sábado, 30 de maio de 2015

Um time convencional




Montagem do Botafogo Oficial
O Botafogo enfrenta hoje o seu primeiro adversário direto na briga pela volta à elite do Brasileirão - pelo menos, teoricamente. Depois de vencer o Paysandu em Belém por 1 a 0, o CRB no Rio por 4 a 1 e empatar sem gols com o Atlético-GO em Brasília, soma 7 pontos e ocupa o 4o. lugar na tabela. Uma vitória sobre o rubro-negro baiano no Nilton Santos seria a afirmação desse grupo na competição.

O time escalado por René é o convencional dentro das possibilidades do atual elenco (quase um consenso entre os torcedores, com exceção de M. Mattos e Bill), e muito diferente daquele escalado por um "ousado" René no jogo contra os goianos. Carleto, Marcelo Mattos e Rodrigo Pimpão voltam após desfalcarem o time no último jogo. Vamos com Jefferson, Gilberto, Renan Fonseca, Giaretta, Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Daniel Carvalho, Elvis; Rodrigo Pimpão e Bill.

A formação mandada a campo no Mané Garrincha foi um desastre no primeiro tempo. Os ditos "pernas frescas" do René não aconteceram. As má fase técnica de Gilberto (o mais cobrado pela torcida depois de Bill) aliada a total falta de ambição de Pedro Rosa no apoio (deu até saudades do Carleto) deixaram a dupla de zaga insegura e mais exposta do que nunca. Para piorar a situação, Camacho, que fazia sua estreia como titular na cabeça da área, se mostrou tão inibido que sobrecarregou Willian Arão que também não rendeu o que podia até ocorrerem as substituições. Não bastasse os problemas na cozinha, o setor de criação também não funcionou. Em más condições físicas, Daniel Carvalho, Elvis e Lulinha não se encontraram em campo deixando Bill isolado entre os zagueiros adversários. Não demorou muito e o time goiano, aproveitando a rapidez de seus atacantes, foi perturbar o nosso Jefferson lá na frente. 

O time jogou mal por pura ousadia do René ao escalar uma equipe dita "ofensiva", colocando em campo jogadores ainda fora de forma e que pouco haviam treinado juntos. Tentou corrigir no 2o. tempo com as entradas de Ayrton, Jardel e Tomas mas não deu tempo de mexer no placar frustando os 7.800 torcedores que fizeram um esforço danado e meteram a mão no boldo (ingressos a 120 e 60 reais) para engordar os cofres do time goiano. René sabe que errou e deve ser mais comedido daqui pra frente. O feijão com arroz do Carioca tava de bom tamanho e temos que repetir a receita no Brasileiro. A escalação de hoje já reflete um pouco disso.

Jogando em casa, o time precisa vencer para permanecer no G-4 com possibilidades até de chegar à liderança com a combinação de resultados e, com 100% de aproveitamento nos dez jogos disputados em casa neste ano, firmar convicções diante de sua torcida.


Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com