sábado, 21 de setembro de 2013

Programa de domingo: Ir ao Maraca ver a vitória do Fogão


GUIA DA RODADA #23: Rodada envolve muitos jogos que influenciam na luta contra o rebaixamento, enquanto Cruzeiro tenta disparar na liderança



Por um desses caprichos da tabela, a luta contra o rebaixamento pode acabar se tornando, na reta final do Brasileirão, mais interessante até do que a briga pelo título. Apenas seis pontos separam o sexto colocado, o Vitória, do primeiro rebaixado no momento, o Criciúma. É uma distância menor do que aquela que afasta o líder do vice. 

Assim, nada mais compreensível do que a rodada envolver mais a batalha contra o Z-4 do que a briga pelos primeiros lugares. Mesmo assim, é preciso olhar com muita atenção para as duas próximas séries de jogos, pois elas podem ser definidoras para o título. Nelas, o Cruzeiro visita Corinthians e Inter, ao passo que o Botafogo, seu maior perseguidor, recebe Bahia e Ponte Preta. Em tese, e nem sempre a tese se sustenta, a caminhada alvinegra é mais fácil - e a distância pode ser encurtada.

Destaque na rodada também para o primeiro jogo do Flamengo depois da saída de Mano Menezes (contra o Náutico na Arena Pernambuco) e para a promessa de boa partida entre Goiás e São Paulo.


Comentários do blogueiro: Essa é a proposta do site da globo para os jogos da rodada e a cada semana destacamos aqui apenas a análise relativa ao do Botafogo que é o que nos interessa.



BOTAFOGO x BAHIA
DOMINGO, 16H - MARACANÃ

Chorar a derrota para o Cruzeiro não tornará o Botafogo campeão brasileiro. O time alvinegro teve, nos pés de Elias ou no pênalti batido (e perdido) por Seedorf, a chance de grudar no líder. Mas deu tudo errado, e a derrota de 3 a 0 no Mineirão ampliou para sete pontos a distância do líder. O jeito agora é seguir adiante. Causa preocupação, porém, o mau momento do holandês. Seedorf não faz gols há oito jogos (sua pior sequência no clube) e deu apenas duas assistências no período. Mas é nele que o Alvinegro segue apostando para ganhar o Brasileiro. 

Os cariocas contam com uma aproximação ao líder nas duas próximas rodadas, quando recebem Bahia e Ponte Preta e acompanham o Cruzeiro nas visitas a Corinthians e Inter. Teoricamente, o caminho do Botafogo é mais fácil. Teoricamente. Na prática, o Tricolor baiano vai a campo animado com a boa vitória de 2 a 0 sobre o Inter. São três rodadas sem perder, o que rende um respiro ao time nordestino no campeonato. A distância para a zona do rebaixamento subiu para quatro pontos. Destaque no Bahia para o atacante Fernandão, que chorou em campo contra o Inter ao fazer um gol logo depois de ser vaiado por torcedores na Fonte Nova.

Na TV: Premiere FC, com Jader Rocha e Roger Flores.

Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS), com Vicente Romano Neto (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP).

Você sabia que... o Botafogo ainda não perdeu como mandante no Brasileirão-2013? Foram dez partidas, com sete vitórias e três empates.


Comentários do blogueiro: O Bota recebe o Bahia no Maraca depois de uma batalha duríssima em Minas. Cruzeiro e Botafogo confirmaram na rodada passada, todas as expectativas que se formaram em torno do confronto entre o líder e o vice do Brasileirão. Falavam até em final e foi com esse espírito que as duas melhores equipes do campeonato se enfrentaram.

A Raposa venceu por 3 a 0, somou 49 pontos e deu enorme passo rumo à taça. Já o Alvinegro permaneceu em segundo (42), agora com sete pontos de diferença. Além do Bota, os concorrentes diretos por vaga no G-4 - Grêmio (38), Atlético-PR (38) e Inter (34) - lamentaram o resultado.

O Botafogo lutou até o fim mas não deu. Levou um gol no último lance do primeiro tempo na jogada mais manjada do adversário. A mesma que decidiu o jogo contra o Furação e foi comentada na semana toda. Dedé fez a parede na cobrança de corner prendendo Bolivar e M. Mattos que não acompanhou a movimentação de Nilton. O jogador se livrou da marcação e acertou um voleio raro fazendo um golaço.

No início do segundo tempo o Bota foi pra cima e Seedorf teve a chance de empatar o jogo em cobrança de pênalti sofrido por R. Marques. Se converte, poderia ter mudado o destino da partida mas chutou pra fora.O jogador se abateu muito e o time foi junto. É lance de jogo e ele tem muito crédito junto ao grupo. Não vem rendendo tudo que pode mas continua sendo o principal nome do time e é com ele que vamos atrás dos nossos sonhos.

O Cruzeiro tem um elenco muito mais qualificado e fez as substituições que acabaram por decidir o jogo. Dagoberto e Julio Batista deram números definitivos ao placar (3 a 0) ajudados pelo árbitro que inventou um pênalti convertido por eles.

Como a Raposa foi mais astuta, a Cachorrada perdeu temporariamente o seu rastro mas não duvidem de sua capacidade de reencontra-lo. O Bota já deu monstras de que pode superar obstáculos e segue firme fazendo um excelente campeonato. Isso nos faz crer que os efeitos dessa derrota já sejam amenizados nessa 23a. rodada.

O Bota volta ao Maracanã, no domingo, pra defender sua posição contra o Bahia com a obrigação de vencer e o lugar de todo Alvinegro do Rio é estar junto do time pra celebrar a vitória. Enquanto isso, ficaremos de olho nos adversários com a possibilidade de vermos a diferença para o líder cair já nas duas próximas rodadas. O Cruzeiro tem uma sequência dura contra Inter e Corinthians - dois candidatos às vagas do G-4, fora de casa.

Gabriel, já recuperado de lesão, volta ao time na vaga deixado por Renato que sentiu a coxa. Dória também volta após cumprir suspensão. Só essas modificações já qualificam e muito o time que sofreu bastante com a insegurança de André Bahia na zaga. O restante do time deve ser o mesmo que enfrentou o Cruzeiro, em Minas. Já o Bahia de Cristóvão chega ao Rio animado depois de vencer o Inter (2 a 0) na boa terra e ter se afastado da zona da morte. Vem pra cima com o "carrasco" Fernandão que, além de ter feito o gol da vitória contra o Inter, marcou os dois gols contra o Botafogo na vitória do Tricolor baiano no primeiro turno (2 a 1), no Batistão.

Escalações:

Botafogo: O time que enfrenta o Bahia é: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Seedorf e Rafael Marques; Elias.

Bahia: A alteração na lateral - Fabrício Lusa, suspenso não joga - não deverá ser a única para o jogo contra o Bota. A expectativa é de que Cristóvão mantenha o trio de volantes – Fahel, Hélder e Feijão – e o trio ofensivo – Wallyson, William Barbio e Fernandão. Entretanto, nada está garantido.

Vamos pra próxima pois mostramos que temos time pra seguir nessa luta pelo título, apesar da diferença para o líder ter sido ampliada.


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O vatapá desandou: veja como foi Bahia e Botafogo pelo 1º turno, no Batistão


*Matéria publicada no Blog do Felipaodf (http://felipaodf.blogspot.com.br/) em 06 Jun 2013


O Botafogo sofreu ontem, diante do Bahia, a segunda derrota do ano (havia perdido para o Fla, no Carioca) e parece que o vatapá desandou. Críticas à atuação do time pipocaram por todos os lados e as velhas discussões sobre o elenco alvinegro virou o prato-do-dia.

Foi um jogo ruim, principalmente no segundo tempo. Tudo parecia caminhar para um empate sem graça (1 a 1) tal era falta de vontade dos dois times em mudar a situação. Mas o disperso Fellype Gabriel resolveu interferir no destino da partida e "lançou" Fernandão nas costas de Antônio Carlos, que tentou acompanhar o atacante e nem isso conseguiu. Até agora estou me perguntando porque o sempre mal colocado Tonhão não se sacrificou pela pátria fazendo falta no lance e parou a jogada - uma voadora ali resolveria a parada. Mesmo que levasse vermelho, era a melhor alternativa para barrar a corrida do grandalhão baiano já que Renan não esboçou nenhuma reação pra evitar o arremate final.

A noite era ideal para chegarmos ao topo da tabela mas parece que bateu aquele pavor de assumir a liderança dessa coisa chamada Brasileirão. Quaisquer que sejam as circunstâncias, o Bota geralmente patina nessa ocasiões, principalmente contra times de menor expressão. Fazer o que?

Alguns atribuem a péssima atuação ao problema dos salários atrasados que o Presidente ainda não deu solução. Oswaldo elegeu o gramado irregular como vilão pelo baixo rendimento. Pode até ser, já que o gol de Vitinho teve a ajuda do montinho artilheiro e foram muitos os erros de passes de ambos os lados. Existe ainda a história do cansaço pelo excesso de viagens com a falta do Engenhão. Foi tudo isso junto, mais a falta de disposição.

A se louvar, apenas a presença maciça da torcida alvinegra local (Público/Renda: 13.759 pagantes/R$ 386.300,00) que mesmo em maior número e incentivando o time teve que amargar uma derrota na despedida do Batistão (o estádio foi fechado para reformas).

Vários jogadores estiveram abaixo da média a começar por nosso goleiro. Renan falhou ao rebater a bola nos pés do adversário, um erro recorrente já que no lance do gol do Cruzeiro, na rodada passada, rebateu errado também.

O tal de Tonhão já não merece figurar nem como reserva do Dória. Vem apresentando baixo rendimento seguidamente em todos os fundamentos. Pode ser a vez de André Bahia ser experimentado na posição, pelo menos é mais eficiente nos desarmes e tem melhor colocação.

Bolívar, sobrecarregado, se excedeu nas faltas, tanto que temi por sua expulsão. Nossos laterais estiveram muito abaixo do desejável. Mattos e Gabriel sobreviveram ao desastre e lutaram como sempre até o fim.

Fellype Gabriel, que retornava ao time, vem jogando abaixo do que pode e acabou por produzir o lance bisonho que resultou no gol da virada do Bahia, o segundo de Fernandão (2 a 1). Lodeiro fez muita falta como era previsível e o setor de criação pouco produziu. Foram apenas três chances de gol, uma delas convertida.

Reveja os gols da partida:



Seedorf ficou devendo de novo e parece estar cansado de tudo. Rafael Marques parou de marcar gols e também de jogar - sumidaço nas duas partidas, nunca é substituído para se ter ideia de como o time se comportará sem ele. Vitinho tem a seu favor o vigor físico e a disposição em partir para o gol mas ainda não é jogador para dois tempos inteiros. Alternou bons e maus momentos na partida e sucumbiu com o time no segundo tempo.

O pior de ver foram os substitutos escolhidos para mudar o rumo da partida, todos sem ritmo de jogo. Renato pouco acrescentou e Andrezinho, sem confiança, deu vexame ao perder bolas fáceis e atrasar jogadas mesmo tendo entrado pra procurar o gol de empate. Bruno Mendes continua matando na canela mas mostrou disposição e poderia ser mais utilizado. No final, teve a chance do empate mas levou azar na jogada. Paciência...

Adeus série invicta (19 jogos) e adeus possibilidade de liderança isolada no Brasileirão. Agora é juntar os cacos porque temos uma Ponte pra atravessar até a parada para a Copa das Confederações.

Vamos em frente porque está tudo, ainda, muito embolado!

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

Perdemos o rastro da Raposa, mas não o campeonato


Depois de se distanciar do Cruzeiro, Bota recebe o Bahia, no Maraca, com obrigação de vencer



Foi um jogão. Cruzeiro e Botafogo confirmaram todas as expectativas que se formaram em torno do confronto entre o líder do campeonato e seu vice. Falavam até em final, mesmo com a disputa sendo em pontos corridos, e foi com esse espírito que os rivais se enfrentaram.

A Raposa venceu com um placar dilatado (3 a 0) e deu enorme passo rumo à taça (49). Quanto ao Alvinegro, permaneceu em segundo na tabela (42), agora com sete pontos de diferença. Além do Bota, os concorrentes diretos por vaga no G-4 - Grêmio (38), Atlético-PR (38) e Inter (34) - também lamentaram o resultado.

No primeiro turno as equipes já haviam feito um bom jogo, em Volta Redonda, com bela atuação da equipe celeste, mas o Fogão saiu com a vitória (2 a 1). Na "decisão" de meio de campeonato, o Bota jogou de cabeça erguida, no Mineirão, e por circunstâncias inusitadas da partida foi derrotado por um poderoso (time e elenco) adversário.

O Botafogo lutou até o fim mas não deu. Levou um gol do volante Nilton no último lance do primeiro tempo na jogada mais manjada do adversário. A mesma que decidiu o jogo contra o Furação e foi amplamente comentada na semana passada. Dedé fez uma parede prendendo Bolivar e M. Mattos que não acompanhou a movimentação de Nilton. O jogador, sem marcação, acertou um raro sem pulo e fez um golaço.

No início do segundo tempo o Bota foi pra cima e Seedorf teve a chance de empatar o jogo mas jogou pra fora o pênalti que poderia ter mudado o destino da partida. Paciência. O jogador pediu desculpas ao grupo, mas nem precisava. É lance de jogo e ele tem muito crédito junto aos companheiros. Não vem rendendo tudo que pode, é verdade mas continua imprescindível ao ao time que ainda sonha com o título da competição.

O time ainda tentou na base da vontade mas o Cruzeiro tem um elenco muito mais qualificado e fez as substituições que acabaram por decidir o jogo. Dagoberto e Julio Batista entraram com o resultado ainda indefinido e sustentaram o domínio cruzeirense ampliando o placar pra 3 a 0. O árbitro ainda inventou um pênalti para eles encaminhando a definição do jogo.

Veja os lances decisivos da partida



Como a Raposa foi mais astuta, a Cachorrada perdeu temporariamente o seu rastro mas não duvidem de sua capacidade de reencontra-lo. O Bota já deu monstras de que pode superar o mais sórdidos obstáculos e vem fazendo um excelente campeonato. Isso nos faz crer  que os efeitos dessa doída derrota serão minimizados já na próxima rodada.

O Bota volta a campo no domingo para defender sua posição contra o Bahia, no Maraca, e tem a obrigação de vencer em casa. Enquanto isso ficaremos e olho nos adversários diante das reais possibilidades da diferença para o líder cair nas próximas rodadas. O Cruzeiro tem uma sequência dura contra Inter e Corinthians - dois candidatos às vagas do G-4, fora de casa.

Vamos pra próxima pois mostramos que temos time pra seguir nessa luta pelo título, apesar da diferença para o líder ter sido ampliada.


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Bota luta ate fim mais cai no Mineirão





O Botafogo lutou até o fim mas não deu. Levou um gol do volante Nilton no último lance do primeiro tempo na jogada mais manjada do adversário. A mesma que decidiu o jogo contra o Furação e foi amplamente comentada na semana.

No início do segundo tempo o Bota foi pra cima e Seedorf teve a chance de empatar o jogo mas bateu muito mal o pênalti que poderia ter mudado o destino da partida. Paciência...

O time ainda tentou na base da vontade mas o Cruzeiro tem um elenco muito mais qualificado e fez as substituições que acabaram por decidir o jogo. Dagoberto e Julio Batista entraram com o resultado ainda indefinido e sustentaram o domínio cruzeirense ampliando o placar pra 3 a 0. O árbitro ainda inventou um pênalti para eles encaminhando a definição do jogo.

Vamos pra próxima pois mostramos que temos time pra seguir nessa luta pelo título, apesar da diferença para o líder ter sido ampliada para 7 pontos.

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Mesmo contra o líder em casa, vamos atrás do resultado



GUIA DA RODADA #22: Jogão entre Cruzeiro e Botafogo centraliza atenções de uma rodada que tem outros jogos muito importantes



Cruzeiro e Botafogo fazem o grande jogo da rodada
(Foto: Luciano Belford/Agência Estado)
Lá em dezembro, quando soubermos quem é o campeão brasileiro de 2013, é bastante provável que olhemos para trás e pensemos neste 18 de setembro como uma data emblemática da luta pelo título nacional. O jogão entre Cruzeiro e Botafogo, no Mineirão, dirá muito sobre o que esperar do restante do campeonato. Se a Raposa vencer, dará enorme passo rumo à taça; caso o Alvinegro ganhe, ele impulsionará suas chances de ultrapassagem e também dará esperanças ao bloco de times atrás dele no campeonato - clubes como Grêmio, Atlético-PR e Inter.

E o melhor é que a rodada está longe de se resumir ao jogo com pinta de final em Belo Horizonte. Há outros jogos muito importantes, especialmente na luta contra o rebaixamento - casos de Vasco x Vitória e Criciúma x Fluminense. É impressionante: apenas seis pontos separam o sexto colocado, o campeão do mundo Corinthians, da zona de queda.

Destaque na rodada também para o encontro entre Coritiba e Goiás, dois times de campanhas quase gêmeas no campeonato, e para as partidas dos gaúchos. O Grêmio recebe o Santos e pode se aproveitar do duelo direto entre os dois primeiros colocados para se aproximar deles. O Inter visita o Bahia e tem a chance de entrar no G-4 - mas depende de tropeço do Atlético-PR, envolvido em outra partida muito interessante, contra o Flamengo, no Maracanã.


Comentários do blogueiro: Essa é a proposta do site da globo para os jogos da rodada e a cada semana destacamos aqui apenas a análise relativa ao do Botafogo que é o que nos interessa.


CRUZEIRO x BOTAFOGO
QUARTA, 21H50M - MINEIRÃO

A brincadeira de gato e rato entre Cruzeiro e Botafogo chega a seu ápice. Mais do que o maior jogo da rodada, o duelo desta quarta-feira, no Mineirão, é a partida mais importante do campeonato até agora. É o enfrentamento entre a explosão técnica e a intensidade do líder com a solidez e a organização quase matemática do vice. A distância de quatro pontos pode ser catapultada a sete ou reduzida a apenas um. É um duelo em que tudo pode acontecer, vide o encontro do primeiro turno, com vitória alvinegra, mas ótima atuação cruzeirense em Volta Redonda. A perseguição do Alvinegro à Raposa é incansável. Nas últimas quatro rodadas, o Cruzeiro venceu todas, e o Botafogo fez o mesmo. Os mineiros têm sete vitórias consecutivas, e os cariocas, no mesmo período, só tiveram um empate como furão na série de triunfos. Marcelo Oliveira decidiu colocar Ceará na lateral direita do time da casa, que terá Ricardo Goulart entre os 11 e Júlio Baptista no banco. Oswaldo de Oliveira deve escalar os visitantes com Lodeiro como titular.

Na TV: TV Globo (para RJ, MG - menos Belo Horizonte -, ES, GO, TO e regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste), com Luís Roberto, Júnior e Renato Marsiglia, e Premiere, com Jaime Júnior e Léo Figueiredo.

Arbitragem: Luiz Flavio de Oliveira (SP), com Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Marcelo Bertanha Barison (RS).

Você sabia que... se o Cruzeiro vencer o jogo, terá a melhor pontuação da história dos pontos corridos em 22 rodadas, com 49 pontos? O recorde é do São Paulo, em 2007, com 47.

Comentários do blogueiro: A 21ª rodada teve início no sábado com um confronto direto no G-4. Cruzeiro x Atlético-PR mediram forças no Mineirão e o clube mineiro venceu (1 a 0) sem muitas dificuldades mantendo a ponta da tabela e ampliando a vantagem sobre os adversários. A Raposa chegou a 46 pontos enquanto o Furacão estacionou nos 35, mantendo a 4a. posição. O Grêmio fazia 110 anos de fundação, armou a festa em casa e recebeu um presente amargo do Atlético-MG que venceu o jogo por 1 a 0. Mesmo com o resultado desfavorável, o Tricolor gaúcho assegurou a 3a. posição.

Veja nosso post que previa um jogo "escamado" entre o Alvinegro contra o Peixe, na Vila, numa semana decisiva para a sequência do campeonato http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/09/guia-da-rodada-21-fim-de-semana-tem.html


Com a vitória da Raposa no sábado restava à Cachorrada a difícil missão de vencer o Peixe em seus domínios para, no mínimo, manter a diferença de quatro pontos para o líder. E o Botafogo venceu mostrando equilíbrio e maturidade. Colocou dois gols de diferença, administrou o resultado e mesmo levando um gol na metade do segundo tempo, não se abalou em nenhum momento, mantendo o ritmo e padrão de jogo até sair com a vitória.

Elias marcou os gols alvinegros em lances típicos de um verdadeiro centroavante. No primeiro (38'), Seedorf iniciou a jogada tocando rápido para a penetração de Julio Cesar pela esquerda. O lateral cruzou da linha de fundo e encontrou Rafael Marques bem posicionado na área pra escorar pro gol. Aranha ainda tentou a defesa mas Elias emendou em cima da linha pra abrir o placar. A essa altura, o Santos já havia perdido chances claras de gol com Thiago Ribeiro. Foi um jogo igual no primeiro tempo, com oportunidades para os dois lados mas quem marcou foi o Bota que parecia um time mais equilibrado em campo.

Já no segundo tempo a vez iniciar a jogada decisiva foi de Renato que atuava bem como volante e participava ativamente na armação. E como um verdadeiro "meia" lançou Hyuri pela direita que cruzou a meia altura da linha de fundo para Elias, no meio da área. O atacante foi de encontro a bola e cabeçou para o gol sem chances para o goleiro. Era o segundo gol do corajoso Elias na partida. A jogada lhe rendeu dois galos na cabeça deixados pela chuteira do zagueiro Dracena que tentou o corte, na jogada.

Mesmo assim o jogo não estava decidido. O Santos fez lá suas modificações, buscou o jogo e conseguiu marcar o seu gol num belo chute de Cícero de fora da área (21'). Repetia-se assim, o mesmo resultado do 1o. turno no Rio de Janeiro, com vitória de 2 a 1 para o Bota. Por sua vez, Oswaldo Oliveira fez entrar os garotos Otávio e depois Gegê para oxigenar o time que se reequilibrou depois do gol e conseguiu levar até o fim o grande resultado.

Essa vitória quebrou uma série de tabus de que o Bota não vencia o Peixe na Vila a não sei quantos jogos (anos), mas isso chegava a ser irrelevante diante da importância da vitória para a sequência do campeonato.Tanto assim que hoje teremos o confronto mais aguardado do campeonato até aqui, contra o poderoso Cruzeiro, no Mineirão, que deve receber um grande público (+ de 40 mil) para o espetáculo. 

O Bota já deu demonstrações que atravessa um grande momento no campeonato mesmo convivendo com baixas no elenco ou jogando na casa dos adversários como foi nas vitórias contra Criciúma e Santos e pode, mesmo diante do líder, conseguir um bom resultado. Até mesmo um empate é admitido já que na sequência do campeonato, enfrentará adversários supostamente mais fáceis (Bahia e Ponte Preta) em casa, diferentemente do do Cruzeiro que terá que sair para cumprir compromissos dificílimos contra Corinthians e Internacional, dois candidatos às vagas do G-4.

Todos ligados, portanto, no jogão de hoje à noite que define a trajetória dos dois times para a sequência do campeonat0. Boa sorte Fogão!

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Como foi o Botafogo e Cruzeiro do primeiro turno? Você lembra?


Na véspera de enfrentarmos a Raposa jogando em sua casa, relembramos como foi a primeira partida e as possibilidades de repetirmos o resultado 



O Botafogo enfrentou o Cruzeiro pela 3a. rodada, na sua suposta "casa". Era o segundo jogo que o Alvinegro mandava em Volta Redonda onde havia vencido o Santos (2 a 1) na rodada anterior.

Ainda no começo do campeonato, estariam frente-a-frente dois dos candidatos a ocuparem uma posição no G-4. No final, o Campeão Carioca levou a melhor contra o Vice Mineiro (2 a 1), mostrando quem estava mais preparado nesse início de caminhada.

Foi um jogo entre dois times que começaram bem o campeonato somando 4 pontos, com 1 empate e 1 vitória. O Bota, mantendo a firmeza demonstrada no Estadual e o Cruzeiro (com grande elenco), tentando montar o time dentro da competição.

Como esperado (veja nosso post do pré-jogo: http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/06/guia-da-rodada-3-para-comecar-ver-quem.html) o grandalhão Anselmo Ramon encaixou bem no ataque cruzeirense substituindo o artilheiro Borges. Como homem de referência e fazendo o trabalho de pivô, levou perigo ao gol de Renan em várias oportunidades, municiado pelos meias Diego Souza e Éverton Ribeiro, os dois meias de criação cruzeirense. Foi dele o gol único da Raposa.

Dois velhos conhecidos dos Alvinegros (Leandro Guerreiro e Nilton) formavam a dupla de volantes do adversário. E justamente eles foram responsabilizados pelo fracasso da Raposa nessa jornada. O primeiro, por ter errado o passe que proporcionou a Vitinho puxar o contra-ataque que deu origem ao primeiro gol; o segundo, por ter feito uma partida muito apagada e pelo pênalti cometido sobre o lateral Lucas, numa jogada bisonha que o meia Lodeiro converteu.

Pelo lado do Bota, Seedorf voltava ao time com uma atuação apenas discreta demonstrando estar debilitado pela virose que o tirou do jogo diante do Santos. No lugar de Fellype Gabriel, lesionado, Oswaldo veio com o garoto Vitinho surpreendendo na escalação. O natural era que Andrezinho assumisse a vaga depois de ter atuado como titular na última partida.

A entrada de Vitinho mudou a forma do Botafogo jogar. Ganhamos poder de ataque mas perdemos em marcação. Tanto que o Cruzeiro teve maior posse de bola e domínio das ações durante todo o primeiro tempo e parte do segundo, situação revertida apenas após levarem o segundo gol.

O Bota da época já era um time entrosado, eficiente e estava invicto há 19 jogos Possuía um padrão de jogo bem definido que fez valer sobre o adversário. O sistema defensivo aguentou o tranco e conseguiu levar vantagem na maioria das jogadas. F. Gabriel fez falta na articulação e por vezes tivemos que recorrer aos chutões.

A vitória veio, porém mais apertada do que o previsto. Seedorf sentiu o desgaste e assim como Rafael Marques, pouco produziu. Em compensação, Lodeiro foi guerreiro e eficiente marcando os dois gols alvinegros. Depois da grande atuação o uruguaio se apresentou à Celeste para a Copa das Confederações, com a sensação do dever cumprido.

Foi uma vitória em "casa" contra um concorrente direto, importante para a sequência do campeonato e para se manter no G-4 (era o grande objetivo naquela oportunidade).


Veja os gols



Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

domingo, 15 de setembro de 2013

Não adianta se esconder, Raposa...Vamos atrás de você


http://blogs.lancenet.com.br/charges/
Com a vitória da Raposa no sábado sobre o Furacão, na abertura da rodada, restava ao Botafogo vencer o Santos ontem na Vila Belmiro para, no mínimo, manter a diferença para o líder. E o Botafogo venceu, mostrando grande maturidade. Colocou dois gols de diferença, administrou o resultado e mesmo levando um gol na metade do segundo tempo, não se abalou e manteve o ritmo e padrão do início do jogo até sair com a vitória.

Elias marcou os dois gols alvinegros em lances que atuou como verdadeiro centroavante. No primeiro, Seedorf (que amarrava muito as jogadas e por vezes impedia o time de evoluir), fez a jogada certa ao tocar rápido para a penetração de Julio Cesar pela esquerda (38'). O lateral cruzou da linha de fundo no meio da área para Rafael Marques, bem posicionado, escorar para o gol. Aranha defendeu parcialmente e Elias emendou em cima da linha pra abrir o placar. A essa altura o Santos já havia perdido no mínimo três boas oportunidades com Thiago Ribeiro pela esquerda ao chegar atrasado para concluir as jogadas ou chutar pra fora. Foi um jogo igual, com oportunidades para os dois lados mas quem marcou foi o Bota que parecia um time mais equilibrado.


Já no segundo tempo a vez de vislumbrar a jogada certeira foi de Renato que fazia uma boa partida, marcando e participando ativamente da armação. O "meia" fez belo lançamento para Hyuri pela direita que, também da linha de fundo, jogou a bola a meia altura para o centro da área. Ela viajou até encontrar Elias que, corajosamente, cabeceou bola e chuteira do adversário pra fazer o seu segundo gol na partida. 

Mesmo assim o jogo não estava decidido. O Santos fez lá suas modificações, veio pra cima e conseguiu marcar o seu gol num belo chute de Cícero de fora da área (21). Repetia-se assim, o mesmo placar do 1o. turno, no Rio de Janeiro. Oswaldo Oliveira prontamente fez entrar os garotos Otávio e depois Gegê para oxigenar o time que se reequilibrou e conseguiu levar até o fim o grande resultado que o mantem na vice-liderança, com os mesmos quatro pontos de diferença de antes da rodada.

Essa vitória quebrou uma série de tabus de que o Bota não vencia o Peixe na Vila a não sei quantos jogos (anos), mas isso chega a ser irrelevante diante da importância da vitória para a sequência do campeonato.

Não adianta se esconder, Raposa...A cachorrada vai atrás de você!


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

JOGOS AO VIVO: (18:30) SANTOS X BOTAFOGO, GRÊMIO X ATLÉTICO-MG, VITÓRIA X NÁUTICO

















Programação de hoje: 

Os canais mostram a programação normal e os jogos anunciados só entram próximo do início.


1. Clique no link dos canais.
2. Feche as janelas de propaganda clicando no [X] e assista.
3. Se estiver no horário do jogo e na programação constar AGUARDE, clique em Atualizar Programação.
4. Se o canal pausar, reinicie a página...

Baixe agora o App BotafogoDePrimeira para seu celular em: http://app.vc/botafogodeprimeira?


17/09/2013-15:45UEFA Galatasaray x Real Madrid CH02

17/09/2013-15:45UEFA Manchester United x Bayer Leverkusen CH01

17/09/2013-15:45UEFA Olympiacos x Paris Saint GermainCH03

17/09/2013-15:45UEFA Bayern de Munique x CSKA Moscou CH59

17/09/2013-15:45UEFA Viktoria Plzen x Manchester City CH47

17/09/2013-16:00Copa do Brasil Joinville x Vasco CH05