terça-feira, 22 de setembro de 2020

Em noite de decisão na Copa do Brasil: BOTAFOGO joga tudo pela vaga!



É decisão, meu GLORIOSO! Vamos buscar
essa vaga!
No clássico de domingo passado entre Botafogo e Santos pelo Brasileiro, o importante era pontuar.

Era difícil imaginar uma vitória alvinegra sobre o bom time de Cuca com uma equipe tão modificada em função do desgaste físico, mesmo jogando em casa. 

Dizíamos isso no post de pré-jogo: "Depois de vencer o Vasco pela CdoB, Botafogo encara o Santos e busca pontuar também Brasileirão". Clique no Link e veja: https://bit.ly/32Jsy8E 


Na realidade, o time praiano dominou amplamente o jogo obrigando Gatito a trabalhar acima da média  para manter o 0 a 0 no placar. A supremacia do time de Cuca se instalou naturalmente desde o coemço do jogo nas ações perigosas de Marinho rondando a área alvinegra e terminou exatamente com ele, assustando Gatito com tiro cruzado no último lance do jogo. 

No afã de impedir esse passeio, Caio Alexandre errou feio na dose e foi expulso ainda no primeiro tempo por uma entrada dura em Diego Pituca. Se consumada, a expulsão poderia facilitar, e muito, as coisas para o Santos que veio ao Rio com o intuito claro de buscar uma vitória. Mas, alertado pelo VAR, o árbitro foi orientado a rever o lance e decidiu trocar o vermelho por amarelo. Menos mal pra gente! 

A essa altura, o Botafogo havia melhorado um pouco e conseguiu se firmar com mais equilíbrio em campo. O jogo ficou aberto com possibilidades para os dois lados. Os cariocas passaram a ocupar mais o campo de ataque, permitindo que o Santos reagisse em velocidade e nem assim o placar foi alterado.


Diz aí: Se a situação do seu time na tabela fosse
o nome de um filme... Qual seria? #BRCLA
A situação do Botafogo no Brasileirão é preocupante em razão da colocação do alvinegro na tabela, fruto de uma campanha abaixo do esperado. São sete empates, duas derrotas e apenas uma vitória em 10 jogos - pífios 33,3 % de aproveitamento.

Ao fim da 11a. rodada e ainda com um jogo a menos a ser cumprido contra o Bahia no dia 30/09, o Botafogo soma apenas 10 pontos e ocupa agora a 18a. posição. 

Mas agora, por questões bem claras, a dita chave precisa ser virada e concentrar forças nesse jogo decisivo contra o Vasco pela Copa do Brasil.

O jogo de volta pela quarta fase da Copa será nesta quarta-feira, às 21h30, em São Januário. Pelos novos critérios, o Botafogo avança até mesmo se empatar. Em caso de derrota por um gol de diferença a decisão será nos pênaltis. 

 
Veja o que ainda temos na sequência para setembro:

23/09: Vasco x Botafogo (Copa do Brasil)
27/09: Atlético-GO x Botafogo (Brasileirão)
30/09: Botafogo x Bahia (jogo adiado da 1ª rodada do Brasileirão)


Botafogo e Vasco apostam fichas na Copa do
Brasil - Foto: Infoesporte


Diferentemente do que ocorreu no clássico contra o Vasco pelo BR, quando foi derrotado por 3 a 2 num jogo super movimentado,  o Botafogo dessa vez tomou às rédeas da partida e pressionou o adversário em seu próprio campo, pelo menos até a metade do primeiro tempo, tentando a vantagem nessa etapa. 

Uma marcação forte dos laterais Kevin e Victor Luis obrigaram o adversário a afunilar o jogo. Honda apareceu bem pelo meio, organizou o time e foi um dos destaques da partida ao lado de Babi, fórmula que pode e precisa ser repetida nesta quarta-feira com alguns ajustes em função da vantagem criada no primeiro jogo.

Pelo lado do adversário, o atacante Cano teve chances claras de gol nos dois últimos jogos e deve ser vigiado de perto se quisermos sair de São Januário com a vaga. Municiado por Benítez, o argentino chegou na cara de Gatito com perigo, por falhas de posicionamento do nosso sistema defensivo que se repetiram.

No jogo de ida, no Nilton Santos, o Botafogo só conseguiu o gol no segundo tempo em cabeçada certeira de Matheus Babi. O jovem artilheiro foi o destaque da vitória alvinegra e vai ganhando a fama de carrasco do adversário. Babi chegou ao terceiro gol contra o Vasco em dois jogos. No jogo pelo BR, o atacante marcou duas vezes na derrota por 3 a 2 e esteve muito perto de marcar o terceiro, impedido por defesa milagrosa do goleiro cruzmaltino. Já no jogo pela CdoB, foi decisivo com a cabeçada aos 22 minutos marcando o gol que garantiu a vantagem alvinegra no segundo jogo.

Com as voltas confirmadas de Nazário (não relacionado contra o Santos) e Honda (banco de reservas no mesmo jogo) ao time e do atacante Pedro Raul ao banco de reservas, o Botafogo vai com o que há e melhor no seu elenco para o jogo decisivo desta quarta-feira.

Autuori deve voltar ao esquema com três zagueiros abandonado no fim de semana contra o time praiano. Com isso, Rafael Forster volta à compor o trio defensivo ao lado de Benevenuto e Kanu. Nas laterais, Victor Luis está confirmado na esquerda enquanto Kevin deve voltar ao time pela direita depois e ser poupado e ceder vaga para Fernando contra o Santos.

Mais à frente, Caio Alexandre está confirmado e forma um tripé com Honda e Nazário. Na frente, sem novidades: a dupla Kalou e Matheus Babi estão confirmadíssimos e são a esperança de gol dos alvinegros. 

Se recuperando de dores no púbis e envolvido em negociação com o clube francês Olympique de Marseille, Luis Henrique permanece fora do time assim como Guilherme que teve uma lesão importante na coxa e está entregue ao DM desde o jogo contra o Corinthians. 

Jogadores como Fernando, Rentería e Rhuan que foram titulares no jogo de fim de semana, voltam a ser opções no banco, naturalmente. 



FICHA TÉCNICA

VASCO X BOTAFOGO


Data/Hora: 23/09/2020, às 21h30
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (Fifa/SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
Onde ver: TV Globo, Premiere e tempo real do LANCE!

VASCO: Fernando Miguel, Yago Pikachu, Miranda, Leandro Castan e Henrique; Andrey Fellipe Bastos e Benítez; Ygor Catatau (Vinicius), Cano e Talles Magno.

Técnico: Ramon Menezes

Desfalques: Ricardo Graça, Juninho, Carlinhos, Breno e Ramon (lesionados)
Pendurados: Yago Pikachu, Andrey e Cano.

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Marcelo Benevenuto, Kanu, Rafael Forster; Kevin, Honda, Caio Alexandre, Victor Luís; Bruno Nazário, Matheus Babi, Kalou.

Técnico: Paulo Autuori

Desfalques: Marcinho, Lucas Barros, Guilherme Santos
Pendurados: Gatito Fernández e Pedro Raul




 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com