista à imprensa no aeroporto e passou por uma bateria de exames ontem, sem problemas. A maratona médica continua nesta sexta-feira. Se aprovado, o jogador deve ser anunciado pelo clube como novo contratado alvinegro. Assim esperamos...

Hoje, Valentim começa a definir o time e corrigir detalhes de posicionamento para acelerar o amadurecimento tático da equipe e dar consistência aos setores. Não acredito que faça mudanças de peças mas deveria já que precisamos rodar o elenco e o Carioca é ideal pra isso. Se fizer, acredito que seja no setor de meio campo onde Valença ainda não atingiu o nível desejável e parece ameaçado por M. Vinicius que vem ganhando pontos com o técnico. Outras possibilidades são a volta de Carli e Luiz Fernando começando uma partida. Lembramos ainda que jogadores como Leandro Carvalho e Bochecha precisam ser testados efetivamente.

Aguardemos, pois.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar



 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo... Participe!