quarta-feira, 11 de maio de 2016

Agora é Copa do Brasil




Chamada para o jogo de hoje produzida pela página
Facebook/Neilton Meira Oficial
Depois de deixar o título de Campeão Carioca escapar das mãos no domingo contra o Vasco e sem tempo pra chorar as mágoas da chance desperdiçada, o Botafogo voou rumo à Juazeiro, na Bahia, onde enfrenta o bravo Juazeirense no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil.


Na primeira fase da competição, o Alvinegro teve dificuldades para passar pelo Coruripe (AL) vencendo o primeiro jogo por 1 a 0 em terras alagoanas e empatando por 1 a 1 no Rio. Em razão das muitas baixas no elenco naquela semana, o técnico Ricardo Gomes mandou a campo um time alternativo com apenas dois titulares - Luís Ricardo e Bruno Silva.


Como era de se esperar, o Botafogo fez um jogo taticamente confuso, com jogadores desentrosados e muito pouco inspirados apesar do esforço pessoal de cada um. Os goleiros Helton Leite e Gott foram os destaques positivos da partida e a vitória só veio aos 39' do segundo tempo com gol do garoto Luis Henrique. Com o resultado, o Alvinegro pelo menos conseguiu acabar com o jejum de vitórias em estreias na Copa do Brasil que já durava sete anos.


Veja quais eram as expectativas para o jogo de estreia lá em Coruripe: Virando a chave para a Copa do Brasil, Botafogo en..


Reveja os melhores momentos da primeira partida em Coruripe, com gol de Luis Henrique




Em razão da vantagem conseguida no primeiro jogo e do compromisso decisivo contra o Vasco no domingo seguinte, Ricardo Gomes voltou a repetir a tática no segundo jogo e mandou a campo um time de reservas reforçado pelo zagueiro Joel Carli que não jogaria a primeira partida das finais contra os cruzmaltinos.


Leia o que escrevemos antes dessa partida decisiva: Botafogo vai com time reserva contra o Coruripe


O Botafogo voltou a apresentar um baixíssimo nível técnico na partida aumentando ainda mais a angustia dos pouquíssimos torcedores que compareceram em Los Larios numa quinta-feira a noite e viram o adversário sair na frente no placar. No final, o empate de 1 a 1 com o time alagoano deu a classificação ao Alvinegro. A dificuldade do Botafogo era tamanha que, no segundo tempo, Ricardo Gomes teve que lançar mão do volante Bruno Silva que estava no banco, pra tentar controlar o jogo. O volante entrou frio e, com 25 minutos em campo, conseguiu a façanha de ser expulso ao levar dois cartões amarelos em curto espaço de tempo, ampliando o tormento do torcedor que não via hora de se livrar daquele sufoco, perturbado por lembranças traumáticas vividas anteriormente nessa competição.


O único ponto positivo da partida, além da classificação é claro, foi a entrada de Sassá que voltou a campo depois de passar seis meses se recuperando de uma cirurgia no joelho. Vindo do banco, o jogador não só voltou com estilo como deu nova dinâmica ao ataque alvinegro. Criou boas chances na área adversária e foi premiado com o gol do empate em cobrança de penalidade máxima que garantiu a classificação, livrando o time de um vexame sem tamanho caso fosse derrotado e perdesse a vaga jogando no Rio.


Reveja os melhores momentos da segunda partida no Rio, com gol de Sassá





Jogadores do Botafogo em Petrolina antes do jogo
 
pela Copa do Brasil! (@luis_ricardosu_oficial)
Como o último treino do Botafogo em General Severiano na terça-feira foi fechado para os jornalistas e no treino apronto em terras baianas nada ficou definido, não é possível cravar o time que Ricardo Gomes, agora de contrato renovado até 2017, vai mandar a campo nesta quinta-feira, às 19h15, no Estádio Adauto Moraes (BA), na cidade de Juazeiro. Com algumas baixas no elenco por contusão, como Airton, Diogo Barbosa e Carli e outras por suspensão, como Bruno Silva e Ribamar que ficaram no Rio se preparando para o jogo de estreia no Campeonato Brasileiro contra o São Paulo, às 11h, em Volta Redonda (RJ), fica claro que o time terá novidades.


De qualquer forma, a tendência é que o lateral-esquerdo Victor Luis que veio do Palmeiras, faça a sua estreia ocupando a vaga de Diogo Barbosa, Renan Fonseca e Emerson Silva formem a dupla de zaga, Rodrigo Lindoso e Fernandes ocupem as posições de volante e Sassá ou Luis Henrique, de homem mais avançado do ataque. Dessa forma, o Botafogo deve ir a campo com Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Victor Luís; Rodrigo Lindoso, Fernandes, Gegê e Leandrinho; Salgueiro e Sassá.


Os novos contratados Marquinho e Giovani Maranhão integram a delegação pela primeira vez e devem aguardar no banco de reservas a chance de estrear já que seus nomes, assim como o de Gegê que teve seu contrato renovado até 2017, foram publicados no BID da CBF hoje a tarde. Já Anderson Aquino, ficou no Rio por não pode atuar na Copa do Brasil pelo Botafogo já que defendeu o Linense-SP na edição deste ano e está impedido.


Nessa fase da competição ainda prevalece a vantagem dos times visitantes que vencem por dois ou mais gols de diferença no primeiro jogo. Esse é o grande objetivo do Botafogo no jogo de hoje para se concentrar no Brasileirão nesse começo de campeonato. Se conseguir, o time carioca se classifica sem a necessidade da realização de volta no Rio. Nesse caso, o adversário da próxima fase seria o Bragantino que eliminou o Avaí ontem à noite e avançou.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com