sábado, 25 de fevereiro de 2017

Musas do Carnaval da Sapucaí (1o. dia de desfiles)... Show de beleza na avenida!





O #CarnavalAlvinegro já começou! Se liga aí nas fantasias da Alegria da 
Zona Sul, que desfila hoje com enredo sobre Beth Carvalho! 
(Foto enviada por: Dra. Gabriella Albuquerque)




Nesses dias de reinado de Momo em que os jogadores do Botafogo gozam de merecida folga após se classificarem para a fase de grupos da Libertadores na última quarta-feira (22) e não participarem da fase decisiva da Taça Guanabara, para passar o tempo, mudamos o foco para as coisas do carnaval. Nada a lamentar, por enquanto…

Só para completar a informação, depois de uma maratona de 10 jogos em 30 dias, o Glorioso terá duas semanas sem compromissos oficias. O próximo jogo está marcado para o dia 11 de março, contra o Volta Redonda, na estreia na Taça Rio. Depois do feito heroico em Assunção, o elenco ganhou quatro dias de folga e se reapresenta para treinamentos na próxima segunda-feira.

Enquanto aguardamos o desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio, no domingo e segunda, ficamos aqui admirando as musas que abrilhantaram o primeiro dia de desfile na Marquês de Sapucaí (Grupo A) no intuito de eleger qual delas é a mais poderosa e a que melhor cumpriu seu papel de bem representar sua agremiação na avenida.

São rainhas de bateria, destaques de chão, passistas que dizem no pé, musas encantadoras que quando passam pela avenida vão despertando paixões no público e dando tudo por suas agremiações. Tem anônimas e famosas, experientes e novatas. São loiras, negras, morenas e mulatas. Enfim, um grupo de primeira composto por lindas mulheres que aguardam, ansiosas, quem voltará à avenida para o desfile das campeãs no próximo fim de semana.

Não sei vocês, mas eu não me canso de olhar… Veja algumas delas, clicadas pelo repórter Diego Mendes de O Globo. Matéria Original: (1o. dia de desfile)  http://oglobo.globo.com/rio/musas-que-encantaram-sapucai-nesta-sexta-feira-20983277


Primeiro dia de desfile na Marquês de Sapucaí (sexta-feira):


























Já escolheu quem deve voltar para o desfile das campeãs?


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

É hoje o dia... Botafogo está pronto para a batalha de Assunção




Acredito...
Acredito ser o mais valente nessa luta do rochedo com o mar
E com o ar!
É hoje o dia da alegria
E a tristeza, nem pode pensar em chegar...

É o que espero estar cantando hoje no fim do jogo, após a nossa classificação. Quando arrumei tempo pra escrever esse post estava com esse samba-enredo belíssimo da Ilha na cabeça e resolvi compartilha-lo com vocês, não só pelo alto-astral contido nos seus versos, que se presta perfeitamente aos momentos vividos por nossa torcida nessas horas que antecedem a partida decisiva em Assunção, como por sua melodia fácil e cadência alucinante que pode (deve) embalar a nossa festa pela classificação e proporcionar um desembarque fascinante na próxima fase e no próprio carnaval (que se aproxima). Assim esperamos!

*Leia o texto ao som do samba. Aperta o play DJ (é um barato total)

 
Samba-enredo da União da Ilha no carnaval de 1982. De autoria de Didi e Mestrinho,
não deixa de ser um samba-exaltação.



Hoje tem decisão na Libertadores. Que Deus nos abençoe 
nesta batalha! #Camilo #Botafogo #VamosFogão #Libertadores
Mas tudo isso vai depender do desempenho de nosso time na decisão de de hoje. Já em terras paraguaias, o grupo alvinegro fez um último treino antes do jogo na terça-feira. Longe das vistas da imprensa, Jair comandou um trabalho tático realizado no Estádio Feliciano Cáceres do Club Sportivo Luqueño, rival do Olímpia com quem disputamos uma vaga na fase de grupos da Libertadores. O jogo está programado para às 21h45 desta quarta-feira, no Defensores Del Chaco, estádio da Federação Paraguaia de Futebol.

No domingo, o time reserva jogou e venceu o Boavista por 3 a 2  em Saquarema, encerrando a participação no 1o. turno do Campeonato Carioca já sem chances de classificação. Por questões óbvias o Botafogo utilizou o 1o. turno do Estadual para dar rodagem aos jogadores suplentes. Tanto é assim que o técnico Jair Ventura utilizou os titulares apenas uma vez na competição, na estreia contra o Madureira. Contra o time do Papai Joel, Fernandes (2) e Leandrinho (1) foram os destaques. Os meias marcaram os gols alvinegros e o bom desempenho no jogo valeu uma vaga na delegação que viajou à Assunção ao jovem Leandrinho, como já havia acontecido com Matheus Fernandes e Guilherme em oportunidades anteriores. Foi também nos jogos pelo Estadual que o zagueiro Marcelo ganhou a posição de titular e jogou as três partidas decisivas pela Liberta. O jogo contra o bravo Boavista serviu ainda para dar rodagem ao zagueiro Joel Carli. O Xerifão alvinegro, que ficara no banco contra o Olímpia, fez a sua primeira partida do ano e, apesar da falta de ritmo, teve uma atuação bem razoável que pode ter garantido uma vaga no time que sai jogando hoje.

Veja o que escrevemos sobre o tema no post do começo de semana: Blog do FelipaoBfr: Botafogo faz último treino no Rio e embarca para a batalha contra o Olímpia em Assunção...


 
#FogoEmAssunção! Olha aí os botafoguenses no Rio Paraguai! 
Torcedores marcam presença pelas ruas do país!
Na busca pela vaga restante no Grupo 1, onde já estão qualificados o Estudiantes-ARG, Atlético Nacional-COL e Barcelona-EQU., o Botafogo venceu a primeira batalha no estádio Nilton Santos e busca, no Defensores del Chaco, a tão sonhada classificação. Pela vitória por 1 a 0 em casa sem levar gols, o Glorioso joga com a vantagem do empate. Caso faça um ou mais gols na casa do adversário, as chances de classificação se ampliam podendo se classificar mesmo com derrota desde que seja pela diferença de um gol.

Apesar da vantagem, não vamos ter vida fácil hoje. O time paraguaio é experiente, deu trabalho no Rio e vai vender caro uma possível classificação jogando em seus domínios e com o apoio de sua torcida (cerca de 30 mil).

O Olímpia deve explorar a sua jogada característica, trabalhando a bola pelos flancos com cruzamento alto para os atacantes na área como fez no primeiro jogo, principalmente quando o veterano Roque Santa Cruz, um especialista no cabeceio, entrou no 2o. tempo. Mais do que nunca, vamos precisar de eficiência e entrosamento no nosso setor defensivo que pode contar com o deslocamento de Marcelo para a lateral-direita na vaga de Jonas (suspenso) e a entrada de Joel Carli ao lado de Emerson Silva pelo meio. O jovem Marcinho seria a opção lógica para a lateral mas o jovem perdeu força com as atuações pouco convincentes no Estadual, inclusive na última partida, contra o Boavista.

Uma outra variável na formação da equipe seria uma mudança na frente. Roger pode formar a dupla de ataque com Pimpão ou ceder a vaga a Rodrigo Lindoso no caso do técnico optar por fechar ainda mais o meio, artifício que já utilizou no jogo contra o Colo-Colo, em Santiago, e saiu com o empate que nos deu a classificação.

Tudo vai depender das observações e estratégias que o técnico Jair Ventura preparou para esse jogo.
Veja o que ele disse na entrevista após o treino confundindo mais os repórteres: - Se você olhar nossa equipe, temos algumas maneiras de jogar. Dentro da partida mudamos de acordo com o que se desenha. Em alguns momentos somos um pouco mais ofensivo, em outros defensivos. A gente passa isso para os atletas.



Provável time do Botafogo para enfrentar o Olimpia (PAR), no
 Defensores Del Chaco (Ricardo Oliveira‏ @ricardomanchete)
Se por um lado Montillo está vetado para o jogo por contusão, Bruno Silva treinou normalmente e está confirmado na partida. O mesmo acontece com o goleiro Helton Leite que foi bem no jogo de quarta-feira, jogou no domingo contra o Boavista e parece ter a preferência de Jair para começar o jogo. Gatito Fernández passou a semana se tratando de um desconforto muscular, foi liberado para treinamento mas parece ter perdido a posição.


Esses são os jogadores disponíveis para a decisão em Assunção:
Goleiros: Gatito, Helton Leite
Laterais: Marcinho, Victor Luis, Gilson
Zagueiros: Emerson Silva, Marcelo, Igor Rabello e Joel Carli
Meio campistas: Dudu Cearense, Airton, Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Camilo, João Paulo, Matheus Fernandes e Leandrinho
Atacantes: Roger, Rodrigo Pimpão, Guilherme. Sassá viajou com a delegação mas não está inscrito nessa fase da compeyição.

Como Jair fechou a parte final do treino no Rio e em Assunção, ficou difícil para os setoristas arriscarem um escalação. A mais provável e essa descrita abaixo.


FICHA TÉCNICA:
OLIMPIA X BOTAFOGO


Local: Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção (PAR)
Horário: 21h45 (de Brasília)

Árbitro: Julio Bacuñán (CHI)
​Auxiliares: Christian Schiemann (CHI) e Marcelo Barraza (CHI)

OLIMPIA (PAR): Azcona; Benítez, Cañete. Pellerano e Giménez; Fernández, Ortiz, Riveros e Benítez; Mouche e Montenegro
Técnico: Pablo Repetto.

BOTAFOGO: Helton Leite (Gatito Fernández), Marcelo, Carli (Marcinho), Emerson Silva e Victor Luís; Airton, Bruno Silva e João Paulo; Camilo; Rodrigo Pimpão e Roger (Rodrigo Lindoso);
Técnico: Jair Ventura.



Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Botafogo faz último treino no Rio e embarca para a batalha contra o Olímpia em Assumção




Botafogo briga por vaga na Fase de Grupos da Libertadores contra o Olímpia na próxima quarta-feira em Assunção. 
Com gols decisivos nos três jogos, Rodrigo Pimpão é um dos destaques da competição (Arte Botafogo Oficial)

O Botafogo se reapresentou na tarde de segunda-feira no campo anexo do estádio Nilton Santos para o seu último treino no Rio de Janeiro antes da viagem para o Paraguai realizada no fim da noite em voo fretado.

O Fogão chegou em Assunção por volta das 02h da madrugada e descansa no hotel nesse momento. O time treina nesta terça-feira, às 16h30, no Estádio Feliciano Cáceres do Club Sportivo Luqueño e na quarta, às 21h30, enfrenta o Olímpia no Defensores del Chago, onde normalmente joga o adversário, valendo vaga na fase de grupos da Libertadores.


Infográfico com o rendimento do Botafogo no1o. turno do 
Campeonato Carioca - Taça GB (Gazeta Esportiva)
No domingo, o time reserva jogou e venceu o Boavista por 3 a 2  em Saquarema, encerrando a sua participação no 1o. turno do Campeonato Carioca já sem chances de classificação. Os dois mais bem colocados do Grupo B - Flamengo e Madureira - enfrentam os classificados do Grupo (C) - Vasco e Fluminense - pela fase semifinal. Os vencedores desses confrontos em jogo único fazem a final da Taça Guanabara.

Com as cinco partidas nesse turno, o Glorioso atingiu apenas 46% de rendimento. Chegou na terceira posição do Grupo B com 7 pontos (2v, 1e, 2d), atrás de Flamengo (1o.) e Madureira (2o.). No 2o. turno os times do Grupo B, que no 1o. turno se enfrentaram dentro do próprio grupo, duelam agora contra os times do Grupo C. A disputa tem início programado para o dia 11 de março (sábado) e o Bota enfrenta o Volta Redonda no dia 12 (domingo) no Niltão.


Conforme ressaltamos no post de pré-jogo (Veja: Blog do FelipaoBfr: Botafogo visita o Boavista em Saquarema pensando na batalha contra o Olímpia em Assunção... ), por questões óbvias o Botafogo utilizou o turno inicial do Carioca para dar rodagem aos jogadores nesse começo de temporada. Tanto é assim que o técnico Jair Ventura utilizou os titulares apenas uma vez na competição - na estreia contra o Madureira. Ontem, de novo com os reservas, além do bom desempenho no 2o. tempo com a virada depois de estar perdendo por 2 a 0 e a soma de mais três pontos para a sequência do campeonato, alguns dos suplentes se destacaram. Foi o caso de Fernandes (2) e Leandrinho (1) que comandaram as jogadas pelo meio e marcaram os gols alvinegros. Foi aproveitando as chances dadas no Estadual que o zagueiro Marcelo ganhou a posição de titular e jogou as três partidas decisivas pela Liberta. A partida serviu ainda para dar rodagem ao zagueiro Joel Carli. O Xerife, que havia ficado no banco contra o Olímpia, fez a sua primeira partida do ano e, apesar da falta de ritmo de jogo, teve uma atuação bem razoável.


O Botafogo vai para o jogo decisivo em Assunção com
 a vantagem do empate (Arte Esporte Interativo)
Já na busca pela vaga restante no Grupo 1 da Liberta onde lhe aguardam Estudiantes-ARG, Atlético Nacional-COL e Barcelona-EQU., o Botafogo venceu a primeira batalha no estádio Nilton Santos e vai ao Defensores del Chaco buscar a classificação. Pela vitória por 1 a 0 em casa sem levar gols, o Glorioso joga com a vantagem do empate. Caso faça um gol na casa do adversário, as chances de classificação se ampliam consideravelmente pois a vantagem aumenta conforme regras do regulamento.

Apesar de tudo, não vamos ter vida fácil em Assunção. O time paraguaio é experiente, deu trabalho no jogo do Rio e vai vender caro uma possível classificação, ainda mais jogando em seus domínios e com o apoio de sua torcida. O Olímpia deve explorar à exaustão, a sua jogada preferida: a bola trabalhada pelos flancos com o cruzamento alto para os atacantes na área. Lá pode estar o veterano Roque Santa Cruz, um especialista no cabeceio. Mais do que nunca, vamos precisar da eficiência e entrosamento da nossa dupla de zaga formada pelo jovem Marcelo, o destaque do time na Liberta, e o experiente Emerson Silva, que vem tendo um bom desempenho nesses jogos decisivos.

Não creio, mas Jair pode promover a volta de Carli à sua posição original e deslocar Marcelo para a lateral-direita na vaga de Jonas que cumpre suspensão no jogo por ter levado o terceiro cartão amarelo. O jovem Marcinho, que seria uma outra opção, perdeu força com as atuações apagadas que teve no Estadual, inclusive na partida de ontem contra o Boavista, quando foi mal.


 
#FogoEmAssunção! Olha aí os botafoguenses no Rio Paraguai! 
Torcedores marcam presença pelas ruas do país!
Reintegrado ao grupo e com vontade renovada, Sassá voltou ao time ontem. Não marcou gol mas mostrou a vontade de sempre e viaja com a delegação a convite do Presidente mesmo que não esteja inscrito para essa fase da disputa. O regulamento permite a inclusão de mais cinco atletas se clube passar para a fase de grupos.
Se por um lado Montillo está vetado para o jogo por contusão, Bruno Silva treinou normalmente hoje e está confirmado na delegação. Diminuindo a desconfiança generalizada entre os torcedores, o goleiro Helton Leite foi muito bem no jogo de quarta-feira, jogou contra o Boavista e parece ter a preferência de Jair para o jogo em Assunção mesmo que Gatito Fernández, que passou a semana se tratando de de um desconforto muscular, seja liberado para o jogo.


Veja a lista dos jogadores que viajaram para Assunção

GOLEIROS - Gatito, Helton Leite
LATERAIS - Marcinho, Victor Luis, Gilson
ZAGUEIROS - Emerson Silva, Marcelo, Igor Rabello e Joel Carli
MEIO CAMPISTAS - Dudu Cearense, Airton, Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Camilo, João Paulo, Matheus Fernandes e Leandrinho
ATACANTES - Roger, Rodrigo Pimpão, Guilherme e Sassá (não inscrito)
Como Jair fechou a parte final do treino no Niltão, o prudente é aguardar o que o técnico vai preparar para o jogo.


Notas:
- Canales treinou com o grupo, decidiu cumprir o contrato com o clube até o fim do ano e recebeu a promessa de que terá chances no time e será inscrito na Libertadores caso o clube consiga a classificação à próxima fase;
- Jonas não treinou. Lateral, que já estava fora da viagem por estar suspenso, contraiu conjuntivite e foi liberado da atividade;
- Montillo não apareceu em campo mas esteve no Nilton Santos dando continuidade ao tratamento;
- Emerson Santos, ainda sem renovar o contrato, segue treinando separado dos demais jogadores.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.