terça-feira, 17 de julho de 2018

Com mudanças no comando técnico, Botafogo encara o Corinthians na volta do Brasileirão




Pra cima, FOGO!🔥 É noite de Fogão! De muita luta e 

empenho para buscar essa vitória fora de casa! 💪🏼 
O Botafogo volta à disputa do Brasileirão com uma grande novidade. Logo após a parada do campeonato para a disputa da Copa do Mundo na Rússia, o técnico Alberto Valentim surpreendeu a todos e deixou o comando técnico da equipe depois de três meses de um trabalho muito bem avaliado. O treinador conseguiu dar uma nova cara à equipe após o fiasco da passagem de Tigrão pelo clube, foi campeão carioca de forma surpreendente e deixou o time na primeira parte da tabela do Brasileirão o que, para os torcedores mais exigentes, foi um feito razoável. Valentim, que se transferiu para um time egípcio, conviveu com muitos problemas médicos na equipe mas, com sua gana e vibração à beira do campo, conseguiu levar o time a uma posição melhor do que o elenco jovem e desacreditado sugeria.

Pois bem... Após a perda inesperada, a direção do clube foi relativamente ágil e fez uma escolha surpreendente para o cargo. A preferência caiu sobre Marcos Paquetá, um ilustre desconhecido da torcida que fez carreira no mundo árabe e no começo da carreira, conduziu equipes de base no Brasil.


Com gols de Lindoso e Igor Rabello, o Botafogo vence o
Atlético-PR e fatura os três pontos! (@FoxSportsBrasil
Com três semanas de intensos treinamentos - alguns dias em tempo integral, Paquetá indica que fará poucas mudança na equipe em relação ao time comandado por Valentim, aquele mesmo que venceu o Atlético Paranaense no último jogo antes da parada do campeonato, no Nilton Santos. Naquela oportunidade, a vitória convincente acalmou a torcida que se preparava para assistir a Copa e só voltaria a se preocupar com o time no dia 18 de julho no confronto com o Corinthians em São Paulo.

Veja o que escrevemos antes da partida: Botafogo recebe o Furacão e só a vitória interessa antes da parada para a Copa...

Jogando em casa, com festa da torcida, o time bateu o Furacão por 2 a 0 com uma tranquilidade que a muito não se via. Rodrigo Lindoso de pênalti e Igor Rabello de cabeça (na súmula, o juiz registrou gol contra do defensor atleticano no lance) marcaram para o Alvinegro. E cabia mais não fosse a falta de capricho dos nossos avantes. Os alvinegros perderam pelo menos duas ótimas chances no segundo tempo.


Assim ficou a classificação do Brasileirão após o fim da 12ª
rodada! Em qual posição seu time está? (@FoxSportsBrasil)
Com o resultado, o Glorioso chegou aos 17 pontos e passou da incômoda posição de 13o. colocado para a nona, ficando a dois pontos do Palmeiras que fecha o G-6 - nosso único objetivo no campeonato (ou não?). Por outro lado, a derrota empurrou o CAP para a vice-lanterna do campeonato.

Dos dezoito pontos disputados como visitante (Sport, Cruzeiro, América, São Paulo, Vasco e Bahia), o Bota conquistou apenas cinco com os empates contra o Sport e Bahia e a vitória sobre o Vasco (aproveitamento de 27,7%). Hoje teremos mais um grande desafio jogando fora.

Já em casa, dos dezoito pontos disputados como mandante (Palmeiras, Grêmio, Fluminense, Vitória, Ceará e Atlético-PR), conquistamos doze com as vitórias sobre Grêmio, Fluminense e CAP e os empates contra Palmeiras, Vitória e Ceará (aproveitamento de 66,6%).

Com a vitória sobre o CAP, a campanha que era fraca passou a ser razoável com quatro vitórias, cinco empates e três derrotas (aproveitamento de 47,2%). Aumentamos um pouco a média de gols* mas o índice geral ainda é baixo. Foram 16 marcados em 12 jogos. Já a defesa sofreu 14 o que dá um saldo de apenas 2 gols.

*Gols do Botafogo na temporada: 8 Kieza, 8 Brenner, 4 Rodrigo Pimpão, 4 Igor Rabello, 4 Rodrigo Lindoso, 3 Leo Valencia, 2 Luiz Fernando, 1 Marcos Vinícius, 1 Arnaldo, 1 Renatinho, 1 Carli, 1 Gilson, 1 Matheus Fernandes e 1 contra.

Essa é a nossa realidade na retomada do campeonato: uma disputa direta por posições contra um adversário forte que joga em casa, diante da torcida. O campeão paulista soma 17 pontos e ocupa a 10a. posição, logo abaixo do Botafogo, atual campeão carioca. Com a saída do técnico Carille, o Timão passou por uma instabilidade técnica com o comando entregue ao então auxiliar Osmar Loss. Já efetivado, o treinador aproveitou a parada da Copa para fazer amistosos e acertar o time depois de perder alguns jogadores para o mercado e a chegada de novos. Vem de derrota para o Bahia, em Salvador, na última rodada e não vence há quatro jogos.

Geralmente o Botafogo faz bons jogos contra eles e leva vantagem nos confrontos diretos, mas jogando em Itaquera, diante de 40 mil torcedores, as dificuldades aumentam enormemente. Tanto que nunca vencemos na Arena (2014). O último confronto entre as equipes foi em 23/10/17 com vitória do Botafogo por 2 a 1. A última vitória dos corintianos foi em 2/7/17 por 1 a 0 e o último empate foi em 1/6/14 pelo placar de 1 a 1. A nossa última vitória em SP foi pelo placar de 3 a 1, em 11/7/12.

Na contagem geral, foram 108 jogos com 46 vitórias do Botafogo, 25 empates 37 vitórias do Corinthians. Os alvinegros marcaram 163 gols contra 155 dos corintianos. Já no Campeonato Brasileiro, foram 59 jogos com 22 vitórias do Glorioso contra 20 do Timão, além de 17 empates (fonte: @leocareca87 )

Depois da sequência de jogos contra times posicionados na parte baixa da tabela, o Glorioso inicia um ciclo duríssimo em que encara times mais bem ranqueados na tabela e outros tantos candidatos ao título como o próprio Corinthians, campeão do ano passado e o Flamengo, atual líder da competição.


18/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 21:45
COR XBOT

21/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 19:00
FLA X BOT

26/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 19:30
BOT X CHA


O técnico Marcos Paquetá fez o último treino na terça-feira à tarde no campo anexo do Nilton Santos e em seguida a delegação seguiu para São Paulo. Ainda sem poder contar com Gatito Fernandez que só agora volta a trabalhar com bola, Jefferson continua como titular absoluto no gol. Sem a concorrência de Marcinho que passou a última semana se recuperando de uma princípio de pneumonia, Luiz Ricardo segue na lateral direita. O miolo de zaga será formado por Joel Carli e Igor Rabello enquanto Gilson ganha chance na lateral esquerda com o impedimento contratual de Moisés que é atleta do Corinthians. O mesmo acontece com o zagueiro Yago e o volante Jean que também não foram relacionados para o jogo.

Do meio para frente, Matheus Fernandes parece ter vencido a disputa com Marcelo pela posição de primeiro volante e fará dupla com Lindoso que deve atuar como segundo. Leo Valência, que vinha de boas atuações antes da parada para a Copa, reassume a posição de armador da equipe, por enquanto, sem concorrência. No ataque, Paquetá deve apostar no trio que atuou no último jogo antes da Copa com Aguirre, Kieza e Pimpão com grandes possibilidades de Luiz Fernando, que por problemas médicos ficou de fora de alguns treinamentos da semana, assumir essa posição.

Com isso, jogadores como o atacante Brenner e os meias Renatinho, João Pedro e até Leandrinho que volta a ser relacionado depois de longo tempo, podem ser acionados dependendo do andamento da partida.


FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X BOTAFOGO


Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 18 de julho de 2018 (Quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)

Árbitro: Rodrigo D’alonso Ferreira (SC)
Assistentes: Helton Nunes (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)

CORINTHIANS:
Cássio, Fagner, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel, Renê Júnior, Àngel Romero, Rodriguinho e Mateus Vital; Roger
Técnico: Osmar Loss

BOTAFOGO:
Jefferson, Luis Ricardo, Joel Carli, Igor Rabello e Gilson; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes e Leonardo Valencia; Luiz Fernando (Pimpão), Rodrigo Aguirre e Kieza
Técnico: Marcos Paquetá

A ansiedade da torcida é grande com a estreia do time de Marcos Paquetá na retomada do difícil Campeonato Brasileiro. Paciência, torcida! Boa sorte Paquetá! Boa sorte Fogão!


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo... Participe!