segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Sandro Guerreiro eternizado no Muro dos Ídolos: Vale a pena conferir!




Sandro quando defendia o Botafogo
 (foto da internet)
Bacana a reportagem produzida pela Rádio Botafogo em homenagem ao ex-jogador Sandro Guerreiro que foi zagueiro do Botafogo por cinco anos - entre 1999 e 2004 - e deixou seu nome gravado na história do clube. Não como um ganhador de títulos, mas como um dos símbolos mais latentes da raça alvinegra, fato que é reverenciado até hoje pela torcida botafoguense.



Tanto é assim que o jogador é sempre lembrado quando o Botafogo está passando por dificuldades em campo, fato cada vez mais frequente nos últimos tempos. E isso esteve muito evidente também na temporada que ora se finda quando o clube teve que encarar a 2a. divisão do Brasileirão pela segunda vez na sua história. Sandro fazia parte do elenco alvinegro que disputou a série B em 2003 e foi um dos símbolos daquela árdua campanha de acesso. O Botafogo subiu como 2a. colocado e o Palmeiras como campeão. Antes, em 1999, o jogador havia participado da campanha do vice-campeonato da Copa do Brasil perdida para o Juventude, no Maracanã, diante de 101.581 (90.917 pagantes), o maior público da CB de todos os tempos.



Imagem do Muro dos Ídolos restaurado 
pela torcida, onde agora figura de Sandro
Sandro foi revelado pelo Sport e rapidamente conseguiu destaque no clube de origem, o que lhe levou direto ao Santos. Daí, chegou ao Botafogo por empréstimo e teve seu passe adquirido em 1999. O jogador permaneceu no Glorioso até 2004 e, nesse período, diz ter rejeitado várias propostas para deixar o clube, inclusive de rivais cariocas. Por isso e pelas sua dedicação em campo, criou uma identidade muito forte com o torcedor alvinegro como poucos na história recente do clube.


Durante sua permanência em G. Severiano, o jogador participou da infeliz campanha que rebaixou o clube para a Série B em 2002. No jogo contra o São Paulo, que definiu o descenso, foi expulso e chegou a quebrar a porta do vestiário por irritação. Mesmo assim, permaneceu e liderou o clube de volta à elite, numa época de vacas magras em que só lutávamos para não cair de divisão.


Depois de passar pelo Bota, Sandro andou pelo Belenenses de Portugal para onde foi vendido. Retornou para o Sport em 2005, rodou por outros clubes brasileiros e se aposentou como jogador no Santa Cruz, em 2008.


Mesmo sem títulos pelo Botafogo, Sandro agora tem sua imagem eternizada no Muro dos Ídolos de General Severiano, numa iniciativa direta da Torcida Organizada Loucos pelo Botafogo que fez festa pra comemorar seu nono aniversário, restaurou o muro e comemorou o título de Campeão da Série B 2015 na sede do clube, juntamente com um timaço formado por ex-jogadores alvinegros, todos ídolos do clube.


Presente à festa, a Rádio Botafogo, que já havia produzida uma entrevista exclusiva com o jogador - ao vivo e com a participação dos torcedores (Clique no link e veja na íntegra https://youtu.be/ziF2c9qkiLA)- e que organizou a restauração do Manequinho e a revitalização da praça em frente à sede, não perdeu tempo e entrou no clima levando Sandro pra ver sua imagem no muro, cujo vídeo replicamos abaixo:





Hoje com 42 anos, o nosso zagueiro continua firme e forte defendendo a causa alvinegra. E pra nós, torcedores, é sempre gratificante ver e ouvir o Sandro falar de seu amor pelo clube com a emoção que lhe é peculiar e que brota espontaneamente da alma botafoguense que ele tem.


Por @felipaosdf/Botafogodeprimeira.com