sábado, 12 de setembro de 2020

Depois do sexto empate em oito jogos, BOTAFOGO busca a vitória no clássico contra o Vasco a qualquer custo




Domingão tem clássico no Nilton Santos. Vamos,
 BOTAFOGO!
 Botafogo de Futebol e Regatas

Depois de mais um empate, o sexto em oito jogos no BR, registrado contra o CAP na Arena, o Botafogo volta ao Nilton Santos neste domingo, às 20h30, para o clássico contra o Vasco pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.  

Com um jogo a menos, o Alvinegro faz uma campanha apenas mediana. A pontuação baixa até aqui se deve à displicência da equipe que deixou escapar resultados que lhe eram favoráveis (vitórias) nos minutos finais das partidas. Isso ocorreu em pelo menso três oportunidades: contra Flamengo, Corinthians, e agora o Athetico que nos custos seis pontos.

Na trajetória, empatou com o Bragantino fora (1 a 1); não passou de um 0 a 0 contra o Fortaleza no Castelão; surpreendeu o Galo com a vitória por 2 a 1 no Nilton Santos; ficou no empate em 1 a 1 contra o Flamengo levando gol nos acréscimos; perdeu a invencibilidade de dez jogos sob o comando de Autuori contra o Inter (2 a 0) jogando em casa; não passou de um empate sem gols contra Coritiba também no NS.; vinha de mais um empate de 2 a 2 contra o Corinthians deixando a vitória escapar aos 47'/2o.T, na Arena e; agora mais esse empate (1 a 1) com o CAP, na Arena da Baixada. Registra-se ainda, nessa sequência, a importante vitória de 2 a 1 sobre o Paraná pela CdoB. 



Imagem
Chegou a minha classificaçãopós #BR09!
Na ponta, segue o 
@scinternacional  
Brasileirão Assaí @Brasileirao


Com apenas nove pontos somados em oito jogos, o Botafogo perdeu mais uma posição na tabela. Passou da 15ª para a 16a. se aproximando perigosamente da zona da degola. Já o adversário de domingo sustenta uma posição confortável no G-6 com quatorze pontos somados nos mesmos oito jogos.

O Internacional continua líder da competição com vinte pontos e nove jogos. É seguido por Flamengo e São Paulo (17 pontos/9 jogos), Palmeiras (16 pontos/8 jogos) e Atlético-MG (15 pontos/8 jogos). 

Agora, nossa referência de análise passa a ser o jogo  contra o Athetico na Arena da Baixada.

A missão em Curitiba era difícil mas o Botafogo acreditava na vitória. Essa foi a chamada do nosso post de pré-jogo e por pouco ele não se confirmou. 

Clique no link e veja: https://bit.ly/33dNYtB

No final, as equipes não passaram de um empate e mantiveram a incômoda sequência sem vitórias que as levou para a parte baixa da tabela.

O jogo foi recheado de ocorrências com direito a VAR, pênaltis, bola na trave de Cavalieri e emoção até os acréscimos. Na segunda etapa, vimos duas penalidades marcadas pelo árbitro, um para cada lado. O Bota converteu a dele em cobrança perfeita de Victor Luís enquanto o CAP desperdiçou a chance de virar o placar com Nikão isolando a bola na cobrança. No fim das contas, um placar justo para as duas equipes. 

Mas não foi todo o tempo assim. Quem viu o primeiro tempo morno não podia prever uma segunda etapa quente com tantas emoções. No primeiro, o único lance digno de registro foi o gol de Bruno Nazário anulado pelo VAR. A arbitragem, após a intervenção da máquina, viu posição irregular de Caio Alexandre que havia participado da construção da jogada. 

Como era esperado, o Athletico tentou sufocar o Bota em seu próprio campo e conseguiu parcialmente no começo. Mas nas vezes que chegou na zona de arremate, parou em Cavalieri numa boa noite com defesas decisivas. Em tempo: o goleiro substituiu Gatito em razão do titular ter sentido desconforto muscular momentos antes da partida. 

Por sua vez, o Bota tinha como estratégia dar campo ao adversário e sair em velocidade para o ataque mas, com os constantes erros de passe, o intento dos alvinegros deu em água. Ir para o intervalo com o 0 a 0 foi justo mesmo com o gol anulado de Nazário. 

Já no segundo tempo o que era sonolência se transformou em emoção. As mexidas feitas pelos técnicos trouxeram outra química à partida e as chances se sucederam para tirar o zero do placar. O Botafogo começou a se articular melhor no jogo e o destaque dessa etapa foi Rhuan que veio do banco. O atacante botou fogo no jogo e sofreu o pênalti convertido por Victor colocando o Botafogo na frente do placar. 

Mas, os donos da casa não desistiram. O jogo ficou mais aberto e o Athletico partiu com tudo atrás do resultado. Não demorou muito e conseguiram o empate com Ravanelli, após receber assistência de Geuvânio. O meia-atacante, que havia entrado nessa etapa, foi o destaque pelo lado rubro-negro. O jogador ainda acertou um balaço na trave alvinegra. O gol animou os paranaenses que, por pouco, não passaram na frente do placar. Nikão desperdiçou um pênalti marcado em toque de mão de Forster dentro da área confirmado pelo VAR.



A imagem pode conter: 4 pessoas, texto que diz "CAP ESCALAÇÃO 09.09 17h30 ARENA DA BAIXADA BRASILEIRÃO 2020 12 DIEGO CAVALIERI 2 KEVIN 14 3 MARCELO BENEVENUTO KANU 5 RAFAEL FORSTER 6 VICTOR LUIS C 11 LUIZ OTÁVIO 19 ΑΑ CAIO ALEXANDRE 10 BRUNO NAZÁRIO 8 KALOU STX 9 MATHEUS BABI TÉCNICO PAULO AUTUORI 30 SAULO 13 SOUSA 15 ERÍA GARANTA SEU LUGAR EM botafogo.com.br/vocenonitonsantos 18 DAVI ARAÚJO 20 LECAROS WARLEY 22 BARRANDEGUY NASCIMENTO 17 RHUAN MENDORATO"
Botafogo escalado para o duelo contra o Athetico
 para comparação. Botafogo de Futebol e Regatas


Para a partida de domingo teremos algumas novidades e a principal delas é a volta de Keisuke Honda que foi poupado do jogo contra o CAP. 

Cavalieri continua no time contra o Vasco uma vez que Gatito Fernandez se recupera de lesão na coxa direita apresentada antes do jogo em Curitiba. 

Luis Henrique e Pedro Raul, que ficaram de fora dos dois últimos jogos por problemas físicos, deverão ser relacionados e começar o jogo como opções no banco de reservas. Já Rhuan, que foi um dos destaques contra o CAP vindo do banco, pode ganhar a chance de sair jogando na vaga deixada por Kalou. 

O marfinense, que viajou para Lyon, na França, no fim de semana para participar de cerimônia de formatura do curso de administração, volta ao Rio na manhã deste domingo, fará o teste da Covid-19 e se juntará ao grupo alvinegro na concentração. A decisão de relaciona-lo para o jogo depende de avaliação da comissão técnica e de Autuori.

Além de Gatito, os desfalques por problemas médicos são os mesmos: os laterais Guilherme Santos, Marcinho e Lucas Barros. 


O nosso adversário começou bem o Brasileiro mas coleciona alguns maus resultados nas últimas rodadas com foi a derrota para o Atlético-GO em pleno São Januário. 

O técnico Ramon Menezes pregou foco no clássico, nesse e nos próximos pela Copa do Brasil: será uma série complicada contra os alvinegros. Em razão do desgaste, o Vasco tem alguns desfalques por lesão muscular para o confronto assim como o próprio Botafogo. Mas é quase certo que Benitez e Cano, destaques da equipe na campanha, estejam entre os titulares.

Veja abaixo as possíveis formações.


FICHA TÉCNICA:

BOTAFOGO X VASCO


Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 13 de setembro de 2020, domingo
Hora: 20h30 (de Brasília)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

BOTAFOGO: Diego Cavalieri; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu, Victor Luis; Rafael Forster, Caio Alexandre, Honda; Bruno Nazário, Rhuan e Matheus Babi.

Técnico: Paulo Autuori


VASCO: Fernando Miguel; Pikachu, Miranda, Ricardo Graça (Marcelo Alves) e Henrique; Fellipe Bastos, Marcos Junior (Andrey ou Carlinhos) e Benítez; Ygor Catatau (Vinícius ou Bruno César), Cano e Talles.

Técnico: Ramon Menezes



Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar! 


terça-feira, 8 de setembro de 2020

A missão é difícil mas BOTAFOGO acredita na vitória


A missão é difícil mas BOTAFOGO acredita na vitória


Foco total na próxima batalha pelo Brasileirão. 
Vamos, BOTAFOGO!


Depois dos treinos no Rio, o Botafogo embarcou para Curitiba na noite dessa terça-feira onde, amanhã, entra em campo para o duelo contra o Athetico-PR na Arena da Baixada. O jogo marca o confronto de duas equipes com pouquíssima intimidade com as vitórias. O Athetico (2V), em crise de existência, está há seis partidas sem vencer enquanto o Botafogo (1V) não vence há quatro jogos.

Sem transmissão regular pela TV (o mandante não tem contrato com a Globo e nem conseguiu autorização para veicular a partida no seu canal particular), o jogo válido pela 9a. rodada, tem seu início programado para 17h30, ainda sem a presença da torcida. 

O Glorioso vem de uma partida muito boa contra o Corinthians em SP em que deixou a vitória escapar por detalhes frustante sua torcida enquanto o CAP fez uma boa partida contra o Vasco no Rio e mesmo assim foi derrotado. 

Na campanha apenas mediana, o Bota, com um jogo a menos, enfrentou Red Bull Bragantino fora (1 a 1); não passou de um 0 a 0 contra o Fortaleza no Castelão; surpreendeu o Galo com a vitória por 2 a 1 no Nilton Santos; ficou no empate em 1 a 1 contra o Flamengo levando gol nos acréscimos;  na 6a. rodada perdeu a invencibilidade de dez jogos sob o comando de Autuori contra o Inter (2 a 0); não passou de um empate sem gols contra Coritiba jogando em casa pela 7a. e; agora esse empate frustrante de 2 a 2 contra o Corinthians deixando a vitória escapar também nos acréscimos (47'/20.T). Registra-se ainda, nessa sequência, a importante vitória de 2 a 1 sobre o Paraná no começo de agosto, pela CdoB. 



A braba chegou! Segue o Inter... Mas a distância
encurtou! E aí, curtiu a #BR08?
Com mais esse empate, o Botafogo passou da 13ª posição no começo da rodada para a 15a. com oito pontos em sete jogos, um a mais do que o próprio Athletico que tem sete em oito jogos e do Coritiba, contra quem não passamos de um empate (0 a 0), que abre a zona de rebaixamento com a mesma pontuação. 

O G-6 tem a liderança isolada nas mão do Inter com 17 pontos e oito jogos, seguido por São Paulo (16), Atlético-MG (15) com um jogo a menos, Vasco (14) com um jogo a menos, Flamengo (14) em oito jogos e Palmeiras (13) e um jogo a menos.

Agora, nossa referência de análise passa a ser o bom jogo diante do Corinthians na Arena, o melhor dessa sequência na competição. 

Botafogo fez seu melhor jogo no campeonato e isso parece ser consenso entre analistas e torcida mas o empate do adversário no final, nos tirando uma vitória que parecia certa, se mostrou frustrante para os alvinegros em razão das circunstâncias em que ocorreu. Jogando em casa, agora com nome próprio de Neo Química e muita grana no bolso, e com outros tantos ingredientes que envolviam a partida, fizemos um primeiro tempo envolvente e propositivo considerando nossos problemas crônicos: preparação física, desfalques, carências no banco e elenco curto.  

Com uma estratégia de jogo bem definida por Autuori (no sábado houve e devemos louvar que tenha tido) e executada com vontade pelos jogadores, o Bota dominou as ações ofensivas e já podia estar na frente do placar desde o início da partida. Com a marcação perfeitamente encaixada, fomos bem mais perigosos que o adversário correndo poucos riscos. 

Mas mesmo assim, quem marcou primeiro foram eles, aos 11 minutos. Para variar, a arbitragem interferiu no resultado da partida ao marcou um pênalti inexistente de Marcelo sobre Gustavo que, usando o convencimento aleatório peculiar, foi "confirmado" pelo VAR. A penalidade foi convertida por Fágner colocando o 1 a 0 no placar. Mas, nem mesmo isso abalou o nosso grupo que manteve a pegada e foi atrás prejuízo.

Dez minutos depois (21'/1o.T) o time carioca conseguiu a virada com gol de Bruno Nazário cobrando falta direta no gol que surpreendeu o goleiro Cássio e Kalou (29'/2o.T), em jogada individual. Era o 2 a 1!

Salomon Kalou recebeu um passe na medida de Rhuan e, com um drible de corpo inusitado, deslocou o marcador e concluiu no canto oposto mandando a bola fora do alcance do goleiro. Já muito estafado a essa altura, o marfinense ainda teve pique e mostrou categoria ao marcar seu primeiro gol com a camisa alvinegra, já no seu segundo jogo pelo clube. 

No fim, quando tudo parecia decidido, o Corinthians, após ter um gol anulado de Otero por falta de Jô em Marcelo Benevenuto - lance revisado pelo VAR, conseguiu a igualdade nos acréscimos (47'/2o.T) em bobeira generalizada da defesa alvinegra com contribuição decisiva dos homens que faziam o meio mais à frente.

Nossa preocupação estava dita no twitter antes mesmo do ocorrido (@FelipaoBfr nos acompanhe lá): "Agora é torcer para que eles mantenham essa pegada até o final por que o preparo deficiente somado ao desgaste da sequência de jogos (jogando quarta e sábado ou domingo) preocupam. Jogadores como Honda e Nazário e agora Kalou, que ainda não está pronto, sempre morrem antes do final".  

É... mas não deu tempo e a tragédia de levar gol decisivo nos acréscimos se consumou. "Fim daquele que seria o melhor jogo do Botafogo no campeonato, até melhor do que o jogo contra o Galo... mas não dá pra admitir levar gols quando falta 2 ou 3 minutos pro final e entregar o resultado que era muito bom. É a segunda vez em pouco tempo... foi assim contra o flamengo!"

Ainda nessa linha, veja a preocupação que tomou conta da torcida. Vide o diagnóstico perfeito e sucinto do @RodFerreiraBFR, também no twitter, no calor do jogo: "O problema de não ter peças de elenco hoje foi gritante. A diferença dos bancos fez a diferença no jogo".

Lembramos: "Certo... Mas com Marcinho, V. Luis, Pedro Raul e L. Henrique em forma já teríamos um gordura... O grande problema dessa fase é o elenco curto, sem opções, e o desgaste crônico que no Bota parece sempre maior. Os caras não aguentam dois tempos nesse ritmo." 

E ainda, sobre a atuação do Autuori na partida e as modificações: "A culpa não é dele meu caro, não temos banco. O time cansa e temos que colocar os moleques que ainda não estão prontos. Precisa de uma orientação melhor dos veteranos em campo pra conseguirem segurar o resultado. Falta essa liderança pra colocar a bola de baixo do braço e acabar o jogo!". Completando: "Grande problema dessa partida no momento: o Corinthians tem banco e vai mexendo coisa que nós não temos. Vamos na fé..."


Clique no link e veja o que escrevemos no post de pré-jogo contra o Coxa: "Depois do empate frustante em casa, BOTAFOGO encara o Corinthians na Arena buscando a reabilitação" e, não fosse uma bobeira geral no final do jogo, estaríamos agora festejando uma vitória e uma melhor colocação: https://bit.ly/358g0Jm



BOTAFOGO escalado do duelo contra o 
Corinthians para comparação. Vamos!

Notícias que nos chegam dão conta de que Victor Luis voltou aos treinos hoje e  deve começar o jogo contra o CAP. Essa notícia é alvissareira em razão da importância do jogador para o time e sua postura frente ao grupo. O lateral ficou afastado por duas semanas se recuperando de cirurgia no apêndice. Ainda mais agora depois que foi confirmado a lesão importante de Guilherme Santos, até então domo da posição, que afastará o jogador pelo menos trinta dias. 

Por outro lado, as ausências de Pedro Raul e Luis Henrique parecem confirmadas depois de ficarem ausentes do confronto contra o Corinthians. Mesmo que não voltassem ao time para começar o jogo, a presença dos dois seria importante e já qualificaria nosso banco que no último jogo quase não tinha opções de peso. 

É o caso do volante Rentería, que foi incorporado ao elenco a pouco tempo, treinou durante a semana com o grupo, foi regularizado hoje na CBF e relacionado por Autuori para o jogo. Mesmo que ainda não tenha condições plenas de jogo no aspecto físico, será uma presença de peso no nosso banco com grandes possibilidades de estrear.

Dentre todas, a baixa mais importante pro time é do meia Keisuke Honda que, conforme esperado, será poupado por Autuori visando os próximos compromissos importantes pelo BR e Copa do Brasil. Com isso, o volante Luis Otávio deve ser o escolhido para ocupar a vaga.

Depois de uma partida em alto nível, o trio do meio-campo formado por Caio Alexandre, Kaisuke Honda e Bruo Nazário que havia engrenado de vez, será desfeito. Tanto Honda quanto Caio bloquearam as ações de ataque do Corinthians com classe e eficiência, e chegaram muito bem na frente com lances decisivos que, via de regra, levaram perigo ao gol de Cássio. Evidentemente Luis Otávio não tem essa capacidade e nossas possibilidades no setor voltam a ficar bem limitadas apesar do vigor físico e dinâmica do substituto.

A boa articulação do trio completado por Nazário deram outro dinâmica à dupla de avantes Babi e Kalou e estiveram várias vezes na linha de tiro contra Cássio. O meia, destaque do Carioca no começo da temporada, parece ter recuperado a confiança e a forma nesse jogo, inclusive sendo um dos artilheiros da partida quebrando o jejum, como havia sido também no Estadual. O campeonato começou pra ele nesse jogo depois de jogos inexpressivos e uma fadiga que irritava o torcedor. As más atuações lhe valeram o banco de reservas na maioria dessa trajetória. 

Outra baixa confirmada é a do lateral Fernando que testou positivo para Covid-19 e permanece de quarentena até segunda ordem. 

Com a estrutura de defesa sendo mantida qualquer que seja o esquema, a equipe deve começar o jogo com: Gatito Fernandéz; Kevin, Marcelo Benevenuto, Rafael Forster, Kanu e Victor Luis; Luis Otávio, Caio Alexandre e Bruno Nazário, Kalou e Matheus Babi.


Pelo lado do adversário, a confiança é grande numa boa exibição apesar dos últimos resultados não serem satisfatórios. Na rodada passada (8a.), jogando em São Januário, o time dominou o Vasco em boa parte do jogo, teve várias chances de marcar, e mesmo assim saiu derrotado.

Segundo o técnico interino Eduardo Barros, a equipe vem evoluindo em seu desempenho. Foi regular contra o Bragantino, teve um controle quase absoluto diante do Vasco mas precisa de um tempo de adaptação. "Trabalho não está faltando e estamos buscando soluções", disse.

Por conta dos elogios, o treinador deve manter a formação do último jogo diante do Botafogo.


FICHA TÉCNICA:

ATHLETICO-PR X BOTAFOGO


Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 9 de setembro de 2020, quarta-feira
Hora: 17h30 (de Brasília)

Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Braulio da Silva Machado (SC)


ATHLETICO:
Santos, Erick, Lucas Halter, Pedro Henrique e Márcio Azevedo; Richard, Christian e Léo Cittandini; Geuvânio, Fabinho e Bissoli

Técnico: Eduardo Barros (interino)


BOTAFOGO: Gatito Fernández, Kevin, Marcelo Benevenuto, Rafael Forster, Kanu e Victor Luis; Luis Otávio, Caio Alexandre e Bruno Nazário; Kalou e Matheus Babi

Técnico: Paulo Autuori


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar!