sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Com Sidão, Botafogo está pronto para mais uma vitória contra o Coelho





América-MG x Botafogo, hoje, às 21h, no 
Estádio Independência-BH (Botafogo Oficial)
Virando a página da Copa do Brasil onde foi derrotado duas vezes pelo Cruzeiro e ficou pelo meio do caminho, o Botafogo concentra suas forças no Campeonato Brasileiro onde ainda tem objetivos importantes a conquistar. Veja o que escrevemos sobre o assunto na resenha de meio de semana: Blog do FelipaoBfr: Botafogo esquece a CdoB e se concentra no Brasilei...


Essa retomada do Alvinegro tem um novo começo neste sábado, às 21h, quando encara o América-MG, no Estádio Independência, pela 27ª rodada da competição.


Após a derrota para o Cruzeiro por 1 a 0 no Mineirão, o time carioca permaneceu em Belo Horizonte onde cumpriu programação de treinamento no CT cedido pelo adversário. Como era de se esperar, a atividade de sexta-feira pela manhã na Toca da Raposa 2 não foi mostrada pela imprensa a pedido do técnico Jair Ventura e, por consequência, a formação que enfrenta o Coelho não foi anunciada.


Na última rodada do Brasileirão o Glorioso se recuperou do revés em casa contra o Santos e bateu o Rubro-negro baiano por 1 a 0 em Salvador. Com o resultado, chegou aos 38 pontos e agora ocupa a nona posição na tabela. Nos últimos cinco jogos, o Bota cravou quatro vitórias e teve apenas uma derrota, confirmando o bom momento da equipe na competição.


Tabela atualiza com os resultados da 26a. rodada
 onde o Botafogo aparece na 9a. posição 
com 38 pontos (Arte do SporTV)
Veja o que escrevemos na resenha de pré-jogo contra o time baiano tratando da possibilidade de voltarmos ao Rio com uma vitória: Blog do FelipaoBfr: Bota encara o rubro-negro baiano pensando em volta...


Já o América mineiro vem de uma boa vitória sobre o Internacional por 1 a 0, soma 18 pontos mas continua segurando a lanterna do campeonato e dificilmente escapa do rebaixamento. Essa vitória foi a única do Coelho nos últimos cinco jogos - empatou duas vezes e foi derrotado outras duas.


Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


A última vez que os dois adversários se encontraram foi em 15 de junho em Volta Redonda pela oitava rodada do Brasileirão. Na oportunidade Sassá voltava à condição de titular no lugar do atacante Ribamar. O artilheiro do Bota na competição já havia entrado contra o Vitória em Volta Redonda e deixou o dele na partida (1 a 1). Posteriormente, marcou  mais três contra os mineiros na segunda vitória do time em oito jogos no Brasileirão. Com o triunfo sobre o Coelho, deixamos a lanterna e chegamos à 16a. colocação - fora da zona da degola. Veja qual era a situação da equipe nessa fase conturbada da competição: Blog do FelipaoBfr: Tudo pronto pra enfrentar o freguês paulista


O tempo passou e o time experimenta uma evolução em todos os fundamentos, lutando na parte superior da tabela. De cabeça erguida, olha pra cima e almeja objetivos maiores nessa reta final do Brasileirão. Apesar de ter sentido a falta de de jogadores importantes como Luis Ricardo, Lindoso, Airton, Fernandes e Sassá nessa fase, as soluções encontradas por Jair se mostraram acertadas mantendo o time na primeira página da tabela. Mas até essa onde de desfalques vai ficando pra trás. Enquanto Lindoso entrou no final da partida contra o Vitória e atuou contra o Cruzeiro, Airton voltou a treinar com o grupo e deve ir pro jogo sem problemas.


Por outro lado, o volante Bruno Siva volta a ter condições de jogo depois de cumprir suspensão e Dudu Cearense continua como opção já que vem atuando nas últimas partidas como titular. Com isso, Jair Ventura terá o trio de volantes de outras jornadas à disposição e não precisa improvisar mais o lateral-esquerdo Diogo Barbosa pelo meio. Agora é questão de opção: ou um time mais cauteloso e equilibrado com os volantes ou um mais ousado e criativo com dois meias ou um terceiro atacante.


Sidão volta ao time contra o América neste sábado após
 ficar de fora contra o Cruzeiro para acompanhar a
 esposa no hospital (Canal Esporte Interativo)
Depois de ser liberado do jogo de quarta-feira para acompanhar a esposa hospitalizada em São Paulo, o goleiro Sidão, destaque absoluto do jogo contra o Vitória, se juntou ao grupo na capital mineira e está confirmado para o jogo.


Na zaga, as opções são as mesmas das últimas partidas: Emerson segue improvisado na lateral-direita com possibilidades da estreia do novato Alemão que vem mostrando qualidade nos últimos treinos; no miolo, Carli segue soberano podendo ter ao lado Emerson Silva ou mesmo o Emerson Santos que voltaria a sua posição de origem; na esquerda, sem poder contra com Vitor Luis suspenso, Diogo Barbosa deve assumir a posição e abrir uma vaga no meio.


Na frente, sem poder contar com o artilheiro Sassá, Jair terá a volta de Neilton que ficou de fora contra o Vitória por precaução e cedeu a vaga a Pimpão. Apesar do gringo mostrar problemas de mobilidade e entrosamento, Canales deve ser seu companheiro mais uma vez.

Sob o comando de Jair Ventura, o Botafogo já venceu seis vezes jogando fora e dentro de casa. Foi assim contra o São Paulo, Sport, Grêmio, Fluminense, Cruzeiro, Vitória. Nesse período, o time ganhou padrão de jogo e estratégia distinta para cada adversário. Mesmo nas derrotas para Atlético-PR e Santos, soube se comportar em campo e buscou a vitória o tempo todo merecendo melhor sorte nos dois jogos.


Nesse estágio, o Coelho tem vendido caro as derrotas e se negado a entregar os pontos mesmo estando virtualmente rebaixado. Contudo, não podemos pensar em outro resultado que não seja a vitória apesar de jogarmos nos domínios do adversário.



FICHA TÉCNICA

AMÉRICA-MG X BOTAFOGO-RJ

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 24 de setembro de 2016 (Sábado)
Horário: 21h

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)

AMÉRICA: João Ricardo, Jonas, Roger, Éder Lima e Bruno Teles; Leandro Guerreiro, Juninho, Ernandes e Danilo; Matheusinho e Nixon
Técnico: Enderson Moreira

BOTAFOGO: Sidão, Emerson Santos, Joel Carli, Emerson Silva e Diogo Barbosa; Aírton, Bruno Silva, Dudu Cearense e Camilo; Neilton e Gustavo Canales
Técnico: Jair Ventura


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Botafogo esquece a CdoB e se concentra no Brasileirão onde tem objetivos à conquistar




Camilo e Pimpão durante o treino desta 
quinta-feira, em Minas (Botafogo Oficial)
O Botafogo cumpriu ontem, no Mineirão, o último capítulo de sua participação na Copa do Brasil 2016 e mais uma vez ficou devendo ao cair para o Cruzeiro na fase de oitavas de final.


Os mineiros haviam vencido o jogo de ida, no Rio, por 5 a 2, numa atuação desastrosa de todo o sistema defensivo alvinegro e a participação direta da arbitragem no resultado que anulou um gol legítimo de Sassá quando o placar ainda estava em 1 a 1, e voltaram a vencer no jogo da volta, em Belo Horizonte, por 1 a 0, dessa vez contra um time de reservas do Alvinegro.


Mesmo que a reversão do placar do primeiro jogo beirasse o impossível, o time do Botafogo se mostrou apático e desentrosado no segundo jogo. Os jogadores que entraram e deveriam aproveitar a chance de começar uma partida depois de tanto tempo - como Helton Leite, Diego, Salgueiro e Luis Henrique - tiveram atuações apagadas que os descredenciam para a sequência do time no campeonato brasileiro.


Tabela atualiza com os resultados da 26a.
rodada onde o
 Botafogo aparece na 9a.
posição com 38 pontos 
(Arte do SporTV)
Virando a página, a delegação alvinegra permaneceu em BH onde o time treinou nesta quinta-feira no CT do Cruzeiro. A preparação segue amanhã visando o confronto contra o América-MG, no próximo sábado, no estádio Independência, pela 27ª rodada do Brasileirão.


Na última rodada, o Glorioso venceu o rubro-negro baiano por 1 a 0 em Salvador e, com quatro vitórias e uma derrota nos últimos cinco jogos, chegou aos 38 pontos e ocupa a nona posição na tabela.


Veja o que escrevemos na resenha de pré-jogo sobre as perspectivas do Botafogo na partida : Blog do FelipaoBfr: Bota encara o rubro-negro baiano pensando em volta...


Já o América-MG, vem de uma boa vitória sobre o Internacional por 1 a 0 - a única nos últimos cinco jogos quando os mineiros empataram duas e foram derrotados mais duas vezes. O Coelho chegou aos 18 pontos mas continua segurando a lanterna do campeonato.


Veja o gol de Pimpão contra o Vitória na voz do locutor Edson Mauro da Rádio Globo/CBN





A última vez que os dois adversários se encontraram foi em 15 de junho, no Raulino Oliveira-RJ, pela oitava rodada do Brasileirão. Na oportunidade, o atacante Sassá começava a voltar ao time depois de uma ausência de mais de seis meses após a cirurgia no joelho. Confirmado como novo titular na vaga de Ribamar, o atacante marcou quatro vezes em apenas dois jogos. Primeiro contra o Vitória e depois mais três contra o América na segunda vitória do time em oito rodadas do Brasileirão. O triunfo sobre o Coelho foi o bastante pra nos tirar da lanterna e levar o time a 16a. colocação. Veja qual era a situação da equipe nessa etapa da competição: Blog do FelipaoBfr: Tudo pronto pra enfrentar o freguês paulista

Hoje a nossa realidade é outra e lutamos na parte superior da tabela, bem longe da zona da degola. Voltamos a conviver com o fantasma das lesões nas últimas rodadas - continuam de fora Jefferson, Luis Ricardo, Fernandes e Sassá - mas já tem jogador importante voltando ao time. É o caso de Lindoso que entrou no final da partida contra o Vitória e atuou ontem contra o Cruzeiro e Airton, que voltou a treinar com o grupo e deve enfrentar o Coelho.


O volante Bruno Siva, que jogou ontem pela Copa do Brasil, volta a ter condições de jogo no Brasileirão depois de cumprir suspensão. Com isso, Jair Ventura terá o trio de volantes titular à disposição e não precisaria improvisar mais o lateral-esquerdo Diogo Barbosa pelo meio. Agora é aguardar para saber qual será a sua opção. Um time mais cauteloso e equilibrado com o trio ou um time mais ousado com a entrada de mais um meia ou um terceiro atacante.


A se lamentar, apenas a possível ausência de Sidão. Destaque da partida contra o Vitória, o goleiro não jogou contra o Cruzeiro e foi dispensado para acompanhar a esposa internada em São Paulo. Com isso, Helton Leite que jogou ontem deve permanecer no gol alvinegro já que Jefferson continua no Rio se preparando para voltar brevemente.


Na zaga, as opções são as mesmas das últimas partidas: Emerson segue improvisado na lateral-direita, com possibilidades da estreia do novato Alemão que teve boa participação no treino de hoje; no miolo, Carli segue soberano podendo ter ao lado Emerson Silva ou mesmo o Emerson Santos que voltaria a sua posição de origem; na esquerda, sem poder contar com Vitor Luis, suspenso, Diogo Barbosa deve assumir a posição e abrir uma vaga do meio pra frente a ser preenchida por um terceiro volante (Jair vinha jogando com apenas dois) ou mesmo Leandrinho que jogou ontem e ganharia nova chance ao lado de Camilo.


Na frente, sem poder contar com o artilheiro Sassá que se recupera de lesão na coxa, Jair tem a volta de Neilton. O atacante sentiu um desconforto na coxa e ficou fora do jogo em Salvador mas deve formar dupla com Canales, apesar do gringo mostrar problemas de mobilidade e entrosamento. Pimpão, que entrou contra o Vitória e marcou o gol único da partida, corre por fora e pode ser a surpresa para começar esse jogo.


Pra variar, o técnico Jair terá pouco tempo para ajustar a equipe e, nesse período com jogos no meio e fim de semana, dificilmente fornecerá a escalação antes da partida.


Sob o comando de Jair Ventura, o time tem imposto o seu estilo de jogo independente do adversário ou do local onde atua. Foi assim nas vitórias sobre o São Paulo, Sport, Grêmio, Fluminense, Cruzeiro, Vitória e mesmo nas derrotas para Atlético-PR e Santos quando buscou a vitória o tempo todo e merecia melhor sorte nos dois jogos. No último, na Arena Botafogo, reconhecendo o esforço em busca do resultado, a torcida aplaudiu o time de pé ao final da partida elevando o moral do grupo para a dura sequência que tem pela frente.


O Botafogo de Jair geralmente fica menos tempo com a bola, troca menos passes, é mais efetivo no ataque e mais consistente na defesa comparando-se aos tempos de R. Gomes. Sem Sassá, o desafio passou a ser reinventar um modo de jogar que contemple a presença de Canales como titular, já que a movimentação ofensiva perdeu muito em eficiência com o gringo. É o que esperamos para esse jogo contra o América mineiro.


Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com



domingo, 18 de setembro de 2016

Bota encara o rubro-negro baiano pensando em voltar ao Rio com a vitória





Chamada para o jogo Vitória-BA x Botafogo
no Barradão pela 26a. rodada do Brasileirão 

O Botafogo já está em Salvador onde enfrenta o Vitória neste domingo, às 18h30 pela 26a. rodada do Campeonato Brasileiro, no Barradão.

De técnico novo - Argel assumiu o lugar de Mancini demitido na semana passada -, o rubro-negro baiano busca sua segunda vitória seguida já que foi ao sul na quinta-feira e venceu o Inter por 1 a 0, em pleno Beira-Rio. Já o Alvinegro carioca tenta a reabilitação depois de ser derrotado pelo Santos na última quarta-feira, pelo mesmo placar, mesmo jogando em casa - na Arena Botafogo -, diante de mais de 11 mil botafoguenses que atenderam ao chamado do time e aproveitaram a promoção de ingressos.

A última vez que os adversários de hoje se encontraram foi em 12 de junho no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda-RJ, pela sétima rodada (primeiro turno) do Brasileirão. O Botafogo vencia o jogo até os 46 minutos do segundo tempo e vacilou feio cedendo o empate à equipe baiana quando a vitória já era comemorada pela torcida. Sassá fez o gol alvinegro enquanto Victor Ramos deixou tudo igual para os baianos num cochilo do lateral Diogo Barbosa.

O resultado não mudou a posição do Botafogo na tabela que continuou na lanterna da competição com apenas cinco pontos em sete rodadas. O time sofria com muitos desfalques e vinha de derrota para o Santos por 3 a 0 onde a apatia do time chamou a atenção. Veja o que escrevemos sobre esse resultado frustrante e as perspectivas do time para a sequência do campeonato: Blog do FelipaoBfr: Tudo pronto pra enfrentar o freguês paulista


Hoje a nossa realidade é bem melhor do que aquela do início do primeiro turno apesar de voltarmos a conviver com o fantasma das lesões depois de pouco mais de duas semanas de trégua. Só pra se ter uma ideia, estão fora de combate por essa causa: Jefferson, Luis Ricardo, Fernandes, Airton e Sassá. O volante Bruno Siva também está fora do jogo, mas cumpre suspensão por ter levado o terceiro cartão amarelo.

A derrota para o Santos no último fim de semana interrompeu um ciclo virtuoso que colocou o Botafogo na primeira página da tabela. Veja o que escrevemos sobre esse confronto, demonstrando o otimismo dos torcedores alvinegros por mais uma vitória na competição: Blog do FelipaoBfr: Quem será a próxima vítima? Botafogo está pronto p...

Foram cinco vitórias em seis rodadas fazendo com que o clube se distanciasse oito pontos do Figueirense, primeiro na zona de rebaixamento. E agora, mesmo jogando fora de casa contra um adversário fortalecido pela vitória no sul, num Barradão lotado de rubro-negros, precisamos lutar pelo melhor resultado com atenção, disciplina tática, disposição e inteligência para voltar ao Rio com os três pontos.

Com a vitória simples sobre o Colorado, o Vitória de Argel saiu da zona da degola onde se encontrava. Soma agora 29 pontos e ocupa a 17a. posição enquanto o Botafogo perdeu duas posições e ocupa agora a 11a. posição com 35 pontos e abre a segunda página da tabela.


O lateral Alemão no último treino do Botafogo em 
G. Severiano (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Pra variar, o técnico Jair Ventura teve pouco tempo para treinar e ajustar a equipe nesse período em que se joga duas vezes por semana e, com tantos desfalques, não definiu a escalação.

O artilheiro Sassá fica de fora por tempo indeterminado e Canales, que marcou o seu primeiro gol contra o Cruzeiro mas teve atuação apagada contra o Santos, deve ter nova chance de começar uma partida. Na zaga, Carli deve voltar naturalmente a sua posição depois de cumprir suspensão na rodada passada. No caso, Renan Fonseca, que o substituiu na derrota contra o Santos, deixa a equipe e volta ao banco. Por sua vez, Emerson Silva deve ser mantido como zagueiro pela esquerda enquanto Emerson Santos, que vinha jogando improvisado na lateral direita, pode ceder a vaga ao novato Alemão - especialista contratado junto ao Bragantino para suprir a falta de Luis Ricardo até o fim do ano -, que estrearia com a nossa camisa na competição.

No meio também teremos mudanças. Liberado pelo DM, o volante Rodrigo Lindoso deve voltar à equipe e formar a dupla de volantes com Dudu Cearense que, com a ausência mais prolongada de Airton, ganha uma sequência importante na equipe titular e tem a chance de se redimir da última partida onde não foi bem. Diogo Barbosa deve seguir improvisado pelo meio ao lado de Camilo trabalhando mais pela esquerda numa dobradinha com Vitor Luis que vem dando certo na concepção do técnico. Na frente, Neilton forma a dupla de ataque com Canales e precisa voltar a ser o jogador efetivo que foi nas rodadas anteriores, marcando gols e decidindo partidas.


Tabela do Brasileirão após o fechamento da 25a.
 
rodada com o Botafogo ocupando a 11a. posição
Como não venceu na última rodada, o Botafogo foi ultrapassado por Ponte Preta e Chapecoense e assumiu a 11a. posição. O rendimento caiu de 48,6% para 46,7%, com três vitórias e duas derrotas nas últimas cinco rodadas.

Restando 13 partidas para o final ou 39 pontos a serem disputados, o Glorioso precisa fazer mais 11 (3v+2e) e chegar a 46 para se livrar matematicamente do descenso - nosso principal objetivo na competição.

Desde que assumiu o comando técnico no começo do returno, Jair Ventura vem impondo um estilo mais dinâmico na forma do time atuar mesmo convivendo com desfalques importantes nas últimas rodadas: perdeu o seu lateral direito no melhor momento na competição, os volantes titulares que davam equilíbrio à equipe e o artilheiro do time ( vice do campeonato) com dez gols.

O time tem imposto o seu novo estilo de jogo independente do adversário ou do local onde atua. Foi assim nas vitórias sobre o São Paulo, Sport Grêmio, Fluminense e Cruzeiro e mesmo nas derrotas para Atlético-PR e Santos quando buscou a vitória o tempo todo e merecia melhor sorte nos dois jogos. Contra o Santos, a torcida deu uma demonstração de carinho inegável ao time reconhecendo o esforço em busca do resultado. Em bom número na Arena, aplaudiu de pé ao final da partida elevando o moral do grupo para a dura sequência que tem pela frente.

O Botafogo de Jair geralmente fica menos tempo com a bola, troca menos passes, é mais efetivo no ataque e mais consistente na defesa comparando-se aos tempos de R. Gomes. Porém, no último jogo teve que inverter os papeis com o Santos que marcou no comecinho do jogo (3') e obrigou o time alvinegro mudar a estratégia na partida.

O desafio agora é conseguir reencontrar o padrão de jogo e, principalmente, a movimentação ofensiva dos jogos anteriores que perdeu muito em eficiência com a presença de Canales no time titular. O chileno tem características diversas de Sassá, pouco se movimenta e tem menos entrosamento com o grupo. É o que esperamos, já para esse jogo contra o Vitória.

Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


FICHA TÉCNICA
VITÓRIA-BA X BOTAFOGO


Local: Barradão, às 18h30, em Salvador (BA)
Árbitro: Rodrigo D Alonso Ferreira - SC (CBF-1)
Auxiliares: Henrique Neu Ribeiro e Johnny Barros de Oliveira (SC)
Onde ver: Sportv, Premiere

VITÓRIA: Fernando Miguel, Diogo Mateus, Ramon, Victor Ramos e Diego Renan; Marcelo, Willian Farias e Cárdenas; Marinho, Kieza e Zé Eduardo. Técnico: Argel Fucks.

Desfalques do Vitória: Kanu, Guilherme Mattis, Josué, Leandro Domingues e Norberto.
Pendurados: Diogo Mateus, Flávio, José Welison, Tiago Real e Amaral.

BOTAFOGO:
 Sidão, Emerson (Alemão), Carli, Emerson Silva e Victor Luis; Dudu Cearense, Rodrigo Lindoso, Diogo Barbosa e Camilo; Neilton e Canales. Técnico: Jair Ventura.

Desfalques do Botafogo: Bruno Silva, Luis Ricardo, Airton, Fernandes e Sassá.
Pendurados: Sidão, Victor Luis, Renan Fonseca e Anderson Aquino.

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com