sexta-feira, 10 de julho de 2015



O Botafogo tentará se recuperar de uma inesperada derrota dentro de casa, na última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, quando foi superado para o Ceará e, portanto, quer sair com os três pontos em duelo deste sábado, contra o Náutico, na Arena Pernambuco.

Comentando a postura do time em entrevista coletiva nesta sexta-feira, o técnico Ricardo Gomes avaliou que jogar pressionado e sem tomar a iniciativa acaba ajudando a equipe, mas quando essa pressão não existe, os problemas surgem no desempenho do time.

“Está bem claro. Botafogo sob pressão é um bom Botafogo, com agressividade. Sem pressão, temos dificuldades. Quando o time baixa, baixa demais. Isso é característica do time, não é boa ou má vontade”, comentou o treinador.

Além de querer a vitória, Gomes reitera que é preciso aumentar a qualidade nas atuações do time. No último final de semana, futebol fraco apresentado por seus comandados deixou o treinador ainda mais insatisfeito.

“A qualidade do jogo tem que melhorar, independentemente do resultado. Contra o Ceará, perdemos 30 minutos jogando em casa sem qualidade. Isso está gravado para não se repetir. Por vezes você faz certo e não ganha o jogo. Mas quando não faz, tem que corrigir”, disparou.

Sobre a empolgação que a equipe possa acabar tendo pelo fato do acesso para a primeira divisão estar muito próximo de ser conquistado matematicamente, o técnico revelou que ela não acontece, pois ainda há o que percorrer para assegurar a promoção.

“Quase nada, não existe. Tem muita coisa na frente, não estamos garantidos em nada. Perdemos boa oportunidade de viajar precisando de mais três pontos. Vamos viajar precisando de seis. Temos que aumentar a agressividade”, finalizou.




Figura da Internet
Depois de tropeçar feio contra o Ceará na noite de terça-feira no Nilton Santos, o Botafogo vai ao Recife defender a liderança isolada do campeonato contra o Náutico, 6o. colocado, na tarde desse sábado (17:30), na Arena Pernambuco.

Depois do vexame em casa, quando o time cedeu campo ao adversário e chegou a ser dominado, e foi punido pela marcação equivocada de um pênalti pelo árbitro da partida que convertido, decretou o placar final da partida (1 a 0), a ordem agora é reagir buscando uma vitória fora pra compensar a derrota inesperada contra o Vozão. Isso tudo depois de fazer uma partida convincente contra o Bragantino, que briga por vaga no G-4, e conseguir uma expressiva vitória por 4 a 0. Não dá pra entender tamanha queda de produção num intervalo tão pequeno entre as partidas (3 dias), ainda mais diante de um time permanentemente pressionado pelo rebaixamento como o Ceará. Sábado é um bom dia para sabermos qual o Botafogo temos: o que goleou o Braga ou o que foi derrotado facilmente pelo time cearense e deixou o torcedor alvinegro com cara de poucos amigod.

Assim definimos o que aconteceu no Niltão na terça-feira: deu mole, tomou. Veja no post Blog do Felipaodf: Deu mole, tomou: Análise da 31a. rodada após a der


Imagens do treino apronto de hoje onde aparecem
 os atacantes Ronaldo e Sassá
Insatisfeito com a produção do time, com oba oba da classificação que não tá garantida e incomodado com as vaias que levou da torcida na terça, o técnico Ricardo Gomes sinaliza que fará mudanças na estrutura do time para enfrentar o Timbú. Com o baixo rendimento dos meias Tomas e Octávio, a dupla deve ser desfeita. Com a confirmação antecipada de Daniel Carvalho como principal armador para o jogo sobra uma vaga que pode ser preenchida por Giaretta ou por Tomas que permaneceria no time apesar de ter uma partida sem brilho contra o Ceará.

Como é sabido, Neilton está suspenso pelo 3o. cartão amarelo e seu substituto ainda é mistério para a imprensa. Sassá e Lulinha brigam pela vaga, já que Ronaldo é o substituto natural de Navarro e se tiver condições de jogos, deverá esperar uma oportunidade vindo do banco. No caso, Sassalotelli - apelido que o jogador ganhou da torcida do Timbú quando defendeu o clube alvi-rubro na temporada passada é o mais cotado para a vaga de Neilton que vai fazer muita falta no jogo.

Gomes resolveu levar essas dúvidas para Recife dificultando as coisas para o técnico do alvi-rubro pernambucano. O restante do time é o mesmo do último jogo.

Dessa forma, o Botafogo pode ter a seguinte formação: Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto; Rodrigo Lindoso, Willian Arão, Daniel Carvalho e Tomas (Diego Giaretta); Lulinha (Sassá) e Navarro.

A verdade é que, mesmo com os desfalques anunciados, teremos um choque de titãs. O Botafogo é o time a ser batido nessa série B e o Náutico é, e sempre foi um adversário à altura independente da competição em que se dê o embate.






Tabela atualizada após iniciada a 32a. rodada
Analisando a tabela onde aparecem os dez primeiros colocados, vemos que o duelo entre cariocas e pernambucanos pela 32a. rodada, promete apesar dos dez pontos de diferença entre eles.

O Botafogo segue líder isolado da competição, com 59 pontos, mesmo com o revés na rodada passada enquanto o Náutico ocupa a 6a. posição, com 49 e briga por uma vaga no G-4.

O Bahia abriu a rodada na terça-feira passada vencendo o Criciúma por 1 a 0. Somou 54 pontos e garantiu a 3a. posição provisória na tabela. Agora, o tricolor baiano, que será o nosso próximo adversário no Rio, assiste de camarote o complemento da rodada que prossegue hoje com dois jogos: Macaé x Mogi e América-MG x Oeste. Amanhã a roda se completa com mais sete jogos, entre eles o do Botafogo.

No confronto do primeiro turno vencemos por


Imediatamente abaixo, brigando por uma vaga no G-4, temos o Paysandu (49) em 5o.; o Náutico (49), nosso adversário de sábado, em 6o.; o Santa Cruz (48) em 7o.; a Luverdense (48) em 8o.; o Samapio Corrêa (47) em 9o.; e o Bragantino (45) em 10o., todos com chances de alcançar uma posição na elite em 2016.


Quanto ao acesso antecipado, temos 10 pontos de diferença sobre o 5o. colocado (Paysandu), parâmetro que vai definir em qual rodada subiremos. Segundo os matemáticos, com o atual cenário precisaremos chegar a 67 ou 68 pontos para anteciparmos o objetivo em uma ou duas rodadas. Com 64 pontos (5 pontos ou 2v), garantiremos a subida independente de outros resultados. Se tivéssemos vencido ontem, poderíamos acabar com essa agonia bem antes mas parece que os jogadores alvinegros gostam de emoções fortes. Só falta combinar com a torcida!


O último revés do time de Ricardo Gomes havia sido contra o CRB, no longínquo dia 28 de agosto. Agora, com a derrota de ontem, voltamos à estaca zero na sequência invicta de nove jogos. Nesse período, foram sete vitórias e dois empates o que nos proporcionou a folga na liderança que temos hoje.


Mesmo com a derrota para o Ceará, continuamos com 99% de chances de subir. O aproveitamento que era de 65,6% caiu para 63,4%, índice mais do que suficiente para o retorno sem sustos. Como mandante, o aproveitamento é de 75,5%, o 4o. melhor da competição, com 34 pontos em 16 jogos. Como visitante temos a melhor campanha dentro todos os concorrentes com 55,5% de aproveitamento. Somamos 25 pontos em 15 jogos disputados na casa dos adversários;


Confira a tabela completa e os próximos jogos do Botafogo e de todos os concorrentes em>http://felipaodf.blogspot.com.br/p/carregando-tabela-do-brasileirao_21.html


Mesmo sem marcar na última rodada, o ataque alvinegro continua sendo o melhor da competição com 52 gols. Temos também a defesa menos vazada com 24 gols sofridos, o que dá um saldo expressivo de 28 gols, nove a mais do que o Vitória, segundo colocado no quesito e na competição.


Dessa vez, a dupla Navarro e Neilton, que havia brilhado intensamente contra o Bragantino, passou em branco. Mesmo assim, o uruguaio Navarro é o artilheiro da equipe na série B com 09 gols, em 12 jogos; seguido por Neilton, com 05 gols.


O que nos resta agora é aguardar os dias de treinamento para saber como Ricardo Gomes vai reagir ao mal resultado. Sábado vamos à Recife enfrentar o Náutico (6o. colocado) com a obrigação de resgatar a confiança do torcedor alvinegro para o resto da temporada. Lembramos que o Timbú, em casa,  é um adversário fortíssimo que vai lutar bravamente pela vitória que lhe garanta uma vaguinha no G-4.

O certo e que a dupla Tomas e Octávio não deve emplacar mais depois das fracas exibições, principalmente contra o Ceará. Em compensação, Daniel Carvalho já se recuperou do pisão que levou no jogo contra o Bragantino e tá garantido como titular pelo treinador. Seu companheiro pelo meio deverá ser Jardel ou Elvis, se RG quiser deixar o time mais solto em campo. Caso contrário, Tomas deve permanecer como titular mesmo com a fraca exibição no último jogo.

Neilton, com o terceiro cartão amarelo, não viaja e deve ceder o lugar a Sassá ou Ronaldo, que estreou contra o Vozão e não teve tempo pra mostrar a que veio. Gomes ainda pode mexer nos dois laterais que foram muito mal contra o Vozão.

Sendo assim, o Botafogo pode formar com: Jefferson, Luis Ricardo (Diego), Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto (Giaretta); Rodrigo Lindoso, Willian Arão, Daniel Carvalho, Tomas (Elvis); Sassá (Ronaldo) e Navarro.


Ps: terminamos o último post afirmando que "Apesar do adversário estar no Z-4, o jogo é jogado e vamos precisar do apoio da torcida pra vencer mais esse obstáculo e disparar na liderança". Pois bem, mesmo com o apoio dos torcedores o negócio ficou feio para o lado do Botafogo que andou em campo de salto alto e escorregou feio. Imagine contra o Náutico que está mais preparado. Baixa a bola, Botafogo!

Vai dar jogão...


Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Duelo de opostos no Castelão



Imagem do RodrigoPimpaoOficial
O líder contra o vice-lanterna. Esse é o duelo programado para a noite dessa terça-feira (21h50) na Arena Castelão. De um lado o Botafogo, um visitante indigesto e do outro, o Ceará anfitrião. O confronto é válido pela 11ª rodada do Brasileirão Série B.

Jogando em casa na última rodada, o Fogão goleou o Sampaio Corrêa por 5 a 0 e recuperou a liderança em grande estilo. Essa vitória com o placar dilatado de certa forma serviu para apagar o vexame da derrota sofrida no jogo anterior, quando fomos amplamente dominados e levamos 4 gols do Macaé, no Moacyrzão e só conseguimos fazer 2. Com o sinal de alerta ligado, parece que o time começa a retomar o foco do início da competição quando, mesmo sem apresentar um futebol primoroso, perseguia a vitória na base da disposição. Nesse período, o time somou 20 pontos com 6 vitórias e 2 empates se mantendo invicto por 9 rodadas, liderando com folga a competição.

Como dissemos do post passado, esperamos ansiosamente a chegada da sexta-feira para que o time tivesse a chance de se redimir do mal resultado, ainda mais jogando diante da sua torcida. Só uma vitória convincente seria capaz de mudar o clima de desconfiança que poderia prejudicar a sequência do trabalho. Veja o que escrevemos: Hora de reagir pra voltar ao topo

Com a vitória sobre os maranhenses - que não foi tão fácil como sugere o placar, o Alvinegro somou 23 pontos e retomou a primeira posição do Paysandu, agora segundo colocado, com 22. Náutico (21) e América-MG (20) completam o G-4. 

Com o bom rendimento da equipe no jogo passado, após alguns ajustes na marcação a partir da metade do primeiro tempo, René Simões resolveu manter o time para o compromisso de hoje. Com isso, o jovem Luis Henrique, de 17 anos, que fez a sua estreia no time principal em alto estilo marcando dois belos gols e participando ativamente da partida com dribles, assistências e marcação, está confirmado como titular. Sua atuação foi uma grata surpresa - parece que ele tirou tudo de letra - mas só para quem não acompanhou a sua performance no time Sub-17 do Botafogo (vice- campeão da Copa do Brasil da categoria), quando marcou 14 gols em 10 jogos disputados. Nas entrevistas do pós-jogo, outro show de maturidade.

O goleiro Jefferson também voltou em alto nível e deu uma segurança extra ao time que andou muito inseguro lá atrás durante sua ausência. Carleto voltou bem depois de um mês ausente se recuperando de cirurgia no joelho. Marcou gol e aguentou o tranco dos noventa minutos tendo pela frente o arisco Pimentinha. Ajudado por Tomas, que também retornava ao time depois de longo tempo de banco, a missão foi cumprida afastando a possibilidade de reação do brioso time do Sampaio que investia com afinco pela esquerda. Outro destaque da partida foi o Luis Ricardo que retornava a sua posição de origem com a ausência de Gilberto. O lateral protagonizou vários lances de destaque no apoio e se mostrou mais eficiente na defesa. Conseguiu se redimir da péssima partida feita contra o Macaé quando, improvisado pela esquerda, falhou feio em três dos quatro lances de gol do adversário.

Além da atuação de gala de Luis Henrique, seu companheiro Rodrigo Pimpão também brilhou no ataque. Se movimentou bem em campo e marcou duas vezes se tornando o principal artilheiro alvinegro na competição, com 7 gols.

A dupla de zaga ainda bateu cabeça mas, juntamente com Giaretta, fizeram uma partida equilibrada após ajustes no sistema de marcação já que, no começo do jogo, o Sampaio foi avassalador e criou boas chances de gol. Arão manteve o nível, já Daniel Carvalho pecou na distribuição das jogadas e mostrou falta de agilidade pra criar situações de contra-ataques. Mesmo assim, conseguimos fazer cinco gols com certa facilidade.

O Ceará, tido no começo como um dos fortes candidatos a frequentar o G-4, vem muito mal na competição. No último compromisso, foi derrotado pelo Luverdense por 3 a 0 e não ganha desde a segunda rodada. Venceu apenas uma partida. Empatou duas, perdeu outras sete e ocupa a 19a. posição na tabela. Seu principal reforço para esse confronto estará às margens do campo. Trata-se do experiente técnico Geninho que chegou ao clube para tentar mudar essa situação. Outro fator que pode ajudar o time da casa é a presença da torcida. Com ingressos a 10 e 5 reais, espera-se um bom público para o jogo.

Os times devem ir à campo com as seguintes formações:

BOTAFOGO: Jefferson, Luis Ricardo, Roger Carvalho, Renan Fonseca e Carleto; Diego Giaretta, Willian Arão, Daniel Carvalho e Tomas; Rodrigo Pimpão e Luis Henrique;

CEARÁ: Tiago Campagnaro, Roniery, Sandro, Gilvan e Victor Luís; Baraka, Sandro Manoel, Ricardo Conceição e Ricardinho; Fabinho e Rodrigo Silva

É difícil saber qual a estratégia do time do René pra vencer mais essa partida, mas acredito que ele vá explorar o desespero do adversário, concentrando suas ações nos contra-ataques. Exercer uma marcação cerrada a partir do meio campo e criar espaços na frente com a flutuação de Pimpão e Luis Henrique.

Vamos aguardar...


Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com.br