sábado, 7 de maio de 2016

Vamos virar esse jogo no campo e na arquibancada... Pra cima deles Fogão!




Chamada para o jogo do Botafogo Oficial
O Botafogo finalizou a semana de treinamentos para a decisão contra o Vasco em grande estilo. O time foi saudado em General Severiano na manhã do sábado por um contingente significativo de torcedores - avulsos e de Organizadas -, que lá compareceu para apoiar o time e levar confiança aos jogadores alvinegros para a final.


O grupo de jogadores trabalhou taticamente e concluiu a prática  com um rachão descontraído, sempre incentivado pelos torcedores que, ao final, foram brindados com às atenções do goleiro Jefferson, o mais experiente do grupo e dos atacantes Luis Henrique e Ribamar representando a juventude alvinegra. Os jogadores tiraram fotos e distribuíram autógrafos ao tempo em que foram cobrados pelo título. Uma atitude elogiável da Diretoria que serviu para estreitar as relações entre time e torcedor às vésperas do Dia D do título.



Capitão Jefferson tira foto com a torcida alvinegra
 após o treino. É muito ídolo! (Botafogo Oficial)
Contudo, só saberemos os efeitos dessa comunhão na partida decisiva de hoje no Maracanã que deve receber um público superior a 51 mil pessoas - carga total de ingressos disponibilizada para a partida. A mobilização das torcidas nos dias que antecederam o jogo permite prever casa cheia, com uma procura maior por parte dos cruzmaltinos que esgotaram a sua cota no Setor Sul e zonas mistas muito antes do que os alvinegros que, em ritmo mais lento, ainda podem encontrar ingressos para o Setor Norte neste domingo. Na primeira partida, com uma carga de ingressos menor, tivemos 43.822 presentes no estádio.


Vê-se, no semblante de Ricardo Gomes, um ar de satisfação em ter trazido o time até esse ponto. E isso se deve ao drama que o técnico passou depois do grave problema de saúde que foi acometido em 2011 até ser resgatado como profissional pelo Botafogo, clube que o acolheu no ano passado. Já que chegou, agora ele quer o título a exemplo do que ocorreu na temporada de 2015 com o acesso antecipado ã elite e a conquista da Série B depois de um trabalho vitorioso e inspirador de remodelagem da equipe. O treinador acredita firmemente na possibilidade de reversão da vantagem cruzmaltina conseguida com a vitória por 1 a 0 na primeira partida pelo fato do Botafogo já ter conseguido esse feito contra o Fluminense na semifinal, quando o time tricolor jogava por um empate, e ter sido superior ao time vascaíno no jogo passado, quando pecou "apenas" nos arremates a gol - a maior deficiência dos alvinegros em toda a temporada.


Entenda melhor essa situação revendo o que escrevemos essa semana sobre o tema: Vamos lutar até o último momento pelo título


L. Henrique, Ribamar e Sassá também agradeceram
 o apoio da torcida alvinegra após o treino
(Botafogo Oficial)
Os dois times se equivalem, cada um com as suas virtudes. No primeiro jogo, o Vasco se valeu da experiência de seus jogadores como Rodrigo, Júlio Cesar, Andrezinho, Jorge Henrique e Nenê para segurar a pressão exercida pelo time alvinegro, principalmente no primeiro tempo, e se manter invicto na competição. Com a possibilidade de levar o título com um empate simples, o adversário tem a seu favor a tranquilidade do resultado e não deve mudar a forma de jogar no confronto decisivo de domingo.


Apesar de ter mostrado ousadia na partida, de ter exercido uma marcação forte no campo adversário e se valer de contra-ataques bem encaixados pelo meio, o Botafogo não conseguiu furar o bloqueio cruzmaltino por falta de experiência, um grau extra de ansiedade e/ou deficiência técnica dos homens de frente que perderam chances claras de gol nos dois tempos da partida. Contudo, Gomes não deve mudar a maneira do time jogar, apostando que dessa vez a bola vai entrar no gol vascaíno, mesmo que encontre pela frente um Martin Silva inspirado como ocorreu no primeiro confronto.


Nenê, o homem de referência cruzmaltino, andou sumido no primeiro tempo daquela partida mas apareceu muito bem no segundo ao se livrar de dois marcadores pela esquerda e fazer um cruzamento certeiro na cabeça de Luis Henrique. Dentro da área e livre de marcação, o baixinho escorou a bola para o gol encobrindo o goleiro Jefferson que saiu mal no lance. Mesmo com o revés, o Botafogo mostrou poder de reação e criou situações claras de gol que não foram convertidas. Além do resultado adverso, os alvinegros ainda lamentaram a expulsão de Sassá que, após seis meses fora se recuperando de uma cirurgia no joelho, havia entrado para incendiar o jogo e não conseguiu ficar mais do que cinco minutos em campo depois de um carrinho perigoso em Jorge Henrique.


Veja como foi a semana de treinamentos do Fogão antes do clássico decisivo de domingo: Gomes não inventa e apronta o time da final


Provável escalação do Botafogo para a decisão
 no Maraca (Ricardo Oliveira ‏@ricardomanchete)
Depois das atividades deste sábado na sede de General Severiano, Ricardo Gomes não revelou o time e diz ter dúvidas se sairá jogando com Fernandes ou Gegê. O restante do time não deve ser diferente do que treinou durante a semana com Emerson ao lado de Carli na zaga e o jovem Leandrinho pelo meio.


O mais provável é que teremos Jefferson, Luis Ricardo, Carli, Emerson Silva, Diogo Barbosa; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Gegê (Fernandes), Leandrinho; Salgueiro e Ribamar. Airton treinou com o grupo mas deve ficar como opção no banco.


No começo da semana, Gomes testou alternativas para deixar o time mais ofensivo colocando Airton e Lizio nas vagas de Bruno Silva e Fernandes (Gegê) e ainda, Diego e Neilton nas vagas de Luis Ricardo e Salgueiro e está pronto pra usá-las em caso de necessidade.


A questão agora é controlar a ansiedade do grupo, principalmente dos mais novos e daqueles que nunca haviam jogado uma partida no Maraca até o jogo de domingo, ainda mais valendo título - vide o caso de Sassá que foi inscrito às pressas no Carioca na vaga do zagueiro Emerson e só ficou em campo por 5 minutos. Dentre eles, o exemplo maior é o jovem Ribamar de 18 anos, que há quatro meses atrás estava na equipe sub-20 e foi convocado por Gomes para completar o grupo que viajaria para a cidade de Domingos Martins-ES onde o Botafogo fez a sua pré-temporada, e hoje é o principal atacante do time e carrega um peso enorme nas costas, inclusive barrando o seu companheiro Luis Henrique que também tem 18. O que se falar de Leandrinho que ganhou vaga no time titular justamente nas duas partidas finais que valem o título?


Para o jogo decisivo no Maraca, precisamos vencer o Vasco por dois gols de diferença para levantar a Taça de forma direta. Em caso de vitória simples, o Bota elemina a vantagem do adversário e o título será decidido na cobrança de pênaltis.


A presença e apoio da torcida alvinegra será
 fundamental no jogo decisivo (Imagem da internet)
A trajetória do Botafogo na temporada foi de um time esforçado que ganhou consistência ao longo da competição. Mesclando jogadores cascudos com jovens oriundos da base, começou o Carioca como o mais desacreditado dentre os grandes e mostrou, com o bom trabalho de Ricardo Gomes, ser merecedor de estar nas finais brigando pelo título. Fez jogos muitos ruins contra os "pequenos" mas se agigantou pra cima dos rivais quando precisou. Mesmo tendo Jefferson como referência, o forte da equipe sempre foi o entrosamento e a dedicação de cada um dos jogadores mesmo que com deficiências técnicas. E é com essas características que vamos bater de frente contra o experiente e invicto time vascaíno com grandes chances de levarmos a Taça para General Severiano como fizeram Jefferson e Seedorf em 2013.


Só nos resta torcer para que tudo dê certo em campo no domingo como deu em todas as atividades preparatórias para o clássico, e que a torcida empurre o time pra vitória como bem fez hoje em General Severiano, comparecendo em peso e incentivando os jogadores que ficaram sensibilizados com o carinho. Vamos virar esse jogo no campo e na arquibancada... Pra cima deles Fogão!



Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com




sexta-feira, 6 de maio de 2016

Gomes não inventa e apronta o time da final




Chamada para o jogo do Botafogo Oficial 
O Botafogo ainda tem uma última atividade programada para a manhã desse sábado, em General, antes dos jogadores se concentrarem para a grande final contra o Vasco, no domingo, às 16h, no Maracanã.


A previsão é de que teremos lotação máxima a se julgar pela movimentação das duas torcidas nesse dias que antecedem ao clássico. A carga total para esse jogo é de 51 mil ingressos. Na primeira, tivemos 43.822 presentes no estádio.


Conforme afirmou após o jogo de domingo, Ricardo Gomes está convencido que é perfeitamente possível reverter a vantagem cruzmaltina conseguida com a vitória por 1 a 0 na primeira partida - qualquer empate favorece ao time da Colina. Essa convicção vem do fato do Botafogo ter sido superior ao adversário na maior parte do jogo pecando apenas nos arremates a gol. Essa tem sido a maior deficiência do time alvinegro em toda a temporada. A tese do treinador é reforçada ao lembra a vitória conseguida na semifinal contra o Fluminense quando os tricolores também tinham a vantagem do empate.


Entenda melhor essa situação revendo o que escrevemos essa semana sobre o tema: Blog do Felipaodf: Vamos lutar até o último momento pelo título


No primeiro jogo, o Vasco se valeu da experiência de seus jogadores para segurar a pressão Alvinegra e não deve mudar a forma de jogar no confronto decisivo de domingo. Apesar de ter mostrado ousadia na partida, de ter exercido uma marcação forte no campo adversário e se valer de contra-ataques bem encaixados pelo meio, o Botafogo não conseguiu furar o bloqueio cruzmaltino por falta de experiência e/ou deficiência técnica de seus homens de frente, que perderam chances claras de gol nos dois tempos de jogo.


Nenê, até então apagado na partida, resolveu aparecer no segundo tempo e num momento de lucidez, se livrou de dois jogadores alvinegros pela esquerda e cruzou na cabeça de baixinho Jorge Henrique que, sem marcação, assinalou o gol único da partida (15'). Jefferson falhou no lance ao errar o bote, atrapalhado por Riascos. Mesmo após o gol vascaíno, a reação do time alvinegro esteve perto de acontecer com as entradas de Fernandes e Sassá, que fazia a sua estreia na competição depois de passar seis meses se recuperando de uma cirurgia no joelho. Mas a ansiedade do atacante não deixou. Entrou com excesso de vontade numa disputa com Jorge Henrique e atingiu feio o cruzmaltino sendo expulso de primeira. Ainda assim, com um a menos, o Botafogo continuou pressionando o Vasco e só não conseguiu o empate por milagres de seu goleiro.


Time do Botafogo que enfrentou o Vasco no 1o. jogo. Carli
 
entra na vaga de Renan (Ricardo Oliveira ‏@ricardomanchete)
Depois do trabalho tático dessa sexta-feira em General Severiano, Ricardo Gomes não revelou o time que sai jogando por não ter se decidido entre os meias Fernandes, que treinou no time titular durante a semana e Gegê, que, com dores musculares, foi poupado e só hoje voltou a treinar com o grupo. O restante do time não deve ser diferente do que vem treinando, com Emerson confirmado ao lado de Carli na zaga e o jovem Leandrinho pelo meio.


Dessa forma, o time deve ir a campo com Jefferson, Luis Ricardo, Carli, Emerson Silva, Diogo Barbosa; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Gegê (Fernandes), Leandrinho; Salgueiro e Ribamar. Airton treinou com o grupo mas deve ficar como opção no banco.


Buscando alternativas pra tornar o time mais ofensivo para o caso de necessidade, Gomes testou Airton e Lizio nas vagas de Bruno Silva e Fernandes e ainda, Diego e Neilton nas vagas de Luis Ricardo e Salgueiro.


A questão agora é controlar a ansiedade do grupo, principalmente dos mais novos e daqueles que nunca haviam jogado uma partida no Maraca, ainda mais valendo título - vide o caso de Sassá que foi inscrito às pressas no Carioca na vaga do zagueiro Emerson e só ficou em campo por 5 minutos. Entrou aos 19 minutos do segundo tempo no lugar de Leandrinho e foi expulso aos 24 minutos. Disse o técnico ao final do treino de hoje: "A ansiedade não pode atrapalhar e todos estão querendo muito o momento do jogo, pois não chegamos a essa decisão por acaso e sim às custas de muito trabalho e de muito esforço. Portanto, vamos precisar ter tranquilidade contra o Vasco, pois todo grande clube vive de títulos e queremos esse”.


Amanhá é dia de treino recreativo e ajustes finais da equipe com a presença da torcida que promete comparecer em peso em General Severiano para incentivar e levar carinho ao grupo. Para o jogo decisivo no Maraca, precisamos vencer o Vasco por dois gols de diferença para levantar a Taça no domingo. Em caso de vitória simples, o título será decidido na cobrança de pênaltis.


A presença e apoio da torcida alvinegra será fundamental
 
(Imagem da internet)
A trajetória do Botafogo na temporada foi de um time esforçado que ganhou consistência ao longo da competição. Começou o Carioca como o mais desacreditado dentre os grandes e mostrou, com o bom trabalho de Ricardo Gomes, ser merecedor de estar nas finais brigando pelo título. Fez jogos muitos ruins contra os chamados "pequenos" mas se agigantou pra cima dos rivais como convém às suas tradições. Mesmo tendo Jefferson como referência, o craque da equipe sempre foi o entrosamento e a dedicação.


Precisando fazer uma diferença de dois gols pra levar o título direto e com a baixa produção de seu ataque na competição, não custa lembrar que conseguimos o feito justamento contra dois dos nossos rivais. Vencemos o Fluminense por 2 a 0 na primeira fase e empatamos em 2 a 2 contra o Flamengo em jogo válido pela Taça Guanabara. Por que duvidar que podemos fazer a diferença amanhã outra vez?


Só nos resta torcer para que tudo dê certo no domingo e desejar boa sorte aos Alvinegros que estarão no Maracanã pra empurrar o time pra vitória e o título. Vamos virar esse jogo no campo e na arquibancada, Fogão!


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.



Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Vamos lutar até o último momento pelo título






Joel Carli no treino do Botafogo em General Severiano 
(Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
O Botafogo cumpre hoje, em General Severiano, o último treino da semana aberto à imprensa visando o jogo contra o Vasco, no domingo, na disputa do título de Campeão Carioca de 2016.


O treinador Ricardo Gomes está confiante na reversão da vantagem cruzmaltina - qualquer empate favorece ao time da Colina - conseguida com a vitória por 1 a 0 no primeiro jogo, pelo simples fato do Botafogo ter sido superior ao adversário sem que tenha conseguido, no entanto, vencer o goleiro vascaíno. Já na análise da partida, ainda no Maracanã, Gomes lembrava do jogo contra o Fluminense na semifinal em que os tricolores tinham a vantagem do empate e foram vencidos por seus comandados: "Vamos lutar até o último momento pelo título".


No primeiro jogo, o Vasco se valeu da experiência de seus jogadores para segurar a pressão Alvinegra. Apesar do Botafogo mostrar ousadia, exercer uma marcação forte em todas as partes do campo e partir em contra-ataques bem encaixados pelo meio, não conseguiu furar o bloqueio cruzmaltino por absoluta falta de experiência e/ou deficiência técnica de seus homens de frente. Foram muitas as chances de gol perdidas por Bruno Silva, Salgueiro e Ribamar diante do goleiro vascaíno.


Ribamar no treino do Botafogo em General Severiano 
(Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
No segundo tempo, o adversário voltou melhor distribuído em campo e passou a pressionar a defesa alvinegra, especialmente pelo lado esquerdo onde Nenê, até então apagado na partida, resolveu aparecer. Numa rara oportunidade criada pelo time vascaíno, o baixinho Jorge Henrique marcou o gol único da partida (15'), escorando de cabeça, um cruzamento de Nenê não interceptado a tempo por Jefferson, que falhou no lance atrapalhado por Riascos.


Além da derrota injusta, há de se lamentar a expulsão do atacante Sassá que havia entrado para incendiar o jogo e tentar o gol de empate, na sua primeira partida no estadual já que passou seis meses se recuperando de uma cirurgia no joelho. Demonstrando muito ansiedade em campo, o jogador entrou de carrinho numa disputa de bola com o jogador Jorge Henrique e acabou atingindo o tornozelo do cruzmaltino. O árbitro não teve outra alternativa se não expulsar o alvinegro que saiu de campo transtornado com a atitude. mesmo com menos um em campo, o Botafogo continuou pressionando o Vasco e só não conseguiu o empate por milagre de seu goleiro.


Voltando aos treinamentos, ontem o Botafogo da decisão começou a tomar forma em campo. Vamos aguardar o que Gomes tem pra hoje, mas pelo segundo dia consecutivo o treinador optou por lançar Emerson ao lado de Carli na zaga e Fernandes na vaga de Gegê que, com dores musculares e contrato renovado até 2017, não treina com o grupo desde o começo da semana.


Airton no treino do Botafogo em General Severiano 
(Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Dessa forma, o time não deve ter uma formação muito diferente da que treinou, com  Jefferson, Luis Ricardo, Carli, Emerson Silva, Diogo Barbosa; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Fernandes, Leandrinho; Salgueiro e Ribamar, apesar de Airton estar pronto para voltar ao time. Tentando confundir o adversário e buscando alternativas pra tornar o time mais ofensivo, Gomes testou Airton e Lizio nas vagas de Bruno Silva e Fernandes e depois, Diego e Neilton nas vagas de Luis Ricardo e Salgueiro.


Os novos contratados para o Campeonato Brasileiro - o lateral Victor Luís e o atacante Anderson Aquino - participaram das atividades integrando a equipe reserva enquanto os atacantes Marquinho e Geovane Maranhão correram ao redor do campo.


Hoje, pela manhã, as atividades voltam a acontecer em General Severiano, lembrando que precisamos vencer o Vasco por dois gols de diferença para levantar a Taça no domingo. Em caso de vitória simples, o título será decidido na cobrança de pênaltis.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.



 Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com