sábado, 13 de julho de 2013

Bota tem parada duríssima no sul


Campeonato começa a ganhar forma enquanto times tentam se acertar



O campeonato ainda é um recém-nascido, ainda não cumpriu sequer 20% de seu trajeto, mas talvez o desenho que ele apresente agora, como aconteceu em 2012, seja mais do que um rabisco, mais do que um rascunho. E vencer é tão necessário agora, neste fim de semana de clássicos e estreias de técnicos, quanto lá na frente, quando a tabela já estiver mais clara.

É uma rodada de três duelos regionais (dois deles grandes clássicos) e bons confrontos nacionais. Destaque para o Botafogo, líder do campeonato, que desafia o Grêmio no reencontro entre Renato Portaluppi e a torcida que o idolatra, e para a rivalidade colocada à prova em Coritiba x Atlético-PR e Vasco x Flamengo.

Comentários do blogueiro: Essa é a proposta do site da globo para todos os jogos da rodada e a cada semana estaremos destacando aqui, apenas a análise relativa aos jogos do Botafogo que é o que nos interessa. Caso você tenha interesses por outros jogos, dicas do cartola e outros coisas mais poderá ir direto no site anunciado.


GRÊMIO X BOTAFOGO
DOMINGO, 16H - ARENA GRÊMIO

Tem potencial para ser o melhor jogo da rodada. São dois bons times, um tentando entrar nos eixos, outro consolidado. Será a primeira partida do Grêmio na Arena depois do retorno de Renato Portaluppi, ídolo supremo do clube, ao comando da equipe. Ele estreou com empate contra o Atlético-PR fora de casa e agora tenta alavancar seus comandados para as primeiras colocações.

O Tricolor entra na rodada com o nono posto, resultado dos nove pontos que conquistou. São quatro a menos que o Botafogo, líder da competição e alimentado pela vitória de 1 a 0 sobre o Fluminense na última rodada. Mas vale o alerta: o campeão carioca foi dominado pelo rival em boa parte do duelo. O jogo deste domingo também tem o encontro entre Zé Roberto e Seedorf, dois jogadores de idade já avançada que impressionam ao comandar suas equipes.

Na TV: TV Globo (para RJ, DF, ES, RS - menos Porto Alegre -, PR, SC, BA, CE, RN, AL, PB, PI, MA, MT, MS, PA, AM, RO, AC, RR e AP), com Luís Roberto, Junior e Renato Marsiglia, e Premiere FC, com Linhares Jr. e Batista.

Arbitragem: Paulo César de Oliveira (SP), com Marcelo Carvalho van Gasse (SP) e Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP).

Você sabia que... uma partida entre Grêmio e Botafogo pelo Brasileirão não termina empatada por 0 a 0 há 41 anos? Foram 38 jogos com pelo menos um gol desde 1972.


Comentários do blogueiro: Finalmente conseguimos chegar ao topo da tabela  no último fim de semana confirmando o discurso dos jogadores e a esperança da torcida botafoguense. O fato em si é um feito para o Bota que sempre conviveu com uma espécie de "síndrome da liderança" - um mau que quase sempre persegue o time alvinegro qualquer que seja a competição. Ela consiste em dar mole sempre que a possibilidade de chegar à liderança se apresenta. Mas isso, definitivamente acabou. Veja o que escrevemos sobre o tema após vencermos o Fluminense na última rodada quando o time assumiu a ponteira do campeonato: http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/07/a-sindrome-da-lideranca-e-forca-do-fogao.html

O que correu nas redes essa semana a respeito da façanha foi a expressão: chegar é fácil, o difícil é manter...

Realmente, num campeonato competitivo como o Brasileirão onde mais da metade dos 20 participantes tem reais condições de serem campeões, não é fácil manter-se no topo da tabela ou mesmo no G-4. Quando o adversário é o Tricolor Gaúcho então - um elenco super qualificado e jogando dentro de seus domínios (nova Arena), nem se fala. Sem dúvidas será uma parada difícil para as nossas pretensões.

Mas o Botafogo não está nessa posição por acaso. Nesse começo de campeonato em que a maioria das equipes ainda está se restruturando, retomando trabalhos com novos técnicos - caso do Grêmio e remontando elencos em razão das transferências de jogadores, o Fogão vai colhendo os frutos de ter mantido o técnico e a base do elenco da temporada passada. Com dispensas e reposições pontuais, pode firmar sua filosofia de jogo que não se altera mesmo com a mudança de uma ou outra peça.

O time repete o sucesso alcançado no Campeonato Carioca onde chegou ao título e vai conquistando pontos preciosos nesse começo de jornada que podem fazer diferença lá no final. Venceu adversários qualificados dentro e fora de casa, alguns deles concorrentes direto ao título.

O Bota também perdeu jogadores nesse período e ainda corre o risco de perder mais. Negociou recentemente os suplentes Jadson e Andrezinho e o meia Fellype Gabriel que era titular absoluto e um dos destaques do time. Mesmo assim, não perdeu o padrão tático e vem tentando suprir as ausências com uma reserva promissora formada por jogadores oriundos da base.

Nesse jogo de domingo, diante do time do marrento Renato Gaúcho, O Bota não contará com o volante Gabriel suspenso pelo 3o. cartão amarelo. No seu lugar entra o experiente Renato que já foi titular da posição e vem voltando aos poucos após longo tempo fora, por contusão.

Para que as coisas andem bem, vamos precisar da mesma aplicação tática e disposição na marcação mostrada no jogo contra o Flu, bem como uma dose extra de paciência pra aguentar a pressão do adversário que certamente ocorrerá jogando diante de sua torcida.

O time ainda não está 100% ajustado com a ausência de F. Gabriel. Vitinho, seu substituto, ainda não encaixou na nova atribuição de marcar os avanços dos laterais adversários. Escalar o jogador nessa função é um desperdício, já que sua capacidade de driblar em direção ao gol e o chute forte (suas principais características) estão sendo tolidas. Vamos precisar que ele entre ligado e se mantenha assim o tempo todo do jogo e possa produzir mais ofensivamente do que produziu nos últimos jogos.

O mesmo espera-se de Lodeiro que, depois que voltou da Seleção Uruguaia - onde pouco jogou, não vem reeditando os bons jogos de antes, quando estava voando e andou marcando alguns gols. Mesmo assim, louva-se sua disposição em campo e a vontade de acertar sempre.

Nossas maiores esperanças seguem depositadas sobre Seedorf, o homem que comando o ritmo do Fogão. Ele deve ser vigiado de perto pelos gremistas e encontrar muitas dificuldades para evoluir em campo. Como rival, terá do outro lado o meia Zé Roberto com a mesma função de articular as ações gremistas e também deverá ser vigiado de perto por nossos marcadores.

Como as estatísticas do Brasileirão apontam que nesse confronto não acontece um 0 a 0 a mais de 40 anos, vamos nos preparar pra comemorar mais uma vitória do Fogão, dessa vez com mutos gols. Porque não?

Ah, eles tem Vargas e Barcos e nós Dória e Bolívar. E se chegarem muito perto a ponto de arrematar em gol, ainda teremos Jeeeeeeeeefferson...

Os times deverão entrar em campo com:

Grêmio: O Tricolor está praticamente definido para o jogo. A tendência é que Adriano entre em campo, pela sequência de jogos como titular: Dida; Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Adriano (Matheus Biteco), Souza, Zé Roberto e Elano; Vargas e Barcos.


Botafogo: No Bota, a tendência é de que o técnico Oswaldo de Oliveira repita a formação da partida contra o Flu com apenas uma alteração. Sendo assim, vamos com Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos e Renato; Seedorf, Lodeiro, Vitinho e Rafael Marques.

Boa sorte Fogão!

Matéria base: Alexandre Alliatti - GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Gabriel faz aniversário e deixa mensagem para os amigos


Parabéns Gabriel, O Pitbull do Fogão!



Hoje é (ontem foi) o aniversário de Gabriel, volante titular do Botafogo. O jovem jogador Alvinegro está completando 21 anos.

Gabriel chegou ao Botafogo no primeiro semestre de 2011 e se sagrou campeão estadual de juniores. Guerreiro, subiu para os profissionais em 2012 e  não demorou muito para conquistar seu espaço no time principal.

Segundo seus dados no sirte do clube, Gabriel tem Ronaldo como ídolo no futebol, pela história de vida. Seu jogo inesquecível foi Botafogo e Grêmio pelo Brasileiro Sub-20, quando ganharam a vaga no vaga no sorteio. Já o gol marcante foi o primeiro que fez como profissional, pelo Paulínia.


Gabriel tem seus país como as pessoas que mais admira e seu sonho é ter uma carreira bem-sucedida, o que parece que vem conseguindo no Fogão.

O Botafogo deixou uma mensagem para o volante em sua página nas redes sociais, veja:

Botafogo Oficial

PARABÉNS! Gabriel, volante do FOGÃO, completa 21 anos hoje!‪#‎botafogo2013‬ ‪#‎felizaniversario‬ ‪#‎pitbull‬

Cada CURTIR é um parabéns para o Gabriel!





O mesmo aconteceu com o parceiro Brahma, desejando felicidades ao volante a quem chamou de Gabshow, veja:

BrahmaFogo


FELIZ ANIVERSÁRIO, PITBULL!

Hoje, 10 de julho, é aniversário de Gabriel. O volante do FOGÃO, revelado pelo clube, completa 21 anos. Valeu, Gabshow! Tamo junto!

Quem deseja felicidades ao nosso volante, CURTE AÍ!

Foto: Bruno de Lima
E agora, no comecinho da noite, Gabriel deixou uma mensagem a seus familiares e amigos agradecendo o apoio de todos e principalmente uma referência a Deus. Veja:


Parabéns Gabriel. Continue a demonstrar essa dedicação ao Botafogo e terás sempre o apoio de sua torcida. Felicidades e que você possa ter muito sucesso na sua carreira.


Ele é a cara do Fogão Líder



Está fazendo um ano da chegado do craque Clarense Seedorf ao Botafogo. Desde então, o meia tem demonstrado uma dedicação exemplar ao clube que escolheu pra jogar no Brasil.

Dentro e fora do campo, Seedorf tem mostrado um profissionalismo de dar inveja aos companheiros de clube e de profissão pelo Brasil a fora e, principalmente, uma condição física e técnica acima do normal com as bolas nos pés, fato que muitos céticos da imprensa, dos adversários e da própria torcida, duvidavam.

Seedorf é hoje a principal estrela do nosso elenco. Exerce uma liderança natural no grupo e já é o destaque na campanha desse Brasileirão. Nessa temporada já conquistou as duas primeiras "taças" pelo clube e o título de Campeão Carioca 2013. Na da mal para quem está no clube a tão pouco tempo. Segue sua busca por um título de expressão nacional para que figure na galeria dos ídolos alvinegros.

O jogador ainda tem vínculo de um ano com o clube e mesmo não sabendo suas pretensões profissionais para o futuro, acho que o Bota deveria convencê-lo a ficar por mais dois anos, pelo menos, para o engrandecimento da instituição e aprendizado da nova geração de jogadores que vem surgindo em nossa base.

Veja a reportagem em vídeo produzida pelo Lance com a análise desse primeiro ano de Seedorf no Fogão e veja se não temos razão.

VÍDEO Um ano de Seedorf : O que mudou com a chegada do holandês




Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com


terça-feira, 9 de julho de 2013

A Síndrome da liderança e a força do Fogão!


Dedicação! Esse foi o segredo que os jogadores do Botafogo empregaram na partida contra o “poderoso” Fluminense na disputa da liderança do campeonato, no último domingo, em Recife.

No post do pré-jogo – Quem tem medo do Flu?, não duvidávamos dessa possibilidade: “De qualquer forma, estou otimista quanto a uma vitória sobre o Flu e uma combinação de resultados que nos permita assumir a ponta da tabela de vez. Nada mal para o recomeço dessa boa caminhada do time, até aqui” veja na íntegra o texto e confirme: http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/07/que-venha-o-flu.html

Foi uma aula de marcação e transpiração o jogo todo, até que a Estrela brilhou!

Seedorf, que completava 1 ano de sua apresentação à torcida (07) no Engenhão e vestia a camisa 10 do Fogão pela primeira vez, desferiu um petardo de fora da área que surpreendeu Cavalliere e colocou o Bota na liderança do campeonato. Acabava dessa forma, a “síndrome da liderança”, um mau que assolava o time alvinegro e que consiste em dar mole sempre que a possibilidade de chegar no topo da tabela se apresentava.

Essa possibilidade já havia acontecido no jogo diante do Bahia, pela 5ª. rodada, quando bastava uma vitória pra assumir a ponta e o time jogou muito mal, sendo derrotado por 2x1 pelo tricolor baiano, em Aracaju. O tema voltou  repercutir entre os torcedores nas redes, com declarações, invariavelmente, pessimistas.

O grupo de jogadores está de parabéns pela campanha nesse início de campeonato e pelo feito do fim de semana. Mais ainda, pela sabedoria de conseguir separar as dificuldades extracampo da responsabilidade de honrar a Gloriosa, em campo.

Devemos agradecer às novas lideranças “agressivas” de Seedorf e Bolívar que se juntaram as que já existiam no elenco, principalmente de Jefferson e Renato - mais brandas, e deram um Up nessa questão de transformar um time normalmente apático e quase sempre conformado com o destino em um time forte mentalmente, capaz de sonhar com coisas maiores.

Tecnicamente esse grupo é mais qualificado do que os formados nos últimos anos (apesar das últimas baixas que precisam de reposição) que sempre chegavam perto do objetivo e acabavam ficando pelo caminho. Mas ainda acho que o grande diferencial desse grupo é a força interior que o faz acreditar.

Honestamente, não dá pra precisar aqui de longe a influência de Oswaldo nesse aspecto, mas a sequência do trabalho lhe proporcionou uma segurança de firmar seu estilo de jogo (do qual, como torcedor, tenho restrições) comprovadamente, muito eficiente.

Veja os melhores momentos do jogo que colocou o Bota na liderança do Brasileirão:








Não sei onde vamos chegar e ninguém pode afirmar nada sobre o assunto nesse início de competição mas gostaria de deixar esses aspectos sobre a força do grupo, ressaltados.

Bola pra frente, Fogão. Que venha o Grêmio do fanfarrão Renato Gaúcho!


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com