sábado, 28 de janeiro de 2017

Às vésperas de estrear na Libertadores, Botafogo recebe o Nova Iguaçu pelo Cariocão com time alternativo




Dia de BOTAFOGO! Vamos com tudo!
#VamosFogão (duducearensedc)
Depois de estrear com derrota para o Madureira (2 a 0) na última quarta-feira, em partida antecipada da segunda rodada do Campeonato Carioca, o Botafogo recebe o Nova Iguaçu, às 17h deste sábado, no Estádio Nilton Santos em jogo válido pela primeira rodada da competição.

Será o encontro festivo da torcida com o time que volta a sua casa, agora remodelada e pintada de preto e branco como deve ser. Isso, a quatro dias do compromisso mais importante desse começo de temporada, contra o Colo-Colo, no Niltão lotado - toda a carga de ingressos destinada à torcida alvinegra foi vendida antecipadamente.

Essa é uma situação muito confusa para explicar e complicadíssima para o clube que se viu numa enrascada ao ter que cumprir três partidas no curto espaço de uma semana, uma delas decisiva para as suas pretensões na Libertadores, com apenas vinte dias de pré-temporada. Tudo isso com a incorporação de novos jogadores na última semana e desfalques importantes no elenco. Mas vamos em frente.


Infográfico da Gazeta Esportiva com a colocação
 e rendimento do Botafogo no Carioca
Na partida de estreia no Carioca, a esperança era de que tivéssemos fôlego suficiente para aguentar o ritmo da partida e resistência para suportar o calor de Bangu (Veja o que escrevemos na resenha de pré-jogo: Blog do FelipaoBfr: Botafogo enfrenta o Madureira pelo Carioca tentand... ).

Uma vitória cairia bem nesse estágio de treinamento mas, diferentemente do que previmos no post, deu tudo errado para o Fogão. Fizemos um primeiro tempo razoável em que apenas Jonas e Montillo estiveram bem. Caímos muito de rendimento no segundo e, desentrosados, fomos batidos facilmente. Nenhuma substituição feita por Jair surtiu o efeito desejado e nem a chuva que caiu no intervalo nos ajudou.

Para o jogo deste sábado contra o Nova Iguaçu, Jair Ventura fechou o treino e não deu pistas da escalação. Tudo indica que o técnico poupará a maioria dos titulares que entrou em campo no amistoso contra o Rio Branco-ES e enfrentou o Madureira na abertura do Estadual. Jair utilizará os suplentes reforçados com a presença de Camilo que entrou na etapa final do amistoso da Seleção contra a Colômbia no meio de semana e, com menos rodagem do que a maioria do elenco, vai pro jogo.

Com isso, os atacantes novatos Joel e Guilherme, já regularizados no BID, tem grandes chances de estrearem com a camisa alvinegra. A maior probabilidade é do camaronês que atua pelos lados do campo, com menos chance para o ex-gremista que deve aguardar no banco.


Guilherme é apresentado!


Lamentavelmente, o zagueiro Joel Carli e o meia João Paulo, que se recuperam de problemas musculares e voltaram a treinar leve com o grupo hoje, devem ser poupados e permanecem como dúvidas para o jogo contra o Colo-Colo.

Dessa forma o Glorioso deve ir a campo recheado de garotos recém promovidos da base: Helton Leite, Marcinho, Marcelo, Igor Rabello e Gilson; Matheus Fernandes, Dudu Cearense, Leandrinho e Camilo; Pachu e Sassá.

Se assim for, teríamos as estreias em jogos oficiais do lateral-esquerdo Gilson, do meia Matheus Fernandes no time profissional e a primeira vez do zagueiro Igor Rabello após o seu retorno ao clube depois de defender o Náutico na temporada passada.

Precisamos vencer mas o time que entra em campo hoje é uma incógnita. Vamos torcer!


FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X NOVA IGUAÇU


Local: Estádio Nílton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28 de janeiro de 2017, sábado
Hora: 17h00 (de Brasília)
Árbitro:
Assistentes:

BOTAFOGO: Helton Leite; Marcinho, Marcelo, Igor Rabelo e Gilson; Matheus Fernandes, Dudu Cearense, Leandrinho e Camilo; Pachu (Joel) e Sassá.
Técnico: Jair Ventura

NOVA IGUAÇU:

Técnico:


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com


terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Botafogo enfrenta o Madureira pelo Carioca tentando ganhar fôlego para estreia na Libertadores





Hoje começa o ano do Botafogo! Vamos em busca
 da vitória! Pra cima, Fogão! #VamosGanharFogo
O Botafogo está de volta ao Rio após um período de sete dias de treinamento no China Park, Domingos Martins-ES.

O pouco tempo de pré-temporada para aprimoramento físico e técnico do grupo preocupa, mas não havia outro jeito com o adiamento das férias dos jogadores no final do ano. Apesar disso, a julgar pelo depoimento dos jogadores e desempenho demonstrado no único amistoso disputado nesse período em Cariacica, o aproveitamento esperado parece ter atingido o objetivo. E não tinha como ser diferente já que o jogo de estreia oficial do time está marcado para às 16h30 desta quarta-feira, contra o Madureira, no estádio de Moça Bonita em Bangu, pelo Campeonato Carioca numa partida antecipada da segunda rodada da competição.

Como é começo de trabalho, a tendência é que Jair Ventura mande a campo o mesmo time que jogou o primeiro tempo do amistoso contra o Rio Branco e marcou três vezes contra o adversário. Essa decisão privilegia os jogadores mais bem preparados fisicamente e o bom entrosamento da equipe demonstrada no jogo-treino.

Dessa forma, devemos ver em campo o goleiro Gatito Fernández; Jonas, Renan Fonseca, Emerson Silva e Victor Luis; Airton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e Montillo; Rodrigo Pimpão e Roger.


Pré-temporada: Último treino no China Park






Isso significa dizer que Joel Carli e João Paulo, dois dos titulares do time concebido por Jair para a sequência da temporada - inclusive para o jogo de estreia na Libertadores contra o Colo-Colo, dia 1o. de fevereiro - continuam de fora por problemas musculares. Além deles, o meia Camilo é ausência anunciada já que está a serviço da Seleção Brasileira que joga amistosamente hoje à noite contra a Colômbia no Estádio Nilton Santos.


Pimpão foi um dos destaques da vitória do 
Botafogo sobre o Rio Branco-ES por 3 a 0
(Foto: Vitor Silva / SS Press / Botafogo)
Por outro lado, teremos a oportunidade de confirmar as boas condições demonstradas por Jonas na lateral direita, por Rodrigo Pimpão e Roger lá na frente e pelo craque Montillo, destaques do jogo contra os capixabas. A esse grupo, podemos acrescentar o atacante Sassá que entrou bem no segundo tempo, marcou um gol e mostrou boa postura em campo.

Possivelmente, veremos ainda alguns dos garotos da base em campo como Marcinho, que teve um bom desempenho na lateral direita, os zagueiros Marcelo e Igor Rabelo ou mesmo Pachu, Matheus Fernandes e Bochecha que entraram no decorrer da partida e mostraram personalidade e desenvoltura.

Apesar de ser um amistoso de pré-temporada, o novo Botafogo mostrou qualidade e goleou o adversário com facilidade (4 a 0), com direito a gol de Montillo. Veja na íntegra a avaliação que fizemos do desempenho do time nesse jogo: Blog do FelipaoBfr: Botafogo empolga no ensaio e Montillo estreia com gol...


Esse confronto tem história! Até o momento o Bota 
leva ampla vantagem sobre o Madura 
(Canal Premiere)
Apesar do pouco conhecimento sobre as condições do Madureira no momento, é certo que o Tricolor Suburbano está se preparando para esse jogo a muito mais tempo que a gente. O técnico PC Gusmão não é bobo e espera surpreender já na estreia. Para isso, conta com alguns jogadores experientes como os atacantes Soares e Souza e o lateral Wellington Saci.

Mas, se tivermos fôlego suficiente para aguentar o forte calor que, geralmente, faz em Bangu, temos plenas condições de superar as adversidades e bater o adversário. Uma vitória na estreia seria muito importante para a sequência de jogos por aumentar a confiança do grupo que tem pela frente uma "final" programada para a quarta-feira seguinte, em nossa casa, contra o Colo-Colo.




FICHA TÉCNICA

MADUREIRA X BOTAFOGO


Local: estádio Moça Bonita, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 25 de janeiro de 2017, quarta-feira
Hora: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Luiz Antonio Silva dos Santos
Assistentes: Wagner de Almeida Santos e Daniel do Espírito Santo

BOTAFOGO: Gatito Fernandez, Jonas, Renan Fonseca, Emerson Silva e Victor Luis; Airton, Rodrigo Lindoso, Bruno Silva e Montillo; Rodrigo Pimpão e Roger
Técnico: Jair Ventura

MADUREIRA: Rafael, Felipe Formiga, Fabio Braz, Jorge Filipe e Wellington Saci; William, Leandro Carvalho, Jefferson Maranhão e Douglas Lima; Soares e Souza
Técnico: PC Gusmão


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com



domingo, 22 de janeiro de 2017

Botafogo empolga no ensaio e Montillo estreia com gol




Estreante, Montillo marcou o 3o. gol do Botafogo
no jogo (Foto: Vitor Silva / SS Press / Botafogo)
Vamos começar esse post com um trecho extraído da resenha que publicamos ontem, antes do jogo. Escrevemos: "É começo de temporada e os jogadores devem sentir os efeitos dos intensos treinamentos... . Além disso, há de se levar em conta os desfalques e a falta de entrosamento... mas, como torcedores, sempre esperamos uma vitória convincente e, se possível, com muitos gols, inclusive de Montillo". E foi o que aconteceu no jogo teste contra o Rio Branco-ES, uma equipe modesta que não exigiu muita coisa de um empolgado Botafogo.


Veja na íntegra o que escrevemos na resenha de pré-jogo: Blog do FelipaoBfr: Botafogo faz a primeira partida do ano com Montill...


Apesar da nossa cautela de pré-temporada, o novo Botafogo mostrou qualidade e goleou o adversário com facilidade, com direito a gol de Montillo na sua estreia com a gloriosa camisa 7 do Botafogo. Apesar de estar sem jogar desde novembro de 2016, enquanto esteve em campo o craque argentino mostrou desenvoltura, comandou as ações de ataque e deixou o seu golzinho como convém a um candidato à ídolo do clube.

O time principal deixou uma boa impressão na torcida. Aproveitou bem a oportunidade e ganhou entrosamento para o jogo de estreia no Campeonato Carioca na próxima quarta-feira, às 16h30, contra o Madureira, em Moça Bonita. Uma espécie de prévia para o jogo mais importante do ano, contra o Colo-Colo, dia 1o., pela Libertadores, no Estádio Nilton Santos.


Intervalo de jogo: Botafogo 3 x 0 Rio Branco-ES.
 Dois gols de Rodrigo Pimpão e um de Montillo. 

(Foto: Vitor Silva / SS Press / Botafogo)
Parecendo mais bem preparado fisicamente do que o restante do grupo, Rodrigo Pimpão foi o destaque do jogo. Marcou duas vezes no 1o. tempo e deu ritmo ao ataque formando dupla com Roger. O primeiro, aos 9 minutos, num arremate de dentro da área em bola preparada por Airton. O volante aproveitou o rebote do goleiro adversário em boa jogada de penetração do lateral Jonas pela direita.

Pimpão voltou a marcar aos 13 minutos, após bela assistência de Roger. Fazendo o trabalho de pivô, o camisa 9 deu passe preciso para e o 10 que completou de fora da área. Bota 2 a 0 com facilidade. O terceiro veio dos pés do estreante Montillo. Aos 41 minutos o meia invadiu a área pela direita, chutou cruzado no canto oposto do goleiro e saiu comemorando ao seu estilo - cavalgando. Foi o seu primeiro gol com a camisa 7 do Botafogo.


Sassá amplia para o Glorioso! Botafogo 4 x 0
R. Branco-ES! 
(Foto: Vitor Silva / SS Press / Botafogo)
No intervalo, Jair Ventura trocou o time inteiro dando chance aos suplentes relacionados para o jogo - dentre eles, muitos garotos oriundos da base.

Não demorou muito e Sassá deixou o dele. Aos 5 minutos, o atacante recebeu uma bola na frente da área e fuzilou o goleiro fazendo o quarto gol do Fogão.

No 1o. tempo, sem que Gatito Fernandez tenha sido exigido, destaco a atuação regular de Jonas pela direita, a boa forma e a vontade de Pimpão, o bom posicionamento de Roger e a desenvoltura de Montillo na articulação. No segundo com um time menos entrosado, destaco a boa presença do garoto Marcinho na direita, a atuação segura da dupla de zaga formada por Marcelo e Igor Rabelo, vi um Camilo dentro do esperado e uma boa movimentação de Sassá que apareceu bem dentro de suas características.

O sempre criticado Vinícius Tanque dessa vez surpreendeu positivamente. Em boa forma física, correu, deu dribles desconcertantes nos adversários, apareceu na defesa para ajudar o lateral e deu assistências precisas para seus companheiros lá na frente.

De mesmo modo, registro o baixo rendimento dos volantes Airton, Bruno Silva, Lindoso e Dudu assim como de Victor Luis pela pouca movimentação. Mas o campeão de críticas na internet foi o lateral-esquerdo Gilson que parecia fora de forma e perdido na marcação.

Alguns dos garotos que estrearam ontem como Matheus Fernandes e Bochecha, e Pachu que jogou uma partida no ano passado, mostraram qualidade e disposição mas necessitam de mais rodagem para uma melhor avaliação.

O Botafogo jogou e venceu com Gatito Fernández (Helton Leite), Jonas (Marcinho), Renan Fonseca (Marcelo), Emerson Silva (Rabello) e Victor Luis (Gilson); Airton (Dudu Cearense) (Fernandes), Bruno Silva (Matheus Fernandes), Rodrigo Lindoso (Leandrinho) e Montillo (Camilo) (Bochecha); Rodrigo Pimpão (Pachu) (Vinicius Tanque) e Roger (Sassá).


Reveja os gols do Botafogo:




Dependendo da avaliação da comissão técnica e considerando-se o desgaste e desempenho individual de cada jogador em campo, Jair definirá a equipe que estreia no Campeonato Carioca contra o Madureira. O jogo contra o Tricolor suburbano está programado para a próxima quarta-feira (25), em Moça Bonita e foi antecipado da 2a. rodada do Estadual por coincidência de datas com a Libertadores.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

Botafogo faz a primeira partida do ano com Montillo em campo




Montillo foi apresentado oficialmente à torcida no
último dia 11 em G. Severiano (BotafogoOficial)
O Botafogo faz hoje (22), contra o Rio Branco-ES, a sua primeira partida do ano depois de se apresentar para o início da temporada dia 11 no Rio e completar cinco dias de trabalhos intensos no complexo turístico do China Park, no município de Domingos Martins, Espírito Santo.


Veja como foi a apresentação dos jogadores em General Severiano e as incertezas que rondavam o clube na remontagem do elenco: Blog do FelipaoBfr: Dia de reapresentação: A única estrela aqui é o Botafogo...


O amistoso contra o time capixaba nesta tarde servirá de teste para os dois times na temporada que se inicia. Será disputado no estádio Kléber Andrade, em Cariacica/ES, com início programado para às 17h. O grande atrativo do jogo será a estreia do argentino Walter Montillo com a gloriosa camisa do Botafogo, a maior contratação do clube carioca para a temporada. A partida será transmitida ao vivo pelo SporTV2 e, segundo informação do repórter Renan Moura da Rádio Globo, o Setor C do Kleber Andrade destinado à torcida do Botafogo já está esgotado.

Apesar da presença confirmada de Montillo, o Alvinegro vai muito modificado em relação ao time concebido por Jair Ventura e aprovado pela maioria dos torcedores nas redes sociais. Do time titular para a estreia na Libertadores contra o Colo-Colo, dia 1o. de fevereiro, no estádio Nilton Santos - Gatito Fernandez, Jonas, Joel Carli, Emerson e Victor Luis; Airton, Bruno Silva e João Paulo; Camilo e Montillo; e Roger - vamos entrar em campo hoje com a dupla reserva de zagueiros formada por Renan Fonseca e Emerson Silva já que Carli sofreu uma contratura na panturrilha que o deixou fora dos treinamentos desde a primeira semana no Rio, enquanto Emerson vive um impasse na renovação de contrato e vem treinando no time reserva sem perspectivas de ser aproveitado enquanto persistir a situação.


Montagem em homenagem à 1a. convocação do 
Camilo para a Seleção Brasileira (BotafogoOficial)
No meio, a expectativa do torcedor para ver João Paulo em campo fica adiada já que o jogador sentiu dores musculares no início da semana e será poupado. Outro ausência lamentada é a de Camilo, principal destaque do time na temporada passada. O jogador foi convocado para o amistoso da Seleção Brasileira contra a Colômbia na próxima quarta-feira no Nilton Santos e a tendência é de que Jair Ventura poupe o jogador para que não sofra um desgaste excessivo antes da estréia na Libertadores. O jogador estará no banco e se entrar no jogo, deve se por pouco tempo.

Com isso, Rodrigo Lindoso entra na vaga de J. Paulo reeditando o tripé de volantes muito utilizado na temporada passada e Pimpão começa o jogo na vaga de Camilo numa variação tática alternativa ao 4-3-2-1 que deve ser utilizado pelo técnico ao longo da temporada. Pimpão entra para fechar os flancos e dar mais agilidade ao ataque já que Roger deve atuar mais estático dentro da área como um camisa 9 tradicional.  A conferir! 

Além do goleiro Gatito Fernandez e do centro-avante Roger, a torcida terá a oportunidade de ver as estreias do lateral-direito Jonas que chegou para a vaga ocupada por Alemão na temporada passada depois da séria contusão do titular Luis Ricardo e possivelmente, do lateral-esquerdo Gilson num segundo momento, já que esses jogadores foram regularizados na CBF e demonstraram estar aptos fisicamente.

Durante a semana, mais dois jogadores se juntaram ao grupo em Domingos Martins. Trata-se dos atacantes Guilherme, emprestado pelo Grêmio, e do já experiente Joel vindo por empréstimo do Cruzeiro. Os jogadores chegam para dar opções à Jair no setor mais carente da equipe. No momento, seguem treinando com o grupo, aguardam a regularização junto à CBF e não estão relacionados para o amistoso contra o Rio Branco.


O Botafogo estreia no Carioca 2017, dia 25, contra
 o Madureira em Moça Bonita
Dependendo do rendimento dessa formação no jogo de hoje e considerando-se o desgaste e desempenho individual de cada jogador em campo, Jair definirá a equipe que estreia no Campeonato Carioca contra o Madureira, na primeira partida oficial da temporada. O jogo contra o Tricolor suburbano está programado para a próxima quarta-feira (25), em Moça Bonita e foi antecipado da 2a. rodada do Estadual por coincidência de datas com a Libertadores.

É começo de temporada e os jogadores devem sentir os efeitos dos intensos treinamentos dessa primeira fase de recondicionamento. Além disso, há de se levar em conta os desfalques e a falta de entrosamento da equipe em função da incorporação de novos jogadores ao elenco mas, como torcedores, sempre esperamos uma a vitória convincente do time e se possível com muitos gols, inclusive de Montillo. É com esse espírito que conto as horas que faltam pra começar a partida e ver o Botafogo em campo.

Obs: os rivais tiveram alguns dissabores nos seus jogos de estreia em 2017. O Vasco foi goleado pelo Corinthians por 4 a 1 no torneia da Flórida e o Flamengo apanhou feio do modesto Vila Nova por 2 a 1, em Goiânia, com direito a dois golaços do matador Wallyson.

Hoje tem Botafogo... Pra cima deles Fogão!


Ficha da partida:
Botafogo x Rio Branco

Local: Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES)
Data-hora: 22/1/2017 - 17 horas
​Árbitro: Felipe Varejão (ES)
Auxiliares: Fabiano Ramires (ES) e Vanderson Zanotti (ES)

Botafogo: Gatito Fernández, Jonas, Renan Fonseca, Emerson Silva e Victor Luís; Airton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e Montillo; Rodrigo Pimpão e Roger. 
Técnico: Jair Ventura.

Rio Branco: Jaime; Lukas Sueth, Thiago Eleutério, Santiago e Matheus Zouain; David, Canário, Fábio Azevedo e Felipe Linhares; Felipe Capixaba e Márcio Carioca.
Técnico: Flávio Annunziata.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com