sábado, 19 de março de 2016

Botafogo encara o Madureira neste domingo e só a vitória interessa




Treino do Botafogo na Escola Naval
Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo
O BOTAFOGO encara o Madureira neste domingo com um único objetivo: repetir o aproveitamento alcançado contra os times de menor investimento ao longo da primeira fase do Cariocão. Foram cinco jogos - contra Bangu, Portuguesa, Macaé, Resende, Cabofriense e Boavista -, com cinco vitórias alvinegras.


Na oportunidade, o Glorioso permaneceu invicto (e ainda está) com a melhor campanha entre os todos os participantes. Com um time modesto mas ajustado, somou 22 pontos em oito rodadas e tenta repetir a performance nesta fase quando está em disputa a Taça Guanabara. Foram seis vitórias - as cinco contra os "pequenos" e mais uma contra o Flu - e apenas um empate, no clássico contra o Vasco.



A partida contra o Tricolor suburbano, válida pela 2a. rodada da TGB, está programada para o estádio Los Larios, em Xerém, às 18h30.


O Alvinegro vem de um empate (1 a 1) no clássico contra o Fluminense na estreia dos dois clubes na segunda fase do campeonato. O Bota abriu o placar aos 3 minutos do segundo tempo com um gol de Ribamar e tinha a partida sob controle quando o zagueiro Gun empatou o jogo para o Tricolor, escorando de cabeça uma cobrança de escanteio vindo da esquerda. Isso já nos acréscimos, quando eram decorridos 47 minutos da etapa complementar. Na saída de bola após o gol, o juiz encerrou a partida. O gol de Gun foi muito lamentado pelos botafoguenses, não só pelos dois pontos que escaparam quando a fatura parecia decidida, como pelo modo como aconteceu. A zaga alvinegra voltou a cometer o mesmo erro de posicionamento apresentado no comecinho da temporada e que parecia superado desde a efetivação da dupla de zagueiros formada por Carli e Emerson da base. Com isso, o problema voltou a ser trabalhado exaustivamente nos treinamentos durante a semana na Escola Naval e no sábado, no campo de General Severiano.




Infográfico da Gazeta Esportiva após a
 1a. rodada da TGB
Com o resultado, o Botafogo somou apenas um ponto e ficou posicionado na 4a. (5a.) posição da tabela entre os oito integrantes do Grupo C que disputam a Taça GB. O Vasco, o Boavista e o Flamengo, que venceram seus jogos, somaram três pontos e ocupam, pelos critérios de desempate, o primeiro, o segundo e o terceiro lugares. O Fluminense aparece na 4a. (5a.) posição com a mesma pontuação e gols do Botafogo.


Ricardo Gomes repetiu a dinâmica de treinamentos que vem adotando nas últimas semanas e realizou trabalhos táticos e técnicos específicos na Escola. No meio da semana, ensaiou mudanças na estrutura da equipe ao mexer no setor de ataque que tem apresentado baixa média de gols na temporada. Neilton e Luis Henrique foram testados nas vagas de Lindoso e Gegê, mas o técnico sinalizou que vai manter o mesmo time que começou o clássico contra o Flu. Dessa forma, os jogadores testados terão que aguardar uma melhor oportunidade para retornarem ao time titular e devem ser aproveitados no decorrer da partida se a situação estiver favorável.


Veja como foi a semana de treinamentos na Escola Naval e as formações testadas por Gomes: Botafogo faz treino apronto nesse sábado e encara ...





Provável escalação do Botafogo para o jogo
 contra o Madureira
O adversário vem de uma derrota para o Flamengo por 1 a 0 no jogo de abertura dessa fase, apesar de ter feito um bom jogo. Para o técnico do tricolor suburbano, o resultado foi injusto e o mais correto seria um empate. Para o jogo de domingo, Alfredo Sampaio pretende conquistar pontos jogando no erro do Botafogo.


Com a defesa consolidada com Carli e Emerson e o equilíbrio alcançado com o trio de volantes formado por Airton, Lindoso e Bruno Silva, Ricardo Gomes deve mandar a campo o time que empatou com o Fluminense, mantendo Gegê e Salgueiro pelo meio e o jovem Ribamar lá na frente.


O treinador prega respeito ao adversário mas exige que sua equipe sufoque o Madureira desde o primeiro minuto de jogo, impondo um ritmo forte em busca dos três pontos. É esperar pra ver.


FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X MADUREIRA

Local: estádio Los Lários, em Duque de Caxias (RJ)
Data: 20 de março de 2016 (Domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro (RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Wendel de Paiva Gouvêa (RJ)

BOTAFOGO: Jéfferson, Luis Ricardo, Emerson Santos, Joel Carli e Diogo Barbosa; Aírton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e Gegê; Juan Salgueiro e Ribamar
Técnico: Ricardo Gomes

MADUREIRA: Rafael, Daniel, Leozão e Jorge Fellipe; Formiga, Wiliam, Everton, Leandro Chaves e Gerley; Geovane Maranhão e João Carlos
Técnico: Alfredo Sampaio


Pra cima deles, Fogão!


Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com

Botafogo faz treino apronto nesse sábado e encara o Madureira no domingo



Montagem promocional da partida em Xerém - SouBotafogo
O BOTAFOGO começou a semana de treinamentos fora de General Severiano. Para dar descanso ao gramado da sede, o time passou a trabalhar nas instalações da Escola Naval*, onde continuará pelo menos por mais 3 semanas.


O próximo compromisso do Glorioso será diante do Madureira, em jogo válido pela 2a. rodada da Taça Guanabara. A partida está programada para o estádio Los Larios, em Xerém, às 18h30 do próximo domingo.


O Alvinegro vem de um empate (1 a 1) no clássico contra o Fluminense na estreia dos dois clubes na segunda fase do campeonato. O Bota vencia o jogo, com gol do jovem Ribamar marcado no comecinho do segundo tempo (3'), até que o zagueiro Gun escorou de cabeça uma cobrança de escanteio vindo da esquerda. O Tricolor empatou a partida quando já eram decorridos 47 minutos da etapa final. Um gol muito lamentado pelos jogadores e a torcida botafoguense. Não só pelos dois pontos que escaparam quando a fatura parecia decidida, como pelo modo que se deu o fato. A zaga voltou a mostrar a mesma deficiência de posicionamento do comecinho da temporada que pensávamos estar superada desde a efetivação da dupla Carli e Emerson da base. Ledo engano, e o problema voltou a ser trabalhado nos treinamentos por Gomes.


Infográfico da Gazeta Esportiva após a 1a. rodada da TGB
Com o resultado, o Botafogo somou apenas um ponto e ficou posicionado na 5a. posição da tabela entre os oito integrantes do Grupo C que disputam o título da TGB. O Vasco, o Boavista e o Flamengo, que venceram seus jogos, somaram três pontos e ocupam, pelos critérios de desempate, o primeiro, o segundo e o terceiro lugares. O Fluminense aparece em quarto (?) com a mesma pontuação e gols do Botafogo.


Ricardo Gomes repetiu a dinâmica de treinamentos que vinha adotando nas últimas semanas e realizou trabalhos táticos e técnicos específicos, alternadamente. Ensaiou mudanças na estrutura da equipe ao mexer no setor de ataque - Neilton e Luis Henrique foram testados nas vagas de Lindoso e Gegê -, mas sinalizou que vai manter o time que vinha jogando. Dessa forma, os jogadores testados aguardam uma melhor oportunidade para retornarem ao time titular e devem ser aproveitados no decorrer da partida se a situação estiver favorável.


O adversário vem de uma derrota para o Flamengo por 1 a 0 no jogo de abertura dessa fase da competição. apesar de ter feito um bom jogo. Para o técnico do tricolor suburbano, o resultado foi injusto e o mais correto seria um empate.

Provável escalação do Botafogo para o jogo contra o Madureira 
Segundo Alfredo Sampaio, no lance anterior ao gol de pênalti do adversário, o jogador do Flamengo estava num fragrante impedimento. Ele reclamou ainda de um outro pênalti, agora a favor do Madureira, não assinalado pela arbitragem.


Com a defesa consolidada com Carli e Emerson e o equilíbrio alcançado com o trio formado por Airton, Lindoso e Bruno Silva, o treinador deverá manter o time que começou o jogo contra Flu: Jefferson; Luis Ricardo, Carli, Emerson, Diogo Barbosa; Airton, Bruno Silva, Lindoso, Gegê; Salgueiro e Ribamar.


Sem vantagens na atual fase, o primeiro turno do Botafogo só serviu para Gomes formatar o time e dar um padrão de jogo à equipe. Veja o que escrevemos sobre a organização do time depois das modificações introduzidas pelo técnico antes da disputa dos Clássicos: Botafogo ganha personalidade e equilíbrio após os ...


O Botafogo deve fazer mais um treino (recreativo) na manhã deste sábado e definir a equipe que entra em campo no domingo, mas dessa vez na sede de General Severiano.



*A Escola Naval Brasileira, que ora recebe o Botafogo, é uma instituição de Ensino Superior da Marinha do Brasil que tem por objetivo formar mental e fisicamente jovens brasileiros que irão ocupar os postos iniciais das carreiras dos Oficiais dos Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes da Marinha. Instalada na Ilha de Villegagnon, no Rio de Janeiro, anualmente promove um processo seletivo de nível nacional oferecendo um pouco mais de 40 vagas para Aspirantes. Estes aprovados se somarão aos alunos oriundos do Colégio Naval.



  Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com