sábado, 28 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013: Top 5 das matérias do nosso blog



Estamos em contagem regressiva para o encerramento de mais um ano e é comum nessa época que pessoas, empresas e instituições façam um balanço de suas atividades para avaliação do que deu certo ou não para corrigir rumos e planejar ações futuras. Com a gente não poderia ser diferente.

Não somos uma empresa que visa lucros e nem tanto uma instituição que deve prestar contas aos seus participantes. Somos apenas mais um abnegado e apaixonado torcedor do Botafogo assim como você, ilustre leitor. E foi com essas credenciais que nos propusemos a criar esse blog para acompanhar, descrever e opinar sobre os assuntos que envolvem o Glorioso, nosso time de coração, mantendo o respeito sempre à Instituição.

No ar desde 19.03.13, colecionamos mais de 350 posts publicados abordando o dia-a-dia do Alvinegro onde propomos a discussão sobre todos os temas - insucessos, vitórias, objetivos alcançados ou não - com mais de 31.000 visitas até então. Agradeço a todos por isso.

Em homenagem aos leitores amigos que acessaram as matérias nesse período, resolvemos publicar o nosso TOP 5 com os post mais acessados nessa curta trajetória de nove meses:



1- O campeão deles, com 626 acessos, foi publicado em 06.05, logo após o Botafogo ter conquistado o Campeonato Carioca de maneira direta - ganhou a Taça Guanabara e a Taça Rio. Tratava de contratações, ou melhor, das especulação sobre contratações, assunto que sempre prende a atenção dos torcedores, ávidos por novidades para a recomposição do elenco. Esse tipo de matéria sempre aparece ao final de cada ciclo e estamos vivendo o seu auge em mais um final de ano. Acesse o link e veja o inteiro teor da matéria. Vale a pena:

Após conquista, Bota está livre para ir atrás de reforços

@felipaodfemBlog do Felipaodf

O Flamengo continua negociando com o Grêmio e está próximo de anunciar Marcelo Moreno como reforço para a sequência da temporada. Desde que se desentendeu com Vanderlei Luxemburgo, técnico do time gaúcho, Moreno esteve muito próximo de acertar com o Botafogo, segundo vem noticiando a imprensa, numa possível troca pelo meia Andrezinho que, em sua segunda temporada no clube, ainda tenta se firmar convivendo com seguidas lesões. Ter Andrezinho no Grêmio, para os gaúchos, era uma maneira de deixar Moreno na vitrine em outro clube e, assim, minimizar um possível prejuízo relativo ao... mais »

2- O vice (não é o Vasco) dos mais acessados, com 358 acessos, foi publicado em 28.05 e tratava do fechamento do Engenhão pelo prefeito Eduardo Paes, num golpe mortal para as pretensões do Botafogo em termo de arrecadação, planejamento e títulos no restante da temporada que previa compromissos pela Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Clique no link e veja nossos argumentos:

Sr. Prefeito, não despreze a força das redes sociais

@felipaodfemBlog do Felipaodf

O movimento acertado ontem nas redes sociais entre integrantes da torcida alvinegra como forma de chamar a atenção das "autoridades" para a demora na solução da obscura interdição do Engenhão fizeram efeito imediato, pelo menos em termos de repercussão. A hashtag combinada para puxar o movimento “#EduardoPaesDevolvaNossoEstadio” figurou entre as primeiros no Twitter do Brasil, conforme destacado na reportagem da UOL, primeira (único) mídia de grande porte a noticiar o fato. Veja a reportagem abaixo. A paciência da torcida botafoguense parece ter chegado ao fim... mais »


3- O 3o. colocado, com 260 acessos, antecedeu uma partida fundamental às nossas pretensões na tão desejada Copa do Brasil, publicado 28.08. Iríamos enfrentar o poderoso Galo, então Campeão da Libertadores, no Horto, numa partida decisiva pela vaga. Acesse o link e veja os detalhes do pré-jogo e a análise das nossas possibilidades:

#EuAcredito

@felipaodfemBlog do Felipaodf

Ganhamos bem no Rio e vamos à Belô, com moral, confirmar a classificação. Hoje, o Botafogo encara o Galo em seu terreiro no jogo de volta pela Copa do Brasil. O Alvinegro venceu o primeiro por 4 a 2, no Maraca, e pode até perder pela diferença de um gol que mesmo assim estará classificado para as quartas-de-final da competição. No post do pré-jogo da semana passada, indagávamos sobre qual o Galo iríamos enfrentar: o campeão da Liberta ou o time que ocupava a parte baixa da tabela no Brasileirão? Depois do jogão no Rio não restou dúvidas que enfrentamos o Galo Campeão e mesmo a... mais »


4- O 4o. post mais acessado (255), foi publicado em 15.08, logo após o empate do Botafogo contra o Goiás pelo Brasileirão, primeiro e único jogo do Glorioso no Mané Garrincha, em Brasília. Na oportunidade, um grupo de rap da Capital lançou um clip nas redes sociais em homenagem ao clube. Uma gravação de alta-qualidade que logo que dela tomamos conhecimento, passamos replicá-la na rede por meio de uma matéria publicada em nosso blog. Acesse o link e veja se não temos razão:

Rap em homenagem ao Fogão bomba na net

@felipaodfemBlog do Felipaodf

Vamos curtir o rap em homenagem ao Fogão produzido pela galera de Brasília. A galera alvinegra de Brasília não é só boa de arquibancada não. Veja aí a rapaziada do BesouroCrew mandando um rap de categoria em homenagem ao Fogão, numa bela produção gravada em frente ao estádio Mané Garrincha. O vídeo clip com a música "Que a Tua Estrela Te Conduza" foi disponibilizado no youtube essa semana e divulgado nos grupos de discussão do Botafogo no Facebook inicialmente pela irmã de um dos integrantes. Tomando conhecimento do vídeo e vendo a qualidade da produção, me dispus a fazer esse post ... mais »


5- Fechando o Top 5 dos post, temos a matéria sobre a derrota inexplicável para o nosso arqui-rival rubro-negro publicada em 24.10, que nos valeu a perda da vaga para a semi-final da Copa do Brasil, com 247 acessos e várias manifestações dos leitores. Clique e compartilhe do nosso sentimento sobre essa que foi a derrota mais humilhante do ano:

Uma derrota humilhante no adeus à Copa do Brasil

@felipaodfemBlog do Felipaodf

O Botafogo sofreu na noite de ontem uma das mais dolorosas derrotas dos últimos tempos. Foi humilhado pelo maior rival no Maracanã lotado de rubro-negros pelo placar de 4 a 0 sem esboçar, durante todo o tempo de jogo, qualquer reação. As dúvidas da torcida sobre a capacidade do time em conseguir uma vaga na Libertadores está cada dia mais acentuada, ainda mais agora que só resta uma chance, via Brasileirão. O Botafogo foi campeão carioca desse ano de forma direta sem precisar jogar as finais e... mais »

Com esse balanço, acreditamos ter feito um bom trabalho. Agradecemos o apoio de cada um dos 30 mil visitantes do blog e do retorno dos amigos - em sua grande maioria, virtuais - por meio dos comentários quase sempre elogiosos. Isso nos incentiva a prosseguir no projeto que tem como principal objetivo, exercer o nosso amor pelo Botafogo.

Um grande Ano de 2014 a todos, com muita saúde e realizações. Boa sorte ao nosso clube que, depois de tanto tempo, volta a disputar uma Libertadores - o torneio mais importante do continente. Mesmo sem grandes perspectivas de contratações que o novo ano de competições pedia, mantenho confiança numa boa participação, tanto que as passagens para o Rio já estão asseguradas para as duas primeiras partidas no Maraca, contra o Deportivo Quito, na fase classificatória e o San Lorenzo - Campeão Argentino, na fase de grupos.

Saudações aos Amigos!