sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Depois do vexame de terça, Botafogo junta os cacos e encara o Flamengo pela Taça Guanabara





Flamengo e Botafogo jogam em Volta Redonda pela semifinal
 da Taça Guanabara. O vencedor encara o Boavista na final
(Arte @FoxSports)
O Botafogo ou aquilo que sobrou dele após o vexame histórico da última terça-feira, volta a campo neste sábado para enfrentar o Flamengo em Volta Redonda, em jogo válido pela semifinal da Taça Guanabara (1o. Turno do Campeonato Carioca) num clássico dos mais esvaziados dos últimos tempos.

Com vantagens por ter sido o primeiro colocado do outro grupo, o time da Gávea joga pelo empate. Quem sair vencedor do confronto faz a final contra o Boavista que empatou com o Bangu em 2 a 2 na outra semifinal e será o mandante do jogo conforme sorteio realizado ontem na FERJ.

Felipe Conceição continua à frente do comando técnico da equipe mesmo depois do retumbante fracasso na Copa do Brasil. Ao invés de levar a campo o time que vinha treinando, mesmo que este não estivesse pronto a ponto de sustentar um esquema supostamente ousado proposto por ele mesmo em comparação aos adotados por seus antecessores nas últimas três campanhas, e conseguiu aos trancos e barrancos chegar à semifinal do 1o. Turno, preferiu lançar uma formação com três zagueiros (Carli, Igor Rabello e Marcelo, depois do argentino estar fora da equipe desde o jogo de estreia no campeonato, em 16/01) sem que tenha treinado desse jeito. Ainda mais, sem ter alas eficientes no elenco (Arnaldo e Gilson nem laterais são), o que trouxe um grau de insegurança desnecessária ao time quando bastava um mísero empate para passar de fase na competição. Nem isso conseguiu. Essa era a nossa chances de ouro de chegar às fases mais agudas com tranquilidade. Pelo menos nas quartas de final.

Tal irresponsabilidade, só vista nos inexperientes sem supervisão, custou caro ao planejamento financeiro do clube com perdas de vultosas quantias em prêmios a partir do primeiro jogo (na faixa de um milhão de reais), fora os que viriam na sequência antes que tivéssemos que enfrentar os times que se classificaram para a Libertadores e Copa Verde que serão integrados ao grupo apenas nas oitavas de final.


Mas não... O Botafogo foi eliminado na primeira fase da fatídica Copa do Brasil, que tantos dessabores traz à nossa torcida desde a sua primeira edição. Foi derrotado de virada pela desconhecida Aparecidense, por 2 a 1, na casa do adversário.
No final, o resultado acabou fazendo justiça ao time goiano que, pelo menos, mostrou vontade de ganhar. O Botafogo esteve apático e confuso na maior parte do tempo. Saiu na frente do placar aos seis minutos com um gol de cobertura de Pimpão. O atacante venceu os zagueiros na corrida em lançamento de João Paulo e time resolveu sentar em cima do resultado.

Pimpão, que não marcava desde agosto do ano passado, começou a jornada como herói e acabou como vilão ao ser expulso faltando dez minutos para terminar o jogo após reclamação acintosa contra o árbitro em falta espetaculosa no zagueiro adversário . Logo depois ao lance (37'/2o.T) veio o castigo. A Aparecidense, que a essa altura era um time muito mais organizado e perseguia a vitória com afinco, virou o jogo com um gol de cabeça de Gustavo Ramos em novo cruzamento sobre a área (nosso tormento desde que começou a temporada). Gilson foi lento na cobertura e chegou atrasado no lance.  
O primeiro gol do time goiano foi marcado pelo veterano Nonato em falha de posicionamento de Marcelo que deixou o atacante escorar de cabeça (sem sair do chão), um cruzamento despretensioso que veio da esquerda. Nos dois lances de gol, Jefferson não esboçou nenhuma tentativa de defesa. 

Nota Oficial da Torcida 
Esperava-se, diante de estrondoso fiasco, que a Diretoria, antes mesmo da volta da delegação Rio, demitisse o técnico Felipe Conceição como primeira medida para salvar o ano que começa de maneira desastrosa para o clube.

Que convocasse uma coletiva no dia seguinte (como convocou) para reconhecer o fracasso do projeto, pedir desculpas à torcida e patrocinadores pelo vexame, promover mudanças estruturais no departamento de futebol e se dispor a responder às perguntas dos jornalistas como pediram os botafoguenses em manifestações massivas nas redes sociais. E o que se viu foi a exposição inerte dos jogadores Jefferson e Rabello que, como porta-vozes de Mufarrej, preferiram reclamar das manifestações mais ousadas de parte da torcida que foi ao aeroporto receber o time e foi ignorada pela direção.

Quanto à Direção, nada de reconhecer o fracasso retumbante e nada de desculpas pelo fato. Apenas uma Nota Oficial fria e sem propósito que ignorou os questionamentos.

Mas a réplica da torcida veio à altura. Alguns torcedores publicaram nas redes uma espécie de Nota Oficial em reposta aos eventos, que pode ser vista acima.

Passadas mais de 72 horas do vexame, ainda estamos aguardando o posicionamento da direção do clube sobre as pertinentes reivindicações da torcida. Não dá para virar essa página sem esse posicionamento.

Veja os adversários do Botafogo em fevereiro pelo Campeonato Carioca:

AMANHÃ - COPA DO BRASIL - 21:30
APA 2×1 BOT

10/02 - CAMPEONATO CARIOCA - 16:30
FLA × BOT

21/02 - CAMPEONATO CARIOCA
NIG × BOT

25/02 - CAMPEONATO CARIOCA
BOT × CAB


No clássico de hoje (16h30), Conceição, que não deu entrevista após o treino fechados de sexta-feira e segue muito pressionado, deve mandar a campo a formação original que vinha utilizando no Carioca, sepultando, dessa forma, a formação com três zagueiros que inventou na terça-feira. Matheus Fernandes e Valencia, barrados no jogo de Goiânia, vão voltar ao time nas vagas de Dudu Cearense e Carli que deve voltar ao banco. A novidade é a presença do goleiro Gatito na lista dos relacionados, curado de um problema na coxa esquerda que sentiu ainda no início da pré-temporada


FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X BOTAFOGO

Local: Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data/horário: 10/2/2017 - 16h30
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha

Provável Flamengo:
Cezár; Pará, Réver, Juan e Renê; Cuéllar; Éverton Ribeiro, Lucas Paquetá, Diego e Everton. 

Técnico: Paulo César Carpegiani

Desfalques: Berrío (machucado)
Pendurados: Ninguém

Provável Botafogo:
Jefferson; Arnaldo, Marcelo (Carli), Igor Rabello e Gilson; Matheus Fernandes e João Paulo; Leo Valencia, Rodrigo Pimpão e Luiz Fernando (Renatinho); Brenner. 

Técnico: Felipe Conceição
Desfalques: Leandrinho (machucado)
Pendurados: Ninguém

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Botafogo vira a chave: esquece o Carioca e encara a Copa do Brasil




Aparecidense e Botafogo se enfrentam nesta terça-feira pela 
Copa do Brasil (Arte APARECIDENSE‏ @AA_Aparecidense)
O Botafogo fez no sábado, contra o Madureira, a sua pior exibição da temporada. Em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Carioca, o time foi muito mal em campo, não passou de um empate de 0 a 0 e na terça-feira já tem o compromisso de estreia pela Copa do Brasil.

Com o empate, o Alvinegro passou às semifinais da Taça Guanabara como segundo colocado do Grupo C (o primeiro foi o Boavista) e enfrenta o primeiro colocado do outro grupo, o Flamengo, num clássico decisivo marcado para o próximo sábado (carnaval) ainda sem local definido. Vale vaga na final e o rubro-negro joga com a vantagem do empate.

Para chegar às semifinais da TGB, o Glorioso empatou na estreia com a Portuguesa (2 a 2); voltou a empatar com o Fluminense (0 a 0) no primeiro clássico do ano; venceu o Macaé por 2 a 1 na casa deles, voltou a vencer o Boavista (1 a 0) jogando no Niltão e empatou de novo (0 a 0) contra o Madureira na última rodada desse turno.


Veja os próximos adversários do Botafogo pelo Copa do Brasil e Carioca (2o. turno):

AMANHÃ - COPA DO BRASIL - 21:30
APA × BOT

10/02 - CAMPEONATO CARIOCA - 16:30
FLA × BOT

21/02 - CAMPEONATO CARIOCA
NIG × BOT

25/02 - CAMPEONATO CARIOCA
BOT × CAB


Com uma semana inteira de treinamentos e observações, com Carli e Kieza em condições de jogo e com o compromisso importantíssimo na terça-feira (06) contra o Aparecidense-GO pela CdoB, o técnico não poupou ninguém. Mandou a campo a equipe titular com o argumento que considerava a classificação às semifinais da Taça Guanabara tão importante quanto o confronto contra os goianos e nem assim conseguiu o primeiro lugar do grupo. Veja o que escrevemos sobre o tema no post de pré-jogo: Com Carli e Kieza relacionados, Botafogo encara o Madureira...


Pela 5a.rodada, o Botafogo empatou com o Madureira em 0a0
 
e joga as semifinais da Taça Guanabara contra o Flamengo
 
(Arte FOX Sports Brasil @FoxSportsBrasil
Apesar da importância em passar como primeiro para ter vantagens no jogo que seria contra um dos pequenos, o time não se acertou em campo e proporcionou um espetáculo deprimente aos poucos torcedores que compareceram ao Nilton Santos (cerca de 4 mil). O baixo rendimento nesse jogo deixou a torcida com uma pulga atrás da orelha em relação à sequência que temos pela frente.

As triangulações e deslocamentos que chegaram a empolgar a torcida nos primeiros compromissos, sumiram por completo sendo as bolas alçadas na área adversária a principal arma utilizada nos últimos dois jogos.

O miolo da zaga segurou o tranco mas os laterais são muito fracos e vão se constituindo no principal problema desse time já que não dão opção nas saídas de bola. Ainda um tanto inseguro debaixo da trave e sem muitas opções, Jefferson passou o jogo todo dando chutão pra frente na tentativa que um sobrasse para os homens de ataque.

Do meio pra frente, dependemos de João Paulo estar num bom dia já que Valencia vem se esforçando muito mas apresenta pouca efetividade nos fundamentos. Pimpão continua em baixa desde a desclassificação do time na Liberta e Luis Fernando, muito inibido, ainda não deslanchou. O Brenner foi o Brenner de sempre: se não receber em condições ideais de arremate, é muito limitado, principalmente quando tem que vir buscar a bola no meio - o jogador já matou nove vezes em 23 jogos pelo Botafogo. Kieza estreou mas não mudou o panorama da partida e Carli assistiu a tudo lá do banco.

Sem tempo para lamentações, amanhã, dia 06, o time já volta a campo para enfrentar a Associação Atlética Aparecidense, às 21h30, no estádio Annibal Batista de Toledo (capacidade para 4.800 torcedores), na cidade de Aparecida de Goiânia - região metropolitana da capital goiana.

Nas duas primeiras fases da Copa do Brasil o time mais bem ranqueado na CBF (no caso, o Botafogo) joga na casa do adversário (o Aparecidense-GO) com a vantagem do empate. Não há jogo de volta nessas duas fases iniciais que volta a partir da terceira. Quem for derrotado está fora da competição.

O Bota fez um treino hoje pela manhã no Nilton Santos e embarca à tarde para Goiânia onde se concentra para o confronto de amanhã. Como de costume, a formação que entra em campo não foi divulga por Conceição.

No último compromisso pelo Goianão, jogando em casa a Aparecidense venceu o Rio Verde por 5 a 0 com gols de Nonato (2x) que é o artilheiro do campeonato, Tiago, Cristian e Filipe e vem muito motivada para o jogo contra o Alvinegro carioca.

Quem passar de fase do confronto vai cruzar com o Cuiabá, do Mato Grosso, que se classificou ao derrotar o Aimoré por 2 a 1 em jogo disputado no Rio Grande do Sul.


FICHA TÉCNICA
APARECIDENSE-GO X BOTAFOGO-RJ


Local: Estádio Anibal Batista de Toledo, em Aparecida de Goiânia (GO)
Data: 6 de fevereiro de 2018 (Terça-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)

APARECIDENSE: Busatto, Rafael Cruz, Felipe, Mirita e Helder; Uederson, Wagner, Tiago Ulisses e Alex Henrique; Aleilson e Nonato
Técnico: Márcio Azevedo.

BOTAFOGO: 
Jéfferson, Arnaldo, Marcelo, Igor Rabello e Gilson; Matheus Fernandes (Dudu Cearense), João Paulo, Leo Valencia e Luiz Fernando; Rodrigo Pimpão e Brenner
Técnico: Felipe Conceição.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com