domingo, 15 de abril de 2018

Tudo pronto para a estreia no Brasileirão. Botafogo recebe o Palmeiras em casa pensando na vitória




Que seja um Campeonato Brasileiro GLORIOSO! 
#VamosFOGO (Botafogo de Futebol e Regatas)
Bastante desfalcado em relação ao time considerado ideal, o Botafogo entra em campo às 20h desta segunda-feira para enfrentar o todo poderoso Palmeiras no encerramento da 1ª rodada do Brasileirão.

Sem poder contar com João Paulo, Moisés, Renatinho e o Luiz Fernando por contusão e com Rodrigo Aguirre ainda em fase de transição, o Alvinegro encara o vice-campeão paulista, no Nilton Santos, um dos favoritos ao título da competição. Mas nada disso tira o entusiasmo do botafoguense que espera mais um bom resultado hoje já que vem de vitórias importantes na semana contra o Audax Italiano pela Copa Sul-Americana (2 a 1) e contra o Vasco (1 a 0) no jogo que lhe valeu o título de Campeão Carioca 2018. Já o adversário, tenta reencontrar o caminho das vitórias já que foi derrotado pelo Corinthians na decisão do Campeonato Paulista e cedeu o empate ao Boca Juniors na última rodada da Libertadores.

Na quinta-feira, no Estádio San Carlos de Apoquindo, o Glorioso não fez um bom primeiro tempo mas, na base da vontade, conseguiu se ajeitar no segundo. Virou o placar com gols de Brenner e Pimpão enquanto o brasileiro Sergio Santos, o mais lúcido do time deles, marcou para os chilenos. Loco Abreu até entrou no decorrer da partida mas não foi capaz de mudar o panorama do jogo e nem ajudar seu time.


Este é o histórico do duelo entre Botafogo e Palmeiras no 
Campeonato Brasileiro. Quem vai vencer na estreia? 

Com a vitória na casa do adversário, o Botafogo pode até empatar com os chilenos no jogo de volta, marcado para o dia 09/05, no Nilton Santos.
Veja a análise da partida no nosso post de pré-jogo em: Depois do título carioca e vitória na Sul-Americana, Botafogo se reestrutura para a estreia no Brasileirão...


Essa virada pela Sula assim como a vitória épica sobre o Vasco no Carioca, revela um traço marcante das equipes treinadas por Valentim. Seus times (mesmo sem apresentar um futebol consistente ainda, como o Botafogo) não desistem nunca diante das adversidades. Foi assim que conseguimos os triunfos nessas partidas, com gols decisivos marcados já no tempo de acréscimo.

No confronto direto entres as equipes no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras leva ampla vantagem sobre o Bota. Apesar dos equívocos na composição da tabela ao lado, os times fizeram 55 partidas ao todo com 23 vitórias dos paulistas, 14 vitórias dos cariocas e 18 empates. O Botafogo marcou 54 gols enquanto o Palmeiras marcou 73. Como jogamos em casa, diante da torcida, é perfeitamente plausível que pensemos em vitória mesmo com os desfalques anunciados; mesmo contra um adversário considerado favorito ao título.

Em compensação a tudo isso, o meia/volante Leandrinho já voltou a treinar com o grupo após longo período afastado por cirurgia no joelho assim como o volante Jean que chegou no meio da semana, foi regularizado e já pode ficar no banco. Dudu Cearense, que passou por cirurgia de apêndice há 15 dias, deve estar voltando o que aumenta as opções de Alberto Valentim para armar a equipe e o banco.

Quanto a Rodrigue Aguirre, o atacante vem treinando normalmente e tem estreia programada para o jogo contra o Grêmio, dia 28, no Niltão.


Veja a sequencia de jogos do Botafogo no Campeonato Brasileiro, terminando com o 2o. jogo contra o Audax Italiano pela Sul-Americana:


16/04 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 20:00
BOT × PAL

23/04 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 20:00
SPO × BOT

28/04 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 16:00
BOT × GRE

06/05 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 16:00
CRU × BOT

09/05 - COPA SUL-AMERICANA - 21:45
BOT × AUD


Começou o Brasileirão! O BOTAFOGO estreia nesta segunda, 
às 20h, contra o Palmeiras, no Estádio Nilton Santos, e conta 
com sua torcida! #VamosFOGO (Canal Premiere)
Esse é o panorama de Valentim para o jogo de estreia no Brasileirão contra seu ex-clube. O treinamento no final da tarde de sábado serviu de apronto para o jogo e foi fechado para a a imprensa. As informações são poucas mas não acredito em grandes mudanças em relação ao time que enfrentou o Audax lá no Chile.

No gol, Gatito consolidou a condição de titular enquanto Jefferson aguarda nova oportunidade, no banco. A zaga está definida com Gilson na esquerda substituindo Moisés, contundido. Lindoso tem vaga assegurada mas não se sabe ainda em qual posição. Pode fazer a dupla de volantes com Marcelo ou M. Fernandes ou ainda, desempenhar as funções de Renatinho pelo meio. Com isso, Marcelo e Matheus formariam a dupla de volantes à frente da zaga tornado o time mais cauteloso.

Contudo, persiste a dúvida sobre o substituto de Luiz Fernando. Leandro Carvalho iniciou o jogo contra o Audax e pode ser mantido na equipe. No caso, Pimpão e Ezequiel continuam brigando por essa posição de extremo pela direita e aguardariam nova chance no banco. Apesar de Marcos Vinícius aparecer como o substituto natural de Renatinho, o jogador é muito irregular e tem poucas chances de sair jogando.

Valentim não revela a equipe mas pode ousar mais um pouco lançando Kieza ao lado de Brenner ou mesmo recuando Valencia para a entrada de um atacante pela esquerda pra fechar com Gilson. Nesse caso, o favorito seria Pimpão que está empolgado com o gol decisivo marcado contra o Audax.


FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X PALMEIRAS


Data: 16 de abril de 2018, segunda-feira
Local: Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro
Horário: 20 horas (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa) e Sidmar dos Santos Meurer

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Gilson; Rodrigo Lindoso, Marcelo, Matheus Fernandes e Léo Valencia; Leandro Carvalho (Rodrigo Pimpão) e Brenner
Técnico: Alberto Valentim

PALMEIRAS: Jailson; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Thiago Martins e Victor Luis (Diogo Barbosa); Felipe Melo; Dudu, Bruno Henrique, Lucas Lima e Willian; Borja
Técnico: Roger Machado


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com