sábado, 17 de março de 2018

Por vaga na semifinal da Taça Rio, Botafogo e Vasco duelam no Nilton Santos neste domingo





Domingo tem clássico no Nilton Santos! Pra cima, FOGO! 
(Botafogo de Futebol e Regatas)

Depois de passar a semana só treinando (*), o Botafogo encerrou neste sábado, os preparativos para o confronto contra o Vasco em clássico decisivo por vagas nas semifinais da Taça Rio. O início do jogo está programado para às 16h de domingo, no Nilton Santos, com o estádio dividido entre as torcidas. Antes, teremos homenagens à Bebeto de Freitas, ex-presidente do clube que morreu essa semana.

(*) Sem Libertadores esse ano, fora da Copa do Brasil desde o primeiro jogo, e com estreia na Sul-Americana marcada apenas para 14 de abril, o Botafogo tem tido semanas inteiras de treinamentos ao passo que seus rivais vem jogando também nos meios de semana o que, em tese, seria uma vantagem para o alvinegro. Flamengo e Vasco pela Libertadores e Fluminense pela Copa do Brasil, pelo menos até quinta-feira quando foi eliminado pelo Avaí que venceu as duas partidas disputadas contra os tricolores.


1 PONTO PRA CADA! O Botafogo sai atrás no placar, mas 
corre atrás do prejuízo e empata o jogo com Igor Rabello! 

Para jogar as semifinais também desse turno - o Botafogo fez uma das semifinais da Taça Guanabara contra o Flamengo e foi derrotado por 3 a 1 no último jogo de Felipe Conceição à frente da equipe -, os alvinegros precisam vencer os cruzmaltinos para não depender do resultado dos demais jogos que completam a rodada.

Com 10 pontos, o time de Valentim ocupa a terceira posição do Grupo C atrás da Portuguesa, também com 10 mas com um gol a mais de saldo (3 a 2). Além disso, na contagem geral dos dois turnos, o Bota precisa manter-se entre os quatro primeiros para se credenciar à disputa das semifinais do Campeonato. No momento, soma 19 pontos e está em terceiro. O Flamengo lidera com 22 pontos seguido do Fluminense com 21. O Vasco vem em quarto com 17 pontos, seguido de perto por Portuguesa que tem 16 e Boavista com 15. No Grupo B do turno, o Vasco lidera com 10 pontos mas ainda não tem vaga garantida. Segue na luta pelos mesmos objetivos que seu oponente de domingo.


Veja o que escrevemos no post de pré-jogo analisando nossas possibilidades: Botafogo visita o Voltaço domingo, de olho na tabela...


O Glorioso já não depende das próprias forças para à classificação já que não passou de um empate em 1 a 1 com o Volta Redonda na rodada passada. Teve a oportunidade nas mãos mas novamente esbarrou na falta de capricho do ataque e na consequente falta de gols. Em 12 jogos na temporada (seis pela Taça Guanabara incluindo a semifinal, um pela Copa do Brasil e cinco pela Taça Rio), o ataque alvinegro marcou apenas 12 gols, índice bem abaixo dos três rivais do Rio. 

Contra o Voltaço, o Botafogo pressionou a defesa adversária desde o começo do jogo mas no final amargou um empate com placar magro. Com estilo de jogo "kamikase", criou muitas chances de marcar mas deixou espaços perigosos pelo meio do que se aproveitou o adversário para abrir o placar. Aos 22 minutos,  Mauro Gabriel, revelado na base alvinegra, marcou um belo gol em chute de fora da área depois de percorrer toda a intermediária sem ser importunado. Ainda na etapa inicial, aos 37 minutos, Igor Rabello empatou o jogo escorando de cabeça uma cobrança de falta de Léo Valencia pela direita. 

No segundo tempo, com Marcos Vinícius no lugar de Pimpão, Léo Valencia passou a jogar pela esquerda e subiu de produção. Com boa movimentação do meia que entrara, Moisés pela esquerda passou  a apoiar o ataque com mais intensidade e tornou-se a principal arma alvinegra pra virada. O aniversariante do dia quase deixa o dele e criou vários oportunidades para seus companheiros marcarem. Mas o bombardeio não deu em nada, muito pela falta de habilidade dos nossos artilheiros, assim como pela atuação destacada de Douglas Borges, o goleiro adversário.

- Hoje tivemos 22 chances de gols, 70% de posse de bola e empatamos o jogo. Paciência. Precisamos melhorar, não é da boca para fora. Mas a coisa boa é que estamos criando muitas chances de gols – analisou Valentim.


Artilheiros alvinegros em 2018 (Fonte: @BotafogoVAVEL)

Apesar da evidente evolução do time sob o comando de Valentim, o número de chances de gol perdidas a cada jogo preocupa.

O baixo número de gols marcados é um dos problemas que o técnico tenta resolver. Com apoio efetivo dos laterais, o time tem articulado boas jogadas no ataque mas não consegue converte-las.

Quem sabe o problema se resolva em definitivo com a chegada do uruguaio Rodrigo Aguirre que foi apresentado na sexta-feira pelo clube com pompas de artilheiro. Aguirre, porém, só deve estrear no primeiro jogo do Campeonato Brasileiro, contra o Palmeiras, (14/04), no Niltão. O atacante não está inscrito no Carioca e terá que cumprir três jogos de suspensão nos torneios da Commebol. Dessa forma, está fora dos dois jogos contra o Audax Italiano pela Sul-Americana (12/04 e 09/05) e do primeiro da próxima fase caso ultrapasse o time chileno.


Trajetória do Botafogo no 2o. Turno do Carioca até o jogo contra o Audax-CHI pela Copa Sul-Americana:

22/02 - CAMPEONATO CARIOCA - 19:30
NIG 1×2 BOT

25/02 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
BOT 1×0  CAB

03/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
FLA 1×0 BOT

06/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 21:30
BOT 1×0 BAN

10/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
VRE 1×1 BOT

18/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 16:00
BOT  ×  VAS

12/04 - COPA SUL-AMERICANA - 19:15
AUD  ×  BOT


Ainda sem poder contar com Matheus Fernandes e Renatinho que só agora iniciam a transição em campo, Valentim mantem a dúvida entre lançar o time que vem jogando ou iniciar com Marcos Vinícius na armação. No caso da segundo hipótese, Valencia, que vinha ocupando a função, jogaria deslocado pela esquerda, Pimpão seria remanejado para a direita e |Ezequiel ficaria no banco como opção.


FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X VASCO


Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 18 de março de 2018 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro (RJ)
Assistentes: Silbert Faria Sisquim (RJ) e Daniel do Espírito Santo Parro (RJ)

BOTAFOGO:
Gatito Fernández, Marcinho, Marcelo, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, João Paulo, Marcos Vinícius, Leo Valencia: Rodrigo Pimpão e Kieza
Técnico: Alberto Valentim

VASCO: Martín Silva, Yago Pikachu, Paulão, Frikson Erazo e Henrique; Wellington, Leandro Desábato, Wágner e Evander; Rildo e Duvier Riascos
Técnico: Zé Ricardo
Vamos torcer para que o time engrene de vez e consiga a vitória que tanto precisa.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar




Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo... Participe!