sábado, 12 de maio de 2018

Com as presenças confirmadas de Aguirre e Moisés, Botafogo precisa vencer o clássico para voltar ao G-6




Fogão fecha a rodada com clássico em casa! 
Vamos pra cima, FOGO! 🔥 (Botafogo de Futebol e Regatas)
Com uma atuação displicente e pouquíssima inspirada de seus atacantes, o Botafogo conseguiu, na última quarta-feira, a esperada classificação para segunda fase da Copa Sul-Americana ao empatar com o Audax Italiano do Chile por 1 a 1 no Estádio Nilton Santos.

Aos 13 minutos da etapa complementar, Matheus Fernandes abriu o placar para o Alvinegro e Cabrera empatou para o time chileno aos 40 minutos.

O Glorioso fez uma partida muito irregular em todos os fundamentos. Passou sustos desnecessários e irritou sobremaneira a sua torcida, tanto que, ao fim do jogo, o time saiu debaixo de vaias mesmo tendo conseguido o seu intento. Os atletas alvinegros desperdiçaram seguidas chances para matarem o jogo complicando uma partida que tinha tudo para ser tranquila, tanto pela vantagem conseguida com a vitória no primeiro jogo (2 a 1) como pela baixa qualidade técnica do adversário, vice-lanterna do Campeonato Chileno.


Veja o que escrevemos no post de pré-jogo: Pela Sul-Americana, o Botafogo recebe o Audax Italiano no Nilton Santos para confirmar a classificação...


¡Final en Río de Janeiro! @BotafogoOficial y @audaxitaliano 
igualaron 1-1. El equipo brasileño avanza a la segunda fase
 
tras imponerse 3-2 en el global. (@Sudamericana)
O gol que, supostamente, nos traria a tranquilidade na partida foi o primeiro de Matheus Fernandes nos profissionais e o jogador comemorou muito o feito. Depois de boa assistência de Leo Valencia, o volante de 19 anos arriscou um chute da intermediária que entrou no cantinho esquerdo, sem chances para o goleiro.

Mesmo com a vantagem no placar, a displicência perdurou por todo o segundo tempo. Passamos sufoco com Jefferson se desdobrando para garantir o resultado e nem isso conseguiu. O experiente goleiro foi vencido por um belo chute de Cabrera de fora da área, sem que tenha reagido a contento.

Nem mesmo as modificações feitas por Valentim nos tiraram do estado de letargia. Kieza, que havia entrado na vaga de Valencia, foi bem na primeira jogada penetrando pela esquerda (15'). Serviu a Brenner dentro da área que acertou a trave adversária com estilo. Já na segunda oportunidade, perdeu gol feito (36') ao tentar um passe para Lindoso quando deveria concluir em gol já que estava cara a cara com o goleiro. Um zagueiro interceptou o passe já dentro da área para desespero da torcida. Faltou confiança e ambição ao "experiente artilheiro".

Antes, aos 26 minutos, Matheus havia perdido uma chance incrível para matar o jogo ao chutar para fora diante do goleiro e depois, no finalzinho (44'), foi a vez de Pimpão decepcionar o torcedor. O atacante arrancou livre do meio do campo em direção ao gol mas errou a conclusão bizonhamente ao tentar encobrir o arqueiro. A bola subiu muito e saiu por cima do travessão sem nenhum perigo.

Os chilenos também perderam chances claras para virarem o placar. Numa delas, Geraldino perdeu gol feito debaixo da trave e sem goleiro. Uma vitória por 2 a 1 para os chilenos levaria a partida para os pênaltis.

Passado o susto do dia anterior, o grupo voltou aos treinamentos na quinta-feira visando o clássico contra o Fluminense no Nilton Santos, marcado para às 20h de segunda-feira, fechando a quinta rodada do Brasileiro. Já o adversário, retornou ao Rio na tarde de sexta-feira oriundo de Potosi, na Bolívia, onde, sob efeito da altitude de 4.000 mil metros, foi derrotado pelos donos da casa por 2 a 0 e mesmo assim conseguiu avançar na competição já que havia vencido o primeiro jogo por 3 a 0 no Maracanã.

Enquanto na Sul-Americana o Bota aguarda o sorteio que apontará o adversário na segunda fase, no Brasileiro o time precisa se recuperar da derrota para o Cruzeiro sob pena de frequentar uma área perigosa da tabela, próxima a zona de degola.


Veja a nossa sequência de jogos no mês de maio pelas duas competições:

06/05 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 16:00
CRU  1×0 BOT

09/05 - COPA SUL-AMERICANA - 21:45
BOT  1×1 AUD

14/05 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 20:00
BOT  ×  FLU

20/05 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 16:00
AME  ×  BOT

27/05 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 16:00
BOT  ×  VIT

30/05 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 21:00
SAO × BOT


Se liga na classificação atualizada do Brasileirão após os 
jogos de domingo! Lembrando que ainda faltam dois jogos

 nesta segunda-feira! (@FoxSportsBrasil)
A quinta rodada do Brasileiro teve início no sábado com um empate de 0 a 0 no Grenal 416, teve seguimento no domingo com grandes jogos como o clássico paulista entre Corinthians e Palmeiras com a vitória (2 a 0) do primeiro e será finalizada com o clássico vovô no Nilton Santos. Os resultados alteraram muito a nossa posição na tabela. De 12o., caímos para 15o. colocado e vamos precisar de uma vitória para voltarmos à briga no G-6.

Depois de quatro rodadas - dois empates (1 a 1) contra Palmeiras e Sport, uma vitória (2 a 1) sobre o Grêmio e a derrota para o Cruzeiro (1 a 0) -, o aproveitamento é de apenas 41,75% e chama a atenção o baixo rendimento do ataque*. Só marcamos quatro vezes no Brasileirão: Igor Rabello contra o Palmeiras, Lindoso contra o Sport, Brenner e Gilson contra o Grêmio enquanto a defesa foi vazada três vezes, o que nos deixa com o saldo de um gol apenas.

*Os 13 artilheiros do Botafogo na temporada e o número de gols: Brenner - 8, Kieza - 3, Pimpão - 3, Igor Rabello - 3, Luiz Fernando - 2, Rodrigo Lindoso - 2, Joel Carli - 1, Valencia - 1, Renatinho - 1, Gilson - 1, Arnaldo - 1, Marcos, Vinícius - 1, Matheus Fernandes - 1


O técnico Valentim fechou os treinos de sábado e domingo mas, no dia anterior, adiantou que Rodrigue Aguirre será relacionado para o jogo e, finalmente, deve fazer a sua estreia no clássico contra o Flu. “Aguirre provavelmente vai ser escalado. Vem treinando muito bem, forte e aprimorando a parte física. Pegou rápido o nosso jeito de treinamento", disse o treinador.

O mesmo deve acontecer com Moisés que está fora do time desde que sofreu uma torção no tornozelo no jogo final do Carioca contra o Vasco. O lateral vem treinando com o grupo e também deve ser relacionado para o clássico com grandes possibilidades de sair jogando. “Moisés é um jogador de muita força, que se cobra muito e que fez um ótimo trabalho de recuperação para voltar. Pode pintar na convocação também”, adiantou Valentim.

Como o atacante Luiz Fernando recuperou a posição de titular pela direita após atuar nos jogos contra Cruzeiro e Audax, o time está próxima de assumir a formação considerada ideal pela torcida com as voltas de Moisés e a estreia de Aguirre. Ainda sem João Paulo, Leandro Carvalho e Yuri que passaram recentemente por cirurgias e seguem estágios diferentes de recuperação; sem Marcelo que se recupera de uma torção no joelho e; sem Leandrinho que faz trabalhos de transição, resta apenas a volta de Gatito Fernandez para que isso se concretize. O goleiro atravessava uma fase excepcional antes de lesionar no jogo contra o Sport na segunda rodada do Brasileiro e era merecidamente o titular absoluto da equipe.

Esse era o panorama para o clássico até então mas surgiram notícias de última hora dando conta de que Leo Valencia e Marcos Vinícius sentiram desconforto muscular após o treino de domingo e estão vetados para o jogo o que cria uma brecha para inúmeras possibilidades de formação. Valentim pode entrar com o contestado Pimpão fazendo o lado esquerdo; optar por Gilson mais adiantado fazendo uma dobradinha com Moisés que voltaria ao time; lançar Kieza na posição de Valencia como vem fazendo nos treinos e, quando possível, no decorrer dos jogos; ou mesmo inverter o lado de Luiz Fernando fazendo entrar João Pedro pela direita.

Sendo assim, o meia-atacante João Pedro, que fez a sua estreia contra o Cruzeiro e não pode jogar pela Sul-Americana, deve compor o banco ou mesmo ser lançado pela direita no início da partida. Já o volante Jean, que fez a sua estreia contra o Audax na quarta-feira, deve aguardar nova oportunidade no banco de reservas.

Há dúvidas ainda sobre a participação do atacante Ezequiel, que desceu para reforçar o time Sub-20 no jogo de ida contra o Corinthians pelas semifinais da Copa do Brasil (fomos derrotados por 2 a 0) e pode permanecer concentrado para o jogo da volta, quando o time decide a vaga para às finais na quarta-feira no Niltão ou mesmo virar opção para o clássico contra o Flu.

Resta a esperança de que a Torcida vá em bom número ao Nilton Santos para incentivar o time - pelo menos, mais do que os 8 mil de quarta-feira - mesmo que o dia e horário não sejam favoráveis e ainda restem resquícios de revolta pelo tratamento desrespeitoso recebido da Diretoria no jogo contra o Audax ao não providenciar, conforme prometido, a autorização para a festa programada com antecedência. Instrumentos, bandeiras, faixas, trapos e balões de festa foram barrados pelo GEPE que informou desconhecer a autorização.

Precisamos vencer o Flu a qualquer custo, o único rival que não vencemos esse ano, para chegarmos ao G-6.


FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO X FLUMINENSE


Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 14 de maio de 2018, segunda-feira
Hora: 20h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)

BOTAFOGO:
Jéfferson, Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Moisés (Gilson); Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, Renatinho; Pimpão (João Pedro) Luiz Fernando e Brenner
Técnico: Alberto Valentim

FLUMINENSE:
Julio Cesar, Gum, Renato Chaves e Frazan; Gilberto, Richard, Jadson, Junior Sornoza e Ayrton Lucas; Marcos Júnior (Pablo Dyego) e Pedro
Técnico: Abel Braga

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo... Participe!