domingo, 18 de outubro de 2020

BOTAFOGO recebe o Goiás no Nilton Santos e só a vitória interessa




Bora começar a semana com jogo do Fogão?!
PRA CIMA! Botafogo de Futebol e Regatas 

Contra o Grêmio, o Botafogo não foi nem de longe o time aguerrido e organizado taticamente da vitória contra o Sport (2 a 1) quando, com um jogador a menos por todo o 2o. tempo, conseguiu sustentar a vitória sobre o time de Jair Ventura, na Ilha do Retiro.



A vitória do tricolor gaúcho por 3 a 1 foi justíssima pelo conjunto da obra. Depois de um 1o. tempo bem razoável quando conseguiu igualar o placar depois de sair em desvantagem, o Bota cumpriu uma etapa final melancólica mesmo com o adversário jogando com um a menos após a expulsão de Diego Souza. A preguiça do time irritou sobremaneira os torcedores nas redes sociais. 

Com laterais pouco eficientes, que erram muito na defesa e se equivocam na maioria das jogadas de apoio ao ataque, e com uma criação no meio de campo beirando a zero, o ataque se perdeu no meio dos zagueiros não produzindo nada de útil nessa etapa. 

O Grêmio saiu na frente com Diego Souza e sofreu o empate com gol de Matheus Babi ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, mesmo com um a menos, a equipe gaúcha garantiu a vitória com dois gols de Pepê (23) que apareceu livre na área em várias oportunidades. Logo aos dois minutos, ele recebe passe de D. Souza para desempatar a partida. Não satisfeito, aos 20, quando o Grêmio já estava com um a menos, marcou o terceiro após linda troca de passes com Victor Ferraz. Foi um golaço! Esse gol, nas condições em que estava a partida, matou de vez qualquer tentativa de reação do Glorioso. 

Apesar da facilidade encontrada pelo Grêmio, o gol de Diogo Souza foi irregular. O VAR alertou o árbitro sobre o lance mas esse simplesmente ignorou as evidências após revisar as imagens. O gremista Matheus Henrique dominou a bola com o braço no início da jogada e nada foi marcado diferentemente do jogo do Alvinegro contra o Inter no Nilton Santos quando a arbitragem anulou gol dos cariocas após a bola tocar a mão de Matheus Babi, no meio de campo, em lance anterior ao desfecho da jogada.


Eis que você vê a classificação atualizada na
 sexta-feira à noite... O que fazer agora? 


Nessa trajetória de 16 jogos, o Bota venceu três, foi derrotado quatro vezes e empatou, incríveis, nove vezes. 

Com a derrota na 15a. rodada, o Botafogo permanece com os18 pontos, mesma pontuação de Corinthians (14), Ceará (13) e Vasco (12) - nossos concorrentes diretos por posição - mas segue fora da zona de rebaixamento, na 15a. posição. 

Na próxima segunda-feira, o time alvinegro recebe o Goiás, lanterna da competição com 10 pontos e dois jogos a menos. O jogo está programado para às 20h no Nilton Santos fechando a 16a. rodada.

Sabíamos que o jogo contra o Grêmio de Renato Gaúcho na Arena seria muito difícil e voltar ao Rio com a vitória uma façanha extraordinária. 

Falávamos disso no post de pré-jogo (clique no link e veja: https://bit.ly/3dmO6vw). Por isso o compromisso contra o Goiás ganha outra dimensão na briga por posições na tabela onde só a vitória interessa. Não podemos tropeçar, com um empate que seja nesses jogos em casa, sob pena de voltarmos à insegurança da zona da marola. Precisamos retomar o clima das vitórias da semana passada quando somamos seis pontos e nos afastamos dessa zona perigosa. 



Os 11 iniciais do BOTAFOGO contra o Grêmio 
para efeito de comparação! 
Botafogo de Futebol e Regatas
Para tanto, vamos contar com as voltas do zagueiro Marcelo Benevenuto e do volante Rafael Forster na recomposição do sistema defensivo, após cumprirem suspensão. Keisuke Honda, agora em melhores condições físicas, deve começar o jogo já que foi poupado no último jogo e só entrou no segundo tempo, sem no entanto conseguir mudar o ritmo do time no jogo.

Outra voltas festejadas são do meia Bruno Nazário que se recuperou de torção grave no tornozelo que o afastou das últimas partidas e do atacante David Araújo que passou duas semanas se recuperando de desconforto na coxa. Os jogadores devem iniciar a partida no banco de reservas.

A novidade fica por conta do meia Éber Bessa que  figura pela primeira vez entre os relacionados e pode fazer a estreia pelo clube.

Por outro lado, estão confirmadas as ausências de Gatito Fernandéz e Salomon Kalou. O goleiro se reapresentou ao clube com edema ósseo no joelho agravado em razão do jogo que fez pela seleção paraguaia e retomou ao tratamento. Ele atuou na primeira rodada das Eliminatórias e ficou de fora do segundo jogo por causa das dores no local. Já o atacante marfinense sentiu um desconforto na coxa direita e iniciou tratamento, sem previsão de retorno.

Com isso, a provável escalação do Botafogo será: Diego Cavalieri; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu e Victor Luis; Rafael Forster, Caio Alexandre e Honda; Rhuan, Matheus Babi e Pedro Raul.



FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO x GOIÁS


Data/Hora: 19/10/2020, às 20H
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Edina Alves Batista (FIFA - SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (FIFA - SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Onde ver: SporTV, Premiere e tempo real do LANCE!


BOTAFOGO: Diego Cavalieri; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu, Victor Luís; Caio Alexandre, Rafael Forster, Keisuke Honda; Matheus Babi, Pedro Raul, Rhuan.

Técnico: Bruno Lazaroni

Pendurados: Guilherme Santos, Caio Alexandre e Rafael Forster
Fora: Gatito Fernández, Salomon Kalou, Marcinho e Lucas Barros (lesionados)


GOIÁS: Tadeu; Edílson, David Duarte, Fábio Sanches, Caju; Ratinho, Alejandro Cabral; Keko Villalva, Daniel Bessa, Vinícius; Fernandão.

Técnico: Enderson Moreira

Suspensos: Enderson Moreira e Rafael Moura
Pendurados: Caju, Keko Villalva, Juan Pintado, Breno, Ratinho e Luiz Gustavo
Fora: Breno e Sandro (lesionados)


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar! 


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com