sexta-feira, 18 de maio de 2018

Depois de vencer o Flu no Nilton Santos, Botafogo vai em busca da vitória sobre o Coelho no Independência




Pra cima! Domingo tem Fogão em mais um compromisso pelo
Brasileirão! #VamosFOGO (Botafogo de Futebol e Regatas
O importante era vencer o clássico, e vencemos... Bom futebol do time a gente tem que cobrar um pouco mais pra frente. Quem sabe depois da parada para a Copa no meio de junho quando o técnico Valentim terá tempo suficiente para recuperar atletas entregues ao DM e aprimorar os fundamentos da equipe. Dentre eles, a transição rápida para o ataque e a falta de pontaria crônica dos homens lá da frente.

É bom ganhar três pontos quando não vamos tão bem num jogo e contra o Fluminense, na rodada passada, foi muito desse jeito. Não podemos reclamar. Quantas vezes tivemos mais posse de bola, dominamos o adversário e saímos frustrados de campo quando a vitória não veio?

Pois bem... No clássico vovô foi a vez deles lamentarem o resultado. Nos pressionaram, dominaram a maioria das ações de jogo, perderam inúmeras chances de botar frente no placar e saíram frustrados com a derrota por 2 a 1.


VITÓRIA GLORIOSA! Lindoso e Kieza marcam, em duas
 assistências de Marcinho, e o Botafogo vence o clássico vovô
 
no Niltão. Pedro fez o gol do Fluminense! (@FoxSports)
Aqui atrás, pararam nas mão ágeis de Jefferson que, com uma exibição de gala, lembrou os melhores tempos de carreira. O arqueiro foi decisivo para a vitória. Fez a sua melhor partida desde que voltou à titularidade, com pelo menos seis defesas de alto nível. Foi, disparado, o melhor em campo e merecia levar pra casa - se ainda existisse a premiação - o Motoradio da partida.

Enquanto isso, lá na frente, a precisão das assistências de Marcinho pela direita nos proporcionaram dois belos gols de cabeça - nossa arma mais eficiente até aqui. O primeiro no oportunismo de Lindoso (26'/1o.T) e o segundo, com Kieza (16'/2o.T) na posição de centroavante já que havia iniciado o jogo na extrema esquerda, ocupando a vaga deixada Valencia que sentiu a coxa e ficou fora da partida.

Kieza deslocado pela esquerda foi um dos principais fatores para o descontrole demonstrado pelo time já que houve um descompasso nas funções, principalmente no primeiro tempo quando fomos amassados pelo time do Abelão. A coisa só desenrolou no segundo tempo quando Valentim voltou com Bochecha no lugar de Renatinho. Sobrecarregado, o meia não fez um bom jogo tentando armar jogadas e cobrir as investidas de Gilberto já que Kieza não mostrou intimidade com a função. Paciência...

Isso é um problema que o técnico vai precisar resolver daqui pra frente para buscar o equilíbrio do esquema: arrumar lugar para três centroavantes onde só cabe um ou mesmo dois, em situações extremas. Brigam pela vaga: Brenner, que é o artilheiro do time na temporada e atravessa bom momento; Kieza, que chegou com status de titular fazendo gols, se contundiu, perdeu a posição e tenta retomar a vaga aproveitando as chances dadas pelos técnico geralmente, pela beirada do campo; e Rodrigue Aguirre, a maior contratação da temporada que, pelas circunstâncias atuais do elenco, não pode ficar fora da equipe - diz saber jogar pelas extremas mas prefere a posição de centroavante.


Veja o que escrevemos no post de pré-jogo: Com as presenças confirmadas de Aguirre e Moisés, Botafogo precisa vencer o clássico para voltar ao G-6...


Como o Clássico foi disputado na segunda-feira, o grupo teve um dia de folga e voltou aos treinos na tarde de quarta-feira depois de posarem para a foto oficial do título Carioca no mesmo dia em que se comemora o Dia do Botafogo criado na data de aniversário de Nilton Santos, o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos e maior ídolo da história alvinegra. Se estivesse vivo, seu Nilton estaria completando 93 anos.

Valentim ainda teve mais dois dias de treinamento antes do embarque para Belo Horizonte onde o time enfrenta o América-MG, no Independência, às 16h de domingo, pela sexta rodada do Brasileirão.

Mesmo jogando fora de casa, o Botafogo vai buscar mais uma vitória para manter viva a briga por uma das vagas à Libertadores. Não vai ser fácil, mas vamos...

Jogando em seus domínios, o América defenderá uma longa invencibilidade contra o Glorioso pela Série A. O Coelho venceu seis e empatou outros dois duelos disputados em Minas. O retrospecto dos mineiros como mandantes chama a atenção. Até o momento, os dois triunfos conquistados nessa edição do Brasileiro, sobre Sport e Vitória, foram alcançadas no Horto apesar de estarem há três jogos sem vencer.


Veja a sequência de jogos que temos pela frente até a parada do campeonato para a disputa da Copa do Mundo:

20/05 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 16:00
AME × BOT

27/05 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 19:00
BOT × VIT

30/05 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 19:30
SAO × BOT

02/06 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 19:00
VAS × BOT

06/06 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 19:30
BOT × CEA

10/06 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 16:00
BAH × BOT

13/06 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 21:00
BOT × CAP


O Botafogo ocupa a sexta posição! O Flamengo segue na
liderança enquanto o Paraná fecha a tabela sem saber o que
 
é vencer na competição! (@FoxSports)
Com os resultados da quinta rodada, o Botafogo saiu da incômoda posição de 15o. colocado para a sexta posição, fruto da vitória importantíssima contra o rival.

Com oito pontos na tabela - dois empates de 1 a 1 contra Palmeiras e Sport e duas vitórias de 2 a 1 sobre o Grêmio e Fluminense (lembrando que perdemos o jogo contra o Cruzeiro por 1 a 0) -, o aproveitamento da equipe passou dos 41,75% para 53%, mas convivendo com o baixo rendimento do ataque*.

Só marcamos seis vezes no Brasileiro: Igor Rabello contra o Palmeiras, Lindoso contra o Sport, Brenner e Gilson contra o Grêmio e, Lindoso e Kieza contra o Flu. Já a defesa, foi vazada quatro vezes o que dá um saldo positivo de dois gols.


*Os 13 artilheiros do Botafogo na temporada são: Brenner (8), Kieza (4), Lindoso (3), Pimpão (3), Igor Rabello (3), Luiz Fernando (2), Joel Carli (1), Valencia (1), Renatinho (1), Gilson (1), Arnaldo (1), Marcos Vinícius (1) e Matheus Fernandes (1).


Alberto Valentim deu entrevista na tarde de sexta-feira mas, como de praxe, não confirmou a formação que enfrenta o Coelho lá em Minas. Afirmou que vai avaliar a parte física do chileno Leo Valencia para definir se o gringo sai jogando. Se não der pra ele, é possível que Kieza permaneça na equipe deslocado para a esquerda. O mesmo deve acontecer com o lateral Moisés que foi relacionado para o jogo contra o Fluminense mas não foi utilizado pelo técnico.

Rodrigue Aguirre, que estreou no Clássico e jogou pouco mais de 15 minutos, ainda não tem condições físicas de atuar um jogo inteiro. Sendo assim, é possível que permaneça como opção no banco e atue por mais tempo, de 30 a 40 minutos, contra o Coelho.

Como o atacante Luiz Fernando recuperou a posição de titular atuando pela direita (entrou contra Cruzeiro, Audax e Fluminense), estamos muito perto de ver em campo a formação considerada ideal pela torcida. Ainda sem João Paulo, Leandro Carvalho e Yuri que passaram recentemente por cirurgias e seguem estágios diferentes de recuperação; sem Marcelo que se recupera de uma torção no joelho e só agora começa a trabalhar em campo; sem Leandrinho que faz trabalhos de transição; resta apenas a volta de Gatito Fernandez para que isso se concretize - ou não, caso o treinador decida manter Jefferson como titular da equipe depois da bela exibição na vitória contra o Flu.

Jogadores como Bochecha, Jean, João Pedro, Marcos Vinícius e Kieza, além de Aguirre, são boas alternativas do meio para a frente e seguem na perspectiva de arrumarem um lugar no time titular.

Abaixo, temos as possíveis escalações.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG X BOTAFOGO


Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 20 de maio de 2018 (Domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)

AMÉRICA:
João Ricardo, Norberto, Matheus Ferraz, Messis e Giovanni; Leandro Donizete, Christian e Serginho; Luan, Aderlan e Rafael Moura
Técnico: Enderson Moreira

BOTAFOGO: Jéfferson, Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Gilson (Moisés); Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, Renatinho; Luiz Fernando, Brenner e Leo Valencia (Kieza)
Técnico: Alberto Valentim

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo... Participe!