domingo, 18 de fevereiro de 2018

Que time Valentim vai mandar a campo na quinta-feira? Façam suas apostas!





Técnico Alberto Valentim no seu primeiro treinamento no 
Estádio Nilton Santos. (Vitor Silva/SS Press/BFR) 
#VamosFOGO (Botafogo de Futebol e Regatas)
Salve, salve companheiros! 

A última vez que estive por aqui, escrevendo, o Botafogo ou aquilo que sobrou dele após a desclassificação humilhante na Copa do Brasil se preparava para encarar o Flamengo em uma das semifinais da Taça Guanabara. Sem forças para reagir após o vexame contra a desconhecida Aparecidense-GO, a equipe comandada por Felipe Conceição foi derrotada novamente, dessa vez por seu maior rival.

O segundo revés na semana mais importante da temporada foi o bastante para a Diretoria reconhecer que a aposta feita no início do ano foi muito alta e decidiu pelo afastamento de Tigrão do comando técnico da equipe principal. Se por um lado demoraram para demitir o técnico, por outro foram bem ágeis na definição do substituto. A escolha caiu sobre Alberto Valentim que havia treinado o Palmeiras no ano passado após a saída de Cuca. 

Depois de sete jogos à frente da equipe, Conceição caiu como clamava a torcida. Em parte, por falta de experiência (quis implantar um novo modo de jogar abandonando completamente a base tática deixada pelo antecessor e, se não bastasse a audácia, foi para o primeiro jogo decisivo do ano com uma formação com três zagueiros sem que tenha treinado para isso); falta de resultados - consegui apenas duas vitórias pelo Carioca (Macaé e Boavista), empatou três vezes (Portuguesa, Madureira e o clássico contra o Flu) e foi derrotado outras duas, justamente quando não podia (contra a Aparecidense-GO pela Cd B e contra o rival Rubro-Negro na semifinal da TGB) e; falta de preparo para o cargo - iniciou carreira de treinador nas categorias de base a pouco tempo e foi auxiliar de Jair Ventura nos últimos dois anos.Tal irresponsabilidade custou caro ao planejamento financeiro do clube que amargou a desclassificação na competição mais rentável da temporada e a queda nas semifinais da Taça Guanabara. Veja o que escrevemos no post de pré-jogo: Depois do vexame de terça, Botafogo junta os cacos e encara o Flamengo pela Taça Guanabara...


Desde então, os ânimos no clube  foram se acalmando diante da disposição demonstrada pelo novo comandante já no primeiro dia de trabalho com o time em campo logo após à apresentação. Literalmente, Valentim vestiu a camisa e chegou com vontade de acertar.


Veja os próximos adversários do Botafogo pelo Campeonato Carioca e Copa Sul-Americana:

21/02 - CAMPEONATO CARIOCA - 19:30
NIG × BOT

25/02 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
BOT × CAB

03/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
FLA × BOT

06/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 21:30
BOT × BAN

10/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
VRE × BOT

18/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 16:00
BOT × VAS

12/04 - COPA SUL-AMERICANA - 19:15
AUD × BOT


Com a rapidez na solução do comando técnico e sem jogos programados para a semana pós-carnaval (o Botafogo completará doze dias só treinando até o jogo contra o Nova Iguaçu na quinta-feira) a torcida mais cri-cri do futebol brasileiro (da qual faço parte desde que me entendo como gente) virou sua bateria de críticas para a questão da comercialização de jogos no Niltão envolvendo os rivais.

No caso, o discurso ambíguo da Diretoria em relação ao tema foi motivo de comentários raivosos que repercutiram nas redes sociais. Primeiro soltaram uma Nota Oficial esdrúxula dizendo que não cederia o Nilton Santos para o jogo final da TGB (o jogo acabou confirmado para Cariacica-ES mesmo depois de decisão judicial desfavorável às pretensões do Botafogo em relação ao NS) e, dias depois, anunciavam acordo com o clube da Lagoa para a realização de dois jogos no Estádio. Além do fato da cessão do NS para jogos dos rivais, muito se reclama dos preços cobrados pelo aluguel. Do Flamengo, 100 mil pelo jogo do Carioca conforme tabela do Arbitral e 150 mil pelo jogo da Libertadores que será disputado com portões fechados. Do Fluminense, 180 mil pelo jogo de 2a. fase da Copa do Brasil.

Desse imbróglio todo, entre mortos e ofendidos, fico com a posição final tomada pela clube considerando que o Nilton Santos, como equipamento desportivo, deva ser utilizado em sua plenitude, gerando renda e exposição da nossa marca mesmo que isso implique em cede-lo aos rivais mediante cotas por partida. Como primeira experiência de negócio onde várias situações deverão ser observadas (principalmente o comportamento das torcidas no estádio e a garantia de reparo para os casos de equipamentos depredados), acho os preços praticados compatíveis com o momento já que vão servir de balizamento para futuras promoções. No caso do Flu, por ser um jogo de pouco apelo mesmo sendo pela CdoB e do Fla, por ser, um dos jogos, pelo Carioquinha onde o preço é ajustado previamente e do outro, pela Libertadores que, apesar de de alto apelo de público, será disputado sem a presença da torcida (o que reduz sobremaneira os custos operacionais) cumprindo pena imposta pela Conmebol. 


Motivação para trabalhar e alegria pra jogar! Ezequiel
 no treino de meio de semana no Nilton Santos
#VamosFOGO (Botafogo de Futebol e Regatas)
Posto isso, passemos aos assuntos da beira do campo. Conforme informações vindas do Rio, a impressão deixada por Valentim nesses primeiros dias de treinamento são promissoras. Depois de uma folga merecida no domingo, o grupo volta a se reunir nesta segunda-feira para trabalhos coletivos com a perspectiva que as trocas constantes de jogadores observadas nas práticas anteriores vá diminuindo até se chegar ao time ideal.

As chances de titularidade estão abertas a todos, do goleiro ao ponta esquerda como se dizia antigamente. Jefferson não está garantido (o goleiro ainda não atingiu a forma ideal e mostra certa insegurança debaixo do gol) já que Gatito se recuperou de problemas físicos e está à disposição.

Depois do baixo rendimento nos primeiros sete jogos, Arnaldo segue ameaçado de perder a posição para Marcinho ou mesmo L. Ricardo se já tiver recuperado a forma.

Depois de jogar boa parte do 1o. turno como titular, Marcelo deve ceder a vaga à Joel Carli que saiu do time por contusão. Rabello segue tranquilo na zaga enquanto Gilson é forte candidato a deixar o time. Seu substituto direto Yuri pode ser testado enquanto Moisés, o mais novo concorrente da posição, não é anunciado.

No meio, Lindoso perdeu espaço com Tigrão. O treinador preferia atuar com Dudu Cearense na cabeça de área quando M. Fernandes deixou o time com dores no dedão. Já recuperado, o jovem volante deve recuperar a posição e formar dupla com João Paulo, o mais regular do time nesse começo de jornada.

Do meio pra frente devem ocorrer as maiores mudanças na formação. Com baixo rendimento técnico, Valencia, Pimpão, Luiz Fernando e Brenner estão ameaçados enquanto Ezequiel, Kieza e Renatinho estão pedindo passagem pela titularidade. Brigam ainda por vaga no setor, o esquecido Marcos Vinícius que jogou apenas a partida de estreia e marcou o gol salvador do empate contra a Portuguesa, e Leandro Carvalho que arrumou uma dor no pé e ficou de fora desde o jogo de estreia.

O próximo compromisso está marcado para às 19h30 de quinta-feira (22), em Edson Passos, quando o time estréia no 2º Turno do Campeonato Carioca/Taça Rio contra o Nova Iguaçu, mandante da partida. 

Durante esse tempo sem jogos, o treinador alvinegro vem promovendo trabalhos técnicos e táticos de alta intensidade e alta rotatividade de jogadores nos exercícios coletivos. Nesse período, Luis Ricardo, Matheus Fernandes e Renatinho ficaram de fora dos atividades de campo, recuperando a parte física. Com as atuações no segundo tempo do jogo contra o Flamengo, crescem as chances de Ezequiel e Kieza começarem a partida. Renatinho, também cotado, deve ficar para uma próxima oportunidade já que não vinha treinando com os companheiros.

Aguardemos pois as três atividades de campo da semana para conhecer o esquadrão do Valentim.

A minha aposta é essa: Jefferson; Marcinho, Carli, Rabello e Gilson; Matheus Fernandes e João Paulo; Renatinho, Valencia, Ezequiel e Kieza. 


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo... Participe!