sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Dever de casa em Brasília


Guia da rodada #13: líderes tentam fazer dever de casa para disparar

Três primeiros colocados do Brasileiro jogam em casa na 13ª rodada, que também tem Fla-Flu e duelo de desesperados entre Lusa e São Paulo







Na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, quem fizer o dever de casa pode escapar na ponta. Os três times que estão à frente na tabela do torneio jogarão como mandantes. Coritiba, Botafogo e Cruzeiro não poderão ser alcançados neste fim de semana, mesmo com derrotas. 

No caso do Botafogo, há ainda uma curiosidade: o clube receberá o Goiás no Mané Garrincha, em Brasília, estádio muito mais próximo da sede do rival do que de General Severiano. 

No Mineirão, o Cruzeiro enfrentará o Santos, que amarga o 14º lugar com somente três vitórias em dez jogos. Já o Coritiba, o terceiro colocado do Brasileirão, joga contra o Vasco no Couto Pereira. 

*A parte de baixo da tabela, onde estão Fla e Flu - que inclusive fazem o clássico do Maraca, não nos interessa e portanto não cabe análise de nossa parte. Quanto ao Vasco, que também habita a zona morta da tabela, se conseguir um empate com o Coxa na casa eles já será um grande feito e nem vou me importar (rsrsr).

Comentários do blogueiro: Essa é a proposta do site da globo para todos os jogos da rodada e a cada semana estaremos destacando aqui, apenas a análise relativa aos jogos do Botafogo que é o que nos interessa. Caso você tenha interesses por outras partidas, dicas do cartola e outros coisas mais, poderá ir direto no site anunciado.



BOTAFOGO X GOIÁS
SÁBADO - 18H30 - MANÉ GARRINCHA


Vencer e secar. É esta a missão dos alvinegros na 13ª rodada do Brasileiro. O time de General Severiano tem 24 pontos, empatado com o líder Cruzeiro, mas ocupa a segunda colocação por conta do saldo de gols. 
Oswaldo de Oliveira e seus comandados, que venceram dois dos últimos três compromissos, enfrentam o Goiás que, por sua vez, ocupa a faixa intermediária da tabela (10ª colocação com 16 pontos) e vem de vitória sobre o lanterna Náutico. Os alvinegros terão, além de vencer o Goiás, de torcer por tropeço do Cruzeiro, que recebe o Santos no Mineirão, para voltar à liderança do Brasileiro.

Na TV: Premiere FC 1: Júlio Oliveira e Roger Flores.

Arbitragem: Sandro Meira Ricci (PE) apita o jogo, auxiliado por Alessandro Rocha Matos (BA) e Emerson Augusto de Carvalho (SP).

Você sabia que... Botafogo e Goiás não se enfrentam há quase três anos? A última partida entre as equipes aconteceu dia 15/09/2010, pela Série A do Brasileiro, com goleada goiana por 4x1 no Serra Dourada. As equipes jamais se enfrentaram no Mané Garrincha, em Brasília. 


*Eu fui a esse jogo: pura decepção. Dividimos as arquibancadas do Serra Dourado com eles e no final tudo deu errado.

Comentários do blogueiro: O Bota fez contra o Galo no meio de semana, o principal jogo da rodada. Era o líder do Brasileirão enfrentando o campeão das Américas, em seu terreiro, com previsão de um duelo especial entre Seedorf e Ronaldinho, que acabou não acontecendo. O meia alvinegro sentiu um cansaço muscular e foi vetado para a partida. Mesmo com o desfalque de última hora, o Bota fez um grande jogo e enfrentou o adversário de igual pra igual como convém a um líder. Esteve por duas vezes afrente do placar e cedeu o empate (2 a 2) no último minuto (49') dos exorbitantes acréscimos ditados pelo árbitro (5'). O Galo veio pro jogo completo (Bernard já estava negociado e estaria fora de qualquer jeito) e se recuperou da ressaca pós título depois de colecionar três derrotas seguidas que o levou direto ao Z-4. Ao final, jogadores e a torcida atleticana comemoraram muito o resultado que o livraram da zona.

Veja o nosso post do pré-jogo "Que nos desculpe o Galo, mas precisamos da vitória", na íntegra: http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/08/que-nos-desculpe-o-galo-mas-precisamos.html

Essa é a segunda vez que temos esses exagero de acréscimos em nossas partidas e que sofremos o empate nos minutos finais. Por essas razões que vem se repetindo com frequência, a torcida protestou muito nas redes sociais. 

As substituições de Oswaldo ao final da partida que visavam quebrar o ímpeto do Galo que buscava o empate a todo custo, se mostraram inócuas. Já havia dado errado contra o Fla com a entrada do zagueiro A. Carlos e dessa vez, sobrou pra A. Bahia que entrou pra anular as tentativas do adversário que abusava das bolas alçadas sobre a área

Os motivos alegados pela torcida eram de que, numa partida escamada como essa, os jogadores sempre entram frios e desconcentrados o que os impossibilita de produzir o efeito esperado. Outros argumentam que, a entrada de volantes e zagueiros acabam chamando os adversários para nossa área o que poderia ser evitado com a entrada de atacantes com os quais o adversário deveriam se preocupar.

Mas, bola pra frente que o próximo confronto está aí.

O Bota pega o Goiás do artilheiro sensação Walter em "sua nova casa". O jogo está programado para o estádio Mané Garrincha, em Brasília, onde o clube alvinegro tem grande torcida. A julgar pela acolhida que o time teve na cidade e pela corrida às bilheterias para a aquisição de ingressos (até o fim da noite de ontem, mais de 16 mil já haviam sido vendidos), O Bota realmente jogará em casa.

O time se apresentou bem sem Seedorf (que ainda é dúvida pro jogo desse sábado) e teve como destaque o meia Lodeiro que voltou a marcar (Elias fez o primeiro). Já pra esse jogo os desfalques são mais significativos em qualidade e também em  quantidade. Estão de fora: Bolívar e Gabriel suspensos pelo 3o. cartão amarelo e Lodeiro, convocado para amistoso pela seleção uruguaia. Contra o Galo, Elias entrou como atacante mais avançado com o recuo de R. Marques para fazer a função de Seedorf.

Para o jogo contra o Goiás, A. Bahia entra na zaga e Renato deve entrar de volante na posição de Gabriel. Elias permanece no time e Seedorf deve voltar ao time compondo o trio de meias com R. Marques e Vitinho. 

O Bota é um time pronto que joga sempre da mesma forma quaisquer que sejam os adversários e contra o time esmeraldino não há razões para mudar. Os substitutos entram no time com as mesmas funções dos titulares. 

Já o Goiás vem de uma vitória em casa contra o Náutico com boa atuação do gordinho Walter. Artilheiro do Goiás na competição com quatro gols, o atacante tem chamado atenção não somente pelas suas atuações, mas também pela forma física. Considerado um pouco acima do peso, ele tem sido o destaque do time goiano na competição e é motivo de preocupação para Jefferson, segundo declarou o goleiro do Fogão. Contra o Botafogo, o Goiás tentará vencer para ter a primeira sequência de vitórias no Campeonato Brasileiro. 

Escalações

Botafogo:
Sem problemas de última hora, Oswaldo deve mandar a campo os seguintes jogadores: Jefferson, Gilberto, André Bahia, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos e Renato; Seedorf, Vitinho e Rafael Marques; Elias.

Goiás: A provável formação do Goiás tem Renan; Vítor, Ernando, Rodrigo e William Matheus; Amaral, David, Renan Oliveira e Hugo (Paulo); Tartá e Walter.

A missão é buscar a vitória a qualquer custo para alcançar à ponta da tabela e esperar que os concorrentes mais próximos tropecem no caminho e nos deixe isolado na posição. Boa sorte Fogão!


Matéria base: GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

#VamosInvadiroMané





A ordem entre os torcedores candangos é garantir a entrada para o jogo o quanto antes e acompanhar a movimentação do time, na cidade




 


Crédito: Arte Pedro Padilha e Foto SSPress



Ao contrários dos outros pontos de venda,
 o Mané Garrincha estava vazio pela
 manhã 
(Foto: Divulgação) 
Começou hoje, a venda de ingressos para o primeiro jogo com mando de campo do Botafogo, em Brasília, pelo Brasileirão. Neste sábado (10/8), a partir das 18h30, o Glorioso enfrentará o Goiás, pela 13ª rodada, no Mané Garrincha. A venda pela internet já estava disponível desde o dia anterior.São vários os pontos de venda espalhados pela cidade. Segundo alguns torcedores em informações divulgadas nas redes sociais, o sistema de venda apresentou problemas técnicos na parte da manhã, posteriormente regularizado. A pane gerou muitas filas em alguns postos de venda com demora no atendimento superior a 2 horas. Já no começo da tarde, conseguimos comprar os bilhetes diretamente nas bilheterias do estádio sem demora ou qualquer tipo de transtorno.

Os preços estão salgados (veja tabela abaixo) para um jogo cujo adversário não tem muito apelo popular como teria se fosse um clássico, mas mesmo assim, considerando-se ser uma estreia do Bota no novo Mané Garrincha, estádio que leva o nome um dos maiores ídolos de sua história e a posição do time na tabela, a previsão é a de um bom público, que ora estimamos em torno dos 30 mil pagantes. Vamos atualizar essas previsões até a hora do jogo.

A manutenção dos preços nesse patamar numa possível sequência de jogos na cidade seria um negócio arriscado. O rival rubro-negro provou isso ontem ao enfrentar a Portuguesa no estádio, com um público de 12.511 pagantes, muito abaixo das expectativas e dos outros confrontos anteriores. Houve uma espécie de saturação em razão dos valores do ingresso e por ter deixado de ser novidades. O Cruzeiro mandou seu último jogo no Mineirão pela metade dos preços aqui praticados e pode servir de padrão para as futuras jornadas.

O apelo de público de um jogo como Fla x Portuguesa se equivale ao de Botafogo x Goiás considerando-se o prestígio dos rivais cariocas na cidade. A previsão é de que vamos bater esse número (12,5 mil), de goleada.

Mobilizados, os torcedores alvinegros prometem fazer uma grande festa para receber o time no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, com chegada prevista para às 23h. Vamos acompanhar.

Os serviços para o jogo estão descritos no site do clube, com as seguintes informações:

CAMAROTES


Venda exclusivamente pelo telefone (21) 3161-8777 ou pelo site camarotes@csm.com

VENDA
Arquibancada Superior Inteira (R$ 100)
Arquibancada Superior Meia (R$ 50)
Arquibancada Sup. Visitante Inteira (R$ 100)
Arquibancada Sup. Vistante Meia (R$ 50)
Arquibancada Inferior Inteira (R$ 140)
Arquibancada Inferior Meia (R$ 70)
Arquibancada VIP Inteira (R$ 200)
Arquibancada VIP Meia (R$ 100)



PONTOS DE VENDA e RETIRADA DE COMPRA NA INTERNET
Estádio Mané Garrincha (Bilheteria do estádio)
08/08/2013 a 10/08/2013 - 10h às 20h (Sábado até 18h30)

Loja Grandes Torcidas - CLS 308 Bloco A - Asa Sul
08/08/2013 a 10/08/2013 - 10h às 19h – (Sábado até 14h)

Loja Action Sports - CLS 309 Bloco C Loja 11 - Asa Sul
08/08/2013 a 10/08/2013 - 10h às 19h – (Sábado até 14h)

Loja do Torcedor - QSA 24 Lote 12 Lj 04 Taguatinga Sul
08/08/2013 a 10/08/2013 - 10h às 17h – (Sábado até 14h)

Futebol Arte - QS 06 Conjunto 03 Loja 41 – Riacho Fundo 1
08/08/2013 a 10/08/2013 - 10h às 19h – (Sábado até 14h)

Pirma - Lojas 513 Sul
08/08/2013 a 10/08/2013 - 10h às 18h30 – (Sábado até 14h)

Pirma - Loja Shopping Metropole
08/08/2013 a 10/08/2013 - 10h às 20h – (Sábado até 14h)

Loja Oficial do Botafogo - CLS 308 BL B LJ 26 ASA SUL
08/08/2013 a 10/08/2013 - 10h às 19h – (Sábado até 14h)

Boutique do Torcedor – AV. PARANOÁ QD 27 CJ 19 LOTE 22 LOJA 02
08/08/2013 a 10/08/2013 - 10h às 19h – (Sábado até 14h)

Já aderiu ao Sou Botafogo? Sócio tem direito a ingresso para o jogo!

SÓCIO SOU BOTAFOGO


Plano Sem Fronteiras
50% de desconto em todos os pontos de venda.

Plano Acima de Tudo, Fanático e Fanático Fogoró
Retirada nos pontos de venda do ingresso (Acesso para a Arquibancada Superior).

Plano Vip e Vip Premium
Retirada nos pontos de venda do ingresso (Acesso para a Arquibancada VIP)

MEIA-ENTRADA

- Meia-Entrada mediante apresentação de documento comprobatório;
- Maior de 60 anos, menor de 21 anos, estudante, professor, funcionário público, doador de sangue, PNE (Portador de necessidades especiais), acompanhante de PNE e policiais;

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

- Crianças de colo (até 1 ano) são isentas, acima pagam meia entrada;
- Venda de ingressos limitadas a 3 compras por CPF;
- Venda de ingressos via internet limitada a 2 compras por cartão de crédito;
- Não é necessário apresentar documento no momento da compra para beneficio de MEIA ENTRADA, somente no acesso ao estádio.
- Sócios do Botafogo precisam apresentar carteirinha e documento com foto para compra com beneficio. O sistema leva até 24 horas para incluir novas adesões.
- Retirada de ingressos comprados na internet somente com apresentação de documento com foto e CPF. Para retirada por terceiros deve ser apresentado documento e declaração de próprio punho do comprador.
- Sócio Torcedor do Goiás não terá desconto para compra como o Sócio Torcedor do Botafogo.


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Que nos desculpe o Galo, mas precisamos da vitória


GUIA DA RODADA #12: Tem briga boa, não importa a parte da tabela. 
Atlético-MG x Botafogo, Santos x Corinthians e outros colocam frente a frente times em dificuldade e equipes em evolução





Craques, gênios, ídolos: é Seedorf x R10 na 12ª
rodada (Montagem sobre foto da Agência Estado)
O principal jogo da 12ª rodada do Brasileirão tem o líder contra o 17º colocado, o primeiro da zona de rebaixamento. Onde está a graça? Simples: é o Botafogo de Seedorf contra o Atlético-MG, campeão da América, de Ronaldinho Gaúcho. Ex-companheiros de Milan, eles se encontram no Independência, em Belo Horizonte, nesta quarta-feira. (...)

A Raposa, que está no calcanhar do Botafogo, tem de vencer e torcer, veja você, para o Atlético-MG, seu maior rival, não perder para os cariocas. A liderança vale o esforço.

Disputas à parte, a 12ª rodada já tem um jogo realizado. São Paulo e Internacional não entrarão em campo. Como o Tricolor Paulista estaria fora do Brasil esta semana para disputa de torneios, eles se enfrentaram no dia 24 de julho, no Morumbi. O Colorado venceu por 1 a 0.



 Comentários do blogueiro: Essa é a proposta do site da globo para todos os jogos da rodada e a cada semana estaremos destacando aqui, apenas a análise relativa aos jogos do Botafogo que é o que nos interessa. Caso você tenha interesses por outras partidas, dicas do cartola e outros coisas mais, poderá ir direto no site anunciado.


ATLÉTICO-MG X BOTAFOGO
QUARTA, 21H50M - INDEPENDÊNCIA


Que jogo, meus amigos e amigas! O líder do Brasileirão contra o campeão da América. "Vai ser um jogão", disse o técnico do Atlético-MG, Cuca. A ressaca atleticana acabou. E tem de acabar mesmo, já que a equipe está na zona de rebaixamento. O treinador promete força máxima. Isso quer dizer que Ronaldinho Gaúcho e Jô vão jogar. Já era hora. Afinal, foram três derrotas nas últimas três rodadas. 


Apesar da superioridade do Botafogo em edições do Brasileirão, nas últimas três vezes em que as equipes se encontraram pela competição o Galo saiu vencedor. A derrota para o Atlético-PR na 10ª rodada pôs fim a uma invencibilidade de 54 jogos da equipe no estádio Independência, palco da partida desta quarta-feira. Ao lado do Goiás, o Atlético tem o segundo pior ataque da competição, com apenas nove gols marcados. 

Na história do Brasileirão, o Botafogo leva vantagem, com 19 vitórias, 13 empates e 15 derrotas diante do Galo. Com 18 gols marcados neste campeonato, o Glorioso tem demonstrado força nas finalizações de perna direita, com 12 gols feitos desta forma. Após finalizar 28 vezes diante do Vasco, o maior número em uma mesma partida na competição, tornou-se o quarto que mais chuta ao gol adversário, com 156, média de 14,2 por partida. E ainda tem Seedorf e Rafael Marques em grande fase.

Na TV: Globo para RJ, Santos (SP), ES, MG, DF, RS, BA, RN, AL, PB, SE, PI, Balsas (MA), PA, AM, RO, AC, RR e AP: Luís Roberto, Júnior e Renato Marsiglia. PremiereFC 3: Rogério Corrêa e Leonardo Figueiredo.

Arbitragem: Raphael Claus (SP) apita o jogo, auxiliado por Vicente Romano Neto (SP) e Paulo Cesar Silva Faria (MT).

Você sabia que... as três últimas partidas entre Atlético-MG e Botafogo foram vencidas pelo Galo? Na penúltima rodada do Brasileirão 2011, o time mineiro goleou por 4 a 0 em Sete Lagoas, resultado que assegurou sua permanência na Série A. No Brasileirão 2012, o Galo venceu duas vezes por 3 a 2, ambas de virada. A última vitória do Botafogo foi pela Copa Sul-Americana 2011, por 1 a 0.


Comentários do blogueiro: No post do pré-jogo contra o Vasco alertávamos que quem fosse ao Maraca no domingo assistiria a um jogão de bola e, por ser um clássico, um jogo entre iguais com possibilidades de vitória para os dois lados. E não deu outra. Alvinegros e Cruzmaltinos fizeram um jogo emocionante com muitos lances de pura técnica e muita disposição. 

O Botafogo foi sempre melhor no jogo por ter um time já montado. Meteu dois de frente, parecia ter decidido a parada e acabou cedendo o empate no comecinho do segundo tempo. Coisas típicas de um clássico, mas difícil de aturar. Porém, apesar desse roteiro dramático na construção do placar, o time não se abalou com o empate e mostrou força suficientes pra consolidar a vitória logo a seguir (4') num lance de rara felicidade de Rafael Marques, o destaque da rodada, que já havia marcado o primeiro. 

O cartaz do espetáculo prenunciava o que estava pra acontecer ao destacar a presença de dois astros. Juninho, pelo lado do Vasco e Seedorf pelo Fogão. E eles foram realmente dois dos maiores expoentes da partida. Comandaram suas equipes durante o jogo e proporcionaram lances de extrema felicidade aos expectadores como o giro por cima da bola de Juninho no gol cruzmaltino e de Seedorf, na cavadinha do seu primeiro gol no Maraca. Havia ainda um outro ingrediente anunciado: a estreia do voluntarioso volante Guiñazu, a mais nova aquisição vascaína que tinha como missão, barrar o craque Seedorf. O jogador vinha tendo uma estreia discreta até sentir a coxa (31') - uma contusão séria que o tira da disputa do campeonato.

O grande objetivo do Bota no jogo era retomar a liderança do campeonato perdida temporariamente para o Cruzeiro no início da rodada, ainda no sábado. Bastava para isso uma simples vitória sobre o rival. Pelo lado do Vasco, uma vitória no clássico confirmaria a ascensão técnica do time sob o comando de Dorival Junior. Mas deu Botafogo com toda justiça. Conseguimos a 7a. vitória no campeonato e voltamos a liderar a competição com 23 pontos, dois a mais do que a Raposa que vem em segundo. 

Ao final da partida, o time de mãos dadas agradeceu o apoio da torcida que vem dando mostras de que começa a voltar aos estádios em apoio aos jogadores que tem superado com maturidade, os problemas extra-campo que vem minando as finanças do clube. O clássico gerou uma renda de R$ 1.375.320,00 e teve o público de 24.979 pagantes e 33.419 presentes.

Veja o post do pré-jogo "Uma vez líder, a ordem é reconquistar a posição", na íntegra: http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/08/guia-da-rodada10-vanderlei-luxemburgo-e.html

Vitinho, que vinha sendo muito contestado por tomar decisões precipitadas na conclusão das jogadas teve uma grande atuação. Confirmando sua subida de produção nos últimos jogos, d
eu belo passe para Seedorf fazer o segundo gol, lançou Rafael Marques no terceiro e criou várias jogadas de perigo. O mesmo aconteceu com Lodeiro, que não vinha reeditando as atuações de antes da Copa das Confederações. Subiu de produção em relação aos últimos jogos, teve uma boa dinâmica de jogo mas ainda pecou nas conclusões a gol. Perdeu pelo menos três boas chances de marcar e sair consagrado.

Para o confronto de alvinegros de hoje entre o líder do campeonato e o campeão das Américas, as condições são bem próximas do último jogo contra o Vasco. É mais um clássico do futebol brasileiro cercado por grande rivalidade, porém disputado na casa do Galo onde costumavam se impor e amedrontar os adversários até a derrota para o Atlético-PR que pôs fim a uma invencibilidade de 54 jogos no estádio.

Vão estar frente a frente não só as filosofias de jogo vencedoras de
Cuca e Oswaldo, como jogadores da qualidade de Ronaldinho Gaúcho e Seedorf, Vitor e Jefferson,  e porque não, Rever e Dória, Jô e Rafael Marques, Tardeli e Lodeiro. Resta a expectativa de como cada um desses personagens e as próprias equipes vão se comportar na escamada disputa de hoje que pode ter ainda ter consequências nos próximos embates entre as duas equipes pela Copa do Brasil.

O Bota é um time pronto e equilibrado que joga sempre da mesma forma quaisquer que sejam os adversários ou o lugar e contra o Galo, não creio que vá mudar. Vem repetindo a escalação nos últimos cinco jogos e mesmo assim tem surpreendendo seus adversários com variações nas bolas paradas e virtuosidade individual de seus jogadores. Já o Galo vem de uma ressaca natural da maior conquista de sua história e jogando com desfalques importantes nas últimas partidas, que ninguém sabe quando vai passar. O time vai pro jogo completo e promete dureza contra o líder. O resultado desse embate é imprevisível e esperamos que seja favorável ao Fogão pelo momento que atravessa na competição. 

Escalações

Botafogo: Sem problemas de última hora, Oswaldo deve repetir o time que venceu o Vasco no fim de semana, com Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos e Gabriel; Seedorf, Lodeiro, Vitinho e Rafael Marques.

Atlético: Cuca deve mandar a campo a seguinte formação: Victor; Marcos Rocha, Léo Silva, Réver e Junior Cesar; Pierre, Josué, Diego Tardelli, Ronaldinho Gaúcho e Luan; Jô.


A missão é manter a ponta da tabela a qualquer custo e que o Galo, que ocupa uma vaga no Z-4 (17'), deixe sua recuperação no campeonato para a semana que vem. Boa sorte Fogão!


Matéria base: GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Rafael Marques dribla os críticos e é o craque da rodada#11


Ainda visto com desconfiança por muitos torcedores, atacante do Botafogo marca duas vezes no 3 a 2 sobre o Vasco e leva o Armandinho





 



Rafael Marques, o contestado atacante alvinegro, acordou hoje como o grande destaque da 11a. rodada do Brasileirão. Conhecido nas redes sociais como o Homem-Clássico por marcar gols decisivos nos confrontos contra os rivais cariocas, Rafael confirmou essa qualidade e deixou dois ontem na sacola do Vasco. Ao final do jogo, saiu ovacionado pela torcida alvinegra que compareceu ao Maracanã.

Seedorf, outro destaque do jogo, desfilou sua categoria como sempre e também deixou o seu, o primeiro no Maraca - estádio sempre reverenciado pelo craque. Com a vitória de 3 a 2 sobre o rival, o Botafogo reassumiu a liderança do campeonato ao engatar sua 7a. vitória e somar 23 pontos na tabela, dois a mais do que o Cruzeiro, o segundo colocado.

O Globo.com monta a cada rodada a seleção do campeonato apurando a média de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão. As notas são dadas pelos comentaristas do SporTV e jornalistas do site e nessa o grande destaque foi o nosso jogador.

Veja o que escreveram sobre ele:

Montagem baixada das redes sociais



Rafael Marques levou meses, mais precisamente 21 jogos, até marcar seu primeiro gol pelo Botafogo. Foi alvo de piadas, virou chacota na boca dos rivais e entre os próprios alvinegros, mas não há como negar que ele tem uma parcela respeitável na ascensão botafoguense. Gol do título carioca, sobre o Fluminense, gol sobre o Flamengo há uma semana e agora outros dois em cima do Vasco. É, ele sabe marcar em clássicos. Gols importantes e com categoria. Seu segundo nesse 3 a 2 diante do rival cruz-maltino prova isso. Drible e chute no ângulo para fincar o Glorioso na posição de líder. Numa banca de apostas, talvez só o técnico Oswaldo de Oliveira arriscasse que esse dia chegaria, mas chegou: com uma nota 8,5, Rafael Marques é o craque da Rodada#11 do Troféu Armando Nogueira.

A redenção de Rafael Marques foi o ponto alto do líder. Seus dois gols no clássico contra o Vasco envaideceram Oswaldo de Oliveira, aumentaram a confiança dos alvinegros num possível título e o fizeram levar o Armandinho com um 8,5.


VÍDEO Rafael Marques fala sobre artilharia e a união dos jogadores






Matéria base: Globoesporte.com

Por Botafogodeprimeira.com