segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Quem foi o destaque da rodada?


O Cara da Rodada é um prêmio do LANCE! ao jogador escolhido pelos internautas como o melhor da rodada. Ao final de cada jogo, uma enquete é disponibilizada com os três melhores de cada equipe, e o melhor vai para a enquete do Cara da Rodada.

Depois de um jejum de gols, o uruguaio Forlán desencantou, marcou duas vezes na goleada do Inter sobre o Flamengo, e é um dos concorrentes ao prêmio. Paulo André, autor do gol da vitória do Corinthians sobre o Galo; Lodeiro, um dos destaques da vitória do Botafogo; Gabriel, que marcou um lindo gol na vitória do Bahia sobre o São Paulo; e Juninho, que brilhou no jogo entre Vasco e Portuguesa, também estão na disputa.



O Botafogo já emplacou quatro nessa escalação.O primeiro foi o argentino Herrera no jogo de estreia do Fogão no campeonato, quando marcou 3 dos 4 gols (4 a 2) da virada contra o São Paulo, no Engenhão.

A fase era tão boa que na segunda rodada já emplacamos outro. Dessa vez foi o lateral direito Lucas que com 2 gols, foi um dos destaques da excelente vitória, também de virada, sobre o Coxa (3 a 2), em pleno Couto Pereira, casa do Coritiba.

Voltamos a eleger o destaque na 8ª rodada contra enfrentamos o Bahia, no Engenhão que recebia um excelente público para ver a apresentação de Seedorf. E quem fez a festa foi o franzino Cidinho, com dois gols na vitória por 3 a 0, homenageando o meia holandês que aplaudia o garoto das tribunas.

Na 14ª rodada o destaque foi o próprio Seedorf que comandou o time numa nova virada, dessa vez contra o Atlético-Go, no Serra Dourada. O meia fez um golaço de falta, seu primeiro gol com a camisa do Bota, levando o time à reação já na metade do segundo tempo quando o time perdia por 1 a 0. Fellype Gabriel completou o placar da vitória por 2 a 1.

Precisando reagir, o time do Botafogo voltou para a segunda etapa partindo para o ataque. Mesmo mostrando muita vontade, a equipe continuou perdida em campo. E o pior, não conseguindo concluir as jogadas. Por sua vez, o Atlético passou a apenas se defender, abdicando de jogar.

Quando tudo parecia perdido, a sorte do Alvinegro começou a virar aos 19 minutos. Em uma cobrança de falta da entrada da área, Seedorf fez um golaço. O tento motivou a equipe de Oswaldo de Oliveira, que passou a buscar o gol com mais efetividade. Aos 29 minutos, Antônio Carlos fez ótimo cruzamento para a área e Fellype Gabriel cabeceou duas vezes para virar o jogo.

Depois dessa rodada, o time começou a patinar na tabela, atravessando uma período de instabilidade no campeonato, não tendo nenhum nome eleito nessa fase. Voltou agora com o meia Lodeiro, na partida de ontem sobre o Coritiba, numa vitória justa e necessário para melhorar o astral do time na competição. O uruguaio fez seu melhor jogo com a camisa alvinegra sendo coroado com um gol de oportunismo, seu primeiro no Bota. Tem grandes concorrentes, mas tem chance de ser eleito.

Confira quem já conquistou o prêmio:

1ª: Herrera (Botafogo)
2ª: Lucas (Botafogo)
3ª: Alecsandro (Vasco)
4ª: Vagner Love (Flamengo)
5ª: Mazinho (Palmeiras)
6ª: Romarinho (Corinthians)
7ª: Adryan (Flamengo)
8ª: Cidinho (Botafogo)
9ª: Danilo (Corinthians)
10ª: Douglas (Corinthians)
11ª: Obina (Palmeiras)
12ª: Paulinho (Corinthians)
13ª: Luis Fabiano (São Paulo)
14ª: Seedorf (Botafogo)
15ª: Barcos (Palmeiras)
16ª: Vagner Love (Flamengo)
17ª: Barcos (Palmeiras)
18ª: Vagner Love (Flamengo)
19ª: Luis Fabiano (São Paulo)
20ª: Luis Fabiano (São Paulo)

Leia mais no LANCENET!

Montagem Felip@odf/BotafogoDeprimeira


domingo, 2 de setembro de 2012

O Botafogo com quatro atacantes



Alô Galera alvinegra do Brasil!



Hoje tem Fogão contra o Coxa, no Engenhão. A partir das 18h30 estaremos diante de um  confronto inusitado em que aparecem de um lado, o contestado ataque botafoguense e de outro, a pior defesa do Brasileirão até aqui, com 37 gols sofridos em 20 rodadas. 

A coisa poderia ser pior pro lado deles, já que o Coritiba joga sem seus zagueiros titulares: Emerson, Escudeiro e Pereira. Mas do outro lado estará o cambaleante e sonolento Botafogo. O ataque alvinegro, que já foi um dos mais efetivos no começo do campeonato, hoje está reduzido a um único "atacante" - o improvisado, estabanado e apenas esforçado Elkeson.

Em razão dessa carência de atacantes, fruto de uma opção tática exclusiva do técnico Oswaldo Oliveira, o time vem sendo muito contestado pela torcida que não perdoa a falta de efetividade no setor que acaba por comprometer o desempenho geral da equipe que permanece estacionada na tabela. 

Apesar dos problemas no setor defensivo onde nascem as jogadas, tão ou mais graves dos que os lá da frente, o time vai bem na armação até a intermediária, mas falta o homem pra concluir as jogadas e colocar a bola na rede.

A queixa maior do torcedor é relativa ao verdadeiro desmanche promovido pelos dirigentes, no setor. Foi uma perda significativa e simultânea dos atacantes que estavam no elenco no começo da temporada.  Debandaram de uma só vez, por motivos variados, Jóbson, Alex, Caio, El Loco, Herrera e Maicosuel - uma base considerável, por ação direta da diretoria (leia-se M. Assunção e A. Barros) e conivência, até que se pronuncie ao contrário, do treinador que hoje forma com os dois personagens, o trio parada-dura (de aguentar) da crise instalada em General Severiano. Uma situação desagradável que eles mesmos criaram e fomentam com a passividade irritante diante dos fatos. 

Um agravante: A reposição não foi feita a tempo e nem na quantidade e qualidade necessária e esperada pela torcida. Ainda hoje não se percebe movimento no sentido de reparar essa falha grotesca de planejamento ou má fé. No frigir dos ovos, sobrou para o contestado Rafael Marques - especialista indicado pelo "professor" que, pela providência divina, se contundiu e saiu do olho do furacão.

Houve um tempo em que o Glorioso jogava com quatro atacantes de ofício: veja a foto onde aparecem o ponta-direita Rogério, o centroavante Roberto Miranda, o ponta de lança Jairzinho (o Furacão da Copa) e o ponta esquerda Paulo Cézar Caju. 

Esse quarteto fantástico era alimentado pela classe do meio de campo Gérson (O Canhotinha de ouro) que, além de figurarem na vasta galeria de ídolos botafoguenses, ainda estão por aí entre nós e podem dar seu testemunho do quanto era lindo esse futebol de gols e conquistas. Todos eles com honrosas passagens pela Seleção Brasileira. 

Quem os viu em campo ou tomou conhecimento desse momento mágico de nossa história não pode e não deve se contentar com tão pouco. 

Somos conscientes e não exigimos cinco craques desse naipe num time só, na atual conjuntura do futebol brasileiro, até porque essa constelação foi fruto da divina providência e, portanto, um fenômeno raro.  Mas isso não quer dizer que temos que aceitar tanta mediocridade no planejamento e na composição de nosso elenco a cada temporada. São erros que se repetem sistematicamente.

Somos movidos à paixão e ela deveria ser considerada como item prioritário no planejamento do futebol alvinegro a cada começo de ano e não é isso que temos visto pelas bandas de General. São lampejos de boas ações administrativas e boas atuações em campo que, de tão insipientes e inconstantes, se vão com a mesma rapidez que aparecem.

Esse longo desabafo serviu pra mostrar que o amor é tão grande por essa solitária estrela que as frustrações acumuladas há anos logo dão lugar a uma esperança infinita de que as coisas vão fluir do jeito que merecemos, já no próximo apito do árbitro iniciando mais uma partida.

É com esse sentimento que - aqui distante dos fatos, mas ligado em tudo que acontece, desejo à imensa Nação Alvinegra que lá estará ao lado do time, um bom dia de protestos que possa ser coroado com uma honrosa vitória do Fogão, a despeito de tudo e de todos aqueles que pouco se importam com tudo isso que aqui registrado.

Em tempo: a presença da Musa Milena Machado é pra dar sorte na partida de hoje já que na última matéria em que apareceu o time se houve bem e ganhou do Palmeiras por 3 a 1, no Engenhão, apesar do resultado não ter sido suficiente pra avançar na competição Sul-Americana. Não custa nada ser supersticioso a um autêntico botafoguense!


Por Felip@odf/BotafogoDePrimeira