sexta-feira, 18 de julho de 2014

Em busca da vitória e da redenção



Concluída a 10a. rodada do Brasileirão, a primeira após a parada para a Copa, o Botafogo continua patinando na parte inferior da tabela.

Com a derrota para o Sport (0 a 1) na última quarta-feira, no Recife, o time perdeu uma posição e se aproxima perigosamente da zona da degola. Com apenas 9 pontos somados até agora, ocupa a 14a. posição. Foram 2 vitórias, 3 empates e 5 derrotas: uma campanha fraquíssima que bem reflete o estado de ânimo do elenco com o atraso nos salários.

Deu medo de ver a apatia do time depois de um mês inteiro de treinamentos. Depois do jovem goleiro Andrey, que estreava nos profissionais, levar um gol de Neto Baiano do meio de campo, tudo piorou. O time não criou quase nada e o ataque simplesmente não funcionou. Levamos perigo ao gol adversário apenas uma vez em todo o 1o. tempo, apesar de entrarmos em campo com 3 jogadores avançados: Mamute, Sheik e Wallyson - com o sonolento Zeballos vindo de trás. O time voltou para o 2o. tempo com algumas modificações mas a única coisa que conseguiu foi piorar ainda mais o rendimento, o que nos dá a certeza que ainda sofreremos muito até o final do campeonato.  


O técnico Mancini anda desanimado com o time e já dá sinais de cansaço ao justificar os fracassos com a falta de reforços e o atraso de salários. A verdade é que a tentativa de jogar com três atacantes sem que nenhum deles ocupasse a posição de centro-avante não funcionou em nenhum momento. O time praticamente não incomodou o goleiro Magrão e esse esquema deve ser abandonado. Nem a entrada de Carlos Alberto e depois Daniel com a função de armar as jogadas mudou o panorama da partida.

O time volta a campo para enfrentar o desesperado Coritiba, num jogo sombrio marcado pela Globo para a noite de sábado, em Volta Redonda, provavelmente diante de pouquíssimas testemunhas. Para agravar a situação, Edilson e Sheik estão suspensos pela confusão  que arrumaram diante do Grêmio e ficam de fora, assim como Carlos Alberto e Jorge Wagner (que seriam as opções), por contusão. Ayrton já tem condição de jogo e deve formar a dupla de volantes com Bollati, enquanto o capitão Jefferson volta ao time depois de servir à Seleção. O time deve entrar em campo com Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Junior Cesar; Airton, Bolatti, Zeballos, Daniel (Gabriel), Wallyson, Mamute. El Tanque Ferreira, que não foi a Recife, deve ficar no banco de reservas como opção. 

O nosso rival está em situação pior ainda e vem de uma derrota em casa. O Coxa somou apenas 7 pontos e ocupa a 18a. posição na zona de rebaixamento.

Não podemos mais 
perder pontos para os adversários diretos, ainda mais jogando "em casa".

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

terça-feira, 15 de julho de 2014

Muito pouco para quem quer chegar a um lugar honroso



O Botafogo começa nessa quarta-feira, às 19h30, contra o Sport, na Ilha do Retiro, a sua caminhada no Brasileirão pós-Copa cercado de incertezas sobre o futuro na competição.

O time ocupa a 13a. posição na tabela com apenas 9 pontos conseguidos em 9 rodadas disputadas até aqui. Foram 2 vitórias, 3 empates e 4 vitórias: uma campanha fraca, à altura do elenco que tem. O Sport ocupa a 9a. posição com 14 pontos (4v, 2e, 3d).

Antes da parada para a Copa, já com os reforços de Sheik e Carlos Alberto, o viés do time era de alta com dois bons resultados conseguidos em São Paulo: uma vitória contra o Palmeiras e um empate contra o Corinthians, na Arena. Agora, só a sequência de jogos dirá como o time vai se comportar depois de um mês inteiro de treinamentos e alguns jogos-treinos contra adversários sem expressão. 

O cenário é de dúvidas já que os salários continuam atrasados - 3 meses na carteira e 5, nos direitos de imagem. Nesse período, o clima com a diretoria azedou de vez a ponto dos jogadores terem se recusado a viajar para João Pessoa onde enfrentariam o Botafogo local, num amistoso. Como consequência, o gerente técnico do departamento de futebol Sidnei Loureiro foi demitido sendo substituído pelo ex-zagueiro e treinador Wilson Gottardo - fato muito festejado pela torcida. Campeão Brasileiro em 1995 pelo clube, Gottardo chega com a missão de acalmar os ânimos e melhorar a relação do elenco com a diretoria.



O técnico Mancini, que mantinha esperanças de receber reforços de peso para o elenco, teve que se contentar com a chegada de promessas como é o caso do atacante Yuri Mamute, emprestado pelo Grêmio e o meia João Gabriel, de 23 anos, que veio do Matonense. Os dois jogadores treinaram com o grupo nesse período e a carência do time é tão grande que o jovem Mamute já arrumou uma vaga na equipe titular.

O Bota acertou ainda a vinda por empréstimo do atacante Rogério, do Náutico, cedendo em troca o zagueiro Mario Risso e o atacante Sassá que não vinham sendo aproveitados no Glorioso. O jogador já chegou ao Rio e, se for aprovado nos exames médicos, será confirmado como novo reforço para a sequência da temporada.

O time deve entrar em campo com Andrey, Lucas, Bolívar, Dória e Junior Cesar; Airton, Bolatti e Zeballos; Wallyson, Mamute e Sheik, lembrando que Edilson está suspenso, Jefferson só retorna hoje aos treinamentos, Renan negocia sua saída do clube e Carlos Alberto, que está voltando de contusão, fica como opção no banco de reservas.


Na situação atual, sem reforços de peso, sem lideranças positivas dentro e fora de campo e com a crise financeira agravada, não podemos esperar nada além de uma colocação honrosa no meio da tabela, com sérios riscos de frequentarmos o Z-4. Porém, se as forças ocultas ajudarem, podemos sonhar com uma posição acima dela, com vaga para alguma coisa tipo Sul-americana. 

E você, torcedor alvinegro, o que acha?

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com