sábado, 11 de agosto de 2012

Amaral vai pra guerra



Volante aposta na conversa e na vontade para se acertar com companheiros




Amaral - Treino do Botafogo (Foto: Wagner Meier)É galera... Chegou a hora do volante Amaral estrear.

Levando-se em conta as últimas apresentações do time, tanto na Sul-Americana quanto no Brasileirão, parece claro que, além da carência na frente onde faltam artilheiros especialistas, faltava também um homem para guarnecer a entrada da área e fazer a cobertura dos nossos laterais que, no atual esquema, avançam em demasia.

Amaral é a aposta da vez por ser um primeiro volante clássico, daqueles que vão para o choque como um autêntico cão de guarda protegendo a casa. Um jogador com essas características torna-se imprescindível a qualquer esquema já que pode funcionar até mesmo como uma espécie de terceiro zagueiro. Mais ainda no Botafogo, tal a vulnerabilidade do nosso miolo de zaga.

Contratado recentemente junto ao Cruzeiro para suprir as ausências de M. Mattos e Lucas Zen que se recuperam de lesões graves, o volante terá chance na vaga antes ocupada pelo garoto Jadson, que tem características mais próximas as do titular Renato e, portanto, não deveria, em condições normais, ser escalado ao lado dele e sim ser considerado o seu reserva imediato.

Nesse esquema, nos falta o primeiro volante desde que Marcelo Mattos deixou o time. Desde então o time tem oscilado muito nas partidas e no setor. Até mesmo Renato, antes exaltado por suas atuações ao lado de Mattos, não vem fazendo um bom campeonato.

Com esse desequilíbrio, o treinador vem tentando achar uma solução com o revezamento de seus meias desde que Seedorf assumiu a condição de titular.  Porém, nenhum dos jogadores testados tem características de marcação que pudesse minimizar as falhas de cobertura e marcação. O que mais se aproxima dessa condição é Fellype Gabriel, porém o jogador não tem o vigor físico necessário para fazê-lo.

A expectativa da torcida é que Amaral entre na equipe já na partida deste domingo, contra a Portuguesa, no Canindé, uma vez que ficou no banco na derrota por 2 a 1 frente ao Palmeiras quando a zaga voltou a falhar muito, e não foi aproveitado.

Se faltar entrosamento em campo tem que ir na base da vontade e da conversa. Com a maratona de jogos, os times não tem tido tempo para trabalhar e, no caso do Botafogo, de entrosar seus novos contratados. É o caso de Rafael Marques e Lodeiro que ainda aguarda sua vez. O próprio R. Marques que tem tido seguidas chances  parece totalmente perdido em campo e não vem produzindo o que dele se esperava.

Amaral revela seu ponto forte antes da estreia pelo Fogão



A esperança da torcida é de que a solução para o baixo rendimento individual e coletivo dos zagueiros seja uma melhor proteção da entrada da área e a cobertura dos laterais, justamente os fundamentos em que o volante Amaral diz ser especialista. É esperar pra ver.



Felipaodf/BotafogoDePrimeira

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Loco Abreu o Mito do Botafogo



O Vídeo da Semana ainda repercurti nas redes: Loco Abreu o Mito do Botafogo! 

No jogo do Figueira contra Eles, El Loco não se intimida e parte pra Zoação, beijando o escudo do Botafogo que sempre carrega na camisa que usa debaixo do uniforme. Não satisfeito ainda fez gestos lembrando a famosa Cavadinha em cima de Bruno que deu o Título do Carioca de 2010 ao Fogão!








Botafogo 2x1 Flamengo - 2010 - Carioca 2010 Taça Rio Final BOTAFOGO CAMPEÃO CARIOCA 2010




Felip@odf/BotafogoDePrimeira

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Guilherme pode ser o alvo


Com a carência de gols, Botafogo procura solução para o seu ataque




Notícias veiculadas hoje na imprensa dão conta de que o Botafogo estaria em negociação com o atacante Guilherme do Atlético Mineiro, numa tentativa de amenizar o problema criado pela própria diretoria com os empréstimos dos atacantes Alex (já vendido ao exterior), Caio e Loco Abreu e a venda de Herreira e Maicosuel. 

Mostrando falhas crônicas  de planejamento, o clube desmontou uma base formada a dois anos e agora amarga uma carência de finalizadores que parece não ter fim.  

O técnico Oswaldo Oliveira bancou a saída dos jogadores achando que poderia suprir as ausências com o improviso de Elkeson como centro avante e a chegada do desconhecido Rafael Marques, atacante escolhido por ele dentre tantas opções no mercado.

Como a solução imaginada não vem dando o resultado esperado, isso acaba por interferir na produção do time que oscila entre a apatia irritante à correria desvairada para desespero da torcida que, após os fracassos nas últimas competições, acreditava num ano mais promissor.

A derrota de ontem por 2 a 1 para o Palmeiras deixou evidente a falta de pontaria do ataque botafoguense o que pode ter acelerado a busca por uma solução ao “som” dos constantes protestos de uma torcida que já não tolera a incompetência de dirigentes, comissão técnica e jogadores.

O nome da vez seria o de Guilherme, atacante do Atlético Mineiro que não faz parte dos planos do treinador Cuca para esse final de temporada

“O elenco realmente não está fechado e estamos procurando reforços para alguns setores que ainda estão carentes”, confirmou o técnico Oswaldo de Oliveira, sem citar nomes ou posições.

A
 Carreira 

Guilherme Milhomen Gusmão nasceu em Imperatriz no dia 13 de Abril de 1988. Foi o destaque do time do Cruzeiro na Copa São Paulo de Juniores de 2007, na qual o clube mineiro sagrou-se campeão, vencendo o São Paulo na final. No mesmo ano foi promovido ao time principal. Começou o ano de 2008 como titular absoluto sendo um dos destaques da equipe no Campeonato Brasileiro e ajudando o Cruzeiro a alcançar o 3° lugar. 

No início de 2009, o camisa 11 cruzeirense foi negociado com o Dínamo Kiev. Em sua estreia, Guilherme marcou 3 gols. Apesar do bom início, não se firmou no time ucraniano e acabou sendo emprestado ao CSKA Moscou. Já na Rússia, o atacante teve boa passagem. 

No dia 20 de março de 2011, foi confirmada a sua contratação pelo Atlético Mineiro, pelo presidente Alexandre Kalil, via Twitter. O Atlético pagou 6 milhões de euros por 60% dos direitos econômicos do jogador, se tornando a contratação mais cara da história do futebol mineiro. 

Guilherme, que começou sua história no Atlético com atuações nada memoráveis, permaneceu no clube para a temporada de 2012. O jogador veio ao Atlético com o intuito substituir o grande ídolo da torcida atleticana Diego Tardelli, o que inicialmente não ocorreu devido às fraquíssimas atuações pelo clube na temporada de 2011.

No início da temporada de 2012, o jogador conseguiu reverter a má impressão através de excelentes atuações no Campeonato Mineiro, principalmente nas finais contra o América levando o Atlético à vitória do campeonato regional, de forma invicta. Em sua estreia no Brasileirão contra o Figueirense, Guilherme voltou a ser decisivo ao sair do banco de reservas e fazer o último gol da virada heroica de 4x3 contra o Figueirense em Florianópolis. 

Veja alguns gols de Guilherme



Por Felip@odf/Botafogo de Primeira


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Quem vence esse duelo?


Depois de se enfrentarem na Sul-Americana, com vantagem para o clube paulista, times se reencontram no Engenhão, nesta quarta, pelo Brasileiro


A Copa Sul-Americana se encarregou de colocar Botafogo e Palmeiras frente a frente antes do confronto entre os dois clubes pelo Campeonato Brasileiro. Uma chance para se conhecerem. Agora, em situações completamente distintas da estreia na competição continental, quando o clube paulista levou a melhor (2 a 0, em Barueri), eles voltam a jogar nesta quarta-feira, às 21h50, no Engenhão. A pressão sobre ambos, porém, é a mesma.


De um lado Seedorf, pelo Botafogo; de outro, Marcos Assunção, pelo Palmeiras estarão frente a frente no jogão de hoje à noite 

Eles são a liderança das equipes dentro de campo. Gesticulam no meio campo, dão bronca nos companheiros quando erram, não temem à pressão dos torcedores e assumem a responsabilidade. De um lado, o botafoguense Clarence Seedorf e, do outro, o palmeirense Marcos Assunção, esquentam a rivalidade da noite nesta quarta-feira, no Engenhão, pela 15ª rodada do Brasileirão. 

Quem viver verá o choque de talentos!


Felip@odf/BotafogoDePrimeira