sábado, 6 de setembro de 2014

O Galo é freguês, mas um empate fora seria aceitável?



O Botafogo volta a campo neste domingo, no Estádio Independência-BH, para enfrentar o Atlético-MG pelo Brasileirão, depois de uma vitória heroica por 4 a 3 sobre o Ceará, em pleno Castelão, que lhe valeu a classificação para a fase de quartas de final da Copa do Brasil. 

Antes, o Alvinegro havia vencido o Santos, no Maracanã (1 a 0), com direito a golaço de Daniel que, com lesão séria no joelho, ficará fora do time pelo restante da temporada. Com essa vitória, o Bota somou 22 pontos na tabela e passou a ocupar a 13a. posição, se afastando um pouco mais da zona da degola. 

Veja como foi a vitória que derrubou Oswaldo de Oliveira do Peixe e reveja o gol de Daniel no nosso post publicado após o jogo: http://felipaodf.blogspot.com.br/2014/08/golaco-de-daneil-da-vitoria-ao-bota.html

Aproveita e releia nosso post com os gols da grande vitória sobre o Ceará que valeu a classificação para a sequência da Copa do Brasil: http://felipaodf.blogspot.com.br/2014/09/grandes-batalhas-grandes-guerreiros.html

O Botafogo fez um jogo de iguais contra o Santos no 1o. tempo, com chances de gols para os dois lados. Com a perda de Bruno Correa (28'), por contusão, o time se perdeu um pouco sem o homem de referência, já que Rogério entrou em seu lugar e se atrapalhava na maioria das jogadas. Voltou outro time pro 2o. tempo mesmo se mudar nenhum jogador. Com mais vontade e a marcação acertada, o time dominou as ações de ataque, até que numa cobrança de escanteio a bola sobrou para Daniel (17') fazer um golaço em chute de fora da área. Com a vantagem, o Bota controlou o jogo até o final e ainda teve chances de aumentar o placar. Era a segunda vitória seguida em casa.

Apesar de jogar fora do Maraca onde vem obtendo bons resultados, Vagner Mancini espera um bom jogo diante do Galo para confirmar a ascensão do time na temporada. Apesar da sequência vitoriosa - Chapecoence, Santos e Ceará - o Bota precisa melhorar a postura fora de casa para aproveitar o momento de alta. Mas a missão não será nada fácil, pois o Galo joga muito bem no seu terreiro onde tem alto índice de vitórias. Os mineiros ocupam a 8a. posição na tabela, com 27 pontos. Por outro lado, fora do Rio o Bota vai muito mal na competição. Foram sete derrotas, um empate e apenas uma vitória. Contra o Palmeiras, lembram?

O Botafogo ainda enfrenta o S. Paulo e o Inter fora do Rio  e só volta a mandar um jogo no Maracanã depois de 18 dias. Será contra o Bahia, pela 22ª rodada do Brasileirão.

Com a sequência de jogos, quarta e domingo, com viagens longas no cardápio, o desgaste físico do grupo preocupa e o departamento médico já está lotado. Só essa semana tivemos as baixas de Daniel - que só volta em 2015, e Bruno Correia - que passou por cirurgia do apêndice e fica de fora por mais 40 dias. Sem Sheik e Daniel, a armação das jogadas ficará a cargo de Cachito Ramírez que tem se destacado nos últimos jogos e deve dar conta do recado. Não temos mais armadores no elenco além do lento e desmotivado Zeballos que vem muito mal na temporada.

Estão confirmadas as ausências de Jefferson, Edilson, Airton, Sheik, Daniel e Bruno Correia. Desse jeito vamos com o que restou: Andrey, Dankler, Bolívar, André Bahia e Junior Cesar; Gabriel, Bolatti, Ramírez, Wallyson, Rogério e Tanque Ferreyra (Zeballos).

Diante das circunstâncias deixo uma pergunta aos amigos Alvinegros: O empate fora de casa seria um bom resultado?




quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Grandes Batalhas... Grandes Guerreiros


Parabéns Fogão pela classificação. Grandes Batalhas só são dadas a Grandes Guerreiros. Fé tamo juntos (Jefferson - o Paredão, Miami)




Foi assim que o goleirão Jefferson, titular da seleção brasileira que enfrenta a Colômbia amanhã, em Miami, saudou seus companheiros de Botafogo após a vitória heroica de ontem sobre o Ceará, por 4 a 3, em partida válida pela Copa do Brasil. E o Capitão alvinegro falou com propriedade já que no jogo de ida, no Maracanã, com vitória do adversário por 2 a 1, fez defesas milagrosas, entre elas a de um pênalti que deu o alento necessário pra que o time, encorajado por Mancini, buscasse o resultado no jogo da volta.

E o que se viu no Castelão foi um milagre do futebol. Diante quase 39 mil presentes, o Glorioso virou um placar adverso (3 a 2) para os incríveis 4 a 3 já nos acréscimos, e se classificou para as quartas de final da competição pelo número de gols marcados fora de casa. Agora vai encarar o Santos a quem venceu no Brasileirão, já de técnico novo.

Na 1a. partida, disputada no Maracanã, o Bota havia feito uma jogo muito ruim e foi derrotado. Para passar de fase, teria que vencer por dois gols de diferença ou... Veja nosso post do pré-jogo e confira as condições> atitude-e-responsabilidade-pra-virar-em.html



Com gols de Cachito Ramírez e André Bahia aos 49 e 50 minutos, respectivamente, a torcida do Vozão se desesperou no Castelão e a do Botafogo foi a loucura em todo o Brasil comemorando a improvável classificação. Muitos dos alvinegros que acompanharam o jogo pela TV não curtiram esses minutos mágicos porque, desesperançados com o placar adverso no finalzinho do jogo, mudaram de canal ou desligaram o aparelho já pensando nos compromissos do dia seguinte. O jogo terminou na madrugada dessa quinta-feira com a paralisação d e cerca de 22 minutos no 2o. tempo em razão do apagão ocorrido no estádio. 


O placar elástico e volumoso, típico de jogos disputados no sistema mata-mata, teve uma sequência desfavorável ao Botafogo apesar do time carioca ter marcado primeiro com Edilson, aos 14'/1ºT (1-0). Pouco tempo depois o Ceará empatou com Bill aos 20' (1-1) e Magno Alves ampliou aos 26' (2-1). Quando tudo parecia que ia terminar assim, Yuri Mamute empatou para o Bota, aos 46', dando um novo alento para a etapa complementar (2-2). O jogo continuou tenso até que Bill, aos 30'/2ºT colocou o Vozão novamente na frente (3-2) - era pra desanimar os torcedores alvinegros de vez. Eis porém que os deuses do futebol resolveram agir e entre lances polêmicos de parte-a-parte, Ramírez, aos 49' (3-3) e André Bahia, aos 50', viraram o jogo para 4 a 3.



O que falar de um jogo com essa carga de emoção e essa alternância de placar?




Edilson, curtindo a sua fase herói-vilão, abriu o placar batendo uma falta com maestria que a muito tempo não se via. Colocou a bola no canto esquerdo do goleiro abdicando da cobrança forte que o caracteriza e que quase sempre sai sem direção. Muito produtivo na frente - foi dele o cruzamento para o gol de Mamute, atrás Edilson é uma negação. Não guarda posição e proporciona muitas chances de gol aos adversários que jogam em suas costas, já que não tem pique pra tentar a recuperação. Isso ficou constante em todos os jogos e merece uma correção nos treinamentos. 

Andrey continua jogando adiantado e teve uma atuação crítica falhando em dois dos três gols cearenses. Traz insegurança desproporcional à zaga e falhou feio em uma reposição. Ganhou uma possível sobrevida como titular do time com o gol salvador de André Bahia que garantiu a classificação. 

Cachito Ramírez foi surpreendente, ditando o ritmo incansável do time e ainda deixando o seu quando ninguém mais esperava uma virada. Como ato final, se livrou de dois adversários com categoria e rolou a bola para Bahia encher o pé e se consagrar como herói da classificação num jogo que vai ficar para a história do Botafogo na competição. Grande atuação.

Sheik, que jogou a base de medicamentos e o inconstante Wallyson surpreenderam pela dedicação. Foi dele - o quase sempre cansado Wallyson - a jogada do gol de Ramírez que marcou com oportunismo após chute colocado dele. 

E finalmente, rendemos homenagem a bravura de Yuri Mamute, muito zoado pelo apelido e pela pouca habilidade no trato da bola, que se esforçou muito no jogo. Entrou na vaga de Daniel que se machucou de novo e deixou o seu num peixinho estiloso - um gol importantíssimo para a virada - depois de se mostrar imprudente ao tentar tirar a bola do lateral adversário dentro da nossa área que o juizão marcou pênalti. Um lance muito parecido com o ocorrido no jogo de ida, no Maracanã, quando o estabanado Rogério, na mesma posição, cometeu pênalti no lateral cearense, que Nego Jeff defendeu.

Reclamações da arbitragem do desconhecido Emerson de Almeida Ferreira (MG) partiram de todos os lados: Sheik, amarelado desde o começo, reclamou de pênalti claro e os cearenses, de gol legítimo de Magno Alves em que o juiz marcou impedimento. Reclamaram ainda do tempo de acréscimo excessivo dando chances para que o Bota virasse o jogo. 

Gols: Ceará 3 x 4 Botafogo - Copa do Brasil 2014

 


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Atitude pra virar em cima do Vozão




Daniel é um dos destaques do Alvinegro no
 Brasileirão (Foto: Satiro Sodré/SS Press)
O Botafogo volta a campo nesta quarta-feira, no Castelão, para enfrentar o Ceará pela Copa do Brasil, depois de uma vitória convincente no domingo sobre a Santos, pelo Brasileirão.

A Copa do Brasil, título que ainda falta ao Glorioso, é a segunda competição mais importante do calendário brasileiro e dá vaga direta para a Libertadores ao seu campeão. 

Na 1a. partida, disputada no Maracanã com baixa presença de público (8,4 mil), o Bota fez uma jogo muito ruim, principalmente no 1o. tempo, e foi derrotado pelo Vozão, por 2 a 1. Para se classificar agora, precisa vencer por dois gols de diferença. Uma vitória por 2 a 1 leva a decisão para os pênaltis.

Jefferson, que desfalca o time em Fortaleza por estar servindo a seleção e é o destaque do time na temporada, salvou a equipe em várias lances e ainda defendeu um pênalti evitando um mal maior. 
A coisa estava tão feia que Vagner Mancini tirou o apagado Zeballos e pôs Rogério, para tentar dar uma sacudida no time, que não ocorreu. O Bota saiu para o intervalo perdendo por 2 a 0, com gols de Eduardo (15'1ºT) e Bill (48'/1ºT) .

O 2o. tempo começou um pouco melhor para o Bota que conseguiu equilibrar as ações. Descontou com Edilson (35'/2ºT) após passe do estreante Bruno Correa, mas parou por aí. O juiz Bráulio da Silva Machado marcou pênalti duvidoso para os cearenses e expulsou Rogério, com o 2o. amarelo, impedindo a esperada reação.

Apesar do revés no 1o. tempo do jogo de 180 min., o técnico Mancini acredita na reversão do placar e pede "olhar de tigre" ao Bota para superar a situação altamente favorável ao Vozão. Exige atitude e responsabilidade do time para uma vitória no Castelão, que deve estar lotado.

Com muitas baixas no elenco as esperanças de gol do Glorioso estão depositadas no experiente Emerson Sheik - que fez um bom jogo no domingo mas não tem a escalação confirmada, e no jovem Daniel - destaque do time contra o Santos. 

O Botafogo deve ser escalado com a seguinte formação: Andrey, Edílson, Bolívar, André Bahia e Junior Cesar; Gabriel, Bolatti, Ramírez e Daniel; Emerson (Wallyson) e Ferreyra.

Pra cima deles Fogão, com responsabilidade!  

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

domingo, 31 de agosto de 2014

Golaço de Daniel dá vitória ao Bota contra o Santos




Montagem do GE
O Botafogo venceu o Santos no Maracanã por 1 a 0, com direito a golaço do garoto Daniel em chute certeiro e forte de fora da área. Com o resultado, o Glorioso subiu para a 13a. posição com 22 pontos e atinge a sua melhor colocação no campeonato até agora. 

No post de pré-jogo falávamos da obrigação do Bota fazer o dever de casa, vencer o jogo e subir na tabela já que a Rodada começava bem para o Bota pela combinação de resultados da abertura da rodada. Clique no link e veja! 

O Botafogo fez um jogo igual contra o Peixe no 1o. tempo, com chances de gol para os dois lados. Os goleiros se sobressaíram aos atacantes com Jefferson fazendo pelo menos duas defesas difíceis como tem acontecido nos últimos jogos depois que voltou da Copa. Com a perda de Bruno Correa (28'), por contusão, o time se perdeu um pouco sem o homem de referência na frente e o placar seguiu em branco. Esperava-se que depois do intervalo as coisas melhorassem e pudéssemos abrir o placar com a subida de produção de Rogério que entrou na vaga de Bruno e parecia muito enrolado nas jogadas.


Com golaço, Botafogo vence o Santos no Maracanã (Foto: Wagner Meier/ LANCE!Press)
Foto do Lancenet

Montagem do BrahmaFogo
E foi o que aconteceu. O Botafogo voltou outro time pro 2o. tempo sem precisar mudar nenhum jogador. Com mais vontade nas disputas de bola e a marcação acertada, o time ganhou o meio de campo e dominou as ações de ataque. Sheik errou muito conduzindo exageradamente a bola e travava os contra-ataques até que numa cobrança de escanteio, a bola sobrou para Daniel (17') fazer um golaço em chute de fora da área. Rogério subiu de produção e começou a aparecer mais como opção no ataque. O Bota controlou o jogo até o final e ainda teve chances de aumentar o placar.

O gol único de Daniel acabou sendo o gol da vitória que trouxe alívio imediato na tabela (13a.) e deixou a torcida (Público/Renda: R$ 231.585,00/12.221 pagantes) que compareceu ao Maraca, recompensada. 


Com golaço de Daniel, Botafogo vence o Santos e se afasta da zona



 


Valeu Fogão, até quarta!!!

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

Rodada começa bem para o Bota





Obrigação de domingo: antes de sair pra " brincar na rua", fazer o dever de casa... E fazer o dever de casa para o Botafogo nesse domingo é vencer o Santos, no Maraca.

Eh, companheiros de camisa! Faz tempo que estamos nessa incômoda situação. Não basta apenas torcerm pela vitória do Fogão a cada domingo; temos que secar também os adversários. Esse é o estado do (outrora) Glorioso, no Brasileirão. Não está na UTI ainda por falta de vagas, mas é um paciente que inspira cuidados e está em observação.

Com as derrotas de Palmeiras para o Inter, por 1 a 0, e da Chapecoense para o Cruzeiro, por 4 a 2, na abertura da 18a. rodada, no sábado, o Botafogo tem uma condição favorável para subir na tabela bastando para isso, vencer o time do Sr. Oswaldo. Não será uma tarefa fácil. O adversário é um time categorizado, tem a volta de Robinho em boa fase mas... Orraaaaaa, precisamos nos impor em casa. Na base do sacrifício, com entusiasmo, com gol de canela, do jeito que for... Do contrário, vamos ficar no "ora veja", lamentando jogo após jogo, as chances perdidas de nos afirmarmos na competição.

As derrotas dos concorrentes diretos na briga para fugir da zona do desconforto, formada pelos times que namoram com o Z4, já é meio caminho andado. Só nos resta avançar na outra metade com uma vitória. A Chapecoense permaneceu com 19 pontos e o Palmeiras com 17 ocupando, respectivamente, a 15a. e a 16a. posições, podendo ser ultrapassados ainda pela turma de baixo (Z4), que joga nesse domingo - Criciuma, Bahia, Coritiba e Vitória.

Juntando os cacos da fatídica derrota de quarta, Mancini vai promover algumas mudanças no time para que voltemos a vencer. Veja no post em que circunstâncias elas foram formalizadas pelo treinador... Mudancas-pra-vencer-o-santos.html


Na última partida pelo Brasileirão, o Botafogo venceu a Chapecoense por 1 a 0, no Maracanã. Cachito Ramíres fez um golaço que deixou o narrador e o comentarista do PFC incrédulos com a perfeição do arremate, a ponto de duvidarem de que o meia alvinegro tivesse a real intenção de fazer o gol. Veja o nosso post a repercussão do lance e da vitória... Um-golaco-que-animou-galera-e-revoltou.html


Porém, nem mesma essa vitória foi o bastante para estabilizar o time que voltou a decepcionar o torcedor alvinegro na última quarta-feira. O Botafogo vem oscilando muito na temporada em razão da gama de problemas que se abateu sobre o clube desde que foi abandonado pelo Sr. Omissão. Para desespero de todos, o time não consegue emplacar duas vitórias consecutivas no campeonato e vem de uma derrota desastrosa (2 a 1) para um time misto do Ceará pela Copa do Brasil, jogando em casa.

Contra a Chape, a torcida compareceu em bom número (18,4 mil) e incentivou o time em tempo integral. Não lotou o Maraca mas empurrou os jogadores até a vitória, conseguida na base da vontade. O mesmo não aconteceu no jogo de quarta (22h) e ninguém sabe se comparecerá no jogo de hoje (16h).



É preciso que o torcedor alvinegro entenda que o elenco é fraco, está emocionalmente abalado e só a presença dela, apoiando o tempo todo e em todos os jogos, pode impedir o fracasso total na temporada. Somamos 19 pontos em 17 rodadas e ocupamos apenas a 14a posição, ainda muito próximo da zona da degola. Depois da rescisão de Lucas, via ação judicial, só nessa semana vimos mais dois episódios preocupantes: o nosso goleirão Jeff reclamando abertamente das condições de trabalho, não dando garantias que vá permanecer e da saída de Dória, dado como fora do clube dentro das próximas 24 horas, o que seria o caos por tumultuar ainda mais o ambiente.

O nosso adversário venceu o Grêmio na quinta-feira, no sul, pela Copa do Brasil e está em uma posição bem mais confortável do que a gente no Brasileirão. Somou 23 pontos até aqui e ocupa a 10a. posição na tabela, apesar de não conseguir muitos pontos jogando fora.

Para o duelo de hoje - o 100º entre eles,
sem o glamour dos grandes embates de décadas passadas quando os dois clubes tinham em seus elencos a elite de craques que formavam a base da seleção brasileira campeã do mundo em 58, 62 e 70, os times devem entrar em campo com as seguintes formações:

Botafogo: Jefferson, Edílson, Bolívar, André Bahia e Junior Cesar; Gabriel, Bolatti, Ramírez e Daniel; Emerson e Bruno Corrêa.

Santos: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Eugenio Mena; Arouca, Alison e Lucas Lima; Thiago Ribeiro, Robinho e Rildo.

Precisamos vencer de qualquer jeito!

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com