sábado, 9 de novembro de 2013

Bota vai ao sul defender sua posição no G-4


GUIA DA RODADA #33: Rodada de possível definição de título nacional também tem jogos importantes que devem movimentar a ferrenha luta contra o rebaixamento



Só uma hecatombe, um motim dos astros, uma revolução cósmica poderia evitar aquilo que é tão óbvio: o Cruzeiro, mais cedo ou mais tarde, será o campeão brasileiro de 2013. Pois o "mais cedo" pode ser já nesta 33ª rodada. Se vencer o Grêmio no domingo e contar com um tropeço do Atlético-PR diante do São Paulo (o empate serve), a Raposa será inalcançável na tabela. Caso aconteça, o feito servirá para coroar uma campanha extraordinária do time mineiro. Jamais um clube conseguiu ser campeão brasileiro com cinco rodadas a serem disputadas na competição.

Mas a disputa vai muito além do possível título do Cruzeiro. A briga pela Libertadores segue forte, e cabe atenção ao grande jogo de Curitiba. O São Paulo, pelo que vem jogando, pode se intrometer nessa batalha na qual o Furacão está tão envolvido.
As partidas do fim de semana também podem embaralhar as cartas da briga contra o rebaixamento. Até o penúltimo, o Criciúma, pode sair do Z-4, bem como a Ponte Preta, que, após a épica classificação para as semifinais da Copa Sul-Americana, tem chance de deixar a zona da degola; em contrapartida, o Bahia, 15º, e o Fluminense, 16º, correm risco de entrar. Destaque para Portuguesa x Coritiba e Corinthians x Fluminense.


Comentários do blogueiro: Essa é a proposta do site da globo para os jogos da rodada e a cada semana destacamos aqui apenas a análise relativa ao do Botafogo que é o que nos interessa.


INTER x BOTAFOGO
DOMINGO, 17H - CENTENÁRIO


O Inter, por mais inacreditável que pareça, chega ao fim do campeonato ameaçado de rebaixamento. Badalado mais uma vez como candidato ao título, o time gaúcho voltou a decepcionar, repetindo a rotina dos últimos Brasileirões, e agora precisa vencer o Botafogo. A situação não chega a ser desesperadora, já que são seis pontos de vantagem para o Z-4, mas a tabela ameaça. Depois de encarar os cariocas, o Colorado visita Atlético-MG e Goiás. Uma sequência negativa pode atormentar o fim de ano vermelho. Clemer lida com desfalques, especialmente na defesa, e volta a apostar em Scocco como centroavante, já que Damião está machucado. Para o Botafogo, o jogo é tão determinante quanto para o Inter, mas com a diferença de que o interesse aponta para o topo da tabela. A aproximação do Goiás é preocupante para os alvinegros, que precisam somar pontos para garantir no mínimo seu atual posto, o quarto lugar - uma vaga para a Libertadores que deixará de existir se um clube brasileiro ganhar a Sul-Americana. Na última rodada, o Bota perdeu justamente para o Goiás. Lodeiro, a serviço da seleção uruguaia, está fora. Dória volta na zaga.

Na TV: TV Globo (para RJ, SC, Curitiba-PR, ES, BA, AL, Petrolina-PE, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR e AP), com Luís Carlos Junior, Junior e Arnaldo Cezar Coelho, e Premiere FC, com Ramiro Ruschel e Batista.

Arbitragem: Heber Roberto Lopes (PR), com Alessandro Rocha Matos (BA) e Neuza Inês Back (SC).

Você sabia que... o Botafogo costuma se dar bem contra o Inter no Rio Grande do Sul? Em 21 jogos pelo Brasileiro em Porto Alegre, foram oito triunfos alvinegros, sete sucessos colorados e seis empates. Desta vez, porém, o jogo será em Caxias do Sul.

GUIA DA RODADA #31: times do Z-4 podem se complicar ainda mais no G-4 a ordem e brigar por posições


Comentários do blogueiro: Botafogo e Internacional fizeram um jogão no 1o. turno, com duas viradas no placar. No final, um empate de 3 a 3 conseguido pelo time gaúcho no último minuto de jogo. Era a 14a. rodada e o Glorioso disputava a liderança do campeonato com Coritiba e Cruzeiro. Vitinho ainda vestia nossa camisa. Marcou 2 vezes e foi o grande destaque da partida. Seedorf, que fez um bom jogo, marcou o outro gol em cobrança de pênalti.

De lá pra cá muita coisa mudou e, apesar do time permanecer no G-4 todo esse tempo, perdeu na semana passada para o Goiás (52) e viu sua posição de 4o. colocado ameaçada pelos esmeraldinos que se aproximaram perigosamente. Esse jogo do Serra Dourada deixou a torcida alvinegra preocupada com o time que vai perdendo forças para segurar essa vaguinha até o final do campeonato - único objetivo que nos resta na temporada.

O Bota entrou em campo pra não levar gol e mostrou pouco empenho pra vencer o jogo que era considerado por todos como mais uma "decisão". Elias se esforçava lá na frente mas o time jogava muito recuado, trocando bolas na intermediária sem muita convicção. A evidente falta de vontade irritou muito a torcida no estádio.

Resultado: o time do Professor Oswaldo, armado covardemente pra empatar, voltou ao Rio derrotado pelo aplicado time goiano (1 a 0) que vinha de uma dura jornada na quarta-feira pela Copa do Brasil enquanto o Botafogo passou a semana descansando e assim permaneceu durante todo o jogo. Enquanto o treinador esmeraldino modificava seu time para buscar a vitória por acreditar nela, nós ficamos aqui torcendo para que Lodeiro, Hyuri e Lucas Zen, que entraram no decorrer da partida, resolvessem nosso problema. Lamentável...

Pois bem, nesse domingo os times voltam a se enfrentar, agora pela 33a. rodada, em Caxias do Sul, casa provisória dos colorados. A promessa de um grande jogo permanece pelos próprios ingredientes que envolvem a partida. O Inter tentando amenizar a frustração de sua torcida com a a posição do time na tabela (11o.), longe da briga pelo G-4 e muito aquém das possibilidades que seu elenco qualificado fazia supor no início do campeonato e o Botafogo que, depois de tantos problemas extra campo ao longo do competição, vem se mantendo na briga pela elite do G-4.

O time gaúcho, agora treinado por Clemer, vem pro jogo com alguns desfalques mas conta com o atacante Scocco que marcou duas vezes no confronto do Maraca, enquanto o Bota vem completo com a volta de Dória à zaga, já que Lodeiro, que está a serviço da seleção uruguaia, havia perdido a condição de titular para o garoto Gegê que depois que entrou no time não saiu mais.

A esperança para a torcida botafoguense é a de que o Bota sempre faz bons jogos contra o adversário, inclusive jogando lá no sul, e pode sonhar com um bom resultado que lhe assegure, no mínimo, a 4a. posição (53). Com um pouco de sorte, pode ainda chegar à vice-liderança em caso de tropeço do Furacão (55) e Grêmio (54), respectivamente 2o. e 3o. colocados.

Escalações

Botafogo: Oswaldo de Oliveira deve mandar a campo os seguintes jogadores: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel; Gegê, Seedorf, Rafael Marques; Elias.

Internacional:
 O Inter de Clemer está confirmado para o jogo deste domingo com Muriel; Ednei, Alan, Jackson e Fabrício; João Afonso, Willians, Jorge Henrique, D’Alessandro e Otávio; Scocco.

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Bota e Inter fizeram um jogão no Maraca pelo 1o. turno. Quem lembra?


*Texto baseado no post publicado no blog do Felipaodf, em 17/08/2013 no pré-jogo contra a Portuguesa, logo após o jogo contra o Inter, no Maracanã.


Na 14a. rodada do Brasileirão, os torcedores de Botafogo, Cruzeiro e Coritiba acompanhavam a alternância da liderança entre os três primeiros colocados. Várias foram as oportunidades que cada um desses times tiveram para colocar frente sobre os concorrentes nas últimas rodadas. Mas na hora H, sempre falhavam perpetuando essa situação. 

Nessa regularidade com viés de baixa, o Bota já não vence há três jogos e o pior, em dois deles - contra Galo e Inter, entregou vitórias certas no minuto final. Por isso nossa missão continua a mesma da rodada passada: torcer pela vitória botafoguense e secar os concorrentes diretos pela primeira posição. Na rodada de meio de semana deu certo e reconquistamos a liderança do campeonato, apesar do gosto amargo do resultado (1 a 1 com o Goiás, em Brasília).

Como previsto no nosso post do pré-jogo "A briga pela liderança continua: Que venha o Inter!!", assistimos a um jogão daqueles de tirar o fôlego.  Clique no link e veja http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/08/a-briga-pela-lideranca-continua-que.html .

Foi um duelo entre duas grandes equipes, cada uma com seu jeito próprio de jogar. Se alternaram no domínio da partida mostrando um equilíbrio que se refletiu inclusive no placar (3 a 3). 

Vitinho foi o nome do jogo. Marcou dois gols (9'/1o.T e 29'/2o.T) e foi dele a assistência para que R. Marques sofresse o pênalti que Seedorf converteu (19'/2o.T). Pelo lado do Inter, o quarteto formado por D'Alessandro, Alex, Scocco e Damião jogou em alto nível. O atacante argentino fez seus dois primeiros gols com a camisa do Colorado (32' e 33'/1o.T) e Fabrício igualou o placar no minuto final (48'/2o.T).

Apesar do resultado ter frustrado os torcedores que foram ao Maraca (cerca de 11 mil), o Bota mostrou força pra buscar o resultado depois de sair na frente e levar a virada com dois gols em incríveis 48 segundos. Foi um apagão daqueles de dar medo e derrubar o moral da rapaziada. E foi com esse espírito de derrota que o grupo desceu para os vestiários. 

Mesmo sem mudar jogadores, o Bota voltou a campo rejuvenescido dando sinais de que iria buscar o resultado. No início abusou das bolas alçadas na área adversária que foram, uma a uma, dominadas pela bem postada defesa colorada. Essa, definitivamente, não era a melhor estratégia para conseguir a virada no placar. 

A coisa começou a mudar quando o time voltou a colocar a bola no chão, com troca de passes na intermediária e constante movimentação dos meias e atacantes lá na frente. Numa dessas, Seedorf ocupava o lado esquerdo e permitiu uma movimentação de Vitinho pelo centro. O jovem lançou Rafael Marques dentro da área em condições reais de marcar e Muriel barrou o lance com falta. Seedorf bateu o pênalti com convicção. Era o gol de empate tão esperado. 

Não satisfeito e empurrado pela torcida, o Bota partiu pra virada. Ela chegou aos 30', num golaço de Vitinho que, antes da linha da área, arriscou um chute mágico pelo alto que resvalou no travessão antes de entrar.

Daí em diante o jogo seguiu muito truncado até seu final. O Bota tentando administrar o resultado e o Inter buscando o empate na base do abafa. O drama botafoguense se consolidou quando no lance final da partida, uma desatenção coletiva em cobrança de escanteio permitiu que o jogador do Inter desviasse a bola já dentro da área. Fabrício escorou a bola pro gol, após rebatida de Renan. Um enorme castigo para o time que merecia o resultado e desespero para a torcida que já comemorava a vitória. Mais dois pontos jogados fora que poderiam dar a distância necessária para o 2o. colocado. 

Só pra lembrar, esta foi a terceira vez que o Botafogo deixou uma vitória escapar no final do jogo. O mesmo já havia ocorrido contra Flamengo e Atlético-MG. São 6 pontos jogados fora, só nessa condição. É uma falha recorrente que precisa urgentemente ser corrigida. É difícil de aguentar, mas vamos em frente... 

Veja os melhores momentos da partida:

Os times formaram com:

BOTAFOGO: Renan, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Seedorf, Vitinho (Lucas Zen) e Rafael Marques; Elias (Alex)
Técnico: Oswaldo de Oliveira

INTERNACIONAL: Muriel, Jorge Henrique, Ronaldo Alves, Juan e Fabrício; Ygor, Willians, Alex (Otávio) e D'Alessandro; Scocco e Leandro Damião
Técnico: Dunga

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

JOGOS AO VIVO: (21:50) Copa do Brasil Flamengo x Goiás, Grêmio x Atléico-PR, Sulamericana Atlético-NA x São Paulo


















Programação de hoje: 

Os canais mostram a programação normal e os jogos anunciados só entram próximo do início.


1. Clique no link dos canais.
2. Feche as janelas de propaganda clicando no [X] e assista.
3. Se estiver no horário do jogo e na programação constar AGUARDE, clique em Atualizar Programação.
4. Se o canal pausar, reinicie a página...

Baixe agora o App BotafogoDePrimeira para seu celular em: http://app.vc/botafogodeprimeira?


21:50h
Copa do Brasil
FlamengoxGoais
21:50h
Copa do Brasil
GremioxAtletico-Pr
21:50h
Sulamericana
Atletico-NAxSão Paulo


Por Botafogodeprimeira.com

domingo, 3 de novembro de 2013

O Botafogo perdeu novamente uma decisão



Seedorf no duelo com o Goiás, no Serra
Dourada (Foto: Carlos Costa/ LANCE!Press)
Botafogo entrou em campo pra não levar gol. Já no início do primeiro tempo dava sinais de que teria dificuldades no jogo, atuando sem convicção e vontade pra vencer. Elias se esforçava lá na frente jogando totalmente isolado sem ter com quem tabelar. O time iria precisar trocar a boa com mais rapidez e precisão se quisesse sair do Serra Dourada com um bom resultado, pelo menos pra manter a posição.


Oswaldo armou o time covardemente pra empatar e volta para o Rio humilhado pelo time aplicado do Goiás (1 a 0) que jogou uma dura partida na quarta-feira enquanto o Botafogo passou a semana descansando e assim permaneceu durante todo o jogo. Enquanto o treinador esmeraldino modificava seu time para buscar a vitória por acreditar nela, nós ficamos aqui torcendo para que Lodeiro, Hyuri e Lucas Zen mudassem o nosso destino.

Diante de mais uma "decisão" (já havia perdido para o Cruzeiro e Flamengo), o Botafogo se mostrou novamente um time sem ambição (à imagem de seu treinador) que coloca a vaga na Libertadores, que parecia certa, em dúvida a cada rodada.

Lamentável tudo isso...