sábado, 24 de fevereiro de 2018

Ousadia e disciplina tática: a receita para voltar a vencer na Taça Rio




Vamos, FOGO! Amanhã o Glorioso vai em busca da segunda
vitória consecutiva! (Botafogo de Futebol e Regatas)
A ousadia de Alberto Valentim deu certo e o Botafogo venceu o Nova Iguaçu na partida de estreia do time na Taça Rio - 2o. Turno do Campeonato Carioca. A vitória marcou também a primeira vez de Valentim como o técnico do Glorioso.

Foram apenas oito sessões de treinos antes do triunfo e já deu para sentir a mão do técnico na forma de atuar da equipe.

Digo ousadia em função das inúmeras mudanças introduzidas na equipe em tão pouco tempo de observação - pouco mais de dez dias.

Gatitto voltou ao gol na vaga ocupada anteriormente por Jefferson que segue com dores no tornozelo. Marcelo assumiu a titularidade na vaga de Joel Carli. Valentim barrou os laterais Arnado e Gilson como clamava a torcida e lançando Marcinho na direita que não jogava há oito meses e o novato Moisés com dois dias de treinamento e não parou por aí. Sem poder contar com Matheus Fernandes vetado pelo DM, promoveu a volta de Lindoso (antes Dudu era a opção) ao lado de João Paulo.

Lá na frente, as mudanças foram igualmente significativas. Tentando dar mais velocidade às jogadas de ataque, Kieza tomou a vaga de Brenner depois de marcar o gol alvinegro na derrota para o Flamengo e Ezequiel foi efetivado no lugar de Luiz Fernando que era titular absoluto no time de Tigrão mesmo apresentando baixo rendimento.


Veja o que escrevemos no post de pré-jogo: Na estreia de Alberto Valentim, Botafogo encara o Nova Iguaçu com nova formação...


Técnico Alberto Valentim na semana de treinos no Estádio
 Nilton Santos. (Vitor Silva/SS Press/BFR) 

(Botafogo de Futebol e Regatas)
Nosso desejo era que jovens como Marcinho (o lateral estava parado desde abril do ano passado quando passou por cirurgia no joelho) e Ezequiel, além de Marcelo que tomou a vaga de Carli, tivessem apoio para que se firmarem na equipe e abrissem caminho para outros que aguardam por uma oportunidade no time principal. Os três tiveram atuações destacadas na partida.

E com essa nova formação, o time deslanchou fazendo dois gols no primeiro tempo com certa facilidade. O Nova Iguaçu até que tentou fazer uma marcação alta no começo do jogo para dificultar a nossa saída de bola mas o ímpeto durou pouco e já aos 17 minutos Kieza abria o placar. O atacante completou de primeira um cruzamento de Ezequiel dentro da área após receber assistência precisa de Marcinho - o lateral foi muito bem no apoio ao ataque - e se livrar, aos trancos e barrancos, de um implacável marcador.

Tocando a bola com facilidade o Botafogo chegou ao segundo. Leo Valencia cobrou com extrema precisão uma falta da entrada da área e jogou a bola no ângulo superior direito sem chances para o goleirão. Um golaço do chileno que espanta a zica para bem longe já que não havia marcado com a camisa alvinegra desde que chegou ao clube, em julho do ano passado. Foram 21 partidas tentando marcar o primeiro impacientando a torcida.

Na estreia de Alberto Valentim, o Botafogo bateu o Nova
 Iguaçu com gols de Kieza e Leo Valencia! 

(FOX Sports Brasil @FoxSportsBrasil
No segundo tempo as coisas seguiam em banho-maria com o Botafogo controlando o ritmo da partida. Kieza perdeu uma chance ouro ao chutar rente à trave após nova assistência de Marcinho.

Ia tudo muito bem até que Arnaldo entrou no jogo substituindo Marcinho que saiu exausto. O lateral errou feio na saída de bola ao tocar forte em direção à entrada da área (erro primário) onde estava Igor Rabello. O zagueiro não chegou a tempo de alcançar a bola do que se valeu o atacante Dieguinho para diminuir para o Laranjão (24').

Por um momento, o torcedor alvinegro (quase sempre pessimista) achou que as coisas poderiam dar errado mas o time se recuperou do susto e levou a partida com tranquilidade garantindo o resultado. Luiz Fernando, que havia entrado no lugar de Pimpão aos 25, deu fôlego extra ao time pela esquerda e teve uma boa chance de ampliar.

Foi uma vitória importantíssima que dá confiança ao time para a sequência do trabalho e para o técnico Alberto Valentim que vê sua ousadia premiada.


Veja a sequência de jogos que o Botafogo tem pela frente pelo Campeonato Carioca e Copa Sul-Americana:

22/02 - CAMPEONATO CARIOCA - 19:30
NIG 1×2 BOT
25/02 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
BOT × CAB

03/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
FLA × BOT

06/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 21:30
BOT × BAN

10/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
VRE × BOT

18/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 16:00
BOT × VAS

12/04 - COPA SUL-AMERICANA - 19:15
AUD × BOT


Ontem à tarde o grupo se apresentou no Estádio Nilton Santos para atividades regenerativas e hoje, pela manhã, para um treino-apronto sem a presença da imprensa. A tendência é que Valentim repita, contra a Cabofriense, a formação que iniciou o jogo contra o Nova Iguaçu para dar consistência à equipe. A partida está marcada às 19h30 de domingo, no Niltão, diante da torcida.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X CABOFRIENSE


Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro-RJ
Data-hora: 25/2/2018 - 19h30

Árbitro: Diego da Silva Lourenço
Assistentes: Diogo Carvalho Silva e André Roberto Smith

BOTAFOGO: Gatito Fernadez; Marcinho, Marcelo, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, João Paulo e Valencia; Ezequiel, Pimpão e Kieza.
Técnico: Alberto Valentim

Desfalques do Botafogo: Jefferson, Renatinho, Leandrinho, Matheus Fernandes e Marcos Vinícius (todos lesionados)

CABOFRIENSE: George; Wellington Júnior, Victor Silva, Leandro Euzébio, Airton; Levi, Kaká Mendes, Davi Ceará, Bruno Tubarão; Lauro César e João Carlos.
Técnico: Antônio Carlos Roy.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Na estreia de Alberto Valentim, Botafogo encara o Nova Iguaçu com nova formação




Amanhã é dia de o Glorioso buscar a vitória!#VamosFOGO
 (Botafogo de Futebol e Regatas)
O Botafogo encerrou na quarta-feira, a sua preparação para o jogo de estreia na Taça Rio (2o. Turno do Campeonato Carioca) hoje, contra o Nova Iguaçu, no Estádio Giulite Coutinho, às 19h30, com cinco modificações.

Foram oito sessões de treinos intensos desde que Alberto Valentim assumiu o comando técnico da equipe em substituição a Felipe Conceição que foi destituído do cargo após a derrota para o Flamengo (1 a 3) na semifinal da Taça Guanabara, no último dia 10.

Em sua primeira coletiva após esse período, o técnico elogiou a disposição do grupo em fazer o que estava pedindo e que pretende aplicar no jogo. Lógico que ainda não da forma que quer - vai ser aos poucos, disse.

Mesmo assim, espera conseguir uma vitória na partida, com organização tática e jogadores rendendo o máximo que puderem individualmente. Isso, na verdade, é o que nós torcedores também esperamos: uma vitória, e de preferência, com atuação convincente.

Para tanto, Valentim se valeu dos principais lances dos últimos jogos e da partida contra o Flamengo para buscar melhorias em todos os quesitos. Tanto no setor defensivo, com coisas que ele gosta, como no ofensivo. Não foram só erros, tivemos coisas boas também, disse na coletiva.


Técnico Alberto Valentim no seu primeiro treinamento no
 Estádio Nilton Santos. (Vitor Silva/SS Press/BFR)

 #VamosFOGO (Botafogo de Futebol e Regatas)
Valentim falou ainda do lado psicológico do grupo que vem de dois reveses seguidos - desclassificação na primeira fase da Copa do Brasil quando foi derrotado pelo Aparecidense-GO e a derrota para o rival rubro-negro numa das semifinais da TGB - sem, no entanto, citar os fatos. Preferiu um discurso otimista: - Quanto mais formos ganhando os jogos, nos entrosando, esse lado também vai melhorando. Estamos nos conhecendo e as coisas irão acontecendo naturalmente.

Sobre "reforços", disse que quanto mais o clube puder qualificar o elenco, melhor, dentro do planejamento orçamentário e levando em conta as características dos jogadores. A respeito do assunto, o vice de futebol do Botafogo confirmou, na apresentação de Moisés à imprensa, que o clube ainda mantem negociações abertas com dois jogadores.

Tanto é assim, que o lateral esquerdo Moisés chegou ontem, fez exames médicos, assinou contrato, treinou hoje com o grupo, foi apresentado à imprensa, registrado no BID no final da tarde e, segundo informações chegadas do Rio, já está escalado para o jogo. As mudanças são muitas, mais até do que estávamos esperando. Diga-se de passagem que o técnico não revelou a formação. Confirmou apenas a estreia de Gatito já que Jefferson, com problemas no tornozelo, não treinou e está fora jogo.


Veja o que escrevemos no post do início da semana: Que time Valentim vai mandar a campo na quinta-feira. Façam suas apostas.... A formação na qual apostávamos tinha Jefferson; Marcinho, Carli, Rabello e Gilson; Matheus Fernandes e João Paulo; Renatinho, Valencia, Ezequiel e Kieza.


A diferença entre a nossa aposta e a escalação anunciada pelos setoristas são decorrentes de problemas médicos de alguns dos escolhidos. Além de Jefferson, Matheus Fernandes, Renatinho e Marcos Vinícius continuam indisponíveis. Passaram a semana fazendo atividades de reforço muscular sem trabalharem coletivamente com o grupo.

Veja a formação divulgada pelos repórteres que cobriram o treino hoje: Gatito; Marcinho, Marcelo, Igor Rabello e Moisés; Lindoso, João Paulo e Valencia; Pimpão, Kieza e Ezequiel.


Motivação para trabalhar e alegria pra jogar! Ezequiel no treino
de meio de semana no N. Santos (Vitor Silva/SSPress) 

#VamosFOGO (Botafogo de Futebol e Regatas)
Chama a atenção, a barração dos laterais Arnaldo e Gilson (como pedia grande parte da torcida); a permanência de Carli no banco de reservas e; a escalação de Moisés que chegou ontem ao clube. As outras mudanças já eram esperadas em virtude das baixas médicas anunciadas e do baixo rendimento do nosso ataque.

Espero, piamente, que a torcida que for ao estádio amanhã apoie incondicionalmente esse time, principalmente por estar recheado de garotos da base e do novato Moisés que estreia mesmo tendo feito apenas um coletivo.

Que jovens como Marcinho (o lateral está parado desde abril do ano passado quando passou por cirurgia no joelho) e Ezequiel, além de Marcelo confirmado na vaga de Joel Carli, tenham apoio para que se firmem na carreira e abram caminhos para outros que aguardam por uma oportunidade no time principal.

Do meio para a frente, Valentim optou por Lindoso como primeiro volante (o jogador retorna ao time na vaga de Dudu Cearense que vinha jogando com Conceição); Brenner perdeu a vaga para Kieza que marcou o seu primeiro gol com a camisa alvinegra no jogo contra o Flamengo e; Luiz Fernando dá lugar ao garoto Ezequiel que vinha pedindo passagem a muito tempo. Com poucas opções, Pimpão permanece como titular mas pode ceder a vaga para Leandro Carvalho que volta a ser relacionado e aguarda oportunidade, no banco.


Veja a sequência de jogos que o Botafogo tem pela frente pelo Campeonato Carioca e Copa Sul-Americana:

22/02 - CAMPEONATO CARIOCA - 19:30
NIG × BOT

25/02 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
BOT × CAB

03/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
FLA × BOT

06/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 21:30
BOT × BAN

10/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
VRE × BOT

18/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 16:00
BOT × VAS

12/04 - COPA SUL-AMERICANA - 19:15
AUD × BOT



FICHA TÉCNICA
NOVA IGUAÇU X BOTAFOGO


Local: Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita (RJ)
Data: 22 de fevereiro de 2018 (Quinta-feira)
Horário: 19h30(de Brasília)

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Andréa Marcelino de Sá (RJ)

NOVA IGUAÇU: Jefferson, Wallace, Raphael Neuhaus, Murilo Henrique e Lucas; Paulo Henrique, Caio Cezar e Andrezinho; Wescley, Jonathan e Adriano
Técnico: Edson Souza

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Marcinho (Arnaldo), Marcelo (Carli), Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, João Paulo e Leo Valencia; Rodrigo Pimpão, Ezequiel e Kieza
Técnico: Alberto Valentim


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Que time Valentim vai mandar a campo na quinta-feira? Façam suas apostas!





Técnico Alberto Valentim no seu primeiro treinamento no 
Estádio Nilton Santos. (Vitor Silva/SS Press/BFR) 
#VamosFOGO (Botafogo de Futebol e Regatas)
Salve, salve companheiros! 

A última vez que estive por aqui, escrevendo, o Botafogo ou aquilo que sobrou dele após a desclassificação humilhante na Copa do Brasil se preparava para encarar o Flamengo em uma das semifinais da Taça Guanabara. Sem forças para reagir após o vexame contra a desconhecida Aparecidense-GO, a equipe comandada por Felipe Conceição foi derrotada novamente, dessa vez por seu maior rival.

O segundo revés na semana mais importante da temporada foi o bastante para a Diretoria reconhecer que a aposta feita no início do ano foi muito alta e decidiu pelo afastamento de Tigrão do comando técnico da equipe principal. Se por um lado demoraram para demitir o técnico, por outro foram bem ágeis na definição do substituto. A escolha caiu sobre Alberto Valentim que havia treinado o Palmeiras no ano passado após a saída de Cuca. 

Depois de sete jogos à frente da equipe, Conceição caiu como clamava a torcida. Em parte, por falta de experiência (quis implantar um novo modo de jogar abandonando completamente a base tática deixada pelo antecessor e, se não bastasse a audácia, foi para o primeiro jogo decisivo do ano com uma formação com três zagueiros sem que tenha treinado para isso); falta de resultados - consegui apenas duas vitórias pelo Carioca (Macaé e Boavista), empatou três vezes (Portuguesa, Madureira e o clássico contra o Flu) e foi derrotado outras duas, justamente quando não podia (contra a Aparecidense-GO pela Cd B e contra o rival Rubro-Negro na semifinal da TGB) e; falta de preparo para o cargo - iniciou carreira de treinador nas categorias de base a pouco tempo e foi auxiliar de Jair Ventura nos últimos dois anos.Tal irresponsabilidade custou caro ao planejamento financeiro do clube que amargou a desclassificação na competição mais rentável da temporada e a queda nas semifinais da Taça Guanabara. Veja o que escrevemos no post de pré-jogo: Depois do vexame de terça, Botafogo junta os cacos e encara o Flamengo pela Taça Guanabara...


Desde então, os ânimos no clube  foram se acalmando diante da disposição demonstrada pelo novo comandante já no primeiro dia de trabalho com o time em campo logo após à apresentação. Literalmente, Valentim vestiu a camisa e chegou com vontade de acertar.


Veja os próximos adversários do Botafogo pelo Campeonato Carioca e Copa Sul-Americana:

21/02 - CAMPEONATO CARIOCA - 19:30
NIG × BOT

25/02 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
BOT × CAB

03/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
FLA × BOT

06/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 21:30
BOT × BAN

10/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
VRE × BOT

18/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 16:00
BOT × VAS

12/04 - COPA SUL-AMERICANA - 19:15
AUD × BOT


Com a rapidez na solução do comando técnico e sem jogos programados para a semana pós-carnaval (o Botafogo completará doze dias só treinando até o jogo contra o Nova Iguaçu na quinta-feira) a torcida mais cri-cri do futebol brasileiro (da qual faço parte desde que me entendo como gente) virou sua bateria de críticas para a questão da comercialização de jogos no Niltão envolvendo os rivais.

No caso, o discurso ambíguo da Diretoria em relação ao tema foi motivo de comentários raivosos que repercutiram nas redes sociais. Primeiro soltaram uma Nota Oficial esdrúxula dizendo que não cederia o Nilton Santos para o jogo final da TGB (o jogo acabou confirmado para Cariacica-ES mesmo depois de decisão judicial desfavorável às pretensões do Botafogo em relação ao NS) e, dias depois, anunciavam acordo com o clube da Lagoa para a realização de dois jogos no Estádio. Além do fato da cessão do NS para jogos dos rivais, muito se reclama dos preços cobrados pelo aluguel. Do Flamengo, 100 mil pelo jogo do Carioca conforme tabela do Arbitral e 150 mil pelo jogo da Libertadores que será disputado com portões fechados. Do Fluminense, 180 mil pelo jogo de 2a. fase da Copa do Brasil.

Desse imbróglio todo, entre mortos e ofendidos, fico com a posição final tomada pela clube considerando que o Nilton Santos, como equipamento desportivo, deva ser utilizado em sua plenitude, gerando renda e exposição da nossa marca mesmo que isso implique em cede-lo aos rivais mediante cotas por partida. Como primeira experiência de negócio onde várias situações deverão ser observadas (principalmente o comportamento das torcidas no estádio e a garantia de reparo para os casos de equipamentos depredados), acho os preços praticados compatíveis com o momento já que vão servir de balizamento para futuras promoções. No caso do Flu, por ser um jogo de pouco apelo mesmo sendo pela CdoB e do Fla, por ser, um dos jogos, pelo Carioquinha onde o preço é ajustado previamente e do outro, pela Libertadores que, apesar de de alto apelo de público, será disputado sem a presença da torcida (o que reduz sobremaneira os custos operacionais) cumprindo pena imposta pela Conmebol. 


Motivação para trabalhar e alegria pra jogar! Ezequiel
 no treino de meio de semana no Nilton Santos
#VamosFOGO (Botafogo de Futebol e Regatas)
Posto isso, passemos aos assuntos da beira do campo. Conforme informações vindas do Rio, a impressão deixada por Valentim nesses primeiros dias de treinamento são promissoras. Depois de uma folga merecida no domingo, o grupo volta a se reunir nesta segunda-feira para trabalhos coletivos com a perspectiva que as trocas constantes de jogadores observadas nas práticas anteriores vá diminuindo até se chegar ao time ideal.

As chances de titularidade estão abertas a todos, do goleiro ao ponta esquerda como se dizia antigamente. Jefferson não está garantido (o goleiro ainda não atingiu a forma ideal e mostra certa insegurança debaixo do gol) já que Gatito se recuperou de problemas físicos e está à disposição.

Depois do baixo rendimento nos primeiros sete jogos, Arnaldo segue ameaçado de perder a posição para Marcinho ou mesmo L. Ricardo se já tiver recuperado a forma.

Depois de jogar boa parte do 1o. turno como titular, Marcelo deve ceder a vaga à Joel Carli que saiu do time por contusão. Rabello segue tranquilo na zaga enquanto Gilson é forte candidato a deixar o time. Seu substituto direto Yuri pode ser testado enquanto Moisés, o mais novo concorrente da posição, não é anunciado.

No meio, Lindoso perdeu espaço com Tigrão. O treinador preferia atuar com Dudu Cearense na cabeça de área quando M. Fernandes deixou o time com dores no dedão. Já recuperado, o jovem volante deve recuperar a posição e formar dupla com João Paulo, o mais regular do time nesse começo de jornada.

Do meio pra frente devem ocorrer as maiores mudanças na formação. Com baixo rendimento técnico, Valencia, Pimpão, Luiz Fernando e Brenner estão ameaçados enquanto Ezequiel, Kieza e Renatinho estão pedindo passagem pela titularidade. Brigam ainda por vaga no setor, o esquecido Marcos Vinícius que jogou apenas a partida de estreia e marcou o gol salvador do empate contra a Portuguesa, e Leandro Carvalho que arrumou uma dor no pé e ficou de fora desde o jogo de estreia.

O próximo compromisso está marcado para às 19h30 de quinta-feira (22), em Edson Passos, quando o time estréia no 2º Turno do Campeonato Carioca/Taça Rio contra o Nova Iguaçu, mandante da partida. 

Durante esse tempo sem jogos, o treinador alvinegro vem promovendo trabalhos técnicos e táticos de alta intensidade e alta rotatividade de jogadores nos exercícios coletivos. Nesse período, Luis Ricardo, Matheus Fernandes e Renatinho ficaram de fora dos atividades de campo, recuperando a parte física. Com as atuações no segundo tempo do jogo contra o Flamengo, crescem as chances de Ezequiel e Kieza começarem a partida. Renatinho, também cotado, deve ficar para uma próxima oportunidade já que não vinha treinando com os companheiros.

Aguardemos pois as três atividades de campo da semana para conhecer o esquadrão do Valentim.

A minha aposta é essa: Jefferson; Marcinho, Carli, Rabello e Gilson; Matheus Fernandes e João Paulo; Renatinho, Valencia, Ezequiel e Kieza. 


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com