sábado, 1 de junho de 2013

Receita para a vitória do Fogão


GUIA DA RODADA #3: para começar a ver quem é quem no Brasileiro

Botafogo x Cruzeiro e Atlético-MG x São Paulo são alguns dos bons jogos da rodada, que também testa o poder de recuperação de Fla e Vasco


Logo, logo, a tabela do Brasileirão criará sua hierarquia. Passadas duas rodadas para 16 dos 20 clubes (Grêmio, Fluminense, Atlético-MG e Portuguesa são as exceções, com apenas um jogo), o máximo que existe é um esboço, um ou outro traço daquilo que os times mostrarão em um campeonato que se espreguiçará até dezembro. A terceira rodada, porém, poderá ser pródiga em mostrar quem é quem neste comecinho de disputa.

Por exemplo, Botafogo x Cruzeiro: qual deles está mais pronto neste início de junho? Ou Atlético-PR x Flamengo: quem tem mais poeira a comer até encontrar seu caminho? Ou Inter x Bahia: quão extremadas serão as diferenças entre eles na prática dos 90 minutos? Não haverá respostas definitivas, mas alguns sinais, alguns avisos. E bons jogos, sobretudo.

É o caso do reencontro entre Atlético-MG e São Paulo depois dos duelos de sair faísca na Libertadores. O Tricolor, vítima do Galo no torneio continental, tem a melhor largada no Brasileirão, com duas vitórias em dois jogos, incluindo a goleada de 5 a 1 sobre o Vasco na última rodada.

Excepcionalmente, serão seis jogos no sábado e quatro no domingo. Veja abaixo detalhes de cada partida e confira as dicas para montar seu time no Cartola FC.

Comentários do blog: Essa é a proposta do site da globo para todos os jogos da rodada e a cada semana estaremos postando aqui apenas a análise relativa aos jogos do Botafogo - seguida de comentários próprios - que é o que nos interessa. Caso você tenha interesses por outros jogos, dicas do cartola e outros mais poderá ir direto no site anunciado.


Se não vejamos:


BOTAFOGO X CRUZEIRO
SÁBADO, 16H20M - RAULINO DE OLIVEIRA

Cariocas e mineiros começaram bem o campeonato, cada qual com suas particularidades: o Alvinegro mantendo toda a firmeza já demonstrada no Carioca e encarando de frente os finalistas do Paulista (empate com o Corinthians fora, vitória sobre o Santos em casa); a Raposa indo além das próprias expectativas contra oponentes, em tese, mais frágeis (goleada sobre o Goiás, empate com o Atlético-PR). O jogo servirá para medir a real capacidade dos dois times. Se o Botafogo é tão seguro quanto parece, conseguirá controlar o bom ataque celeste. Se o Cruzeiro é tão promissor quanto leva a crer, dará um jeito de desestabilizar a estrutura alvinegra. Os cariocas voltam a ter Seedorf, recuperado de gripe, e os mineiros apostam na ótima fase de seu ataque, incluindo o reserva Luan.

Cartola FC: Rafael Marques (C$ 19,76) fez seis gols nos últimos seis jogos do Botafogo. E o Cruzeiro fez 27 finalizações em duas rodadas e só sete para fora: foram sete gols e 13 defesas exigidas. O zagueiro Dedé (C$ 23,91) já fez um gol e terá trabalho também na defesa.

Na TV: TV Globo (para MG), com Rogério Corrêa, Bob Faria e Márcio Rezende de Freitas, e Premiere FC, com Julio Oliveira e Roger Flores.

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO), com Evandro Gomes Ferreira (GO) e Marcio Soares Maciel (GO).

Você sabia que... um encontro entre Botafogo e Cruzeiro pelo Brasileirão não termina sem gols há 18 jogos? São 11 anos com pelo menos um gol.

Comentários do blog: Sem o experiente Borges, o grandalhão Anselmo Ramon entra no ataque cruzeirense como homem de referência, fazendo o trabalho de pivô para a entrada do 2o. atacante Dagoberto e dos meia-atacantes Diego Souza e  Éverton Ribeiro, numa forma de jogar que difere do Botafogo apenas nesse detalhe - um atacante fixo na área.

A defesa conta com Dedé já mais bem ambientado no grupo, inclusive voltando a marcar gols. Os volantes são bem conhecidos nossos. Leandro Guerreiro que foi cabeça de área alvinegro por quatro temporadas (2007-2010) e já não tem pique para acompanhar a movimentação rápida de um time como Botafogo (vide o lance de Seedorf (37) passando de passagem por ele no confronto do ano passado) e Nilton, que marca duro, tem um chute forte e manda bem nas cobranças de falta e arremates de fora da área.

Pelo lado do Bota, teremos a volta do maestro Seedorf já recuperado de uma amidalite que o deixou fora no jogo passado, com o Santos. Em compensação, Fellype Gabriel, autor de um dos gols contra o Peixe, ainda é duvida em razão do desconforto que sentiu nessa partida. Andrezinho que substituíra o meia holandês e não foi tão bem pela falta de ritmo, é o preferido para assumir a posição de F. Gabriel, caso esse não jogue.

O restante do time é o mesmo que conseguiu sua primeira vitória no campeonato, "em casa". Prevejo dificuldades para o Bota na bola aérea que, com a presença de A. Ramos, certamente será explorada pela Raposa, assim como o bom rendimento de todo o ataque cruzeirense, principalmente o perigoso Dagoberto, que já fez parte de nossa lista de reforços no começo da temporada e preferiu acertar justamente contra o adversário.

O Bota atual, entrosado, eficiente e invicto há 18 partidas, tem armas poderosas para enfrentar e vencer seu oponente. O sistema defensivo, mesmo sem Dória, está estabilizado. A subida de produção dos laterais no último jogo compensou a pouca mobilidade e Andrezinho no meio e o time andou bem na criação de jogadas. Rafael Marques se movimentou com inteligência e desenvoltura, proporcionando inúmeras situações de gol.

Basta que Seedorf esteja bem (como de praxe), que Lodeiro não erre tantos passes e que Rafael Marques continue com a estrela que vem lhe acompanhando nos últimos seis jogos quando marcou seis gols, para abrirmos frente contra a Raposa, no "nosso" caldeirão. Essa é a receita para uma mais uma vitória do Fogão. Bem mais apertada do que foi diante do Peixe, mas igualmente importante para se manter no tal de G4.

Os times deverão entrar em campo com:

BOTAFOGO: Renan; Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Seedorf, Fellype Gabriel (Andrezinho); Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo, Dedé e Egídio; Leandro Guerreiro, Nilton, Éverton Ribeiro e Diego Souza; Dagoberto e Anselmo Ramon. Técnico: Marcelo Oliveira.

Boa sorte Fogão!

Matéria base: GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Sufoco controlado


Uma vitória na conta do chá mas que deve ser exaltada


O Bota cumpriu ontem, contra o Santos, sua segunda partida no Brasileirão e obteve a primeira vitória na competição. Mesmo jogando sem Seedorf, seu principal articular de jogadas e maestro do time, dominou o 1o. tempo, marcou dois gols (14' e 21') e foi para o intervalo tranquilo com uma bela vantagem. Quanto ao adversário, se mostrou um time apático, desarticulado e confuso na sua primeira partida sem Neymar.

Já no segundo tempo, como era de se esperar, o Santos venceu a apatia que tanto irritou Murici, mudou jogadores e a forma de jogar, e até que assustou. Tentou encurralar o Botafogo em busca de um melhor resultado, conseguiu marcar um gol, com Montillo, mas parou por aí.

Eu diria que o Bota passou por um sufoco controlado. Apesar de ter levado um gol aos 26' e ter permitido que o Peixe se articulasse melhor nessa etapa, o Alvinegro utilizou bem a vantagem que construiu no 1o. tempo e teve as mesmas chances de ampliar o marcador que o Santos para empatar.


Renan foi bem substituindo Jefferson e mostrou tranquilidade quando foi exigido, apesar do gol. A zaga só teve trabalho com a entrada dos jovens Gabigol e Neilton e uma maior movimentação de Mointillo, no 2o. tempo. Os laterais melhoraram a produção ofensiva em relação à estreia e tiveram participação efetiva nas jogadas dos gols. Os volantes aguentaram o tranco e ainda tiveram fôlego de chegar à frente.

Já o trio de armadores não foi tão bem como era de se esperar, mas mesmo assim F. Gabriel apareceu bem na área para abrir o placar. No 2o. tempo (13') deixou o campo por sentindo um desconforto na coxa, substituído por Vitinho. Apesar de ter iniciado a jogada do primeiro gol, Lodeiro errou muitos passes quebrando a sequência das jogadas. Andrezinho, ainda sem ritmo de jogo, se mostrou pouco produtivo para o time e foi substituído por Renato (25') que não acrescentou nada além disso.

Destaque para Rafael Marques que se movimentou com desenvoltura por todo o campo, ajudou na marcação e foi muito produtivo no ataque, sendo coroado com o segundo do Bota. Esse foi o seu sexto gol em seis partidas disputadas, índice digno de um verdadeiro "matador". Não é pra tanto, mas a sua eficiência vem chamando a atenção positivamente.

É um belo começo de campeonato, a despeito dos problemas extra-campo que insistem em tomar as manchetes dos jornais que preferem esse tema à análise do bom momento do time na temporada. O clima ficou mais ameno depois de os jogadores recuarem da posição de não se concentrarem antes dos jogos e os resultados vem aparecendo em campo.

O presidente Maurício volta à ativa depois de um tempo afastado do clube e nós torcedores, aguardamos ansiosos um pronunciamento sobre o atraso de salários e as graves denúncias de armação no episódio do fechamento do Engenhão com o evolvimento de gente do clube. Será?

Veja os melhores momentos da partida:


quarta-feira, 29 de maio de 2013

GUIA DA RODADA #2: a caça aos pontos em um minicampeonato


Rodada desfalcada de dois jogos pode espichar tabela no microuniverso do Brasileirão pré-Copa das Confederações



É muito, muito, muito cedo. Mas a segunda rodada do Brasileirão, iniciada com sete confrontos nesta quarta-feira, já deixará a tabela mais espichada. Nascerá uma noção mínima de quem é quem nesta largada de competição, neste minicampeonato de cinco jogos para cada time antes da parada de quase um mês para a Copa das Confederações. As diferenças começarão a migrar da teoria das previsões para a prática dos resultados - ou exatamente o contrário.

É uma rodada desfalcada. Dois jogos, por causa dos sobreviventes brasileiros na Libertadores, foram adiados. Atlético-MG x Grêmio será em 9 de junho. Três dias depois, tem Portuguesa x Fluminense. Nos duelos mantidos, porém, há encontros interessantes. Destaque para o primeiro jogo do Santos sem Neymar (contra o Botafogo), para o encontro entre São Paulo e Vasco, ambos saídos de vitórias na rodada inicial, e para a visita do Cruzeiro ao Atlético-PR após a goleada de 5 a 0 sobre o Goiás na estreia.

Comentários do blog: Essa é a proposta do site da globo e a cada semana estaremos postando aqui apenas a análise relativa aos jogos do Botafogo, que é o que nos interessa. Caso você tenha interesses por outros jogos, dicas do cartola e outros mais poderá ir direto no site anunciado.

BOTAFOGO X SANTOS
QUARTA 19H30M - RAULINO DE OLIVEIRA


Existe vida pós-Neymar. Duro é saber como ela será... O Santos começa uma nova etapa de sua história recente nesta quarta-feira. Irá a campo alijado de sua maior referência, de seu norte, de sua bengala. A realidade se apresenta desanimadora aos torcedores praianos. O ataque de Muricy Ramalho terá Patito Rodriguez e Willian José - o último quase catapultado do aeroporto direto para o campo, já que foi apresentado nesta terça-feira pelo Peixe. A ressalva é que o Santos já deu repetidos sinais de que consegue cavucar seu elenco em busca de novas soluções em momentos de dificuldades.

A grande questão é que não há tempo para lamúrias, até porque o adversário é osso um bocado duro de roer. O Botafogo dá provas cada vez maiores de solidez. Ganhou com sobras o Carioca e foi muito bem contra o Corinthians no empate por 1 a 1 da estreia. Mais: tem em figuras como Seedorf e Lodeiro as referências que faltam ao Santos nessa vida pós-Neymar.

Se não vejamos:

Cartola FC: sem Neymar, o ataque do Santos não parece tão assustador, e dois importantes jogadores de defesa do Botafogo caíram de preço: o zagueiro Bolívar (C$ 11.33) e o lateral-direito Lucas (C$ 12.22).

Na TV: SporTV, com Luiz Carlos Jr e Lédio Carmona.

Arbitragem: Jailson Macedo Freitas (BA), com Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA).

Você sabia que... o Botafogo venceu todos os sete jogos que disputou em Volta Redonda em 2013? Foram 18 gols marcados e nenhum sofrido.

Comentários do blog: Sem Neymar não dá para saber exatamente como vai se portar o Santos na partida de hoje. Apesar do ataque já estar escalado com Patito Rodriguez e Willian José não sabemos se essas opções implica em mudanças na forma do peixe jogar. São dois bons jogadores que ainda buscam afirmação e espero que demorem pra acertar (rsrs). O lado emocional também conta nesse caso, já que Neymar era a mola mestra do time e sua falta é mais abrangente do que possa parecer. O Santos não foi bem na estreia em Brasília, contra o Fla, mesmo com Neymar e pode festejar aquele empate.

Pelo lado do Bota, apenas uma modificação em relação ao time que estreou contra o Corinthians, em São Paulo. Renan assume o posto de Jefferson que está a serviço da Seleção e deve manter o nível de atuação do titular. A defesa se portou muito bem em São Paulo, precisando apenas de uma melhor atuação de nossos laterais no apoio. O time todo foi bem na marcação e chegou a encurralar o adversário em seu próprio campo em grande parte do jogo. Notícias de última hora dão conta de que Seedorf, que foi o melhor jogador em campo, não joga e deve ceder o lugar para Andrezinho, que ainda procura readquirir o ritmo de jogo depois de longa ausência por contusão. Mesmo assim, se Lodeiro e Fellype Gabriel jogarem um pouco mais do que fizeram contra o Timão, creio numa vitória convincente hoje, em Volta Redonda.

O clima ficou mais ameno depois dos jogadores recuarem da posição de não se concentrarem antes dos jogos e a tendência é que tudo dê certo em campo também.

Mesmo assim o técnico Oswaldo de Oliveira está preocupado com a partida de hoje já que no Brasileirão do ano passados perdemos uma e empatamos a outra, contra eles.

Os times deverão entrar em campo com:


Botafogo: as alterações em relação ao time da estreia deve ser a entrada de Renan no lugar de Jefferson, que está com a seleção brasileira e de Andrezinho no lugar de Seedorf, com amigdalite. O técnico Oswaldo de Oliveira deve colocar em campo Renan, Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel, Lodeiro e Andrezinho; Rafael Marques.

Santos: em relação ao time que empatou sem gols com o Flamengo, são quatro novidades. Patito Rodriguez fica com a vaga de Neymar e formará dupla com Willian José, que estreia pelo Peixe. Na zaga, Gustavo Henrique aproveita a série de desfalques do setor e vai atuar ao lado de Durval. Já na esquerda, com Léo poupado, Emerson Palmieri será titular. A equipe que encara o Botafogo terá: Rafael Cabral; Rafael Galhardo; Gustavo Henrique, Durval e Emerson Palmieri; Renê Júnior, Arouca, Cícero e Montillo; Patito Rodriguez e William José.


Boa sorte Fogão!

Matéria base: GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

terça-feira, 28 de maio de 2013

3 Vídeos e Oswaldo faz o balanço do dia no Botafogo



A situação do Botafogo fora do campo não é, nem de longe, tranquila e digna como dentro dele e isso chama a atenção. Grande parte dos problemas que vem se avolumando na temporada se deve a ausência de comando no clube que perdura desde as mudanças na diretoria, depois agravada com o pedido de licença do presidente Assumpção.

Assuntos extra-campo insistem em dominar as manchetes sobre o Campeão Carioca quando o desejável, para a torcida e patrocinadores, era que dividissem espaço com notícias e análises sobre o elogiável desempenho do time, nesse começo de Brasileirão.

Estreamos contra o poderoso Corinthians, campeão da Libertadores, do Mundial de clubes, do Paulistão e candidatíssimo ao título, na casa deles, sendo protagonistas da partida e muito pouco disso se falou. Amanhã enfrentaremos o Santos, atual Vice-campeão paulista, já sem Neymar, e nada.

Por onde se anda só se vê "salários atrasados", "venda de Dória" e "Engenhão interditado". Tanto que, escalado para a conversa habitual com a imprensa, o técnico Oswaldo de Oliveira - a voz do Botafogo atual - foi induzido a falar desses temas. Aguentou a bucha e, com serenidade, esclareceu cada um deles.

Veja os vídeos:

Para Oswaldo, salários atrasados não atrapalham Botafogo
Oswaldo se mostra triste com saída de Dória Oswaldo fala sobre jogos do Botafogo fora do Rio Vamos em frente que amanhã o bicho pega de novo.

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

Sr. Prefeito, não despreze a força das redes sociais


Juntos, sempre!




O movimento acertado ontem nas redes sociais entre integrantes da torcida alvinegra como forma de chamar a atenção das "autoridades" para a demora na solução da obscura interdição do Engenhão fizeram efeito imediato, pelo menos em termos de repercussão.

A hashtag combinada para puxar o movimento “#EduardoPaesDevolvaNossoEstadio” figurou entre as primeiros no Twitter do Brasil, conforme destacado na reportagem da UOL, primeira (única) mídia de grande porte a noticiar o fato.

A paciência da torcida botafoguense parece ter chegado ao fim com essa e outras situações, no mínimo, mal explicadas por quem de direito. A diretoria do clube que, ao invés de pressionar as autoridades por uma solução rápida para o caso, prefere assistir a tudo com uma paciência irritante e incompreensível. Com isso, dá fôlego à decisão da Prefeitura. Nem mesmos os sérios problemas financeiros que o clube atravessa agravados com a interdição do estádio, comovem nossa direção. Até quando, seu Maurício?

E o movimento da torcida extra-campo não para por aí. Embalada pelas denuncias do médico-torcedor no domingo, na Radiobotafogo, de que o fechamento do Engenhão foi uma grande farsa tramada entre a rede de TV, políticos, empreiteiros e dirigentes do clube, e confirmados por ele um dia depois, a tsunami alvinegra volta com força total prometendo varrer as supostas negociatas que envolvem o futebol brasileiro tendo como um dos alvos o nosso clube.  

Aproveitando esses ventos da indignação e do marasmo administrativo do clube, movimentos pipocam por toda parte. Essa semana foi criado mais um espaço (evento) no Facebook para concentrar essa mobilização com o título "A nossa torcida acordou: Agora vamos ver quem é mais forte". Acessem e participem, eu já estou lá: https://www.facebook.com/events/657873220896071/?notif_t=plan_user_invited

Ainda dentro do tema, peço que vejam a matéria que produzimos com o desabafo do jovem torcedor botafoguense (16 anos), Tarik El Zein, de São Paulo, sobre essa situação. Lúcido, apaixonado e coerente do começo ao fim. O futuro de nossa grandiosa torcida está garantido com jovens tão esclarecidos e interessados nas coisas que envolvem o clube. Acessem e vejam se não tenho razão: http://botafogodeprimeira.blogspot.com.br/2013/05/problemas-extra-campo-perturbam.html



 Veja a reportagem do UOL:

UOL Esporte27/05/2013 22:43


Crédito da foto: EFE/Marcelo Sayão
Sem estádio desde o fim de março, quando a Prefeitura do Rio de Janeiro interditou o Engenhão, a torcida do Botafogo perdeu a paciência nesta segunda-feira. No Twitter, os fãs do time carioca começaram um protesto para a equipe voltar a utilizar o estádio.

Com a hashtag “#EduardoPaesDevolvaNossoEstadio”, citando o nome do prefeito da capital carioca, os fãs do Botafogo conseguiram colocar o termo entre os três termos mais citados no Twitter do Brasil.

Sem o estádio, o Botafogo terá que começar a disputa do Brasileirão alugando outros locais para seus jogos. Nesta quarta-feira, contra o Santos, o time mandará a partida em Volta Redonda.

Apesar de estar fechado para partidas, o Engenhão será utilizado para treinos das seleções durante a Copa das Confederações.

A previsão é de que Itália e Taiti utilizem o local ainda na primeira fase. Além desses, um dos finalistas da Copa das Confederações também realizará treino no Engenhão.

O estádio está interditado há dois meses por problemas estruturais em seu arco da arquibancada. Não existe previsão de quando o local será liberado.



Um mês sem Engenhão20 fotos1 / 20

Prefeitura do Rio recebeu laudo da empresa alemã SBP que aconselhou a interdição imediata do Engenhão por causa de problemas na cobertura. Clube administrador do estádio, o Botafogo só soube da notícia no mesmo dia em que a arena fechou as portas. Leia mais Crédito: EFE/Marcelo Sayão

Saudações a todos!


domingo, 26 de maio de 2013

JOGOS AO VIVO: ACOMPANHE O BOTAFOGO (19H30)


Acompanhe todos os jogos da semana, ao vivo, Brasileirão série A e série B, Libertadores, Copa do Brasil, 

















Programação de hoje: 

Clique no link dos canais. Feche as janelas de propaganda clicando no [X] e assista. Os canais mostram a programação normal e os jogos anunciados só entram próximo do início. Se o canal pausar, reinicie o vídeo...


29 de Maio de 2013
Atualizar Programação
19:30h
Serie A
BotafogoxSantos
19:30h
Seria A
São PauloxVasco
19:30h
Libertadores
NewellsxBoca Juniors
21:00h
Serie A
FlamengoxPonte Preta
Aguarde
21:00h
Serie A
BahiaxCoritiba
Aguarde
21:00h
Serie A
NauticoxVitoria
Aguarde
21:50h
Serie A
GoaisxCorinthians
Aguarde


Get your own Chat Box! Go Large!


Por Botafogodeprimeira.com

Impressões que ficaram sobre a estreia do Fogão


Ficou a sensação que poderíamos ter saído com uma bela vitória do Pacaembu 



No jogo das faixas que marcou a estreia dos campeões estaduais do Rio e São Paulo no Brasileirão, o aniversariante do dia - Tite, ganhou de presente esse empate de 1 a 1 já que o Bota, pelo que produziu nos 90 minutos, merecia melhor sorte na partida.

Porém, levando-se em conta que o dito Timão voltou mais forte pro 2o. tempo com as modificações e não tivemos tanta facilidade como no 1o., o empate até pode ser considerado um bom resultado.

De tudo, lamentamos apenas o fato de sairmos na frente e, de novo, não termos matado o jogo quando podíamos. Mas Brasileirão é assim mesmo. Jogamos contra um dos candidatos ao título, que não perderá pontos dentro de casa quaisquer que sejam as circunstâncias, e encaramos o desafio de frente mostrando que também somos candidatos.

No nosso "bom dia" de hoje escrevemos que os jogadores alvinegros provaram que estão comprometidos com o projeto e que só falta a Diretoria se virar nos 30 e honrar os compromissos assumidos com eles no começo da temporada.

O Bota fez um bom jogo e a maioria dos jogadores foi bem. Foi o caso de Rafael Marques que se movimentou muito em campo caindo preferencialmente pela direita onde criou jogadas e deu alternativas aos meias na armação. Rafael ajudou muito na marcação e foi presença constante na nossa área nas cobranças de bola parada, ponto forte do adversário. Foi coroado com um belo gol, feito com estilo, honrando o passe preciso de Seedorf, o principal destaque da partida.

Gostei da postura do time como um todo que encurralou "os manu" no seu próprio campo e calou os "loucos" em grande parte do tempo. Mostramos a mesma capacidade técnica e mesma força coletiva apresentada na campanha do Carioca que os adversários e parte da mídia insistem em desprezar até agora.

O craque Lodeiro teve atuação discreta levando-se em conta o seu potencial. Prendeu muito a bola e não deu sequência às jogadas como era de se esperar. Com isso, virou alvo preferido dos marcadores recebendo faltas duras e seguidas dos adversários. Fez lembrar Fellype Gabriel no Carioca que, via de regra, era perseguido pelos trogloditas de camisa, com violência. Lodeiro vai ter que entender que o Carioca, onde foi um dos destaques, acabou. Deverá se adaptar rapidamente ao estilo mais pesado do Brasileirão e voltar a ser o jogador decisivo que foi no Estadual, inclusive marcando gols.


Já, Fellype Gabriel e Vitinho, que entrou no 2o. tempo, estiveram abaixo do normal e caíram muito de produção nos últimos dois jogos. O meia, geralmente muito eficiente na sua função sendo considerado por muitos como um dos destaques do Carioca, não conseguiu repetir suas atuações de costume e sobrecarregou o trabalho de Seedão e Lodeiro. Será que está enfrentando problemas físicos ou alguma proposta do exterior está tirando sua concentração?

Quanto a Vitinho, foi uma figura nula nesse e no jogo passado. Quem quer, procura seu espaço dentro de campo e aparece pro jogo. Entendo o Vitinho entrando no segundo tempo para mudar o panorama das partidas com suas arrancadas e dribles fáceis em direção ao gol. Seu papel é entrar e incendiar o jogo quando todos já estão querendo que ele termine. Mas não é bem isso que vem acontecendo. Parece que o jogador está sendo utilizado com a orientação de marcar lateral, como faziam com o Caio cai cai no tempo de Joel. Quem lembra? Daí, ele vira um jogador comum e a concorrência aumenta por essa vaga.

A defesa foi muito bem, marcando o até então "poderoso" ataque do Corinthians com desenvoltura. Alguns erros de posicionamento normais numa partida que envolveu duas equipes campeãs. Jefferson muito bem, de novo, caminhando para ser o no. 1 da seleção do Felipão. Mattos e Gabriel foram leões na marcação não correndo da "trocação".

No final, ficou o gostinho de que poderíamos sair com a vitória bastando pra isso um pouco mais de sorte nas finalizações e no bloqueio da jogada mortal dos caras: a bola parada. Do lado de lá, destaco apenas Paulinho - bom no desarme e ótimo no ataque.

Veja os melhores momentos da partida:



Saudações!