terça-feira, 13 de outubro de 2020

Com duas vitórias seguidas, BOTAFOGO encara o Grêmio na Arena querendo mais




Vamos com tudo pra mais um duelo fora de casa,
 meus pitbulls!
 #VamosBOTAFOGO

Vitória... Vitória... Vitória! E o Leão tombou na arena da Ilha do Retiro! Foi assim que comemoramos o triunfo do exército de Lazaroni sobre os comandados de Jair Ventura Everest na casa deles e com um jogador a menos desde o início da etapa derradeira. Rafael Forster, na função de primeiro volante, foi expulso ao cometer falta de forma infantil e levar o segundo amarelo. 

Foi a primeira vitória do Botafogo fora de casa; a segunda de Lazaroni em três jogos no comando da equipe e a terceira do time em 15 jogos pelo Brasileiro: 2 a 1 sobre o Galo como mandante, na 4a. rodada; 2 a 1 sobre o Palmeiras também como mandante, pela 14a. rodada e; agora o 2 a 1 sobre o Sport como visitante, pela 15a. rodada.

Com o resultado, o Bota chegou à 13a. posição, com 18 pontos, após o fechamento da rodada. Na próxima, o Glorioso enfrenta o Grêmio de Renato Gaúcho, nessa quarta-feira, às 19h15, na casa do adversário.

Nessa trajetória de 15 jogos, o Bota venceu três, sofreu três derrotas e empatou, incríveis, nove vezes. Antes das vitórias dessa semana maravilhosa, a único triunfo alvinegro no campeonato ocorreu em 19 de agosto, quando a equipe bateu o Atlético-MG por 2 a 1, no Nilton Santos.


100 % atualizada após 15 rodadas! Em que posição
 está o seu time? 
#BR15
Na vitória sobre o Sport, Honda e Caio Alexandre foram os artilheiros alvinegros, com gols marcados ainda no primeiro tempo. Thiago Neves diminui para o rubro-negro pernambucano logo após a expulsão de Forster no começo da etapa final. A derrota dos donos da casa marcou a queda da invencibilidade do Leão na Ilha do Retiro, sob o comando de Jair Ventura. 

Com liberdade para se movimentar, Honda e Caio Alexandre tomaram conta da partida, Desfilaram seus talentos em terra alheia, articulando jogadas de ataque e aparecendo com perigo na área adversária, principalmente no primeiro tempo quando o time atuou completo e dominou o jogo.

A dupla de meias alvinegros foi o destaque da partida, diante de um Sport mais passivo do que o esperado jogando na Ilha. Isso por terem liberdade de flutuar próximos à área adversária e pelo reposicionamento de Rafael Forster que, de terceiro zagueiro com Autuori, passou a atuar como volante com Lazaroni. 

Keisuke Honda abriu o placar marcando seu primeiro gol no Brasileirão. O meia aproveitou erro na saída de bola de Luan Polli e num momento posterior, perdeu a chance de ampliar driblando o goleiro e arrematando pra fora. Foi uma bela assistência de Pedro Raul que fez muito bem o trabalho de pivô distribuindo o jogo e dando sequência às jogadas. O centro-avante alvinegro quase não teve chances de concluir a gol mas foi fundamental ao time exercendo pressão sobre os zagueiros adversários, inclusive no lance do gol de Honda.

Quanto a Caio Alexandre, de apenas 21 anos, parece que tomou gosto pela coisa. Além de articular as jogadas de ataque com assistências cada vez mais precisas, passou também a marcar gols. O volante soma quarto no Brasileiro, sendo três deles nas últimas três rodadas: contra Flu, Palmeiras e Sport. O último, no Recife, fruto de uma bela trama com Kanu que serviu ao artilheiro já dentro da área, que não perdoou. Caio terminou a partida com 19 passes, todos certos. 

Ia tudo muito bem, estava tudo muito bom com a vantagem de 2 a 0 e o domínio da partida até que, no começo do segundo tempo, Rafael Forster cometeu uma grande burrada. O zagueiro, que atua agora como volante, prejudicou o time ao ser expulso aos 8 minutos. Desarticulou a equipe e inverteu a lógica das coisas. O Sport passou a pressionar nossa defesa e chegou ao gol logo depois do ocorrido.

Thiago Neves marcou de cabeça após bom cruzamento de Juba pela esquerda, se antecipando a Marcelo Benevenuto que falhou na marcação. 

Mas as emoções não pararam por aí. Aos 38 minutos, com o placar em 2 a 1, o mesmo Juba cruzou e a bola desviou no braço de Rhuan dentro da área. O árbitro, convicto, mandou o lance seguir mas foi convencido pelo VAR a revisar a decisão. Após análise das imagens, Sua Excelência confirmou a sua primeira decisão para alívio da torcida alvinegra já muito traumatizada por levar gols no final das partidas e deixar escapar pontos preciosos que agora nos faz falta. 

Com menos um jogador desde o início do segundo tempo, Lazaroni fez suas modificações e recuou o time como estratégia de conter o ímpeto adversário, agora animado com a situação. A iniciativa acabou dando certo, muito pela pouca eficiência do adversário em buscar o empate e muito pela disciplina tática demostrada pelo time alvinegro - característica na qual se nota a mão do treinador.

"Empolgado com a vitória sobre o Palmeiras, BOTAFOGO encara desafio contra Sport na Ilha do Retiro": esse foi o título do nosso post de pré-jogo (clique no link e veja: https://bit.ly/36Rr1zK). E a empolgação continua, pelo menos até o difícil compromisso contra o Grêmio lá no sul. Foram duas vitórias na semana: seis pontos preciosos que nos afastaram da zona de rebaixamento e nos levaram a uma posição mais digna no meio da tabela.


Formação do Botafogo que iniciou o jogo contra
o Sport, em Recife, para comparação! 
Botafogo de Futebol e Regatas

Com as ausências confirmadas de Rafael Forster e Marcelo Benevenuto, ambos suspensos por terem levado o terceiro amarelo, a opção de Bruno Lazaroni deve cair sobre o lateral-esquerdo Guilherme Santos e o jovem zagueiro Sousa para substitui-los contra o Grêmio.

Hoje, dia do jogo, chegou a informação que o meia Honda será poupado e começa no banco de reservas. Com isso, Renteria entraria à frente da zaga com Guilherme Santos sendo deslocado para o meio de campo ao lado de Caio Alexandre, função que já exerceu em outros confrontos.

Por sua vez, Sousa formará a dupla de zaga com Kanu. Sem Marcelo, Lazaroni convocou o zagueiro Wesley, capitão do time sub-20, para compor o banco de reservas.

Resolvido o problema na zaga e no meio, Lazaroni ainda terá uma dúvida no ataque alvinegro. Matheus Babi cumpriu suspensão e se torna uma alternativa para a vaga de Kalou para iniciar o jogo. 

Com todos os esfalques já previstos - Gatito (seleção paraguaia), Bruno Nazário (lesão no tornozelo), Marcelo Benevenuto (suspenso) e Rafael Forster (suspenso), Davi Araújo (púbis/quadril esquerdo), Lucas Barros (cirurgia no joelho) e Marcinho (cirurgia no joelho) e agora Honda sendo poupado - a provável escalação do Botafogo contra será: Diego Cavalieri; Kevin, Kanu, Sousa, Victor Luís; Renteria, Guilherme Santos e Caio Alexandre; Matheus Babi (Kalou ), Pedro Raul, Rhuan.


FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO X BOTAFOGO

Local: Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 14 de outubro de 2020, quarta-feira
Hora: 19h15 (de Brasília)

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Daniel Luis Marques (SP)
VAR: Jose Claudio Rocha Filho (SP)

GRÊMIO:
Vanderlei, Orejuela, Pedro Geromel (Rodrigues), Kannemann (Ruan) e Bruno Cortez; Matheus Henrique, Thaciano e Robinho; Éverton, Diego Souza e Pepê

Técnico: Renato Gaúcho

BOTAFOGO: 
Diego Cavalieri; Kevin, Kanu, Sousa, Victor Luís; Renteria, Guilherme Santos, Caio Alexandre; Matheus Babi (Kalou ), Pedro Raul, Rhuan.

Técnico: Bruno Lazaroni



Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar! 


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com