sábado, 4 de maio de 2013

RECOMENDO: Estrela Centenária de Botafogo – General Severiano, 100



Caros amigos de camisa, recomendo a todos aqueles que tem como guia uma estrela (solitária), a leitura do belo texto de Mauro Beting publicado em seu blog, no Lancenet, em homenagem aos 100 anos de inauguração do estádio de General Severiano (1913).

Com extrema felicidade e poesia, o jornalista discorre sobre a grandiosa história do Botafogo relatando fatos e exaltando personagens desde a inauguração do estádio até os dias atuais. Termina dizendo que "quando o Botafogo está em General Severiano, não precisa nenhum atleta, nem árbitro, nem bola. Basta uma estrela. A estrela centenária.

Na véspera de mais uma decisão de campeonato, por ironia do destino, longe de sua casa (a final será no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda), nada melhor do que relembrar os fatos marcantes que ilustram esse centenário e que podem servir de inspiração aos nossos bravos jogadores para a conquista de mais um título carioca, escrevendo seus próprios nomes no livro de ouro dessa gloriosa história.

Avante Botafogo! E boa leitura...


por Mauro Beting

A razão e a ciência tentam explicar o mundo. Para todas as outras coisas inexplicáveis existe o Botafogo.

“Enquanto todos os outros torcedores vão ao jogo de futebol para escapar da vida, nós, botafoguenses, vamos ao estádio para entendê-la melhor”. Explica João Moreira Salles, um dos selecionados no escrete de finíssima arquibancada gloriosa que escala Vinicius de Moraes, Clarice Lispector, Luis Fernando Verissimo, Otto Lara Resende, Ivan Lessa, Armando Nogueira, João Saldanha, Paulo Mendes Campos, Glauber Rocha, Fernando Sabino, Olavo Bilac, Antonio Candido, Sandro Moreyra, Emir Sader. Tantos alvinegros de berço e de General Severiano.

São cem anos do estádio do clube que mais atletas cedeu à maior seleção do futebol mundial. São 60 anos de um treino em que o craque-bandeira Nilton Santos levou um baile de um anjo diabólico que driblava certo com pernas tortas. Quando Mané Garrincha ganhou um lugar no clube e na história do futebol. Gênio e Alegria do Povo. Craque tipicamente botafoguense. Pode existir outro atleta neste mundo como o E.T. Pelé. Mas um novo Mané, daquele jeito, naquelas pernas, isso não existe. Isso é Botafogo. Aquilo foi em General Severiano, em 1953. Onde todos os grandes craques e ídolos do clube atuaram até o último jogo, em 1974. Onde Heleno foi ele no melhor jeito e nos melhores jogos.

Garrincha não se explica pela ciência e pela bola. Botafogo não quer e não pede explicação. Como diz o botafólogo Lúcio Rangel: “Eu não gosto de futebol. Gosto do Botafogo”. É isso. Não precisa ter título – e tem muitos. Não precisa ter craque – e teve tantos. Não precisa ter um estádio – teve vários. Não precisa ter mais torcida, mais dinheiro, mais poder, mais vitórias, mais, muitos. Só precisa Mané. Só precisa de um canto para ser Botafogo. Não precisa nem mesmo ter uma casa. Pode alugar. Pode arrendar. Pode demolir. Pode tudo. Pode até ficar errando de campo em cancha.

Mas é preciso Botafogo. Por mais impreciso que seja.

É preciso contar General Severiano. Lar do Glorioso. Da Estrela Solitária até quando o clube e os cofres se perderam num buraco negro.

Botafogo da primeira cancha na Humaitá até o ground da Voluntários da Pátria – que foi vendido e virou rua General Dionísio (sempre existem patentes estreladas na história única do Botafogo). Quando o clube ficou com apenas 12 sócios em 1912, Marechal Hermes da Fonseca (mais um estrelado, e que não se perca pelo nome…) deu ao Botafogo a concessão do terreno na rua General Severiano por sete anos – outro sete cabalístico do clube de Mané, de Maurício e de Túlio Maravilha.

Os abnegados botafoguenses (uma redundância) construíram o campo que só podia inaugurar no ano 13. 1913. No Dia 13. Treze de maio. 13 de maio de 13. Saravá, Zagallo – e não preciso contar quantas letras tem a frase anterior.

Só podia ser em Botafogo. No Botafogo. Não tinha mais match na pedreira da Assunção, ou na charneca da rua São Clemente. O que era um casarão em ruínas no bairro virou um campo para treinar. Para jogar. Para ser Botafogo. Para colocar luz no estádio em 1930. Para fazer drenagem pioneira no país. Para fazer campanha por cimento e ampliar as arquibancadas para 25 mil pessoas, reinaugurando a praça de futebol em 1938, com vitória sobre o Fluminense. Dez anos antes do último título conquistado no lindo estádio de espírito. O Estadual de 1948. Com vitória sobre o Vasco.

General Severiano em 1938. FONTE: WIKIPEDIA

As grandes datas de General Severiano sempre têm um rival vencido. Como no primeiro clássico. Em 1913. Um a zero no Flamengo. Gol de Mimi Sodré. Sem mimimi. Só mais um fino craque de bola e sem cartola. Não por acaso, outra expressão nascida em General Severiano: “cartola” para definir um dirigente de clube.

Por mais inefável que tenha sido um diligente como o dirigente Carlito. Não houve cartola no clube e no Brasil como Carlito Rocha. Ele amarrava e dava nós nas cortinas do palácio Wenceslau Brás para travar e marcar os rivais… Ele, Carlito, que adotou Biriba. Cão preto e branco que virou craque campeão estadual em 1948. Só por que em um jogo de aspirantes contra o Madureira o cachorro invadiu o gramado durante e partida. Virou mascote. Virou símbolo. Virou Botafogo.

General Severiano onde Carlito Rocha viu “sangue, suor e lágrimas dos botafoguenses”. Onde só se viu quase tudo isso – menos botafoguenses – na venda da área de General Severiano para a Companhia Vale do Rio Doce, em 1977. Quando o clube virou suburbano em mais uma patente estrelada – Marechal Hermes. Depois atravessaria a ponte para jogar em Niterói, em Caio Martins. Este século faria festa e jogos no Engenhão.

Mas quando ficou distante de Botafogo, a partir de 1977, o clube se perdeu por muito tempo. Nada mais ganhou até 1989. Em 1995, quando voltou a ser o maior do Brasil, foi no mês em que o clube voltou definitivamente a General Severiano. No estádio onde se vê o Corcovado e o Pão de Açúcar. Onde Carlito, nas tardes cinzas como as meias gloriosas, pedia ao roupeiro Aloísio para que soprasse as nuvens que cobriam o Cristo Redentor para que ele pudesse enxergar o Glorioso… Coisa de Carlito. Caso de Botafogo. Na casa alvinegra por excelência. Por uso campeão.

O Maracanã foi tirando o Botafogo de General Severiano a partir de 1950. Mas jamais o Botafogo tirou General Severiano da alma. É mítico. É um mistério. É de quem tem estrela. “O Botafogo é mais que um clube. É uma predestinação celestial”, defendia Armando Nogueira. Um que veio do Acre para ver naquele pedaço de terra do Rio muito do que é o futebol. Não apenas pela qualidade. Mas por aquilo que não se quantifica. Poucas coisas são tão “futebol” quanto o Botafogo. Essa perfeita imperfeição inventada pelo homem tem no clube carioca umas das mais precisas traduções e preciosas tradições.

Paulo Mendes Campos, sumidade botafoguense (outra redundância), disse que o “o Botafogo é um menino de rua perdido na poética dramaticidade do futebol.” Com tantas casas e mudanças, o clube até pode ter se perdido. Mas raros são os casos no futebol de clubes que voltam para casa. Raríssimos têm um lar com tanta história como aquela rua de Botafogo.

Aquele menino da rua General Severiano, de fato, ganhou no drama do esporte uma história centenária de vida. “Quando o Botafogo está em campo há sempre mais coisas entre uma trave e outra além de 23 sujeitos e uma bola”, afirma João Moreira Salles.

Quando o Botafogo está em General Severiano, não precisa nenhum atleta, nem árbitro, nem bola. Basta uma estrela.

A estrela.

Centenária.




Mauro Beting, jornalista esportivo há 22 anos. Não viu jogo em General Severiano em 46 anos de vida. Mas não precisa ter visto para saber que o do Botafogo é o campo dos sonhos. Como o do delírio do primeiro prélio, o da foto, em maio de 1913.

(Este texto seria para um posfácio de um livro que será lançado a respeito dos 100 anos do estádio.

Mas não será por que não sou Botafogo.

Isso é Botafogo.

Nem sempre fácil de entender. Mas sempre respeitável e admirável.

Parabéns para o centenário General Severiano e para todas as patentes e estrelas.

Parabéns para todas as solidárias estrelas alvinegras que fizeram esta história linda como a geografia do Rio e de Botafogo.

P.S.: Queria dedicar estas palavras a um amigo que perdeu há um mês o amor da vida dele. O João Almeida. Acabei de saber da perda. Não tive palavras a ele. Mas como ele entende de vida, de Botafogo e, por tabela, de amor, sabe muito bem o que é uma paixão incondicional.

O que é um Botafogo.


sexta-feira, 3 de maio de 2013

Eu quero a Taça Rio também


O Tricolor foi escolhido como adversário ideal pelos torcedores do Botafogo que sonham em vingar derrota do ano passado



Com a expressiva vitória do Botafogo sobre o Resende por 5 a 0, em uma das semifinais do returno do Carioca, o time garantiu a classificação para a final da Taça Rio, desconhecendo, até então, quem seria o adversário.

Nessa condição, fizemos uma enquete entre os membros do Grupo BotafogoDePrimeira, no Facebbok, para saber qual o adversário preferido pelos torcedores na final, já que  um simples empate nesse jogo daria o título da Taça Rio ao clube e por conseguinte, do Campeonato Carioca de 2013 também.

Dentre as três opções propostas e mais duas acrescentadas pelos torcedores, saiu vencedora a que elegia o Fluminense como adversário preferido, com 75% dos votos.

Como se vê, a primeira alternativa - "Fluminense, pra devolver o placar do ano passado"- foi disparado a mais votada e isso já era esperado uma vez que a derrota sofrida pelo Bota no primeiro jogo da final do ano passado, por 4 a 1, está engasgada na garganta do torcedor até hoje. Ele enxerga nesse jogo uma excelente oportunidade de devolver aquela derrota que nos custou o Campeonato e de preferência, pelo mesmo placar.

A alternativa "Tanto faz, porque vamos atropelar quem vier" ficou em segundo lugar, com 21% dos votos, o que demonstra a confiança do torcer no time qualquer que seja o adversário. E mais ainda, que o mais importante para ele é o título em si não importando quem seja o adversário, depois do time ter feito a melhor campanha de todo o campeonato. 

A alternativa que apontava o Volta Redonda como adversário preferido teve votação desprezível o que demonstra, novamente, a confiança do torcedor na equipe. O resultado indica que eles desprezaram a possibilidade do adversário ser o time de menor investimento para que o título pudesse vir de forma, supostamente, mais tranquila. Pelo visto, Ele quer emoção!

Teve destaque ainda a alternativa acrescentada pelo torcedor que soa como um protesto contra o favoritismo do Flu apregoado pela "Mídia" em razão de ter, supostamente, o melhor elenco do Rio. A opção é válida e o protesto também já que o Bota é dono da melhor campanha e montou um grupo muito equilibrado, com jogadores versáteis, cascudos e jovens da base.

Temos no elenco os dois maiores destaques desse Carioca: Seedorf, como extra-classe que tem esbanjado categoria em todos os jogos e Lodeiro, que achou o seu espaço e engrenou de vez no campeonato, se tornando inclusive o artilheiro do time.

Antes da final em Volta Redonda, os adversários cumpriram compromissos ontem por outras competições. O Alvinegro pela Copa do Brasil, contra o CRB e o Tricolor, pela Libertadores, contra o Emelec.

Priorizando a conquista da Taça Rio e do Campeonato de forma direta já que foi campeão da Taça Guanabara, o Bota foi a Maceió com o time reserva e não passou de um empate sem gols num jogo ensosso e sem emoção. O time principal ficou no Rio, treinando e/ou descansando para a grande final.

Já o Fluminense foi à Guaiaquil, no Equador, com força máxima e saiu derrotado por 2 a 1, sem jogar bem. Vai ter que repensar a programação para o jogo de volta, no Rio, quarta-feira que vem, na tentativa de reverter o resultado desfavorável, quem sabe poupando os titulares no jogo decisivo do final de semana. Os duas delegações retornam ao Rio nessa sexta e na categoria "descanso", o Bota, que preservou os titulares do desgaste da viagem, sai na vantagem.

Agora é aguardar as escalações dos times e avaliar as condições de cada um para essa final, esperando que para nós Botafoguenses, seja a última desse esvaziado campeonato, porque a Copa do Brasil está aí batendo à porta e precisa de uma melhor atenção!

Saudações a todos!

Por Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

quarta-feira, 1 de maio de 2013

JOGOS AO VIVO: LIBERTADORES E COPA DO BRASIL


Acompanhe os jogos da Libertadores e Copa do Brasil




























Programação de hoje: 


Clique no link dos canais. Feche as janelas de propaganda clicando no [X] e assista. Se o canal pausar, reinicie o vídeo...

Boca x Corinthians&gt Sportv FoxSportsBR 

Campinense x Flamengo Sportv2  Globo

Resende x Cruzeiro Espn BR 

Santa Cruz x Internacional Sportv3






Get your own Chat Box! Go Large!


Por Botafogodeprimeira.com

Parabéns Carlos Roberto, bicampeão pelo Botafogo


Hoje Carlos Roberto, ex-volante do Botafogo nas décadas de 60 e 70, integrante do time bicampeão carioca de 67 e 68, completa 65 anos. Nossos parabéns ao atleta e treinador campeão, que dedicou parte de sua vida ao Glorioso.




O Botafogo Oficial fez uma justa homenagem ao jogador nas redes sociais com a seguinte mensagem:

Botafogo Oficial

PARABÉNS!

Hoje é aniversário do Carlos Roberto, volante bicampeão carioca em 67 e 68 e campeão brasileiro em 68! Em 2006, já como técnico, foi novamente campeão carioca com o BOTAFOGO! Cada CURTIDA é um feliz aniversário para ele!

A postagem repercutiu entre os alvinegros de todas as gerações, tal o número de manifestações replicadas. Dentre elas, destaco a que fez o torcedor Daniel José, marcada por muita emoção, veja:

Daniel Jose Silva Junior

Parabéns Carlos Roberto, tive o prazer de ver-te jogar naquela máquina de jogar futebol! Volante habilidoso, inteligente, que saía para o jogo quando muitos só marcavam! Obrigado por tudo que fizestes pelo nosso glorioso e também por nos ter dado o título de 2006, anos difíceis e que pudemos contar mais uma vez com o teu amor pelo Botafogo. Que Deus ilumine cada passo teu e fé tua família... Sucesso pois mereces!

Agora, um pouco da história do nosso Carlos Roberto para que os veteranos possam relembrar sua trajetória de vencedor no clube da Estrela Solitária e os mais jovens, conhecê-lo melhor:

Carlos Roberto de Carvalho, mais conhecido como Carlos Roberto, nasceu no Rio de Janeiro, em 1 de maio de 1948. Jogava na posição de volante e defendeu vários times do Brasil nas décadas de 1960 e 70. Hoje atua como técnico de futebol.

Carlos Roberto foi o quarto jogador que mais atuou pelo Botafogo, igualando a marca pertencente a Quarentinha e Manga, com 442 jogos. Vestindo a camisa do Glorioso, entre 1967 a 1975, marcou 15 gols. Foi bicampeão da Taça Guanabara e bicampeão carioca pelo Bota, ambos em 1967 e 1968. Também venceu o Campeonato Brasileiro de Futebol de 1968.

Chegou à Seleção Brasileira pela primeira vez aos 21 anos. Apesar de não ter sido convocado para a Copa do Mundo de 1970, como alguns de seus companheiros de time, estava nas pretensões do treinador Zagallo, na época.

O site Terceiro Tempo publicou uma nota a respeito do atleta, enviado pelo internauta Valmir Oliver, 50 anos, torcedor do Botafogo-RJ:

- Carlos Roberto fez parte daquele time demolidor de 67 e 68 que tinha: Cao, Moreira, Moisés, Sebastião Leônidas e Valtencir, Nei Conceição, Carlos Roberto e Gérson; Jairzinho Furacão, Roberto Miranda e Paulo César Caju. Um abraço!

Depois do Botafogo, Carlos Roberto defendeu o Santos onde jogou ao lado de Clodoaldo, no Atlético Paranaense, no Fluminense, no Bangu e no Bonsucesso, onde encerrou a carreira de jogador e começou a de técnico.

Depois de treinar Bonsucesso, passou por outros clubes médios do Rio, como Madureira, Bangu, Americano e Cabofriense. Depois dessa experiência, recebeu convite do Al-Thai, da Arábia Saudita, e partiu para sua primeira experiência no Oriente Médio, onde teve muito sucesso. Entre idas e vindas para o Brasil, retornou à região por três vezes para treinar times na Arábia Saudita.

Em 2006, foi convidado a treinar o Botafogo. Foi campeão da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca naquele ano, tendo vencido o América e o Madureira na final dos dois torneios, respectivamente. Mas o sucesso no estadual não se repetiu no início da campanha do Brasileirão, sendo substituído por Cuca.

Saudações, grande campeão!

Por @felipaodf / Botafogodeprimeira.com

JOGO AO VIVO: BARCELONA X BAYERN DE MUNIQUE



Acompanhe o jogão Barça x Bayern pela semifinal da liga dos Campeões da Europa.





Programação de hoje: 


Clique no link dos canais. Feche as janelas de propaganda clicando no [X] e assista. Se o canal pausar, reinicie o vídeo...








Get your own Chat Box! Go Large!


Por Botafogodeprimeira.com

terça-feira, 30 de abril de 2013

Jogo ao Vivo: TIJUANA X PALMEIRAS


Acompanhe Tijuana x Palmeiras (22h30) pela Libertadores da América






Programação de hoje: 

Clique no link dos canais. Feche as janelas de propaganda clicando no [X] e assista. Se o canal pausar, reinicie o vídeo...









Get your own Chat Box! Go Large!


Por Botafogodeprimeira.com

EU QUERO A TAÇA RIO


#EuQueroaTaçaRio



O Botafogo Oficial divulgou em sua página no Facebook, a imagem da Taça Rio, alvo de cobiça do clube na disputa da final de turno programado para o próximo domingo, contra o Fluminense.

Caso conquiste mais esse caneco, o Botafogo será proclamado Campeão Carioca de 2013 de forma direta, já que conquistou a Taça Guanabara.





Olha a foto da Taça Rio!!! Quem acha que o Fogão leva ela pra General Severiano neste domingo, contra o Flu, CURTE e COMPARTILHA aí!!!

Mais do Botafogo em>>>https://www.facebook.com/BotafogoDePrimeira?ref=hl

Por Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

Corrupto, não! Vamos mudar o nome do Engenhão...



O jornalista Jamil Chade publicou no seu blog Contos da Bola, do Estadão.com, que o brasileiro João Havelange, ex-cartola da FIFA, renunciou ao cargo de presidente de honra da entidade em razão dos escândalos de corrupção em que se envolveu, acusado de receber propinas da empresa suíça de marketing esportivo ISL, na década de 90. 

O blogueiro lembra que Havelange, que já havia renunciado ao cargo que ocupava no COI, não sofrerá qualquer tipo de punição do órgão máximo do futebol mundial, já que se antecipou ao anúncio da decisão e renunciou ao cargo que ocupava na entidade.

Ainda resta uma questão nessa história. Qual será a atitude dos cartolas brasileiros em relação ao nome oficial do Engenhão - estádio arrendado ao Botafogo e hoje, interditado pela Prefeitura, que leva o nome do ex-dirigente. A imagem corrupta de João Havelange continuará vinculada ao estádio que será o palco principal dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro ?

Desde meados do ano passado, quando foi divulgado o documento da Suprema Corte da Suíça comprovando que Havelange e seu genro, Ricardo Teixeira, então presidente da CBF, receberam propina da ISL para facilitar a aquisição de direitos de transmissão de partidas, tomou vulto no Rio de Janeiro o movimento para a mudança do nome do Estádio Olímpico João Havelange – o popular Engenhão – para Estádio João Saldanha, jornalista e técnico do Botafogo e Seleção.

O movimento ganhou força com o lançamento de um abaixo-assinado na internet que pedia a troca do nome à prefeitura do Rio, com adesão de jornalistas, políticos, advogados, botafoguenses ilustres e torcedores alvinegros de toda parte do Brasil.

Não sabemos como anda o movimento, mas o momento parece propício para reativá-lo, inclusive com a cobrança de reposta da Prefeitura sobre o futuro do estádio, fechado a mais de um mês, com grandes prejuízos ao Botafogo. Vamos à luta!

Veja a íntegra do artigo do blogueiro Jamil Chade:




CONTOS DA BOLA
30.abril.2013 06:35:32
Havelange renuncia de presidência de honra da Fifa por corrupção


O brasileiro João Havelange, considerado por anos como o cartola mais poderoso do mundo, renunciou a seu cargo de presidente de honra da Fifa por conta dos escândalos de corrupção e as propinas que recebeu por anos.

A informação faz parte de um informe que trata das investigações sobre corrupção na Fifa e que acaba de ser publicado na manhã de hoje na Suíça.

A investigação confirmou que Havelange recebeu milhões de dólares em propinas. Mas o comitê de ética da Fifa informa que, como o brasileiro renunciou de seu cargo há dez dias, não há como punir o cartola.

A renúncia foi feito em silêncio e não foi comunicada nem pela Fifa e nem pelo próprio cartola aos jornalistas de todo o mundo.

O informe confirma que Havelange teria recebido milhões de dólares entre 1992 e 2000 da ISL, em propinas relacionadas a venda de direitos de transmissão para a Copa de 2002 e 2006.

Ele já renunciou de seu cargo no COI, também pelo mesmo motivo. Agora, abandona a Fifa, em um final melancólico.

Apesar da queda, Havelange não será punido e a saída foi justamente uma forma de evitar ser expulso. A decisão de renunciar encerra o caso e dispensa a necessidade de que a entidade tenha de votar em maio a decisão de expulsa-lo ou não.

A renúncia ainda deve aumentar a pressão para que os cartolas brasileiros evitem usar o nome de Havelange no estádio que servirá para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Por Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Que venha o Flu, adversário preferido da galera


O Tricolor foi escolhido como adversário ideal pelos torcedores do Botafogo que sonham em vingar derrota do ano passado


Após a excelente vitória do Botafogo sobre o Resende por 5 a 0, no último sábado, em Volta Redonda, garantindo com certa facilidade a classificação para a final da Taça Rio, fizemos uma pergunta aos membros do Grupo BotafogoDePrimeira, no Facebbok, para saber dos torcedores qual o adversário preferido nessa final de turno - um jogo que pode nos dar o título de Campeão Carioca de 2013, de forma direta, com um simples empate.

A questão formulada foi:
O Botafogo arrasou o Resende por 5 a 0 e já está na final da Taça Rio. QUEM VOCÊ PREFERE ENFRENTAR NESSA FINAL?

As opções de resposta eram:
1- O Fluminense, pra devolver o placar do ano passado...
2- Tanto faz, porque vamos atropelar quem vier...
3- O Volta Redonda, pra se programar melhor para a Copa do Brasil..

Os torcedores ainda acrescentaram:
4- Porque me incomoda a "MÍDIA" ficar dizendo que o FLUMINENSE é melhor que o BOTAFOGO...
5- Não tem a opção, nenhuma das respostas anteriores? O que eu quero é ser Campeão...

A primeira alternativa (Fluminense) foi disparado a mais votada, com 24 votos, o que significa que a derrota do Bota por 4 a 1 no primeiro jogo da final do ano passado está engasgado na garganta do torcedor, que agora vê uma excelente oportunidade de vingar aquela derrota que nos custou o Campeonato e de preferência, devolvendo um placar dilatado.

A segunda alternativa mais votada, com 7 votos, foi a "Tanto faz", o que significa que o torcer confia no time qualquer que seja o adversário e que o mais importante para eles é o título de campeão depois do time ter feito a melhor campanha de todo o campeonato. A alternativa que apontava o Voltaço teve apenas um voto o que demonstra que os torcedores não acham que o adversário da final tenha que ser o time de menor investimento para que o título venha de forma mais tranquila. Ele quer emoção!

Teve destaque ainda a alternativa acrescentada pelo torcedor que soa como um protesto contra o favoritismo do Flu apregoado pela "Mídia" em razão de ter, supostamente, o melhor elenco do Rio. A opção é válida e o protesto também já que o Bota é dono da melhor campanha e montou um elenco muito equilibrado, com jogadores versáteis, cascudos e jovens da base. Temos no grupo os dois maiores destaques desse Carioca: Seedorf, que tem esbanjado categoria e Lodeiro, que engrenou de vez e é já é o artilheiro do time com 8 gols.

A votação ainda não foi encerrada mas serviu para mostrar como anda o termômetro alvinegro para essa final. O preferido como adversário na votação ganhou o seu jogo contra o Volta Redonda, ontem, com goleada, e vem com tudo em cima para ser Vice-campeão Carioca de 2013.

Antes, os finalistas viajam para compromissos distintos. O Flu vai ao Equador na quinta-feira ralar contra o Emelec, na cidade de Guaiaquil, em jogo de ida pela Libertadores. Retorna ao Rio na sexta, para a disputa da final. Já o Bota, cumpre sua maratona viajando para Maceió onde enfrenta o bravo CRB, também na quinta, pela segunda fase da Copa do Brasil. O Alvinegro também retorna ao Rio na sexta e segue para Volta Redonda, palco da tão espera final.

Agradeço a todos que participaram da votação. Mas, alguém aí acha que o Botafogo deve encarar o próximo compromisso, pela Copa do Brasil, com um time reserva, poupando os titulares para a final? Essa será a próxima questão a ser postado no Grupo (https://www.facebook.com/groups/Botafogodeprimeira/). Passem lá e participem votando nas opções. Se você ainda não é membro do Grupo é só solicitar a inclusão, clicando na página, e aguardar a aprovação.

Saudações botafoguenses a todos!

Por Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

domingo, 28 de abril de 2013

JOGO AO VIVO: FLUMINENSE X VOLTA REDONDA



Acompanhe a semifinal do Campeonato Carioca: Fluminense x Volta Redonda e veja quem será o adversário do Fogão, na final


Acompanhe também: Villa Nova x Cruzeiro, Internacional x Veranópolis, Avaí x Criciúma, Paranavaí x Paraná,Coritiba x Londrina, Vitória x Bahia






Programação de hoje: Clique no Link dos canais. Feche as janelas de propaganda clicando no [X] e assista...




Por Botafogodeprimeira.com

Bota passa o rodo no Resende e vai atrás do CRB


Ah moleque! Girando, girando, girando pra um lado…girando, girando pro outro 





O Botafogo não tomou conhecimento do Resende e aplicou uma goleada daquelas no modesto time do sul fluminense. Com o resultado, se classificou para a final da Taça Rio e aguarda o adversário que sairá do confronto entre Fluminense e Volta Redonda, que jogam hoje, na outra semifinal.

Com a maior goleada e a força do melhor ataque do Campeonato Carioca (45 gols), o time Alvinegro mantem uma série invicta de doze jogos. São dez vitórias pelo Carioca e um empate e uma vitória pela Copa do Brasil. Na Taça Rio, completou a oitava vitória seguida em oito jogos, sete pela fase de grupo e uma nesta semifinal.

Dono da melhor campanha e sem dar chance pro azar, o Bota desprezou a vantagem de jogar pelo empate e partiu pra cima do adversário até conseguir o primeiro gol. E não parou por aí, construindo o placar dilatado com empenho e certa facilidade.

No dia anterior à partida, o técnico do time adversário, Eduardo Allax , propagou que armaria seu time para jogar fechado e apostaria nos contra-ataques, em respeito à superioridade do Botafogo. Mas não foi isso que se viu. O Resende veio de peito aberto, tentado encarar o Bota de igual para igual, e deu no que deu.

Entrevistado na volta do intervalo, já com o placar de de 3 a 0, o treinador admitiu que errou na estratégia e assumiu a culpa pelo desastre que se anunciava. Queria diminuir o vexame no segundo tempo mas seu time levou mais dois, e saiu melancolicamente goleado por 5 a 0.

Para o Bota agora, é virar o rumo do barco e zarpar para as Alagoas onde vai encarar o CRB pela Copa do Brasil, pensando em construir um placar favorável que elimine o jogo de volta, no Rio. O jogo está programado para a próxima quinta-feira, às 19h30, e promete.

Saudações botafoguenses a todos!
Por Felipaodf/Botafogodeprimeira.com