sexta-feira, 28 de julho de 2017

Depois de passar às semifinais da Copa do Brasil em grande estilo, Botafogo volta ao Brasileiro onde encara o São Paulo no Niltão




Agora é Brasileirão! Bora virar a chave e lutar por esses três 
pontos! #PraCimaFogo (Botafogo de Futebol e Regata)
Depois de dois empates sem graça contra os Atléticos Paranaense e Goiano pelo Brasileirão (o último deles com o time reserva), o Botafogo fez uma exibição de gala na última quarta-feira e bateu o Mineiro pelo placar de 3 a 0 se classificando para as semifinais da Copa do Brasil.

Na próxima fase o Alvinegro enfrenta o Flamengo (que passou pelo Santos) em jogos programados para os dias 16 e 23 de agosto, um no Nilton Santos e outro Luso-Brasileiro. Resta apenas definir a ordem dos confrontos em sorteio programado para a próxima segunda-feira, na CBF.

O Glorioso fez uma partida memorável. Daquelas que o torcedor, independente do que aconteça lá na frente, vai se lembrar com orgulho por muito tempo. Precisando reverter a vantagem dos Atleticanos conseguida com a vitória de 1 a 0 no primeiro jogo em Belo-Horizonte, o Bota partiu pra cima do adversário procurando o primeiro gol que igualaria a disputa. E ele veio aos cinco minutos depois de algumas bolas alçadas na área do time mineiro.


Os quatro semifinalistas da Copa do Brasil foram definidos no 
meio da semana. O Botafogo enfrenta o Flamengo enquanto o 

Grêmio encara o Cruzeiro (Arte: EsporteInterativo
Na cobrança de escanteio, Bruno Silva tentou um puxeta, a bola sobrou para Joel Carli que, de frente para Vitor, deu um leve toque para abrir o placar.

Em desvantagem, o Galo partiu com tudo para tirar a diferença e deixou os espaços que o Bota precisava para desenvolver o seu jogo. Inúmeras foram as chances de contra-ataque desperdiçadas por Pimpão que não estava em um bom dia e destoou do conjunto. Se assim não fosse, já teríamos decidido o jogo bem antes do fim do primeiro tempo dito "impecável" e "o melhor dos últimos tempos" por Jair Ventura nas entrevistas do pós-jogo.

A batida era alucinante até que aos 41 minutos o Botafogo ampliou. Pelo flanco esquerdo, João Paulo recebeu um passe longo de Lindoso, deu um drible desconcertante em Luan e cruzou para a cabeçada certeira de Roger no canto esquerdo de Vitor. Era a vantagem que o Botafogo precisava para passar de fase. Um resultado conseguido muito antes do que previra o mais otimista dos torcedores.

Os 27 mil alvinegros que compareceram ao Nilton Santos foram à loucura com a jogada de João Paulo (um dos melhores em campo) e a conclusão de Roger. O meia estava inspirado e jogou a bola na cabeça do atacante que, na posição clássica de um Camisa 9, marcou com estilo. Logo ele que nessa partida estava jogando como um 9 alternativo, flutuando na intermediária, ajudando na defesa e puxando os contra-ataques. Tantos foram os lances de categoria proporcionados pelo centro-avante nessa faixa do campo que lhe renderam o troféu de destaque da partida escolhido pela Organização.

Sem muita alternativa, o Galo de Micale voltou mais agressivo para o segundo tempo e ameaçava a meta defendida por Jefferson em busca do gol que lhe daria a classificação forçando o jogo pelas pontas. Apesar do ímpeto, os atleticanos encontravam dificuldades para penetrar na defesa da equipe carioca. Na chance mais aguda, Marcos Rocha fez lançamento longo para Cazares, que ganhou na velocidade de Victor Luis e tentou encobrir o goleiro Jefferson. Experiente, o arqueiro saiu da área para desviar de cabeça e salvar o Botafogo, aos 21 minutos.

O Botafogo continuava pressionado quando aos 44 minutos marcou o terceiro gol. Após saída rápida puxada por Leandro, a bola foi passada à Bruno Silva que lançou para Gilson. O meia (lateral) chutou cruzado para marcar o terceiro e confirmar a classificação do Botafogo para delírio de Jair, do banco de reservas e dos torcedores.

Computando-se todas as competições, Bota e Galo já haviam se enfrentado nove vezes no Nilton Santos, com sete vitórias do Glorioso, um empate e uma derrota. Agora, com mais essa vitória, a vantagem alvinegra aumentou confirmando a freguesia dos mineiros no confronto. São oito vitórias, um empate e uma derrota em 10 jogos.


Registrávamos no post de pré-jogo (Botafogo recebe o Galo no Nilton Santos por uma vaga nas semifinais na Copa do Brasil...): "Hoje, diante da torcida alvinegra, precisamos escrever mais uma página glorioso no confronto"... E escrevemos com louvor!


Se na Copa do Brasil as coisas estão resolvidas temporariamente (faltam apenas dois jogos para chegarmos à final da competição, o que não acontece desde 1999 quando deixamos o título escapar pelas mãos entregando o título ao Juventude-RS), neste sábado já temos compromisso pelo Brasileirão. Receberemos o São Paulo, às 16 horas, no Nilton Santos, na abertura da 17a. rodada da competição. O adversário frequenta o zona da degola há algum tempo, mas vem fortalecido pela estreia do meia Hernanes, a mais nova aquisição do tricolor paulista.


Tabela atualizada após a 16a. rodada do Brasileirão. Com mais
um empate, o Botafogo somou 24 pontos e ocupa agora
 a sétima posição. (SporTV)
No Brasileirão, o Botafogo soma 24 pontos e ocupa a 7a. posição com 50% de aproveitamento. Uma campanha bem razoável para quem está em três frentes de batalha. São seis vitórias (quatro em casa e duas fora), seis empates (dois em casa e quatro fora) e quatro derrotas (uma em casa e três fora) até aqui.

Se perdeu a chance de chegar ao G-4 no último jogo contra o lanterna, agora será mais complicado mesmo com o adversário frequentando o Z-4. O São Paulo ocupa a 18a. posição com 16 pontos. Vem de duas derrotas, dois empates e apenas uma vitória nos últimos cinco jogos.

Com o time inteiro e com o padrão de jogo estabelecido ao longo da temporada, o Bota tem plenas condições de buscar uma vaga no G-6 e repetir o feito do ano passado quando conseguiu chegar à Liberta no último jogo do campeonato.


Veja a maratona cumprida pelo clube nesse mês de julho com desafios pela Liberta, Brasileiro e Copa do Brasil e que agora se encerra com um clássico entre Rio e São Paulo:

02/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)
COR 1×0 BOT
06/07 - TAÇA LIBERTADORES (21:45)
NAC 0×1 BOT
09/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:15)
BOT 1×1 CAM
12/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (21:00)
FLU 0×1 BOT
17/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (20:00)
BOT 2×1 SPO
20/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:30)
CAP 0×0 BOT
23/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)
ACG 1×1 BOT
26/07 - COPA DO BRASIL (19:30)
BOT 3×0 CAM
29/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)
BOT  ×  SAO


Clique e veja a tabela completa com todas as rodadas até o fim do Brasileirão: TABELA DO BRASILEIRÃO 2017 (JOGOS DO BOTAFOGO)


Com vantagem nos confrontos, o São Paulo vai ao Rio de
 Janeiro encarar o Botafogo no Niltão (Canal Premiere)
Conforme as estatísticas do confronto, Botafogo e São Paulo já se enfrentaram 61 vezes pelo Brasileirão. Foram 26 vitórias para os paulistas contra 22 dos cariocas, e 13 empates. O São Paulo marcou 97 tentos enquanto o Botafogo marcou 73.

Sem tempo para treinamentos específicos e com o jogo desgastante do meio de semana, é possível que Jair Ventura poupe um ou outro titular mais desgastado e dê chance aos jogadores que não puderam atuar pela Copa do Brasil. É o caso do meia Marcos Vinícius e do atacante Brenner que foi apresentado essa semana, treinou com o grupo e já está regularizado.

Já o meia chileno Leo Valencia, teve a sua situação de trabalho resolvida no final da tarde de ontem com a emissão de visto, mas sem tempo hábil para o registro na CBF que lhe daria condições de jogo.

Por outro lado, o goleiro Gatito Fernandez treinou nesta sexta-feira com o grupo e volta ao time enquanto Jefferson descansa, já que apresentou um edema leve na coxa direita e foi vetado pelo DM. Bruno Silva e Gilson cumprem suspensão enquanto Emerson Santos será poupado. O zagueiro, que vinha atuando improvisado na lateral, sentiu o desgaste do jogo contra o Galo e deve ser substituído por Luis Ricardo.

Dessa forma, o Botafogo deve iniciar o jogo com: Gatito Fernandez, Luis Ricardo, Joel Carli, Igor Rabello, Victor Luís; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, João Paulo e Marcos Vinícius; Rodrigo Pimpão e Roger.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X SÃO PAULO
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 29 de julho de 2017, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)

Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Leone Carvalho Rocha (ambos de GO)

BOTAFOGO:
Gatito Fernandez, Luis Ricardo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luís; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, João Paulo e Marcos Vinícius; Rodrigo Pimpão e Roger
Técnico: Jair Ventura

SÃO PAULO:
Renan Ribeiro; Bruno, Arboleda, Rodrigo Caio e Edimar; Jucilei e Petros; Marcinho, Hernanes e Cueva; Lucas Pratto
Técnico: Dorival Júnior


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar

terça-feira, 25 de julho de 2017

Botafogo recebe o Galo no Nilton Santos por uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil



Pra cima, FOGO! Mais um jogo em casa, mais uma decisão
pela Copa do Brasil. (Botafogo de Futebol e Regatas)
Num espaço de apenas três dias, o Botafogo enfrentou dois Atléticos pelo Campeonato Brasileiro e, antes mesmo que se complete uma semana, vai enfrentar um terceiro pela Copa do Brasil.

Explico. No dia 20, quinta-feira, o Glorioso foi à Curitiba enfrentar o Furacão e não passou de um empate sem gols na Arena da Baixada. Jogou com os titulares, fez um primeiro tempo sonolento mas quase abriu o placar no final com dez jogadores em campo - Emerson foi expulso aos 39'/2o.T. Aos 47 minutos, Guilherme puxou um contra-ataque pela esquerda, deu um corte para o meio na sua jogada preferida e chutou forte rente à trave de Kléver.

Dando sequência à maratona de jogos e viagens das últimas semanas, uma parte da delegação partiu direto para Goiânia onde enfrentaria o Atlético Goianiense no domingo (23) e outra, composta por jogadores suspensos (Emerson, Joel Carli, Pimpão, Igor Rabello) e poupados (Roger e Lindoso), retornou ao Rio de onde partiu outra leva de jogadores (Kanu, Emerson Silva, Fernando, Wenderson, Fernandes e Lucas Campos) para completar o grupo que enfrentaria o Dragão no Estádio Olímpico de Goiânia.


Com os reservas, o Botafogo não passou de um empate contra
 o Atlético-GO (1 a 1). No lance do gol de empate dos goianos,
 Diego Rosa que tocou a bola, estava impedido (FoxSports)


Desta feita, com um time basicamente de reservas (reforçado apenas por Bruno Silva), o Bota não passou de um empate por 1 a 1 contra o lanterna da competição. Num jogo muito ruim tecnicamente, principalmente no primeiro tempo, o Botafogo abriu o placar aos 23 minutos do segundo com Vinícius Tanque escorando de cabeça um bom cruzamento de Gilson pela esquerda.

Quando tudo parecia resolvido, sete minuto depois o Alvinegro cedeu o empate numa pixotada de Dudu Cearense. Próximo a grande área, o meia perdeu a jogada numa saída de bola equivocada que teve a participação de Jefferson. O lance se complicou mais ainda quando Emerson Silva resolveu intervir no lance. O zagueiro poderia ter evitado o gol se desse um bico na pelota para escanteio mas exitou e permitiu a rebatida de Paulinho que escorou para dentro do gol. No lance, Diego Rosa, que participou deliberadamente da jogada, estava claramente em posição de impedimento e foi estranhamente ignorado pelo trio de arbitragem. Lamentável tudo isso!


Tabela atualizada após a 16a. rodada do Brasileirão. Com mais
um empate, o Botafogo somou 24 pontos e ocupa agora
 a sétima posição. (SporTV)
Com mais esse empate fora de casa, o Botafogo soma agora 24 pontos e permanece na 7a. posição com 50% de aproveitamento. Foram seis vitórias (quatro em casa e duas fora), seis empates (dois em casa e quatro fora) e quatro derrotas (uma em casa e três fora).

Se a chance de chegar ao G-4 escapou novamente, pelo menos permanecemos numa posição estratégica que nos permite continuar brigando por posições lá na frente. Com o time inteiro e com o padrão de jogo estabelecido ao longo da temporada, temos plenas condições de repetir o feito do ano passado quando conseguimos a vaga para a Liberta no último jogo do campeonato. Veja no nosso post de pré-jogo: Depois de um empate sem graça contra o CAP, o Botafogo vai a Goiânia encarar o lanterna do Brasileirão...



Veja a o que já foi e o que ainda está por vir para o Botafogo no mês de julho:

02/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)
COR 1×0 BOT
06/07 - TAÇA LIBERTADORES (21:45)
NAC 0×1 BOT
09/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:15)
BOT 1×1 CAM
12/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (21:00)
FLU 0×1 BOT
17/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (20:00)
BOT 2×1 SPO
20/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:30)
CAP 0×0 BOT
23/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)
ACG 1×1 BOT
26/07 - COPA DO BRASIL (19:30)
BOT  ×  CAM
29/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)
BOT  ×  SAO


Clique e veja a tabela completa com todas as rodadas até o fim do Brasileirão: TABELA DO BRASILEIRÃO 2017 (JOGOS DO BOTAFOGO)


Se no Brasileirão as coisas ficaram no banho-maria, nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil, precisa ser diferente. Com força máxima e precisando vencer para tirar a vantagem dos mineiros, o Botafogo terá que propor o jogo contra um Atlético-MG conturbado pela troca de técnico ocorrida na semana passada e pelas duas derrotas seguidas no Brasileiro no Horto. Rogério Micale assumiu a vaga de Roger Machado que foi demitido. A decisão de vaga está marcada para às 19h30 no Nilton Santos, com expectativa de um grande público no estádio.


Os resultados do Botafogo nas disputas de mata-mata pela
 Libertadores  na temporada (Arte: SporTV)
Como o Galo venceu o primeiro jogo por 1 a 0 em Belo Horizonte (gol de Casares), o Glorioso precisa vencer por dois ou mais gols de diferença nesta quarta para avançar para as semifinais. O empate garante a equipe mineira e se o placar for o mesmo do primeiro jogo, a decisão será nos pênaltis.

Conforme as estatísticas do confronto, Botafogo e Atlético já se enfrentaram oito vezes em mata-mata, com seis triunfos dos cariocas e apenas dois dos mineiros. Computando-se todas as competições, Bota e Galo já se enfrentaram nove vezes no Nilton Santos, com sete vitórias do Glorioso, um empate e uma derrota. Já na história da Copa do Brasil, o Botafogo venceu os três jogos que disputou no Rio de Janeiro contra o eles. Para finalizar, o Atlético-MG nunca conseguiu eliminar o Botafogo em um confronto na história da Copa do Brasil nos três cruzamentos. Hoje, diante da torcida alvinegra, precisamos escrever mais uma página glorioso no confronto.

Os resultados do Botafogo nas disputas de mata-mata pela
 Copa do Brasil na temporada (Arte: SporTV)
Sem tempo para treinamentos específicos e com a maioria dos titulares disponíveis, Jair irá mandar a campo a chamada força máxima lembrando que os últimos quatro jogadores que chegaram ao clube não poderão atuar pela Copa do Brasil. É o caso de Arnaldo (contundido), Marcos Vinícius, Brenner e Leo Valencia que nem regularizado na CBF foi ainda.

O goleiro Gatito Fernandez treinou hoje com o grupo visando o jogo contra o São Paulo mas ainda não foi liberado totalmente pelo DM.
Dessa forma, o Botafogo deve iniciar o jogo com: Jefferson, Emerson Santos (Luis Ricardo), Joel Carli, Igor Rabello, Victor Luís; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Matheus Fernandes, João Paulo; Rodrigo Pimpão e Roger.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com