sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Botafogo está pronto pra encarar o Timbu depois de tropeçar feio contra o Vozão




Típico torcedor alvinegro
(imagem da internet)
Depois de tropeçar feio contra o Ceará na última terça-feira no Nilton Santos, o Botafogo já está em Recife para defender a liderança isolada do campeonato contra o Náutico, 6o. colocado.  O jogo será disputado na tarde desse sábado (17h30), na Arena Pernambuco.

Depois do vexame em casa, quando o time cedeu campo ao adversário, foi dominado e punido com um gol de pênalti mal marcado pelo árbitro da partida (mais um), a ordem no Fogão é reagir já nesse sábado buscando uma vitória fora de casa pra compensar a derrota inesperada por 1 a 0 contra o Vozão.

O desastre aconteceu depois do time fazer uma partida convincente contra o Bragantino que briga por vaga no G-4 e aplicar uma goleada expressiva de 4 a 0. Não dá pra entender tamanha queda de produção num intervalo tão curto de tempo entre as duas partidas (3 dias), ainda mais diante de um time permanentemente pressionado pelo rebaixamento como o Ceará. Sábado é um bom dia para sabermos com qual o Botafogo estamos lidando: o que goleou o Braga sem dificuldades ou o que foi derrotado facilmente pelo time cearense, resultado que deixou o torcedor alvinegro com cara de poucos amigos.

Na verdade, o Botafogo deu mole e tomou conforme registramos no post publicado após o jogo. Veja: Blog do Felipaodf: Deu mole, tomou: Análise da 31a. rodada após a der


Montagem do Botafogo Oficial
Insatisfeito com a produção do time, com o oba oba de classificação antecipada que desconcentrou o grupo e incomodado com as vaias que levou da torcida na terça, o técnico Ricardo Gomes sinaliza que fará mudanças na estrutura do time.

Com o baixo rendimento dos meias Tomas e Octávio nos últimos dois jogos, a dupla que emergiu do longo período de treinamentos deve ser desfeita já nesse jogo. Com a confirmação antecipada de Daniel Carvalho como principal armador, sobra uma vaga no meio que pode ser preenchida por Giaretta ou mesmo por Tomas que permaneceria no time apesar do fraco desempenho contra o Ceará.

Como é sabido, Neilton está suspenso e não viajou, e seu substituto ainda é mistério para a imprensa. Sassá e Lulinha brigam pela vaga já que Ronaldo é o substituto natural de Navarro e não deve entrar nessa briga, ficando como opção no banco caso tenha condições físicas de ir pro jogo.

Gomes resolveu levar essas dúvidas para Recife dificultando as coisas para o técnico do alvirrubro pernambucano. O restante do time é o mesmo de sempre e não tem mais segredo.

Dessa forma, o Botafogo deve ter a seguinte formação: Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto; Rodrigo Lindoso, Willian Arão, Daniel Carvalho e Tomas (Diego Giaretta); Lulinha (Sassá) e Navarro.

A verdade é que, mesmo com os desfalques anunciados, teremos um choque de titãs na Arena. O Botafogo é o time a ser batido nessa série B e o Náutico é, e sempre foi um adversário à altura do Alvinegro independente da competição em que se dê o embate. Puxe pela memória e você vai lembrar de belos confrontos entre os dois - até cartão amarelo pra juiz, já demos.


Tabela atualizada após iniciada a 32a. rodada
Analisando a tabela onde aparecem os dez primeiros colocados, vemos que esse duelo válido pela 32a. rodada, promete apesar dos dez pontos de diferença entre eles.

O Botafogo segue líder isolado da competição, com 59 pontos, mesmo com o revés na rodada passada enquanto o Náutico ocupa a 6a. posição, com 49 pontos e briga bravamente por uma vaga no G-4.

O Bahia abriu a rodada na terça-feira passada vencendo o Criciúma por 1 a 0. Somou 54 pontos e garantiu a 3a. posição provisória na tabela. Agora, o tricolor baiano, que será o nosso adversário no próximo sábado no Rio, assiste de camarote o complemento da rodada que prossegue hoje com Macaé x Mogi e América-MG x Oeste. Amanhã a rodada se completa com mais sete jogos, entre eles, o Botafogo e Náutico.

No confronto do primeiro turno (18/07) a partida valia a disputa direta pela liderança do campeonato e o Botafogo venceu por 1 a 0 com gol de Lulinha que acabara de entrar no lugar de Pimpão que deixara o jogo machucado quando era o melhor jogador em campo. Foi o primeiro jogo do treinador interino Jair Ventura no comando da equipe depois da demissão de René Simões após a derrota vergonhosa para o Figueirense pela Copa do Brasil. Aquela foi a semana mais conturbado do clube em toda a temporada e foi preciso muita reza para as coisas voltarem ao eixo. 

Veja os detalhes daquele jogo e a preparação para o confronto com o Bahia no 1o. turno - uma sequência de bons resultados: Blog do Felipaodf: Botafogo arma ferrolho para enfrentar o Bahia em S...

Com o atual cenário, precisaremos chegar a 67 ou 68 pontos para anteciparmos o objetivo de voltar à elite em 2016. Com 64 pontos (5 pontos ou 2v), garantiremos a subida independente de outros resultados. Se tivéssemos vencido o último jogo, poderíamos encarar o adversário desse sábado com outro espírito e acabar com essa agonia de série B mais cedo pra nunca mais voltar. Mas parece que os jogadores alvinegros gostam de emoções fortes e estão retardando as coisas.

O aproveitamento atual do Glorioso é de 63,4%, índice mais do que suficiente para o retorno sem sustos. Como mandante, o aproveitamento é de 75,5%, o 4o. melhor da competição, com 34 pontos em 16 jogos. Como visitante temos a melhor campanha dentro todos os concorrentes com 55,5% de aproveitamento e precisamos mantê-la amanhã. Somamos 25 pontos em 15 jogos disputados na casa dos adversários;


Confira a tabela completa e os próximos jogos do Botafogo e de todos os concorrentes em>http://felipaodf.blogspot.com.br/p/carregando-tabela-do-brasileirao_21.html


Mesmo sem marcar na última rodada, o ataque alvinegro continua sendo o melhor da competição com 52 gols. Temos também a defesa menos vazada com 24 gols sofridos, o que dá um saldo expressivo de 28 gols, nove a mais do que o Vitória, segundo colocado no quesito e na competição.

O Timbu está invicto em casa e, diante de sua torcida, é um adversário fortíssimo. Dessa forma, não vai entregar a vitória tão fácil como querem alguns, ainda mais precisando desesperadamente do resultado pra se aproximar definitivamente do G-4. O time vem de uma vitória expressiva sobre o rival Santa Cruz, por 3 a 1, no clássico pernambucano, a quarta deles nas últimas cinco rodadas. O momento é muito bom e as dificuldades aumentam proporcionalmente para o Fogão.

Certeza, só uma: se liga no porquê vai dar jogão.


Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

SOBRE A CONVOCAÇÃO DO GOLEIRO JEFFERSON, HOJE...



SOBRE A CONVOCAÇÃO DO GOLEIRO JEFFERSON, HOJE... E o mi-mi-mi da Imprensa pra saber quem deve ser o goleiro titular da Seleção desde a semana passada, agora com um ingrediente catalizador de polêmias introduzido pelo treinador Dunga com a convocação do "humilde" Cássio, goleiro do Corinthians - virtual Campeão Brasileiro de 2015.

LEIAM O QUE ESCREVI no post da semana passada que analisava o jogo contra o Bragantino e tratava do assunto: Blog do Felipaodf: Análise da 31ª RODADA e a manutenção da liderança 


Jefferson na entrevista à TV quando saía de campo após a goleada sobre o Bragantino por 4 a 0


Era o jogo da volta de Jefferson depois da polêmica barração no jogo contra a Venezuela e, tanto ele como o time foram muito bem nesse retorno. Além de eficiente em campo, o MITO JEFFERSON foi extremamente elegante ao comentar o assunto no final do jogo no Nilton Santos, provocado que foi pelo repórter do SporTV: "O que não me mata, me fortalece" num recado direto ao treineiro da Seleção.

Depois dessa declaração, esse assunto deveria ser sepultado, principalmente pelo torcedor alvinegro, que não deveria sustentar a polêmica respondendo enquetes e coisas do gênero que pipocam a cada dia e só servem pra vender jornais ou dar ibope às TV's, além de colocar em xeque as qualidades indubitáveis de nosso ídolo. Eu acho!

Basta ver as enquetes que apareceram nas telinhas imediatamente após a convocação para os jogos contra a Argentina e Peru pelas Eliminatórias pra vocês verem que eu tinha razão. E dessa vez a pergunta se resume a duas opções: Cássio ou Alisson, colocando o experiente e regular JEFFERSON como terceira opção. Pode isso, Arnaldo?

Vamos reverenciar o nosso goleiro como bem propõe o próprio Botafogo Oficial e só, até porquê a resposta a essa pergunta ele vem dando em campo. Chega de especulação com pobreza de ideias.


É O MELHOR GOLEIRO DO BRASIL!

Jefferson é convocado para defender a Seleção Brasileira nos jogos contra Argentina e Peru, pelas Eliminatórias! #BotafogoDigital #SeleFogo #Paredão#FogoEuTeAmo

Cada CURTIDA é um parabéns para o nosso camisa 1!

Montagem do Botafogo Oficial


Saudações a todos e vamos em frente porquê temos coisas mais importantes pra serem discutidas sobre o futuro do nosso clube em 2016 e na atual competição.




quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Deu mole, tomou: Análise da 31a. rodada após a derrota surpreendente do Botafogo para o Vozão




O Capitão Jefferson, ao sair do campo, afirma não
 
ter feito pênalti no lance que decidiu o jogo
"Jogando" ontem no Nilton Santos, o Botafogo perdeu a chance de disparar na liderança do campeonato ao ser derrotado pelo modesto Ceará, 17o. colocado e virtualmente rebaixado para série C.

O Botafogo vacilou feio, cedeu campo ao adversário e foi punido por sua própria ineficiência no começo do 2o. tempo (11') com um pênalti mal marcado pelo árbitro, pela enésima vez no campeonato. O "soprador de apito" foi facilmente iludido pela simulação do atacante cearense que se jogou acintosamente na área depois de esticar o pé direito para tocar em Jefferson. Merecia um cartão amarelo pela simulação grotesca mas, ao invés disso, o árbitro resolveu amarelar o goleiro pra não perdeu a razão. Sem ter nada com isso, Rafael Costa cobrou bem no canto direito, rente à trave, e venceu Jefferson que ainda foi na bola e por pouco não conseguiu fazer a defesa.

Apesar de jogar em casa, com a obrigação de fazer o resultado dado às condições amplamente favoráveis, o Botafogo começou o jogo de modo disperso, bem diferente da disposição demonstrada no último jogo quando goleou o Bragantino por 4 a 0 três dias antes. E olha que o time era o mesmo, exceto pela presença do zagueiro Roger Carvalho no lugar de Giaretta. Um postura de completo desrespeito à torcida que compareceu ao estádio na noite dessa terça-feira - os 7 mil de sempre.


Montagem de capa do GE
Na partida contra o Bragantino, vimos um belo jogo coletivo com direito à algumas jogadas individuais de efeito que redundaram na goleada sem sustos. Esse e outros aspectos daquela partida foram tratados no post de pré-jogo, veja: Blog do Felipaodf: Análise da 31ª RODADA e a manutenção da liderança

O Ceará, que não é bobo nem nada, se aproveitou da situação e na base do toque de bola e de jogadas de efeito do meia Ricardinho com Rafael Costa, envolveu a zaga botafoguense exigindo boas intervenções de nosso goleiro. O Bota só ameaçou o gol adversário uma única vez num chute de fora da área de Tomas Bastos que emendou de primeira um rebote da zaga que resvalou no adversário, subiu e quase enganou o goleiro Éverson.


A essa altura do jogo, a paciência do torcedor botafoguense já tinha descido pelo ralo diante da péssima atuação coletiva da equipe. Como destaques negativos podemos citar: os dois laterais, a inoperante dupla de meias formada por Tomas e Octávio e até os atacantes que, isolados, pouco produziram lá na frente. A cerveja, agora liberada no estádio, que serviria como combustível pra comemorar a vitória só se prestou a levar o torcedor mais vezes ao banheiro.

Veja os "melhores" momentos da partida




O time voltou do intervalo com Daniel Carvalho no lugar do sonolento Octávio e a esperança por um 2o. tempo mais dinâmico se acendeu. Ledo engano. Tivemos uma chance na cabeçada de Navarro um pouco antes do fatídico pênalti que, convertido, sacramentou a derrota alvinegra. Depois do gol, o Ceará se concentrou em fazer cera e truncar o jogo como manda o manual dos times pequenos, e teve êxito com a complacência do juiz. Navarro teve outra boa chance no final do jogo mas o goleiro estava atento no lance e defendeu.

Mesmo com tempo suficiente para reverter o resultado (40') e, a certa altura do jogo, com um homem a mais, o Alvinegro não teve êxito mesmo com as modificações introduzidas por Gomes. As vaias pipocaram pelo estádio para o time e sobraram também para o técnico que foi muito formal na escalação mandando a campo um time cauteloso justamente quando precisávamos de mais ousadia pra fazer o resultado. Além de Daniel, no intervalo, Ronaldo entrou no lugar de Neilton, aos 20'/2°T e Sassá substituiu o Tomas, aos 29/2°T. Ficaram no banco Jardel e Elvis que, se escalados desde o começo, poderiam tornar a equipe mais agressiva. Mas Gomes, depois de ter o tempo do mundo pra armar a equipe nos dois longos períodos sem jogos, preferiu a formalidade de Octávio e Tomas.


Tabela atualizada após iniciada a 32a. rodada
Com o revés inesperado contra o Vozão, marcamos passo na tabela já que cumpríamos um jogo adiado da 30a. rodada. Se não avançamos, também não fomos alcançados por nenhum adversário porque um único jogo da 32a. rodada aconteceu. O Bahia venceu o Criciúma por 1 a 0, somou 54 pontos e garantiu a 3a. posição provisória na tabela. Agora, o tricolor baiano assiste de camarote o complemento da rodada que tem jogos programados para a próxima sexta-feira e sábado.

Sendo assim, o Botafogo permaneceu na liderança isolada do campeonato com 59 pontos, três a mais do que o vice-líder Vitória, que tem 56. O América-MG caiu uma posição e agora é o 4o. colocado com 51 pontos.


Imediatamente abaixo, brigando por uma vaga no G-4, temos o Paysandu (49) em 5o.; o Náutico (49), nosso adversário de sábado, em 6o.; o Santa Cruz (48) em 7o.; a Luverdense (48) em 8o.; o Samapio Corrêa (47) em 9o.; e o Bragantino (45) em 10o., todos com chances de alcançar uma posição na elite em 2016.


Quanto ao acesso antecipado, temos 10 pontos de diferença sobre o 5o. colocado (Paysandu), parâmetro que vai definir em qual rodada subiremos. Segundo os matemáticos, com o atual cenário precisaremos chegar a 67 ou 68 pontos para anteciparmos o objetivo em uma ou duas rodadas. Com 64 pontos (5 pontos ou 2v), garantiremos a subida independente de outros resultados. Se tivéssemos vencido ontem, poderíamos acabar com essa agonia bem antes mas parece que os jogadores alvinegros gostam de emoções fortes. Só falta combinar com a torcida!


O último revés do time de Ricardo Gomes havia sido contra o CRB, no longínquo dia 28 de agosto. Agora, com a derrota de ontem, voltamos à estaca zero na sequência invicta de nove jogos. Nesse período, foram sete vitórias e dois empates o que nos proporcionou a folga na liderança que temos hoje.


Mesmo com a derrota para o Ceará, continuamos com 99% de chances de subir. O aproveitamento que era de 65,6% caiu para 63,4%, índice mais do que suficiente para o retorno sem sustos. Como mandante, o aproveitamento é de 75,5%, o 4o. melhor da competição, com 34 pontos em 16 jogos. Como visitante temos a melhor campanha dentro todos os concorrentes com 55,5% de aproveitamento. Somamos 25 pontos em 15 jogos disputados na casa dos adversários;


Confira a tabela completa e os próximos jogos do Botafogo e de todos os concorrentes em>http://felipaodf.blogspot.com.br/p/carregando-tabela-do-brasileirao_21.html


Mesmo sem marcar na última rodada, o ataque alvinegro continua sendo o melhor da competição com 52 gols. Temos também a defesa menos vazada com 24 gols sofridos, o que dá um saldo expressivo de 28 gols, nove a mais do que o Vitória, segundo colocado no quesito e na competição.


Dessa vez, a dupla Navarro e Neilton, que havia brilhado intensamente contra o Bragantino, passou em branco. Mesmo assim, o uruguaio Navarro é o artilheiro da equipe na série B com 09 gols, em 12 jogos; seguido por Neilton, com 05 gols.


O que nos resta agora é aguardar os dias de treinamento para saber como Ricardo Gomes vai reagir ao mal resultado. Sábado vamos à Recife enfrentar o Náutico (6o. colocado) com a obrigação de resgatar a confiança do torcedor alvinegro para o resto da temporada. Lembramos que o Timbú, em casa,  é um adversário fortíssimo que vai lutar bravamente pela vitória que lhe garanta uma vaguinha no G-4.

O certo e que a dupla Tomas e Octávio não deve emplacar mais depois das fracas exibições, principalmente contra o Ceará. Em compensação, Daniel Carvalho já se recuperou do pisão que levou no jogo contra o Bragantino e tá garantido como titular pelo treinador. Seu companheiro pelo meio deverá ser Jardel ou Elvis, se RG quiser deixar o time mais solto em campo. Caso contrário, Tomas deve permanecer como titular mesmo com a fraca exibição no último jogo.

Neilton, com o terceiro cartão amarelo, não viaja e deve ceder o lugar a Sassá ou Ronaldo, que estreou contra o Vozão e não teve tempo pra mostrar a que veio. Gomes ainda pode mexer nos dois laterais que foram muito mal contra o Vozão.

Sendo assim, o Botafogo pode formar com: Jefferson, Luis Ricardo (Diego), Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto (Giaretta); Rodrigo Lindoso, Willian Arão, Daniel Carvalho, Tomas (Elvis); Sassá (Ronaldo) e Navarro.


Ps: terminamos o último post afirmando que "Apesar do adversário estar no Z-4, o jogo é jogado e vamos precisar do apoio da torcida pra vencer mais esse obstáculo e disparar na liderança". Pois bem, mesmo com o apoio dos torcedores o negócio ficou feio para o lado do Botafogo que andou em campo de salto alto e escorregou feio. Imagine contra o Náutico que está mais preparado. Baixa a bola, Botafogo!

Vai dar jogão...


Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com


segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Análise da 31ª RODADA e a manutenção da liderança isolada pelo BOTAFOGO




Montagem de capa do GE 
O Botafogo voltou a campo no último sábado depois de ficar quinze dias sem disputar uma partida por conta da Seleção e goleou o Bragantino por 4 a 0, sem passar por grandes sustos, em jogo antecipado da 31o. rodada.


Era o jogo da volta de Jefferson depois da polêmica barração no jogo contra a Venezuela e, tanto ele como o time foram muito bem nesse retorno. Além de eficiente em campo, o MITO JEFFERSON foi extremamente elegante ao comentar o assunto no final do jogo no Niltão, provocado que foi pelo repórter do SporTV: "O que não me mata, me fortalece" num recado direto ao treineiro da Seleção.


Depois dessa, esse assunto deveria ser sepultado, principalmente pelo torcedor alvinegro, que não deveria sustentar a polêmica respondendo enquetes e coisas do gênero que pipocam a cada dia e só servem pra vender jornal ou dar ibope à TV, além de colocar em xeque as qualidades indubitáveis de nosso ídolo. Eu acho!


Dessa vez, o longo tempo (15 dias) entre a partida contra o Sampaio e a última contra o Bragantino, diga-se de passagem muito festejado pela comissão técnica e utilizado para equilibrar o estado físico-clínico dos jogadores e para treinamentos técnicos e táticos específicos, surtiu o efeito desejado em campo com um futebol dinâmico e eficiente apresentado pelo time. Vi belas tramas coletivas e outras tantas jogadas individuais de efeito, diferentemente do que ocorrera na paralisação anterior, de 10 dias, quando o time enfrentou o Sampaio Corrêa e a qualidade do futebol apresentado não correspondeu às expectativas, apesar da boa pontuação nessa sequência invicta.


Tabela atualizada com a 31a. rodada
 
(App BotafogoOficial)
Olhando-se a tabela ao lado, vemos que o Botafogo chegou aos 59 pontos mesmo estando com um jogo a menos em relação aos demais adversários. A vitória contra o Bragantino fez com que e Alvinegro colocasse uma frente de 3 pontos sobre o vice-líder Vitória, que chegou aos 56 após o empate com Paraná (1 a 1), em casa. Colocamos ainda uma diferença de 10 pontos sobre o 5o. colocado (Paysandu), parâmetro que vai definir em qual jogo subiremos, o que daria três a quatro rodadas de antecipação.


Já a diferença no número de jogos só vai se regularizar na 32ª rodada quando o Glorioso for a Recife para pegar o Náutico (24/10) e já terá enfrentado o Ceará nesta terça-feira (20/10), em jogo adiado da 30ª rodada. É confuso, mas é o que está programado para acontecer nesta semana.


Com os resultados da 31ª rodada, o G-4 conta ainda com a presença do América-MG (51), que sustentou o 3o. lugar mesmo com a derrota surpreendente para o ABC, por 4 a 2. A 4a. posição agora é do Bahia (51), que venceu o Oeste por 1 a 0 e tomou o lugar do Santa Cruz que foi derrotado por 3 a 1 no clássico pernambucano. O Santinha está em 7o. com 48 pontos, atrás do próprio Náutico que assumiu a 6a. posição, com 49.


Outros quatro clubes seguem na briga por uma vaga na elite de 2016: o Paysandu, que empatou com o Macaé em 1 a 1 e ocupa a 5a. posição, com 48 pontos; a surpreendente Luverdense, que voltou a vencer e ocupa a 8a. posição, com os mesmos 48 pontos; o Sampaio Corrêa, que perdeu fôlego com mais um empate e caiu para a 9a. posição, com 47; e o Bragantino, que permanece com 45 pontos após a derrota para o Botafogo e se manteve em décimo.


Como se vê, o Fogão vai "muito bem, obrigado" e está cada vez mais próximo de conseguir o seu primeiro objetivo na competição: voltar à elite do futebol brasileiro em 2016. Isso, para desespero dos contras e corneteiros alvinegros de plantão. O último revés do time sob o comando de Ricardo Gomes foi para o CRB, no longínquo dia 28 de agosto. Desde então, o time conseguiu sete vitórias e dois empates - uma série invicta fundamental pra criarmos essa folga na liderança que temos hoje.


A boa campanha até agora nos credencia a sonhar também com o título restando sete rodas para o final. A probabilidade de o Alvinegro ser campeão da Segundona antes da rodada passada era de 79%. O número mágico para o feito girava em torno dos 74 pontos. Com mais essa vitória, faltariam 15 pontos em 24 possíveis até o final da competição. O próximo compromisso contra o Ceará no Nilton Santos é mais uma boa oportunidade pra nos aproximarmos também desse objetivo.


Mesmo com um jogo a menos, continuamos com 99% de chances de subir. O aproveitamento que era de 64,4% passou a 65,6% com a última vitória, índice mais do que suficiente para o retorno.


Como mandante, o aproveitamento é de 73,8% com expressivos 29 pontos somados dentro de casa de um total de 59 já conquistados e como visitantes, continuamos com 57,1% de aproveitamento.


Confira a tabela completa e os próximos jogos do Botafogo e de todos os concorrentes em>http://felipaodf.blogspot.com.br/p/carregando-tabela-do-brasileirao_21.html


Com a vitória expressiva sobre o Bragantino (4 a 0), o ataque alvinegro continua em alta e a dupla Navarro e Neilton voltou a brilhar intensamente. O Uruguaio marcou duas vezes na partida, chegou a 9 gols em 11 jogos e já é o artilheiro alvinegro na competição. Neilton também deixou o dele. O jogador marcou o centésimo gol do clube na atual temporada e o 5o. gol com a camisa alvinegra - já são 52 na Série B, com média de 1,73 por jogo; 35 no Campeonato Carioca, com média de 1,84; e outros 13 na Copa do Brasil, com média de 2,16.


Além do ataque mais positivo com 52 gols, temos também a defesa menos vazada com 23 sofridos, o que dá um saldo expressivo de 29 gols, dez a mais do que o 2o. colocado, Vitória, que tem 19.


O Capitão Jefferson, rodeado de pequenos torcedores,
 na entrada do time em campo
Não só o Jefferson, mas o time todo foi bem coletivamente no jogo. Com uma formação mais rígida na zaga, que atuou em bloco com marcação alta e se viu livre das subidas irresponsáveis de seus laterais "titulares" o que se tornou comum em várias oportunidades na competição; com um Lindoso mais avançado e com liberdade para chegar na frente, ocupando o centro de uma linha intermediária de contenção com Arão pela direita e Tomas pela esquerda, fez com que o jogador achasse a sua verdadeira posição e o time ganhou com isso. Falo de um posicionamento totalmente diferente daquele proposto aos volantes de outras jornadas - Mattos, Dierson, Giaretta e Serginho - que atuavam mais como terceiros-zagueiros para liberar os laterais.

Essa nova linha de contenção não só protegeu a zaga, como deu qualidade na saída de bola com ganho também para a terceira linha formada por Octávio, Navarro e Neilton. A transição ganhou velocidade e funcionou com a criação de inúmeras situações de gol envolvendo uma quantidade bem maior de jogadores. Além disso, a linha de ataque participou ativamente do primeiro combate iniciando a marcação coordenada lá na frente, sem trégua para os zagueiros adversários, o que dificultou muito a saída de bola deles. Essa postura me empolgou em certos momentos da partida.


Vi essas mudanças e considero uma tendência de evolução em relação às últimas formações mandadas a campo por Gomes. E o negócio só não foi melhor pela saída precoce de Daniel Carvalho que entrou no segundo tempo justamente para matar o jogo com estilo e garantir uma posse de bola mais inteligente. Mesmo assim, foi uma exibição bem acima do que as vistas nos últimos cinco jogos - pelo menos - o que acende a esperança de vermos um futebol bem melhor daqui pra frente praticado por esse time. O adversário pouco chegou a nossa área com perigo e quando o fez, encontrou Jefferson, o homem de gelo.


Navarro abriu o placar aos 19 após Octávio lançar Neilton pela direita, que fez um cruzamento raso e preciso para o centro da área onde o uruguaio escorou com estilo para o fundo da rede. Esse foi o único gol do primeiro tempo.


O Botafogo manteve o ritmo no início do segundo e não deu chances de reação ao Bragantino. Já em campo, Daniel Carvalho cobrou escanteio pela esquerda e a bola sobrou para Navarro que, bem colocado, estufou a rede novamente, fazendo 2 a 0 aos 15 minutos.


Já aos 23', o Botafogo ampliou. Numa transição de cinema, Daniel lançou Arão pelo centro num belo contra-ataque alvinegro. O meia avançou meio campo com a bola dominada até driblar o goleiro já dentro da área e completar para o gol. Um lance típico de treinamento e por isso, muito comemorado pelo grupo.


E pra finalizar, Neilton deixou o seu e decretou o placar de 4 a 0. Após cruzamento de Diego Jardel, que havia entrado no lugar de Daniel que se machucou, Neilton escorou para o fundo da rede, marcando o 100º gol do time alvinegro em 2015.


No post de pré jogo (Clique no link e veja: http://felipaodf.blogspot.com.br/2015/10/todos-ao-niltao-sabado-para-abracar-o.html), pedíamos uma vitória com casa cheia e se possível, com um bom futebol para agradar aos torcedores e foi mais ou menos isso que acabou acontecendo. Confesso que espera um público bem maior do que os 12 mil torcedores que compareceram ao jogo, tanto pelo dia e horário favoráveis como pelo apelo da partida - a busca da liderança isolada e o abraço ao goleiro Jefferson que retornava ao time.


Montagem de convocação do jogo (Botafogo Oficial)
Mas, mesmo sem um grande público, garantimos uma vitória expressiva com direito a bons momentos de futebol coletivo e belos lances individuais como o da varada de Navarro no travessão que, por si só, já pagaria o ingresso. Não sei vocês, mas eu fiquei empolgado com o que vi em termos de evolução técnica e tática do grupo. Você não? Então deixe aí, nos comentários, as suas observações.


Ricardo Gomes deve confirmar o time com uma única modificação. Roger Carvalho volta à zaga após cumprir suspensão no lugar de Giaretta que pode pintar como volante na vaga do estafado Lindoso. Sendo assim, o Botafogo deve formar com: Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto; Rodrigo Lindoso (Diego Giaretta, Willian Arão, Tomas e Octávio; Neilton e Navarro.


Saudações a todos e retomem o fôlego porque hoje já tem Fogão de novo às 21h, no Nilton Santos com cerveja e tudo. Dessa vez contra o Ceará que somou apenas 26 pontos e ocupa a 18a. posição. Apesar do adversário estar no Z-4, o jogo é jogado e vamos precisar do apoio da torcida pra vencer mais esse obstáculo e disparar na liderança. Quem vai?


Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com