sexta-feira, 24 de maio de 2019

Depois de encaminhar classificação na Sul-Americana, Botafogo encara o líder Palmeiras no Mané Garrincha pelo Brasileirão




Agora é Brasileirão! Todo o foco voltado para o jogo contra o 
Palmeiras! Hora da torcida alvinegra de Brasília jogar junto!

25 mil ingressos vendidos: pra cima, FOGO! 

O Botafogo segue a sua maratona depois de três jogos seguidos no Rio pelo Brasileirão.

Depois de vencer Bahia, Fortaleza e Fluminense na Cidade Maravilhosa, o time iniciou uma sequência de jogos fora encarando o Goiás na capital goiana, o Sol de América-PAR em Assunção pela Sul-americana e enfrenta o Palmeiras, em Brasília, pelo Brasileirão.

E logo após o duelo contra o líder do campeonato, o Glorioso volta ao Rio para o Clássico contra o Vasco no Nilton Santos. Veja a sequência de jogos abaixo.


No jogo do Serra Dourada o time não se encontrou em campo. Iniciou a partida com um quarteto de pouquíssima mobilidade pelo meio, foi engolido pelo entusiasmo dos donos da casa e quase não levou perigo ao gol adversário. Viveu de uma boa jogada de Bochecha no primeiro tempo quando quase abriu o placar mas foi murchando com o tempo como o volante botafoguense que sumiu no jogo e foi substituído no segundo tempo. Destaque apenas para Gatito que foi muito exigido durante a partida mas não conseguiu evitar a derrota no final.


Com gol de Kayke no fim, Goiás vence Botafogo, no Serra
 Dourada! (FOX Sports Brasil‏@FoxSportsBrasil)

Kayke saiu do banco e garantiu a vitória dos esmeraldinos aos 41 minutos do segundo tempo com uma cabeçada certeira. Jonathan cochilou e permitiu o cruzamento de Yago Felipe pela esquerda enquanto Carli deixou o atacante sozinho no meio da área para marcar.

Apesar de menor posse de bola (33%) do que o Alvinegro (66%), o time da casa deu trabalho para Gatito e ultrapassou o Botafogo na tabela. O Esmeraldino subiu para a sexta colocação, com nove pontos e jogou o time carioca para sétimo com a mesma pontuação.

Sem tempo para lamentações, o Botafogo seguiu em voo fretado para Assunção onde encarou o modesto Sol de América pela 2a. fase da Copa Sul-Americana.


 Com gol de Erik, o Botafogo derrota o Sol de América no 
Paraguai e obtém vantagem para a partida de volta no Nilton 
Santos! (FOX Sports Brasil‏@FoxSportsBrasil)

Escaldado pela derrota contra o Goiás, a segunda fora de casa no Brasileiro, Barroca investiu num time teoricamente mais ágil para a sua primeira partida internacional com técnico do profissional. Promoveu a entrada de Valencia com a incumbência de armar as jogadas pelo meio e fazer a proteção ao lateral-esquerdo mas manteve o trio lento de volantes com Cícero, João Paulo e Alex Santana. Nessa formação, Jonathan cedeu lugar a Gilson e Bochecha foi sacado do time.

De novo a equipe não deslanchou. Passivo em campo, entregue à marcação adversária e muito pouco incisivo, a equipe alvinegra viu os donos da casa desperdiçarem um pênalti no primeiro tempo e sofreu muito para vencer o jogo por 1 a 0 com um jogador a mais em boa parte da partida.

As coisas só melhoraram um pouco depois que Clar cobrou penalidade máxima no travessão de Gatito e da expulsão do lateral Pardo que levou o segundo amarelo aos 32 minutos. A bola passou a ser melhor trabalhada e o Alvinegro finalmente levou perigo ao gol paraguaio. Mas o time só deslanchou mesmo após as modificações. Luiz Fernando e Bochecha deram outra dinâmica à equipe e o gol não demorou a sair. Gilson passou a ser mais acionado e numa dessas, o lateral trocou passes com L. Fernando e cruzou com perigo na zona do agrião. O goleiro adversário bateu roupa e Erik aproveitou o rebote para mandar para a rede com estilo. Foi o quarto gol do atacante na Sul-Americana, o que faz dele o artilheiro da competição.

Mas o lance bizarro da partida ficou por conta de Jean. Barroca resolveu dar uma chance ao volante, a primeira desde que o treinador chegou ao clube, para conter o ímpeto paraguaio depois do gol. Mas o tiro acabou saindo pela culatra. Na primeira intervenção no jogo, Jean foi expulso de campo após uma disputa usando o braço de maneira acintosa no rosto do adversário. O jogo foi penoso para quem estava assistindo mas a vitória deve ser comemorada. Ela dá uma boa vantagem ao time alvinegro no segundo jogo marcado para às 19h15 da próxima quarta-feira (29), no Nilton Santos.


No post de pré-jogo contra os goianos, já falávamos da maratona que o Botafogo teria pela frente depois dos três jogos com três vitórias no Rio pelo Brasileirão: "Botafogo deixa o conforto do Rio com três vitórias e inicia maratona de jogos encarando o Goiás no Serra Dourada". Clica no link e veja: http://bit.ly/30rbIYO


E após mais uma rodada, eis a tabela do Brasileirão! Feliz
com a posição do seu time, torcedor? (@FoxSportsBrasil)
Com o fechamento da 5a. rodada o Botafogo, que estava na 5a. posição com nove pontos, caiu para a 7a. após a derrota para o Goiás que, por sua vez, pulou para o G-6.

A cobiçada vaga na Libertadores que mirávamos na semana passada se reduziu, por enquanto, a uma vaga na Sul-Americana.

O atual líder é o Palmeiras, nosso adversário de sábado em Brasília, com 13 pontos seguido pelo Atlético-MG com 12, São Paulo com 11, Santos com 10, Internacional com 9 e o Goiás também com 9, na 6a. posição.

O Botafogo continua sendo o Carioca mais bem colocado, o que não quer dizer muita coisa nesse começo de competição.

Já o temível Z-4 está formado pelo Avaí e CSA com 3 pontos e Grêmio e Vasco da Gama com 2. O Cruz-maltino continua segurando a lanterna mesmo após a estreia de Vanderlei Luxemburgo no comando técnico da equipe.


O técnico Barroca finalizou a preparação da equipe na manhã de sexta-feira e a delegação embarcou para Brasília onde chegou no começo da tarde com recepção calorosa da torcida.

Barroca não confirmou a equipe que começa o jogo mas sinalizou algumas mudanças em relação ao time que venceu o Sol de América na quarta-feira. A base do time é a mesma com as seguintes modificações. Marcelo Benevenuto entra na vaga de Joel Carli que cumpre suspensão e Luiz Fernando assume o lugar de Erik no ataque que não joga por impedimento contratual.


Calendário de jogos do Botafogo no Brasileirão.
 Dia 29 o time ainda enfrenta o Sol de América
 pela Copa Sul-Americana. (App do Botafogo)

Gilson permanece na lateral-esquerda e Jonathan, poupado no último jogo, fica como opção no banco de reservas. O quarteto do meio está mantido com Cícero, João Paulo, Alex Santana e Valencia. Com isso, Gustavo Bochecha que entrou no segundo tempo do jogo no Paraguai continua na reserva.

Por outro lado, Diego Souza está mantido como homem mais avançado do esquema, apesar do baixo rendimento nas últimas partidas e da ausência de gols. O atacante perdeu duas oportunidades claras contra o Sol de América. Diego Souza marcou apenas uma vez desde que chegou ao clube. Foi dele o gol de abertura da goleada de 4 a 1 sobre a Portuguesa no Campeonato Carioca.

Rodrigo Pimpão, que seria mais uma opção no banco de reservas, não se recuperou de uma entorse no tornozelo esquerdo e fica fora do jogo.

Já o adversário, deverá ter força máxima nesse sábado após poupar os titulares na vitória sobre o Sampaio Corrêa, quarta-feira, pela Copa do Brasil. Se o volante Felipe Melo está suspenso, Gustavo Scarpa deve ser a novidade depois de se recuperar de uma torção de tendão que o tirou dos últimos jogos. 

O time comandado por Felipão busca a quarta vitória consecutiva para seguir na liderança do campeonato e manter uma invencibilidade histórica de 28 jogos no Brasileirão. Por sua vez, o Botafogo, modesto e desfalcado, estará lá para impedir tal façanha lembrando que o mando de campo é do Alvinegro uma vez que a partida estava marcada para o Nilton Santos e foi transferida para às 16h no Mané Garrincha por opção do clube. Por acordo, cada time terá uma cota fixa de 650 mil mais despesas com viagens e hospedagem pagas pelo promotor do jogo.


Depois de enfrentar quatro tricolores nas quatro primeiras rodadas do Brasileiro, o Palmeiras é o segundo Alviverde no caminho do Botafogo. Perdemos para o Goiás no domingo passado mas queremos vencer o Palmeiras amanhã. Você acredita torcedor?

Em caso de vitória, o Alvinegro volta a brigar pelo G-6 de onde foi desalojado na última rodada e poderá confirmar o segundo melhor começo de campeonato na era dos pontos corridos.


FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-RJ X PALMEIRAS-SP

Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 25 de maio de 2019 (Sábado)
Horário: 16h(de Brasília)

Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Clovis Amaral da Silva (PE)
Árbitro de Vídeo: Adriano Milczvski (PR)

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Fernando, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Gilson; Cícero, João Paulo, Alex Santana e Leo Valencia; Luiz Fernando e Diego Souza

Técnico: Eduardo Barroca

PALMEIRAS: Weverton, Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Bruno Henrique e Gustavo Scarpa; Zé Rafael, Dudu e Deyverson

Técnico: Luiz Felipe Scolari



Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar!

Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com