sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Botafogo busca a primeira vitória no campeonato no clássico contra o Fla




Vamos de clássico! Sábado é no Nilton Santos! Pra cima,
 FOGÃO! #VamosFOGO ⭐️ (Botafogo de Futebol e Regatas)
Apesar de jogar em casa e com a promessa de se redimir da derrota desconcertante para a Cobofriense na primeira rodada, o Botafogo não passou de um empate sem graça (0 a 0) diante do Bangu apresentando os mesmos defeitos da estreia - falta de criatividade e muitos erros de passe - mesmo com o time bastante modificado em em relação àquele que começou o jogo em Macaé.

O resultado do desacerto nesse dois jogos se reflete na posição do Alvinegro na tabela: último colocado do Grupo B com um ponto ganho e com pouquíssimas chances de chegar à fase decisiva da Taça Guanabara caso não vença o próximo compromisso.

As nossas chances no turno serão jogadas no clássico contra o Flamengo que ocupa a segunda posição no grupo com quatro pontos e pode encaminhar a classificação em caso de vitória.

Sendo assim, o time alvinegro vai precisar de máximo desempenho e organização tática se quiser chegar ao seu intento e o técnico Zé Ricardo acredita que pode, com uma boa estratégia, igualar as condições no clássico. O duelo contra o rival está marcado para este sábado, às 17h, no Estádio Nilton Santos dividido igualmente entre as duas torcidas.


NO ZERO! No Nilton Santos, o @Botafogo ficou no empate
com o @Banguoficial! (FOX Sports‏ @FoxSportsBrasil)
Contra o Bangu, que havia sido derrotado na estreia pelo próprio Flamengo, as coisa não saíram conforme planejado. Sem poder contar com Carli e Valencia e nem com João Paulo que foi poupado por desgaste, Zé Ricardo tentou dar mais agilidade e rigidez às suas linhas lançando Gabriel ao lado de Marcelo na zaga; Wenderson ao lado de Alex Santana de volantes e Erik, Pimpão e Aguirre num ataque supostamente de maior mobilidade. No caso, Luis Fernando foi recuado para o meio com a função de distribuir o jogo e flutuar entre as linhas. Mas o jogo alvinegro não fluiu.

Veja as nossas expectativas para a partida clicando no link do post de pré-jogo: Após vexame na estreia, Botafogo altera time e busca recuperação contra o Bangu http://bit.ly/2FELScI

O time continuou demasiado lento, sem nenhuma objetividade e errando muitos passes (o pior dos fundamentos nesse começo de trabalho). O Bangu começou o jogo pressionando e Kelvin quase enganou Gatito num cruzamento da direita com a bola tocando o travessão. Mas a melhor chance de gol no primeiro tempo morreu nos pés de Luis Fernando. Erik avançou pelo meio e deu um passe açucarado para "meia" que, cara a cara com o goleiro, perdeu o gol mais feito da partida (21'). Jefferson defendeu com o pé direito e a bola saiu para escanteio. Gatito ainda apareceria duas vezes com defesas importantes antes do intervalo.


Gatito começou 2019 com a segurança de sempre. O goleiro
 fez boas defesas no último jogo e transmitiu confiança, sendo
 
o Destaque Alvinegro. (Botafogo de Futebol e Regatas)
O panorama da partida pouco mudou no segundo tempo. Insatisfeito com o rendimento do time que continuava pressionado pelo Alvirubro, Zé Ricardo fez mudanças táticas tentando colocar o time mais a frente. Wenderson, que fez bom trabalho de proteção a zaga, deu lugar a Leandro Carvalho que parecia desinteressado na partida e pouco produziu. As chances de gols foram poucas e Gilson ainda foi expulso no final. A torcida não gostou do que viu e reagiu vaiando o time logo após o apito final. O Botafogo continua sendo o único dos grandes que não venceu e isso traz uma carga extra para o clássico.


Mas não há tempo hábil para lamentar se novamente o time não rendeu o esperado. Zé Ricardo fez o último treinamento na sexta-feira sem a presença da imprensa e deve mesclar jogadores das duas primeiras partidas para formar o time que enfrenta o Rubro-negro. Isso implica novas mudanças na busca pela time ideal. Ainda sem poder contar com Carli e Valência por problemas médicos - dois prováveis titulares desse "time ideal" - e sem Gilson que expulso no último jogo, Zé Ricardo deve mandar a campo aqueles que apresentam as melhores condições físico-técnicas depois de duas rodadas. É certo que o garoto Jonathan entra na lateral esquerda na vaga de Gilson e João Paulo, que foi poupado contra o Bangu, volta a comandar o meio campo.


Veja como ficou a classificação do grupo B, após a segunda
 rodada da Taça Guanabara 2019 (FERJ‏ @FFERJ)
Tanto o Bota como a Flamengo estão abrigados no Grupo B ao lado de Boavista, Cabofriense, Resende e Bangu. Com duas vitórias em dois jogos, o Boavista lidera com seis pontos, seguido de Flamengo (2o.) com quatro e Cabofriense com três (3o.).

Logo atrás, com apenas um ponto, aparecem Resende, Bangu e Botafogo que segura a lanterna desse grupo pelos critérios de desempate.

Na Taça Guanabara - primeiro turno do campeonato -, temos dois grupos de seis equipes cada que se enfrentam dentro do próprio grupo. As duas melhores equipes de cada grupo classificando-se para a semifinal do turno disputada em jogo único. Os vencedores disputarão a final, também em uma única partida, para definir o campeão e primeiro semifinalista do Campeonato Carioca. Mas adiante, com o desenrolar da competição, relembraremos o sistema da Taça Rio quando os times dos dois grupos se enfrentam de forma cruzada.



FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO X FLAMENGO


Local: estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 26 de janeiro de 2019, sábado
Hora: 17h (de Brasília)

Árbitro: Maurício Machado Coelho Júnior
Assistentes: Michael Correia e Daniel do Espírito Santo Parro

BOTAFOGO:
Gatito Fernández, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Jonathan; Jean (Wenderson), Alex Santana e João Paulo; Erik, Luiz Fernando e Kieza (Aguirre)
Técnico: Zé Ricardo

FLAMENGO: Diego Alves, Pará, Rodrigo Caio, Rhodolfo e Renê; Cuéllar, Willian Arão, Diego e Éverton Ribeiro; Vitinho e Uribe
Técnico: Abel Braga



Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar!


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Após vexame na estreia, Botafogo altera time e busca recuperação contra o Bangu




Hora de buscar a reação em casa. Quarta-feira é no N. Santos!
👊🏼 #VamosFOGO ⭐️ (Botafogo de Futebol e Regatas)
Após a derrota vergonhosa para a Cabofriense por 3 a 1 no jogo de estreia do Campeonato Carioca, o Botafogo volta a campo nesta quarta-feira (23), às 19h15, para a primeira partida do campeonato no Nilton Santos. O adversário da vez é o Bangu que foi derrotado pelo Flamengo na primeira rodada por 2 a 1, em jogo disputado no Maracanã.

Com um rendimento muito abaixo do esperado, o Botafogo saiu na frente do placar com gol de Luiz Fernando (32') aproveitando rebote de fora da área mas cedeu o empate no finalzinho do primeiro tempo quando já dava sinais de cansaço na partida.

Isso porque o técnico e o grupo de jogadores estavam bastante confiantes para a estreia como  registramos no post de pré-jogo. Veja: Confiante, Botafogo visita a Cabofriense em Macaé na estreia do Cariocão > http://bit.ly/2FEgye4


Com uma formação bastante diferente daquela que terminou a temporada passada*, Zé Ricardo mandou a campo aqueles que julgava estarem em melhores condições de jogo. Mas definitivamente o time não rendeu.

*só para citar os titulares: Rabello, Lindoso e Matheus Fernandes foram negociados; Joel Carli e Valência continuam entregues ao DM e; Erik que só voltou ao clube no fim da semana, ainda sem condições de jogo.

Com os garotos Helerson na zaga e Wenderson de primeiro volante estreando como titulares; Alan Santos de segundo (não atuava há seis meses) mais João Paulo (só voltou a jogar depois de oito meses no estaleiro) fazendo dupla pelo meio, faltou ritmo e sincronia à equipe. As linhas se mostraram muito dispersas trazendo dificuldades extras na busca do controle da partida.


DEU RUIM, FOGÃO! Botafogo abre o placar com Luiz 
Fernando, mas sofre virada e estreia no Cariocão com derrota. 
(FOX Sports Brasil‏ @FoxSportsBrasil)
Treinando a mais tempo e mostrando um padrão de jogo razoável, a Cabofriense não teve dificuldade para empatar no final do primeiro tempo (48') com gol de Rafael fazendo uma marcação alta desde o início da partida o que dificultava sobremaneira a saída de bola alvinegra. A consequência dessa estratégia foi um festival de chutões para a frente na esperança de que Leandro Carvalho, Luiz Fernando ou Kiesa recebessem a bola em condições de concluir a gol.

O time da Região dos Lagos virou o jogo aos 29' do segundo tempo com Anderson Rosa escorando cruzamento de Valderrama pela direita e ainda marcou o terceiro com Rincon (48') que aproveitou a vacilada do zagueiro Helerson e o escorregão do volante Wenderson para chutar em gol. Quem diria! O Botafogo caindo diante de Valderrama, Rincon e Gladiador.

Nem mesmo as mudanças - tardias como sempre - feitas pelo técnico Zé Ricardo mudaram o panorama da partida. Mesmo diante da dificuldade, estivemos perto de marcar em duas oportunidades. Após falhar em dois dos gols da equipe adversária, o zagueiro Helerson teve forças para ir à frente numa cabeçada que beijou a trave e Alex Santana que entrara no segundo tempo, soltou um balaço de fora da área que estourou no travessão dizendo a que veio.

Por outro lado, Gatito acabou levando três gols mas foi seguramente o melhor alvinegro em campo. Fez defesas importantes na partida, duas delas em sequência, que nos livraram de um vexame ainda maior.

Mas não há tempo hábil para lamentar se Marcinho, Marcelo, Gilson, Leandro Carvalho, João Paulo e Kieza (dentre os mais rodados do elenco) não renderam o mínimo que se esperava deles e contribuíram para o nefasto resultado. Só temos tempo de juntar os cacos e partir de peito aberto para o confronto contra o Alvi-Rubro carioca em busca da vitória.


Veja como ficou a classificação dos grupos B, após a primeira 
rodada do Carioca 2019 (FERJ‏ @FFERJ)
Mesmo sem tempo para ajustes, Zé Ricardo sinaliza que irá para o confronto com algumas mudanças em relação ao time da estreia. Ainda sem poder contar com Carli, Marcos Vinícius e Valencia mas com Erik já regularizado, poderemos ver a estreia do zagueiro Gabriel na vaga de Helerson, Alex Santana na vaga de Alan Santos, Luiz Fernando mais recuado na vaga de João Paulo e as estreias de Pimpão e Erik lá na frente com Aguirre. Nesse caso, Leandro Carvalho deixaria o time assim como Kieza que teve baixíssimo rendimento.   

Tanto o Bota como a Bangu estão abrigados no Grupo C da disputa ao lado de Resende, Boavista, Cabofriense e Flamengo. Com as vitórias na primeira rodada, Cabofriense, Flamengo e Boavista lideram o grupo com três pontos enquanto Bangu, Resende e Botafogo seguram a lanterna sem pontuar.

Na Taça Guanabara temos dois grupos de seis equipes cada que se enfrentam dentro do próprio grupo. As duas melhores de cada grupo classificando-se para a semifinal do turno disputada em jogo único. Os vencedores disputarão a final, também em uma única partida, para definir o campeão e primeiro semifinalista do Campeonato Carioca. Mas adiante, com o desenrolar da competição, relembraremos o sistema da Taça Rio quando os times dos dois grupos se enfrentam de forma cruzada.


FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X BANGU


Estádio: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 23/1/2019 - 19h15 (de Brasília)

Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Assistentes: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Gabriel Conti Viana (RJ)

BOTAFOGO:
Gatito; Marcinho, Gabriel, Marcelo e Gilson; Wenderson, Alex Santana e Luiz Fernando; Erik, Rodrigo Pimpão e Aguirre. 

Técnico: Zé Ricardo.


BANGU: Jefferson Paulino; Kelvin, Michel, Anderson Penna e Dieyson; Josiel (Sidney), Serginho e Marcos Júnior; Pingo, Robinho e Anderson Lessa. 

Técnico: Alfredo Sampaio.



Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar!



 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com