sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014: Top 5 das matérias do blog





Caros amigos alvinegros, estamos em contagem regressiva para o encerramento de 2014 e é comum nessa época do ano que pessoas e instituições façam um balanço de suas atividades, avaliando o que deu certo e o que deu errado, para corrigir rumos e planejar ações futuras. Com a gente aqui do blog não poderia ser diferente.

O ano de 2014 foi um dos mais negros da história gloriosa do Botafogo pelos motivos que todos estão cansados de saber. Começamos com muito entusiasmo na Libertadores e fomos desclassificados ainda na fase de grupos; fizemos o pior Campeonato Carioca dos últimos tempos e ficamos fora das finais, na 9a. colocação; fomos desclassificados da Copa do Brasil ainda nas quartas-de-final para o Santos, com derrota em casa (2 A 3) e goleada de 5 a 0, fora; e terminamos rebaixados para série B no Brasileirão com uma péssima campanha. 

O Blog do Felipaodf não é uma uma empresa que visa lucros e nem tanto uma instituição que deve prestar contas aos seus associados. Somos apenas um veículo de comunicação dirigido por um torcedor alvinegro que resolveu manifestar o seu amor pelo clube escrevendo. E foi com esse propósito que criamos esse espaço. Para acompanhar, descrever e opinar sobre os assuntos que envolvem o Glorioso, mantendo sempre o respeito à instituição e interagindo com os nobres leitores.

Veja a retrospectiva de 2013 e relembre o que foi destaque aqui no blog no ano passado: Retrospectiva-2013-top-5-das-materias.

No ar desde 19.03.13, colecionamos mais de 1.700 posts publicados ao longo desse tempo abordando o dia-a-dia do clube e propondo temas para discussão entre os torcedores. Já são quase 60.000 visitas desde a primeira publicação. Agradeço a todos por isso.

Em homenagem aos leitores amigos que acessaram o blog nesse último ano, resolvemos publicar o nosso TOP 5 com as matérias mais acessados em 2014, 
como fizemos no ano passado:

1- O campeão deles, com 1.130 acessos, foi publicado em 24.01 e falava da saída de Rafael Marques do Botafogo antes mesmo de começar a temporada em que o clube voltava à Libertadores depois de 18 anos. Pensando somente na grana, o jogador preferiu se transferir para o Henan Jianye, um clube chinês sem nenhuma projeção, tanto que nunca mais se ouviu falar dele. 

Rafael Marques, de 30 anos, foi muito hostilizado pela torcida quando chegou ao clube após a conturbada saída de Loco Abreu. Teve um começo difícil como artilheiro. Passou longo tempo sem marcar mas conseguiu dar a volta por cima com gols importantes na temporada, inclusive contra os rivais cariocas, o que lhe valeu o apelido carinhoso de Homem-clássico. O jogador deixou o clube após disputar 73 partidas e marcar 19 gols. Rafael Marques fez muita falta ao time e sua saída sem reposição à altura, assim como a de Seedorf, marcaram o início da derrocada. Veja:

Rafael Marques vai fazer falta

@felipaodfemBlog do Felipaodf - Há 10 meses 


No começo da semana Rafael Marques acertou sua saída do Botafogo sem que tenha feito um jogo sequer com a nossa camisa nessa temporada. O jogador está se transferindo para o clube chinês Henan Jianye (é isso mesmo?), depois de defender o alvinegro por 18 meses. O contrato é de três anos e antes disso, torcedor botafoguense, não adianta pedir a sua volta. Como o clube não detém a parte maior do passe da maioria de seus atletas (que geralmente pertencem a empresários e investidores do mercado), no final das contas a grana sempre fala mais alto. Foi assim nos casos de Herrera, Elkeso... mais » 



2- O vice (não é o Vasco) dos mais lidos, com 406 acessos, foi publicado em 24.08 e abordava a vitória sobre a Chapecoense, no Maracanã, quando demos um salto razoável na tabela. Saímos do 16o. lugar para o 12o. Cachito Ramírez fez um golaço e foi o nome do jogo, dando a impressão de que poderia ser o "cara" que iria nos tirar da parte de baixo da tabela. Ledo engano. Clique no link e veja a nossa argumentação:

Um golaço que animou a galera e revoltou o narrador do PFC

@felipaodfemBlog do Felipaodf - Há 3 meses 


No post de pré-jogo contra a Chape implorávamos por atitude do time alvinegro no Maraca. Se o que vimos nos noventa minutos ainda não foi o time aguerrido e consistente que venceu o Flu em Brasília e renovou as esperanças da torcida de que as coisas poderiam melhorar rapidamente, também não foi o time omisso e descoordenado da derrota para o Figueira. Voltamos a vencer em casa - no sufoco, é verdade - mas o mais importante nessa fase era pontuar... Mostramos uma certa organização no primeiro tempo, o bastante para sairmos na... mais » 


3- O 3o. colocado, com 304 acessos, foi publicado em 08.03. Era uma análise criteriosa do elenco. Com a fraca atuação na partida de estreia da pré-Libertadores contra o Deportivo Quito, a desconfiança sobre a qualidade do grupo alvinegro aumentou muito. Choveram manifestações de descrédito de torcedores nas redes sociais com xingamentos direcionados ao time, à diretoria e ao técnico. Ficava patente que o elenco formado para a temporada estava muito enfraquecido em relação ao do ano passado. Acesse o link e veja a nossa análise:

De lá pra cá, pouca coisa mudou

@felipaodfemBlog do Felipaodf - Há 9 meses 


É isso mesmo. Desde o jogo de estreia do Botafogo na Libertadores (29/01) contra o Deportivo, na altitude de Quito, pouco coisa mudou. Basta ver o que escrevemos no post após a partida e comparar com a situação atual Ta-faltando-rodagem-para-o-time. Naquela oportunidade o time fez uma apresentação muito ruim. Sem mostrar personalidade e utilizando uma estratégia de jogo errada, foi derrotado por 1 a 0 tendo que decidir a vaga em casa sob muita pressão. Quem estava no Maraca, no jogo de volta, viu que mesmo com 50 mil torcedores empurrando ... mais » 


4- O 4o. post mais acessado (300) foi publicado em 05.03. Nele, fazíamos uma análise do "planejamento" do clube para a nova temporada e do difícil começo de Eduardo Húngaro (protegido do presidente) como técnico da equipe principal no ano de volta do clube à Libertadores. Apesar da inexperiência de Húngaro, o principal problema sempre foi a baixa qualidade do elenco, o pior dos últimos tempos. Acesse o link e veja se não temos razão:

Hungaro é burro?

@felipaodfemBlog do Felipaodf - Há 9 meses 


Muito se tem falado do planejamento (*) do Botafogo para esse 1o. semestre que previa a disputa simultânea de duas competições: o Campeonato Carioca, no qual o clube estaria buscando o Bi-campeonato, e a Libertadores da América, torneio do qual o clube esteve afastado por longos dezessete anos. Parecia evidente a todos que a Libertadores fosse a prioridade e é assim que ela vem sendo tratada. O elenco então foi dividido em dois grupos. O primeiro, composto por jogadores do time considerado principal, que voltou de férias uma semana depoi... mais » 


5- Fechando o Top 5 dos post mais acessados do ano (263), temos a matéria publicada em 06.02, após a vitória de 4 a 0 sobre o Deportivo Quito, no Maracanã. Mais de 50 mil torcedores fizeram festa com a classificação do time para a fase de grupos da Libertadores. Eu estava lá. Impossível não se emocionar com o mosaico "O Gigante Voltou" e com o entusiasmo da torcida vibrando com os 3 gols do surpreendente Wallyson. Clique e compartilhe do nosso sentimento sobre essa que foi uma das vitórias mais marcantes do ano:

O Gigante Voltou: vamos falar de paixão

@felipaodfemBlog do Felipaodf - Há 10 meses 


Um dos melhores momentos de ontem, quando o Botafogo jogou uma partida decisiva para a suas pretensões no restante da temporada - com espírito guerreiro, como pede uma disputa de vaga na Libertadores - foi a presença maciça da torcida botafoguense desde cedo no estádio, fazendo a festa e apoiando o time do começo ao fim. Foram mais de 50 mil alvinegros o que deixou o Grande Maracanã repleto de gente. Uma gente apaixonada pela Estrela Solitária, que via de regra, é sacaneada pela concorrência, pela imprensa, pela direção do clube e pelos organizadores. Mas não teve jeito, torcida ... mais » 


Com esse balanço, acreditamos ter feito um bom trabalho. Agradecemos o apoio de cada um dos mais de 50 mil visitantes do blog e dos amigos que comentaram e compartilharam nossas matérias nas redes sociais. Isso nos incentiva a prosseguir no projeto que tem como principal objetivo, exercer o amor incondicional ao clube da Estrela Solitária.


Um grande Ano de 2015 a todos os torcedores alvinegros, com muita saúde e realizações. Que Deus ilumine nossos novos dirigentes para que conduzam, ao lado da comissão técnica e jogadores, o nosso querido Botafogo de volta a 1a divisão. Mesmo sem grandes perspectivas de investimentos e contratações, estou confiante de que vamos recuperar a credibilidade da instituição jogada na lama, esse ano, por irresponsabilidade do ex-presidente - o pior da nossa história. 

Espero poder, brevemente, retornar ao Rio para acompanhar o Glorioso no Carioca, Copa do Brasil e Brasileiro da série B já no Engenhão, ou mesmo no Maracanã, como no ano passado nos jogos pela Libertadores. Te amo Fogo!

Saudações aos Amigos!



Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com 

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

René Simões manda recado para torcida alvinegra. Veja!


René Simões assinou contrato com o Botafogo até dezembro de 2015 e assumiu o cargo hoje, com a obrigação de levar o clube de volta a 1a. divisão. Não vai ser fácil, pois nem elenco formado nós temos, mas não há outra opção. 

Em seu discurso de posse, mostrou otimismo e se disse honrado com o desafio de dirigir o Glorioso em momento tão crítico de sua história.




Após apresentação na sala de imprensa Armando Nogueira nesta quarta-feira (17/12), em General Severiano, o novo técnico do Botafogo falou para a torcida do Glorioso. Confira!





Boa sorte René e mãos à obra que o bagulho é sério!


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

Os "anjos" Gabriel e Daniel



Sobre a debandada de jogadores do Botafogo por pendências salariais iniciada pelo lateral Lucas, em agosto, e agora seguida de forma inesperada por Gabriel e Daniel, dois jovens jogadores que não são os "anjos" que aparentavam ser e acabaram, com suas decisões intempestivas, por deixar o clube na mão, temos a dizer...

Nota: Gabriel é o Arcanjo da Esperança, da Anunciação, da Revelação. É a Voz de Deus, o transmissor das boas novas. Já Daniel, é o Anjo que domina a justiça, dando inspiração àqueles que são incumbidos de muitas decisões e não sabem como tomá-las.

Inegavelmente, é um direito deles buscarem a Justiça para receberem os direitos trabalhistas mas esses atos soaram como covardia com o clube que lhes deu projeção, os tinham como símbolo de uma base bem sucedida, corrigiu seus vencimentos adequando-os ao mercado e prorrogou seus contratos até o final de 2015 e 2017, respectivamente. Futebol não é só o preto no branco, também envolve paixões...

A instituição Botafogo não poderia ser penalizada tão drasticamente pelos jogadores por um golpe sujo do ex-presidente que deu causa ao caos que se instalou no clube e impede, por ora, a quitação dos débitos. O ato dos jogadores e seus empresários é um total desprestígio à nova diretoria que assumiu o clube e está se desdobrando para colocar a casa em ordem. 

Se não quisessem continuar e defender o clube na série B como preconizaram e nos fizeram crer, os atletas poderiam pedir para serem negociados no mercado e minimizarem os prejuízos da instituição com a decisão radical que tomaram. Com a decisão em liminar, o clube não poderá usufruir das negociações dos passes dos jogadores nos valores estipulados em seus contratos. Os jogadores deveriam seguir o exemplo de Dória que deixou o clube na base do acordo, sem brigar. É assim que penso!

Só para se ter uma ideia do "prejú", Gabriel tinha contrato até 31 de dezembro de 2015 e a diretoria anterior, receosa com a possível saída do jogador numa das crises do elenco em julho, pagou somente a ele e a Dória os atrasados na carteira de trabalho. Conforme matéria do GE, mesmo que não ficasse no Alvinegro em 2015, ele era visto como forte moeda de troca para reforçar o elenco. Como o Cruzeiro tem interesse, até uma negociação envolvendo os atacantes Borges e Dagoberto foi especulada.

Segundo dados do site, o atleta de 22 anos fez 123 jogos no Alvinegro e dois gols. Ele chegou em General Severiano em 2011, ainda nas categorias de base, depois de começar a carreira no Paulínia. Sua principal conquista foi o Carioca de 2013 e a vaga na Libertadores de 2014.


Já Daniel, começou sua carreira nas categorias de base do Cruzeiro e se transferiu para o Botafogo para atuar na equipe dos juniores depois de não chegar a um acordo para renovação com o clube mineiro. Na pré-temporada deste ano, o meia foi integrado aos profissionais e teve chances durante o Carioca, mas alternou bons e maus momentos. Segundo matéria do GE, como já havia uma grande expectativa em cima dele, o clube renovou o contrato dele até 2017 e fixou a multa rescisória em 20 milhões de euros (cerca de R$ 68 milhões) para clubes do exterior e de R$ 55 milhões para equipes brasileiras.

Durante o Brasileiro, Daniel despontou como uma grande promessa, mas a lesão contra o Ceará, pela Copa do Brasil, interrompeu seus planos. Sua saída do time foi apontada como um das razões para queda de rendimento da equipe na competição. O meia disputou 28 jogos pelo Botafogo, 13 deles no último Brasileiro, e marcou e cinco gols, conclui a reportagem.


Lucas passou quatro temporadas no Botafogo e sua saída não foi tão lamentada. Tem 26 anos e chegou em 2011, vindo do Figueirense. Ele conquistou um Campeonato Carioca em 2013. Foi convocado pela seleção brasileira para uma edição do Superclássico das Américas daquele mesmo ano. O jogador ficou parado desde a decisão judicial por não poder se transferir para outro clube da serie A e acaba de assinar contrato com o Palmeiras de Oswaldo de Oliveira.

As especulações dão conta que vem mais bomba por aí. Vamos aguardar.

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com